Black FridayO Fiscal Flow integra os sistemas Linx com a SEFAZ e se responsabiliza pelo envio, validação, autorização, consolidação, impressão da DANFE e armazenamento digital das notas fiscais. Pensando em uma eficiência maior nestes serviços, a equipe do Fiscal Flow vem buscando melhorias e agora nossa solução é 100% alocada na nuvem. Contamos com esta tecnologia para que todas as necessidades sejam elas de processamento e armazenamento, lógica de negócios, banco de dados, comunicações, consulta ou análise, tenham a garantia de performance de serviços. Isto quer dizer que a plataforma está preparada para aumentar sua capacidade de processamento de forma automática em casos de aumento drástico do volume de transações, ganhando em escalabilidade. A arquitetura também dispõe de Alta Disponibilidade e Disaster Recovery para fins de aumento de capacidade e imprevisibilidades com a plataforma. O que é esperado neste período?Neste período ocorre um aumento nas transações e é comum que ocorram emissões em contingência. Assim sendo, o serviço poderá ser ativado diretamente no PDV, Portal do Fiscal Flow ou quando ocorre circuit breaker. Após ser ativado, as emissões serão realizadas em modo de contingência. Para o cliente final, o processo será transparente visto que a venda será efetivada. Para o PDV, será necessário aguardar o processamento da fila deste serviço, sendo necessário somente realizar uma consulta da nota para que o status fique ajustado assim que o processo seja finalizado. |
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Em situações onde há o aumento drástico do volume de transações, como em eventos tipo a Black Friday, pode ocorrer da SEFAZ ficar indisponível e isso acarreta nos ambientes acatarem a contingência (emissões offline), de modo a gerar filas de envio e recebimento de notas, levando um tempo acima do normal para autorizações e/ou cancelamentos. Nestes casos, é necessário aguardar a normalização do webservice ou, até mesmo, o consumo da fila de contingência. |
O Circuit Breaker é uma feature do MS Azure utilizada para quando se há falhas na entrega de mensagens, ativando a contingência, sendo uma alternativa compliance com a SEFAZ. Em qualquer parte do processo, quando algum problema operacional atinge um percentual expressivo, as transações continuam ocorrendo offline. O Ambiente fica operando neste fluxo por 25 minutos, dando o devido tempo para que a SEFAZ também se reestabeleça, após esse período, tenta voltar ao modo online e em caso de sucesso, segue desta forma. Caso o webservice da SEFAZ permaneça inoperante, o ambiente continua em emissões offline por mais 25 minutos, realizando tentativas de retorno para o online enquanto durar o evento de indisponibilidade. |
Para consultar o status de disponibilidade da SEFAZ, veja os links abaixo: NFC-e: http://www.nfce.se.gov.br/portal/painelMonitor.jsp NFe: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/disponibilidade.aspx?versao=0.00&tipoConteudo=Skeuqr8PQBY= |
Este retorno indica que o Fiscal Flow tentou enviar a nota para a SEFAZ, mas não conseguiu obter retorno, devido a problemas no webservice de autorização. O processo correto é aguardar até que esteja em um dos status finais. Para consultar mais retornos do Fiscal Flow, veja o link abaixo: |
Este retorno significa que a nota foi emitida em contingência e está na fila para ser enviada ou está aguardando o retorno de contingência da SEFAZ. Quando este processo for finalizado, em uma consulta receberá o status de autorizada. Para consultar mais retornos do Fiscal Flow, veja o link abaixo: |
Não. De acordo com o inciso II do parágrafo 2º da cláusula décima primeira do Ajuste SINIEF 19/2016 é proibida a inutilização de NFCe emitida em contingência. Notas emitidas em contingência devem ser corrigidas para posteriormente serem autorizadas. Caso seja necessário realizar o cancelamento, será necessário realizar a autorização. |
Para NFC-e, o cancelamento por desistência, o prazo é de 30min. Já para que seja feito o cancelamento por substituição, o prazo são de 168 horas (7 dias). NFC-e - Prazos para Cancelamento Para NFe o prazo de cancelamento é de 24 horas. Caso os prazos já tenham expirados, a alternativa é realizar o cancelamento extemporâneo (trâmite Cliente-SEFAZ) ou realizar uma nota de devolução. |
Neste caso, se este status permanecer por mais de 10 minutos, contate a equipe Fiscal Flow. |
Ao consultar uma nota e ela estiver em um dos status abaixo, basta aguardar sua resolução, pois eles são intermediários, ou seja, a nota está em transição entre o status incial e o final:
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Uma nota ao se encontrar em um status final, nada mais se pode fazer a respeito, ou seja, não é possível sua reversão: Os status finais de uma nota são:
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A equipe Fiscal Flow atuará em regime de plantão durante toda a Black Friday e pode ser contatada conforme link abaixo: |
A abertura de issues para a equipe Fiscal Flow deve ser feita conforme link abaixo: |