Antes de efetuar as configurações entre em contato com a E-Pharma pelo telefone (11) 4689-8686 para solicitar o(s) número(s) do(s) terminal(is) que utilizarão o programa.


Arquivos para instalação 

Baixe o arquivo anexo.
Coloque o executável e-Pharma.exe em C:\e-pharma. Caso não exista esta pasta, crie a mesma. Apenas o exe deve estar nesta pasta.
 

Instalação

Execute o arquivo E-Pharma.exe e será aberto o programa da E-Pharma.
 

Figura 01 - Programa E-Pharma
 
Quando o programa é executado pela primeira vez, não há nenhuma informação configurada, portanto, será solicitada uma senha para que este processo seja efetuado.
Digite a senha 1234 e  clique no botão , então será direcionado para tela de configurações.
 

 Figura 02 - Configurações Terminal E-Pharma
 
Defina o número do terminal que deve ser informado pela própria E-Pharma.
Este número poderá ser utilizado apenas por UMA máquina, se tentar utilizar em mais de uma, o terminal será bloqueado automaticamente pela E-Pharma.
Informe o CNPJ da loja e  clique no botão  para configurar o servidor E-Pharma.
 

Figura 03 - Parâmetros de Comunicação
 
Na seção Tipo de Conexão defina o campo Tipo como Direta via TCP ( ) e no campo Endereço TCP informe o número e a porta pos.pbms.com.br:7000 ( ).
 Clique no botão  para que esta tela seja fechada e volte para a tela de configurações mostrada na Figura 02.
Então  clique no botão  para efetuar as configuração de pastas.
Na seção Modo de Operação defina como PDV.
 

Figura 04 - Modos de Operação
 

Crie os diretórios destacados na figura acima na seção Diretórios de Comando.



Para obrigatoriedade da captação da receita do medicamento para o convênio Petrobrás é necessário estar na versão 5 do e-Pharma, somente para lojas que precisam enviar essas informações.

 

As outras configurações poderão ser mantidas.
Em seguida   clique no botão  para que esta tela seja fechada e retorne à anterior.
Nesta tela pressione a tecla F5 Inicialização ou  clique no botão .
Desta forma o programa E-Pharma estará configurado e iniciado.
Coloque o executável na inicialização do Windows para que seja aberto automaticamente assim que este for iniciado.
 

Configurações no Linx Farma Big

Vá té o menu Configurações > Filiais > Cartão e PBM e selecione qual a versão do E-Pharma será utilizado.
 

Figura 05 - Configurações Filiais aba Cartão e PBM
 
Acesse o menu Configurações > Configurações Diretórios > P.B.M.'s, na seção E-Pharma informe o diretório de envio e de resposta nos respectivos campos, no campo Tempo (seg.) informe 20.
 

Figura 06 - Configurações Diretórios
 
Após a configuração  clique no botão  , e em seguida vá ao menu Configurações > Fechamento da Venda marque opção E-Pharma.
 

Figura 07 - Configurações Fechamento da Venda
 

Procedimentos na tela de vendas

Na tela de Vendas defina o Usuário, Empresa 0 e Cliente 0 (a vista) e inclua os produtos.
 

Figura 08 - Tela de Vendas - E-pharma
 
Finalize a venda pressionando a tecla Esc, selecione a opção  e em seguida a opção .
 

Figura 09 - Digitação de Dados E-Pharma
 

 
Em seguida, depois de ter informado os dados e  clicado no botão  será exibida a tela de captura de receita.
 

Figura 10 - Captura de Receita
 
Após selecionar a receita  clique no botão  e será exibida a tela com os descontos autorizados para o produto.
 

Figura 11 - Descontos E-Pharma
 
Verifique o campo Total a Vista, esse valor é composto pelo Total Líquido - (menos) o Subsídio.
Ao  clicar no botão  será retornado para a tela de vendas para encerrar a venda, com a marcação do produto como PBM: E-Pharma.
 

Figura 12 - Tela de Vendas - PBM E-Pharma
 
A partir dessa etapa, o fechamento da venda permanece como de costume.
 

Cancelamento

Ao acessar o menu Operacional > Consultas e Cancelamentos, ou pelo botão   na barra de menu rápido.
Deve-se informar uma operação, no campo "Selecionar a Operação", pois a partir de agora, as consultas serão separadas por operação e de acordo com a que for escolhida as colunas da grade superior serão modificadas para trazer somente as informações necessárias e correspondentes ao registro.
Informe o período de consulta (se for por data/hora), caso contrário, informe o COO/Num.Lanc. e  clique no botão   ou pela tecla de atalho F3.
A operação de cancelamento permanecerá da mesma maneira, tanto para cancelamento total como parcial.
A opção  é outra novidade que possibilitará o cancelamento de vendas PBM que não foram concluídas por algum motivo.
Ao acessar essa opção serão exibidas mais três opções:
 

Esta opção possibilitará que a venda seja cancelada diretamente na operadora correspondente ao PBM.
Se ao tentar efetuar o cancelamento da venda na operadora, não for possível obter retorno da mesma será exibida uma mensagem ao usuário informando que a venda poderá ser cancelada no PBM posteriormente.
 

Figura 13 - Cancelamento na Administradora Sem Sucesso
 
Se  clicar em , a venda será marcada como cancelada apenas no sistema, ficando pendente para cancelamento na operadora em outro momento.
Desta maneira o registro será exibido da seguinte forma.
 

Figura 14 - Cancelamento de PBM Pendente
 
Quando desejar cancelar novamente o registro na administradora, utilize a opção correspondente.
 

A opção Cancelar Manualmente (Ctrl + M) poderá ser utilizada quando por algum motivo o usuário cancelar a venda na própria administradora (site do PBM) e então, apenas quiser marcar no sistema a venda correspondente como Cancelada, não sendo necessário utilizar a opção de cancelamento na administradora, pois, lá consta que a venda já foi cancelada.
 

Caso queira filtrar apenas os registros pendentes para cancelamento de todos os PBM's, utilize a opção Filtrar Pendentes (Ctrl + P) e serão listados apenas os registros nessa condição.
 

Dados para teste

 

Favor efetuar 3 testes, sendo cada teste com um cartão
Favor utilizar 2 produtos com quantidade 2
Identificador: Benefício Teste
 

Teste 1
1º Cartão - DESCONTO EM FOLHA
Nº: 002870000054801012
Este cartão tem cópia de receita
 
Teste 2
2º Cartão - PAGAMENTO TOTAL
Nº: 002870000054601013
Este cartão tem dependentes.
 
Teste 3
3º Cartão - PAGAMENTO PARCIAL
Nº: 002870000054901017
EAN: 7891268144086 (Quantidade 1)
Prescritor: CRM 30828 - SP
 

EAN                           DESCRIÇÃO
7896016804939        LUFTAL MAX CAPS GELAT MOLE 125MG CX 10
7895800457863        ACCUPRIL 20MG
7895800457825        ACCUPRIL 10MG
12345670                  Produto Manipulado
 
 

Observações importantes

 
 

Figura 15 - Erro: Terminal Duplicado