Como emito NFS-e pelo PDV?



O Postofácil Módulo PDV está integrado para emitir NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica) para algumas cidades do estado de São Paulo: Americana, Campinas, Piracicaba e Tupã.


NFS-e significa Nota Fiscal de Serviços Eletrônica e é um documento de existência digital, gerado e armazenado eletronicamente em Ambiente Nacional pela RFB, pela prefeitura ou por outra entidade conveniada, para documentar as operações de prestação de serviços.


A geração da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é realizada automaticamente por meio de serviços informatizados disponibilizados aos contribuintes. Para que sua geração seja efetuada, dados que a compõem serão informados, analisados, processados, validados e se corretos gerarão o documento. A responsabilidade pelo cumprimento da obrigação acessória de emissão da NFS-e e pelo correto fornecimento dos dados à secretaria para a geração da mesma é do contribuinte.


Como fazer?

A emissão da NFS-e é realizada através da integração do Postofácil Módulo PDV com uma aplicação Web chamada InvoiCy Migrate.

Para a geração da NFS-e é necessário que o estabelecimento adquira um contrato com a empresa desenvolvedora InvoiCy Migrate que será responsável pela comunicação com a prefeitura ou por outra entidade conveniada. Este intermédio do estabelecimento e InvoiCy é realizado através do Departamento Comercial da Linx Filial Campinas.



Lembrando que o funcionamento da emissão de NFS-e é restrito para algumas cidades, apenas as cidades Americana, Campinas, Piracicaba e Tupã (todas do estado de São Paulo) possuem a integração.



Entre em contato com o Suporte Técnico para que sejam realizadas as configurações no PDV.


A emissão da NFS-e é realizada pelo caixa como uma venda comum, a forma com que o usuário opera o sistema permanece inalterada. Na tela onde deve ser selecionado o produto ou serviço, para indicar um serviço, digite a letra S + código do serviço e tecle Enter:




Ou pressione F2 ► Pesquisa por  Opção Serviços, aparecerá uma tela com os serviços cadastrados na Retaguarda:



Após finalizar a venda do serviço, será gerado o documento RPS o qual será enviado para o sistema InvoiCy. Em seguida o RPS - Recibo Provisório de Serviços será impresso:



Nota-se que no recibo só é impresso com o número do RPS que é gerado pelo Postofácil, já o número da NFS-e é de responsabilidade do sistema da prefeitura, portanto necessita aguardar a autenticação e o envio da NFS-e (o que pode levar algum tempo). Quando o documento for autorizado e enviado, o número do RPS será vinculado a NFS-e, semelhante a Nota Fiscal de acobertamento.


Para visualizar o status do documento no PDV, basta acessar a tela de Últimos Lançamentos (F5), selecionar a venda e verificar a mensagem/status conforme indicado na imagem abaixo:



Na mensagem acima, é indicado que o documento RPS foi enviado (da aplicação InvoiCy para a Prefeitura) e está esperando a conversão desse documento para NFS-e para que possa ser gravado no banco de dados do caixa. O tempo de consulta automática do PDV é de 10 minutos, então a cada 10 minutos o PDV aciona um comando para o sistema InvoiCy Migrate, fazendo assim uma comunicação com o sistema da prefeitura para verificar o status do documento, esse ciclo se repete até o documento ter um status definido.

O estabelecimento também terá acesso ao sistema InvoiCy e poderá ver o status de todas as vendas de serviços realizadas conforme mostra a imagem abaixo:



Existe a possibilidade de forçar uma consulta sem interferir no tempo de consulta automático de 10 minutos, por exemplo: realizei uma venda a 3 minutos e forcei uma consulta agora, se o status continuar pendente daqui a 7 minutos o sistema voltará a realizar a consulta automática.

Para forçar uma consulta basta acessar a tela dos Últimos lançamentos (F5), selecionar a venda desejada e ir em Opções para que o usuário selecione a opção Atualização da Situação do RPS:



Após o documento ser autorizado, esse poderá ser visualizado com o número da nota gerado pela prefeitura:




Regras de venda de Serviços

Para obedecer algumas regras impostas para NFS-e, o PDV poderá bloquear algumas situações de vendas descritas abaixo:



Para clientes Pessoa Jurídica (PJ) situado na mesma cidade do estabelecimento, existe um tratamento na venda do serviço diferenciado, pois o valor da alíquota do serviço não é cobrado para esse tipo de cliente, portanto quando é realizada a venda para um cliente PJ cadastrado no sistema ou Cliente Avulso, o sistema debita do valor do serviço o valor da alíquota conforme imagem abaixo:



A porcentagem da alíquota é calculada de forma automática de acordo com o valor definido no cadastro de serviço, sendo apresentada no caixa como Imposto Retido.

O campo Imposto Retido pode ser visualizado também na tela dos Últimos Lançamentos (F5) e no próprio RPS, como mostram as imagens abaixo:








Esse tratamento pode existir ou não de acordo com cada cidade. 



Cancelamento de NFS-e

O cancelamento da NFS-e, por enquanto pode ser realizado apenas dentro do turno em que o documento foi emitido. O cancelamento é realizado através da tela dos Últimos Lançamentos (F5), onde após selecionar a venda deve ser clicado no botão Opções e depois em Cancelamento da venda:






Em breve o cancelamento poderá ser realizado de acordo com os prazos definidos por cada município, não sendo restrito apenas pelo turno em que o documento foi emitido.


Para todo cancelamento o processo é o mesmo que o da emissão da NFS-e, o PDV envia o comando de cancelamento para o sistema da InvoiCy que por sua vez envia para a prefeitura que processa a informação e envia o retorno do cancelamento. O cancelamento pode acontecer acontecer de duas formas:


A primeira com a NFS-e autorizada, onde será impresso um Recibo Provisório de Serviços - RPS cancelado e após o retorno da prefeitura o item aparece cancelado, como mostra a imagem abaixo:





A segunda forma seria a NFS-e ainda aguardando retorno da prefeitura para que fosse cancelada, devido a nota ainda não ter sido autorizada. O processo seguiria da seguinte forma: o comando do cancelamento ficaria aguardando o retorno da NFS-e autorizada para na sequência enviar o cancelamento, portanto ficaria dois processos em espera, a autorização da NFS-e e o cancelamento da mesma, como mostra a imagem abaixo:






Funcionamento em Contingência

A emissão de NSF-e em contingência só funcionará na seguinte situação:

Caso o PDV esteja operando e comunicando com a internet normalmente e algum problema ocorra na comunicação com a internet, de forma automática o PDV entra em modo de contingência para a emissão da NFS-e, mas deve ser ressaltado que em algumas situações, como sair da tela de venda (já no modo em contingência) ou entrar no PDV sem ter a comunicação com a internet, não será possível trabalhar em modo contingência, pois o PDV ao ser iniciado necessita da comunicação com o InvoiCy para conferir a ordem dos documentos emitidos. Em contingência é necessário seguir algumas regras descritas a seguir:





O caixa ficará off-line tentando comunicar com InvoiCy a cada 15 segundos,  até restabelecer a comunicação com a internet para o envio do documento emitido em contingência.