1 Conceito 
2 Requisitos 
3 Configurações 
3.1 Permissões de Acesso 
3.2 Configurar NF-e 
3.2.1 Aba Geral 
3.2.2 Opções 
3.3 Processador de Lotes 
3.4 Natureza de Operação e Séries de Notas Fiscais 
4 Funcionalidades 
4.1 Lançamento de Notas Fiscais 
4.2 Impressão de Notas Fiscais 
4.3 Consulta de Notas Fiscais 
4.4 Gerenciamento de Notas Fiscais 
4.5 Nota Fiscal Eletrônica 
4.5.1 Importação de Documentos Eletrônicos 
4.5.2 Exportação de NF-e 
4.5.3 Inutilizar NF-e 
4.5.4 Impressão de DANFEs 
4.5.5 Emissão NF-e – Módulo Caixa 
5 Relatórios 
5.1 Notas Emitidas 
5.2 NSU de Notas Fiscais 
5.3 Conferência de Ocorrência de NF 
5.4 Notas Fiscais Referenciadas


1 Conceito

A nota fiscal é um documento fiscal e que tem por fim o registro de uma transferência de propriedade sobre um bem ou uma atividade comercial prestada por uma empresa e uma pessoa física ou jurídica.
A rotina de notas permitirá realizar a entrada de notas no sistema através do arquivo .XML ou de forma manual, possibilitando maior controle das notas fiscais.


2 Requisitos

Para adquirir o módulo NF-e será necessário entrar em contato com o Departamento Comercial da LINX Postos AutoSystem®, para que seja liberada a implantação do módulo.


3 Configurações

Para utilizar o módulo NF-e será necessário realizar algumas configurações no módulo Gerencial.


3.1 Permissões de Acesso

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > aba Configurações, a seguir a lista das permissões disponíveis:

Conforme imagem a seguir:



3.2 Configurar NF-e

Para sistemas com o módulo NF-e ativo será necessário configura-lo. Acessar Configurações > Módulos > NF-e. A tela a seguir será exibida:



Para utilizar o módulo NF-e marcar a opção:


O AutoSystem trabalha somente com o certificado A1, emitido e armazenado no computador ou no dispositivo móvel (smartphone ou tablet).

O certificado A3 não é mais compatível com o sistema AutoSystem. A partir de 01/04/2019 não haverá mais suporte para os certificados modelo A3 (Cartões, tokens, leitoras e etc), devendo, desta forma, ser adquirido o certificado A1.


Para carregar o certificado digital no sistema, clicar no botão Carregar certificado. A tela a seguir será exibida:



A tela possui os seguintes campos:

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar. O certificado será carregado, na tela NF-e.


3.2.1 Aba Geral

A aba geral permitirá realizar as configurações gerais do módulo. A seguir imagem da aba:



Esta aba possui os campos:


3.2.2 Opções

Nesta aba será possível configurar as informações referentes ao DANFe e outras diversas opções.
A seguir imagem da aba DANFe:



Esta aba possui as opções:

A seguir imagem da aba Diversas:



Esta aba possui os campos:




Ao iniciar o módulo Gerencial, a tela a seguir será exibida:



"O EPEC permite à empresa solicitar o registro do 'Evento Prévio de Emissão em Contingência' anterior à emissão do documento em si com um leiaute mínimo de informações. O EPEC será enviado para um ambiente de contingência da SEFAZ diverso do ambiente normal de autorização utilizando-se do Web Service de registro de eventos.Nota Técnica NFC-e 2014.003 - v1.02 





Ao iniciar o módulo Gerencial, a tela a seguir será exibida:



"FS-DA - Contingência com uso do Formulário de Segurança para Impressão de Documento Auxiliar do Documento Fiscal eletrônico. O FS-DA foi criado para aumentar a capilaridade dos pontos de venda do Formulário de Segurança com a criação da figura do estabelecimento distribuidor do FS-DA que poderá adquirir FS-DA dos fabricantes para distribuir para os emissores do CT-e de sua região." Portal SEFAZ. 


Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.


3.3 Processador de Lotes

Para que as NF-e sejam aprovadas para uso será necessário ativar o processador de lotes. Ele será responsável por trazer as informações de aprovação, cancelamento, rejeição entre outras situações das notas fiscais.
Para ativar o processador de lotes, será necessário criar o seu atalho. Clicar com o botão direito do mouse na área de trabalho e selecionar a opção Novo > Atalho. A tela a seguir será exibida:



No campo Digite o local do item, digitar C:\autosystem\main.exe --nfe_proc. Após digitar o caminho do processador de lotes, clicar no botão Avançar.
A tela a seguir será exibida:



Nesta janela digitar o nome que identificará o atalho. Após informar o campo, clicar no botão Concluir.


3.4 Natureza de Operação e Séries de Notas Fiscais

Para realizar a emissão de NF-e será necessário realizar o cadastro de naturezas de operações e séries de notas fiscais. Para isso cadastrar conforme Manual Cadastro de Tabelas, páginas 35 e 49.


4 Funcionalidades

A nota fiscal é um documento fiscal e que tem por fim o registro de uma transferência de propriedade sobre um bem ou uma atividade comercial prestada por uma empresa e uma pessoa física ou jurídica.
As rotinas de notas fiscais permitirão realizar lançamento de notas, gerenciamento, inutilização de numeração entre outras rotinas. Será possível realizar a entrada de notas no sistema através do arquivo .XML ou de forma manual, possibilitando maior controle das notas fiscais.


4.1 Lançamento de Notas Fiscais

A rotina de Lançamento de Notas Fiscais permitirá o lançamento de notas fiscais no sistema.
Para executar, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Fiscal > Lançamento de Notas Fiscais. Será exibida a tela a seguir:



Esta tela possui as opções:


Vale lembrar que a tela de lançamento de nota fiscal própria e de terceiro é a mesma, porém na nota de terceiro será apresentada a guia Documento de Arrecadação, que será vista logo mais.


Ao selecionar uma das opções de emissão, será exibida a tela a seguir:



O painel Dados da nota fiscal permitirá inserir os principais dados da nota, possui os filtros:


Abaixo serão descritas as guias que compõem a tela.

A guia Destinatário/Emitente permitirá inserir as informações do destinatário ou emitente da nota, possui os filtros:



A guia Itens permitirá inserir os produtos na nota, possui as colunas:



A guia Transportador/Volumes Transportados permitirá inserir as informações da transportadora e dos volumes transportados, possui os filtros:



O campo Frete por conta permitirá selecionar as opções:

A guia Local de entrega permitirá inserir as informações referentes ao local de entrega, possui os filtros:




A guia Fatura permitirá vincular uma fatura a nota, possui os filtros:




A guia Observações permitirá inserir observações referentes à nota fiscal. Conforme imagem a seguir:



A guia NF Referenciada permitirá vincular notas fiscais a nota sendo criada, a seguir imagem da aba:



Esta tela possui os botões:

Para adicionar NF de referência, clicar no botão Adicionar. A tela a seguir será exibida:



Esta tela possui os campos:

Após informar os campos, clicar no botão Buscar dados da NF para que as notas fiscais sejam exibidas na guia Relação de Notas Fiscais.
Selecionar as notas desejadas na relação e clicar no botão Confirmar, o sistema questionará se deseja vincular os produtos da nota fiscal referenciada a esta nota. Conforme imagem a seguir:



Ao clicar no botão Não as informações da nota fiscal referenciada serão vinculadas a nota fiscal, porém não os produtos.
Ao clicar no botão Sim todas as informações da nota fiscal referenciada serão vinculadas a nota fiscal.


Caso o lançamento seja referente a Nota Fiscal de Terceiro, será apresentada também a guia Arrecadação, para que sejam inseridas informações referentes à guia de recolhimento para produtos com substituição tributária.



Se a nota fiscal de terceiro for referente a uma conta de energia elétrica (modelo 06), além das guias apresentadas anteriormente, será exibida a guia Informações Complementares, para que sejam inseridas as informações do tipo de ligação e grupo de tensão, conforme imagem abaixo:


 


O painel Cálculo do imposto permitirá a demonstração dos valores da nota.



Possui os seguintes campos:

Após informar os campos da nota fiscal, clicar no botão Salvar para registrar a nota no sistema.
Para emitir a nota, acessar Financeiro > Fiscal > Gerenciamento de Notas Fiscais, que será exibido no capítulo 4.4 deste manual.


Para realizar o lançamento de notas através da manifestação do destinatário, realizar conforme descrito no Manual Manifestação do Destinatário, página 11.


4.2 Impressão de Notas Fiscais

Para consultar as notas que estão aguardando impressão, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Fiscal > Impressão de Notas Fiscais. Será exibida a tela a seguir:



Ao preencher o campo Empresa, será exibida uma relação de notas aguardando impressão. Marcar as notas fiscais desejadas e clicar no botão Imprimir Notas Fiscais.


4.3 Consulta de Notas Fiscais

Para consulta de notas fiscais, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Fiscal > Consulta de Notas Fiscais. Será exibida a tela a seguir:



Esta tela possui os filtros:

A opção Situação permitirá selecionar as opções:

Após selecionar os filtros, clicar no botão Preencher lista – F5. Serão exibidas as seguintes informações referentes as notas fiscais:

Esta tela possui os botões:


4.4 Gerenciamento de Notas Fiscais

Esta rotina permitirá realizar o gerenciamento das notas fiscais. Operações de emissão, edição de notas geradas, rejeitadas, aguardando envio ou de serviço, exclusão de notas geradas, além da visualização.
Para executar, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Fiscal > Gerenciamento de Notas Fiscais. Será exibida a tela a seguir:



Esta tela possui os filtros:

O filtro Tipo permite escolher entre as opções a seguir:

O filtro Situação permite escolher entre as opções:

Após selecionar os filtros, clicar no botão Preencher Lista – F5. Na aba Notas fiscais serão exibidas as informações sobre as notas fiscais:

A coluna Tipo exibirá:

A coluna Situação pode ser:

Na aba Produtos serão exibidas as informações sobre os produtos nas notas fiscais, a seguir imagem da aba:
Esta aba possui os campos:

A tela de gerenciamento de notas fiscais possui os botões:


4.5 Nota Fiscal Eletrônica

A NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) é o documento de existência digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes, e cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do remetente (garantia de autoria e de integridade) e pela recepção, pela Administração Tributária, do documento eletrônico, antes da ocorrência do Fato Gerador.


4.5.1 Importação de Documentos Eletrônicos

A importação de documento eletrônico será utilizada para importar documentos eletrônicos emitidos em outros sistemas, inclusive notas fiscais.
Para executar, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Fiscal > Importação de Documento Eletrônico. Será exibida a tela a seguir:



Clicar no botão para escolher a pasta onde o arquivo .xml está alocado. Ao selecionar o caminho, clicar no botão Importar F5. Será exibida a tela a seguir, confirmando a importação:



O CNPJ do emitente da nota, deve ser o mesmo cadastrado no sistema, caso contrário, não será possível importar a nota.


 4.5.2 Exportação de NF-e

Uma NF-e poderá ser exportada para um diretório do computador ou enviada para um endereço de e-mail. Para executar acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Fiscal > Exportação de NF-e. Será exibida a tela a seguir:



Esta tela possui os filtros:

O filtro Tipo permitirá selecionar as opções:

O filtro Opção permitirá selecionar a opção:

Após selecionar os filtros clicar no botão Preencher lista – F5.
Selecionar a nota fiscal que deseja exportar, e clicar no botão Exportar. Será exibida a tela a seguir:



Clicar no botão para selecionar um caminho e no botão Confirmar para salvar o arquivo xml.
Para enviar a nota por e-mail, selecionar as notas e clicar no botão Enviar por e- mail. Será exibida a tela a seguir:



No campo Destinatário(s) informar os endereços de e-mail, conforme o exemplo, separando-os pelo sinal de ponto e vírgula.
O e-mail que o destinatário receberá será conforme imagem a seguir:



4.5.3 Inutilizar NF-e

Durante a emissão de NF-e será possível que ocorra, por problemas técnicos ou de sistemas do contribuinte, uma quebra da sequência da numeração. Exemplo: a NF-e nº 100 e a nº 110 foram emitidas, mas a faixa 101 a 109, por motivo de ordem técnica, não foi utilizada antes da emissão da nº 110.
A inutilização de número de NF-e tem a finalidade de permitir que o emissor comunique à SEFAZ, até o décimo dia do mês subsequente, os números de NF-e que não serão utilizados em razão de ter ocorrido uma quebra de sequência da numeração da NF-e. A inutilização de número só é possível caso a numeração ainda não tenha sido utilizada em nenhuma NF-e (autorizada, cancelada ou denegada).
Para mais informações, acessar o site da SEFAZ.


As notas com situação: impressa, enviada, aprovada ou rejeitada não podem ser inutilizadas


Para executar, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Fiscal > Inutilizar NF-e. Será exibida a tela a seguir:
Essa tela possui os filtros:

Após preencher os campos, clicar no botão Confirmar – F5 para realizar a inutilização das notas.


4.5.4 Impressão de DANFEs

Para imprimir DANFEs (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Fiscal > Impressão de DANFEs. Será exibida a tela a seguir:



Esta tela possui os filtros:

Serão exibidas as seguintes informações referentes as notas fiscais:

Após selecionar os filtros, clicar no botão Imprimir – F9, será gerado um arquivo em PDF, conforme imagem a seguir:



4.5.5 Emissão NF-e Módulo Caixa

O sistema permitirá a emissão de NF-e através do módulo Caixa. Para mais informações referentes a estas rotinas acessar o Manual Caixa – Emissão de NF-e.
Ao emitir NF-e no módulo Caixa com a contingência EPEC ativada, será exibida a mensagem a seguir ao finalizar a venda:



Ao emitir NF-e no módulo Caixa com o FS-DA ativado, será exibida a mensagem a seguir ao iniciar a venda:



Após clicar no botão Sim, o sistema emitirá a NF-e normalmente. Ao finalizar a venda o sistema exibirá a mensagem a seguir:



5 Relatórios

Os relatórios são uma importante ferramenta para a tomada de decisões, o Linx Postos AutoSystem® possui alguns relatórios que auxiliarão no controle das notas fiscais registradas no sistema. Nos próximos tópicos serão detalhados os relatórios disponíveis para estas rotinas.


5.1 Notas Emitidas

Exibirá as informações mais relevantes sobre as notas fiscais, sendo elas de entrada ou saída. Informações complementares de forma de pagamento, emitente e destinatário estão disponíveis no modo detalhado.
Para visualizar, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Relatórios > Controles fiscais > Notas emitidas. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os filtros:

Possui a opção Cupons fiscais vinculados a nota fiscal, que permitirá a exibição de apenas as notas fiscais que possuírem algum vínculo com cupom fiscal, apresentando detalhadamente esses dados;
O filtro Modo permitirá selecionar as opções:

O filtro Agrupar permitirá selecionar as opções:

O filtro Ordenar permitirá selecionar as opções:

O filtro Tipo permitirá selecionar as opções:

O filtro Situação permitirá selecionar as opções:

Após preencher os campos e clicar no botão Visualizar será exibido um relatório conforme imagem a seguir:



5.2 NSU de Notas Fiscais

O NSU (Número Sequencial Único) é atribuído a cada documento fiscal emitido pelo sistema. Esta atribuição ocorre após a geração do documento fiscal e antes da impressão do mesmo. O NSU possui 10 dígitos, inicia-se em 0000000001 e possibilita a impressão de 10 bilhões de documentos fiscais, menos um.
Para visualizar o relatório de NSU acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Relatórios > Controles fiscais > NSU de Notas fiscais. Será exibida a tela a seguir:



Esta tela possui os filtros:

Após selecionar os filtros, clicar no botão Visualizar, será exibido um relatório conforme imagem a seguir:



2.1 Conferência de Ocorrência de NF

Exibirá as informações referentes as notas fiscais que possuem numeração duplicada, sendo elas de entrada ou saída.
Para visualizar, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Relatórios > Controles fiscais > Conferência de ocorrência de NF. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Esta tela possui o filtro:

Possui as opções:

Após selecionar os filtros, clicar no botão Visualizar, será exibido um relatório conforme imagem abaixo:



5.4 Notas Fiscais Referenciadas

Exibirá as informações referentes as notas fiscais que possuem notas fiscais referenciadas, como notas de estorno por exemplo.
Para visualizar, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Relatórios > Controles fiscais > Notas fiscais referenciadas. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os filtros:

Após selecionar os filtros, clicar no botão Visualizar, será exibido um relatório conforme imagem abaixo: