Para que seja possível registrar as vendas, é necessário, após iniciar o PDV, abrir o Caixa. Para isso, siga uma das opções a seguir:

1. Efetuar Login

2. Via Gerenciamento de Caixa

3. Via Linx POS Manager


Caso a loja trabalhe com impressoras fiscais, após a abertura do Caixa ou antes de efetuar a troca de uma bobina de papel, será necessário emitir a Leitura X. Trata-se de um documento emitido pela impressora fiscal, em que é possível visualizar todas as informações de vendas, tributos e outros detalhes de um determinado expediente da loja, no caso, do último expediente.

Para esta operação, é necessária a senha do gerente. Basta acessar a opção Gerenciamento Fiscal, na área Operações Diárias, clique na opção Efetuar Leitura X. São impressos os dados do movimento diário, com informações de imposto e suas classificações, as formas de pagamento recebidas, o tempo de uso do ECF e outros dados. É conhecido também como Mapa de Caixa.

A Leitura X pode ser emitida a qualquer momento, pois não bloqueia o uso da impressora, como a Redução Z. Caso haja uma diferença superior a 15 minutos entre o horário da impressora fiscal e o horário do sistema operacional do microcomputador, o sistema não permite a realização das vendas. Neste caso, é necessário ajustar os horários.

IMPORTANTE: Ambientes SAT e NFC-e não realizam esse procedimento.


Exemplo de abertura com o parâmetro ABRE_CAIXA_AUTOMATICO ativo. Perceba que nesse caso, a Redução Z do dia anterior ainda não foi feita. Portanto, o caixa só poderá ser aberto após esse procedimento.
Exemplo de abertura de caixa via Gerenciamento de Caixa.