
A opção do Notas de entrada possibilita realizar diversos processos operacionais em único lugar, gerando agilidade e praticidade nos lançamentos diários, dentre eles o lançamento de entrada de notas de combustível. Lembrando que as informações são retiradas do arquivo XML das notas geradas pelo fornecedor, portanto para registrar a nota de entrada é necessário a realização prévia da Manifestação.
Como fazer?
Para realizar a entrada da nota de combustível, o acesso pode ser feito através do menu: Planilhas Diárias ► Gerenciamento de Notas de Entrada.
Caso o fornecedor não esteja cadastrado, ao clicar na opção Lançar Entrada, o sistema irá solicitar se o usuário deseja cadastrá-lo:
Ao confirmar o cadastro do fornecedor, a inclusão dele será feita de forma automática, pois o sistema utiliza os dados do arquivo XML para efetuá-la. A nota não poderá ser lançada enquanto o fornecedor não for cadastrado. Em seguida o sistema irá solicitar que os dados do movimento sejam informados, devendo indicar a destinação da nota como NF Combustível, seguido da data de movimento (data em que o combustível chegou no estabelecimento e a qual será dada entrada no estoque), turno e centro de custo:
A Danfe da NF-e pode ser verificada através do botão DANFE. Ao confirmar a identificação do movimento, se o transportador do combustível não estiver cadastrado será solicitado que o usuário efetue a inclusão:
O cadastro do transportador também é feito de forma automática pelo sistema através dos dados do arquivo XLM. A nota não poderá ser lançada enquanto o transportador não for cadastrado. O cadastro do veículo utilizado pelo transportador também poderá ser cadastrado de forma automática:
Caso os combustíveis não estejam mapeados, será necessário mapeá-los:
Detalhes dos campos da tela de mapeamento:
Ao selecionar um combustível, logo abaixo dos campos do mapeamento é possível observar que os outros 3 campos são preenchidos:
Detalhes dos campos destacados:
Depois de mapear os combustíveis, clique em Gravar (F4):
Se existir divergência entre os dados dos combustíves cadastrados no Postofácil com as informações contidas na DANFE, o sistema irá apontar essas diferenças permitindo que o usuário atualize os dados do sistema de acordo com o que consta na nota:
Após atualizar ou prosseguir o lançamento sem atualizar os dados, caso houver alteração do preço de custo de algum combustível, o sistema irá apresentar uma mensagem informando sobre a atualização:
Ao confirmar a alteração, a nota será lançada permitindo que o usuário vincule a NF-e ao contas a pagar:
Se o usuário optar por vincular a nota, será aberta a tela de inclusão ao contas a pagar:
Após vincular a NF-e ao contas a pagar, o sistema retornará para a tela principal do gerenciador de notas:
Ao finalizar o lançamento, a situação de entrada e do contas a pagar são alterados, como pode ser observado na imagem acima. |
Como fazer?O mapeamento de combustíveis é realizado através do menu Cadastros ► Tabelas Diversas ► Mapeamento de Combustíveis para Importação da NF-e:
Deve ser indicado um fornecedor dos combustíveis através botão ou tecla F2. Após selecionar o fornecedor, clique em Abrir para que sejam exibidos os combustíveis já mapeados (caso existam) e assim possa inserir novos combustíveis no mapeamento:
Para cadastrar um novo combustível, tecle a seta para baixo do teclado para que seja adicionado uma nova linha.
Tela com a inclusão do combustível que está sendo mapeado:
Após preencher os dados do combustível, basta clicar em Gravar. Dessa forma, a próxima vez em que o arquivo XML da nota for importado, o produto será identificado de forma automática. |