Introdução

A versão 01.20 Hotfix 085 do Linx ERP traz importantes implementações a fim de atender as mudanças na Nota Técnica 2020.006, que divulga novos campos e regras de validação para a NF-e/NFC-e versão 4.0, conforme adequação disposta no Ajuste SINIEF 21/2020 e 22/2020, que envolve a identificação do intermediador ou agenciador em operações comerciais.

A NT 2020.006 tem como objetivo oferecer uma melhor definição para notas fiscais emitidas por intermediador ou Marketplace e para isso o Linx ERP recebeu o uso da nova tela 300148 - Cadastro de Identificação do Intermediador/Marketplace, que permite cadastrar os intermediadores ou agenciadores de operações comerciais, como por exemplo prestadores de serviço e negócios que fazem transações comerciais, bem como um novo parâmetro e a implementação de novas rotinas para faturamentos e geração do XML.

Acompanhe os detalhes a seguir.

Parâmetro DATA_INI_NT2020_006

O novo parâmetro DATA_INI_NT2020_006 trata da aplicação da regra para novas informações de pagamento para NF-e e NFC-e 4.0, para que estas sejam apresentadas corretamente a partir da data estipulada no campo Valor Atual na tela 014005 - Parâmetros.

Nota Técnica 2020.006


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Tela 300148 - Cadastro de Identificação do Intermediador/Marketplace

O Linx ERP foi implementado com o uso da tela 300148 - Cadastro de Identificação do Intermediador/Marketplace, que permite identificar o intermediador ou Marketplace responsável pela venda.

O cadastro no marktplace é único por CNPJ, assim no cadastro deve ser informado o CNPJ cadastrado no marktplace, exemplo:

  • Se para a mesma rede de loja houverem dois ou mais CNPJs cadastrados no marktplace, na tela 300148 deve ser incluído para o mesmo marktplace todos os CNPJs com seus respectivos IDs;
  • Se para a mesma rede de loja houver apenas um CNPJ, na tela deve ser incluído apenas o CNPJ cadastrado no marktplace e que irá emitir a nota fiscal de venda via Linx ERP.

Para o atendimento dos atos legais NT 2020.006 no Linx POS e Linx POWS e ER-PAF-NFC-e de SC no Linx POS, é necessário criar no Linx ERP o Cadastro de Identificação do Intermediador, com as seguintes informações:

  • CNPJ do intermediador de transação;
  • Identificador do vendedor (emitente da nota) no site do intermediador;
  • Nome fantasia do intermediador.

Acesse a documentação completa da tela 300148 - Cadastro de Identificação do Intermediador/Marketplace.

Telas de Faturamento e Entrada de Notas Fiscais

Nos casos em que a operação realizada em uma tela de faturamento ou entrada de NF haja um intermediador ou marktplace, preencha o campo Presença Comprador com uma das opções abaixo:

  • 2 - Operação não presencial, pela Internet;
  • 3 - Operação não presencial, Teleatendimento;
  • 9 - Operação não presencial, outros.

Para seguir com a operação, marque o checkbox Existe Intermediador e no campo Intermediador selecione a opção Intermediador/Marktplace.

Ao indicar o intermediador/marktplace na operação, o XML da nota será gerado com o grupo YB contendo as informações do Intermediador: CNPJ do intermediador e Id Cadastro do Vendedor no Marktplace.

A nova regra para as telas de faturamento e entrada de NF validará somente operações de Venda. Os demais tipos de operação permanecem com os mesmos processos inalterados.

Processo sem informar Intermediador

Nos casos em que não houver a figura do intermediador e o campo Presença Comprador estiver preenchido com os valores:

2- Operação não presencial. pela Internet;

3 - Operação não presencial, Teleatendimento ;

9 -Operação não presencial, outros.

A tag <indIntermed> será preenchida com valor igual a 0.

A nova regra para operações de vendas Marketplace será validada de acordo com o que for informado no campo Presença Comprador nas notas fiscais mesmo quando não houver o intermediador.

Para as notas fiscais que não são de venda Marktplace o campo Indica Presença deve conter a informação padrão Não se Aplica.

Novos campos nas telas de Faturamento/Entrada

As melhorias tratadas nesse tópico foram implementadas no Linx ERP a partir do Hotfix 01.21.006. Clique no link para acessar a versão e atualize o Linx ERP para utilizar a melhoria.

As telas dos módulos de Faturamento e Entrada de Notas Fiscais foram implementadas com o uso do campo Descrição Meio Pgto, que quando for indicado com a informação de pagamento 99 (outros) exige o preenchimento do campo Descrição Meio Pgto.

Tela 100101 - Faturamento de Produto Acabado

Tela 005102 - Entrada de Notas Fiscais de Produto Acabado

Na geração do XML a informação será preenchida na tag “xPag”

Outras implementações Hotfix 01.21.005

Para atender as novas funcionalidades da NT 006.2020 V1.20, as telas 100109 - Faturamento Automático e 100116 - Expedição e Faturamento Direto passaram a exibir mensagem amigável indicando que as informações relacionadas ao Intermediador e Meio de Pagamento devem ser inseridas na tela 100101 – Faturamento de Produto Acabado após a geração das NFs.

Para acessar as demais versões dos produtos Linx compatíveis com a NT 2020.006, clique nas documentações a seguir:

HF004 do Linx POS 7.7.1 SPK3

Linx ETL 3.1.10.14

Linx Datasync 5.3.21

Linx B2C Manager 8.1.1 v14 HF15