A Integração Hub Delivery Linx é uma API de comunicação que permite unificar os pedidos de plataformas como iFood, Hubster, Rappi e Zé Delivery em um só lugar. Isso permitirá que esses pedidos sejam enviados ao PDV do AutoSystem para o melhor gerenciamento das vendas por delivery.
Para utilizar a integração com Hub Delivery Linx serão necessários alguns requisitos:
As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > guia Configurações > procurar por Hub > Integração Hub Delivery Linx, conforme exemplo a seguir:
Se desejado, é possível executar o serviço no próprio servidor do PDV (e não no Gerenciador conforme consta no item 5) através da configuração de atalho conforme indicado na imagem abaixo:
Para o funcionamento desta integração será necessário realizar algumas configurações:
No módulo Gerencial, acessar o menu Configurações > Módulos > Integração Hub Delivery API:
A seguinte tela será mostrada:
Uma empresa poderá ter mais de um parceiro cadastrado na etapa a seguir. |
URL Parceiro, Cliente ID e Cliente Secret deverão ser preenchidos com os dados fornecidos pelo parceiro. |
Conforme demonstrado na imagem temos as seguintes opções:
Em Relação de Parceiros não é possível excluir um parceiro, visto que podem haver pedidos vinculados a ele. No entanto, é possível inativá-lo ao clicar no botão .
A guia Produtos Vinculados diz respeito aos produtos que estão permitidos ou não para venda. Essa sincronização de disponibilidade ocorre a cada 30 minutos.
O cadastro dos produtos/ itens é realizado manualmente selecionado a opção é possível realizar uma inclusão individual, inclusão por grupo de produtos e inclusão por regra de preços.
Nesta tela temos as opções:
Todos os produtos devem estar vinculados entre si, ou seja, o mesmo cadastro que consta no módulo Gerencial do AutoSystem também deve constar no cadastro de produtos da Hubster.
Caso um pedido seja efetuado no player (aplicativo) e o produto escolhido pelo cliente não tenha sido configurado na Hubster, o sistema não receberá este pedido, aparecendo como Rejeitado.
Para visualizar os pedidos rejeitados, acessar a tela principal no módulo Caixa - Gerenciamento de pedidos Hub Delivery Linx e marcar a opção Exibir os pedidos cancelados e finalizados. Com isso, serão demonstrados na tela todos os pedidos que tiveram algum tipo de problema. Caso o pedido esteja inativo ou não tenha a configuração na Hubster, estes serão sinalizados.
Ao assinalar um produto e clicar em Visualizar - F6 será possível identificar demais informações a respeito do mesmo:
Produto sem cadastro:
Na guia Formas de Pagamento, é possível incluir outras formas de pagamento como por exemplo Vale Alimentação/ Refeição, selecionando a opção
Uma vez que as configurações anteriores foram realizadas e a comunicação foi bem sucedida, será criado automaticamente o motivo de movimentação, para que sejam baixadas as vendas com o motivo configurado. É possível acessar os motivos de movimentação através do Gerencial > Cadastros > Motivo de Movimentação, com as informações:
É possível iniciar a integração manualmente do Hub Delivery através do Gerenciador.
Feito isso, a sinalização do ícone passará a ser verde. Clicando novamente, o sistema perguntará se deseja encerrar o serviço.
O serviço de Integração do Hub Delivery através do gerenciador só será iniciado automaticamente, quando a opção "iniciar o serviço automaticamente ao abrir o caixa (conforme configurado no passo 3.2)" estiver flegada. |
Após conclusão das configurações, na tela principal do módulo Caixa irá constar um botão referente ao Hub Delivery:
Quando há pedidos em aberto, o ícone se apresenta na cor vermelha, conforme imagem acima. Quando não houver pedidos pendentes, o ícone ficará verde.
Ao clicar no botão Delivery (ou tecla de atalho Y), será apresentada a tela de Gerenciamento de Pedidos Hub Delivery Linx:
Os pedidos que são feitos através dos aplicativos (iFood e demais) serão apresentados na tela de gerenciamento.
O painel de Parâmetros possui os seguintes campos:
Para localizar um pedido específico, preencha mais de um campo com as informações.
As colunas disponíveis na Relação de pedidos mostram as seguintes situações:
Os pedidos entram automaticamente na tela de Gerenciamento e serão apresentados com o status de Novo.
Os status não são atualizados automaticamente. Cada etapa do processo deve ser feito manualmente pelo operador e respeitando a ordem. |
A forma de pagamento deve ser selecionada pelo cliente no momento da baixa da venda, ficando a critério de cada cliente cadastrar as formas de pagamento necessárias para a operação.
Exemplo de pagamento em Dinheiro
Para enviar o pedido à uma impressora configurada com regra de impressão (detalhes no item 6.2.1), a opção Imprimir automaticamente a ordem de produção ao confirmar o pedido deve estar marcada, na tela de Configurações.
Para aceitar um pedido, selecione o desejado e clique no botão Confirmar-F8.
O status do pedido muda de Novo para Em Produção, significando que o pedido está sendo preparado. Simultaneamente esta informação é repassada ao player (aplicativo) no qual o cliente efetuou o pedido, podendo ele acompanhar o andamento do seu pedido. Para finalizar um pedido, clicar no botão Entregar-F9:
Quando um pedido é finalizado com a emissão da venda, o status do pedido ficará como Concluído/Finalizado no AutoSystem e também no player (iFood por exemplo) e a nota fiscal será emitida no PDV.
Também é possível verificar os Detalhes do pedido com as informações da entrega, itens do pedido e pagamento, clicando no botão Visualizar-F6. .
Na guia Itens do pedido são demonstrados os detalhes do pedido, como o Código, Nome, Quantidade, Valor unitário, Valor total e Observação de preparo. Na guia Pagamento são demonstrados os detalhes do pagamento, como Tipo de pagamento, Meio de pagamento, Troco, Desconto, Acréscimos, Taxa de entrega, Valor Total e Observação de pagamento.
Os valores referentes às taxas de entrega como acréscimos e/ou descontos serão aplicados no documento fiscal como acréscimo/desconto.
Após a confirmação ou não da emissão da nota, o status do pedido é alterado para Entrega em Andamento:
Para finalizar o pedido, clicar no botão Finalizar-F10 conforme exemplo abaixo:
O cupom será demonstrado na tela do Caixa e o aviso da finalização do pedido:
Quando uma venda é finalizada no sistema, o pedido também será finalizado. |
Os pedidos podem ser impressos através do botão Imprimir-F3 onde será aberta uma janela com as opções:
Pré-fechamento - P
Caso haja pedidos pendentes do dia anterior ou o caixa seja fechado com pedidos pendentes, estes entrarão somente no próximo caixa. |
Para os casos em que o operador tenha que enviar o pedido à cozinha por exemplo, é preciso criar uma regra de impressão, para que a impressão do comprovante seja emitida no lugar certo. O mesmo vale para quem utiliza terminal de comanda.
Para configurar uma regra de impressão, acessar o módulo Gerencial, menu Cadastros > Tabelas > Venda > Regras de Impressão.
Esta situação é válida somente para os pedidos que exigem agilidade na hora da entrega. Exemplo: prato de comida. |
O cancelamento de um pedido poderá ser efetuado no módulo Caixa > Gerenciamento de Pedidos Hub Delivery Linx. É possível cancelar um pedido com os status de Novo, Em Produção e Entrega em Andamento. Para isto, basta selecionar um pedido com um destes status e clicar no botão Cancelar-F7, conforme exemplo abaixo:
Já para os pedidos Finalizados, o cancelamento deve ser efetuado no sistema utilizando o atalho F10 > Venda > Cancelar ou F10 > Operações > Cancelar a ultima venda.
Um pedido finalizado não será cancelado no sistema e no player (aplicativo), mas a nota fiscal/financeiro/estoque serão cancelados/estornados.
Ao efetuar um cancelamento, o cliente será notificado sobre o ocorrido em seu aplicativo.
Ao tentar cancelar uma venda feita através do Delivery, será apresentada uma mensagem informando que não será possível efetuar o cancelamento da venda. Com isso, o cancelamento pode ser feito no Caixa, menu Venda ou pela opção Cancelar última venda.
É possível solicitar no módulo Gerencial um relatório onde conste todas as vendas através do Hub Delivery Linx. Acessando Gerencial > Financeiro > Relatórios > Vendas > Venda pelo Hub Delivery Linx.
O Filtro do relatório possui as seguintes opções:
Após, clicar no botão Visualizar para a demonstração do relatório:
Confira abaixo um vídeo explicativo com as informações descritas acima: