ÍNDICE


Assunto


Implementação do Projeto Controle de Qualidade da VW.

Abrangência


Estes procedimentos destinam-se a todas as concessionárias da marca Volkswagen que devem utilizar o processo de Controle de Qualidade VW.
Atenção: Antes de prosseguir com este manual, certifique-se foi realizada a atualização do Linx DMS.

Aplicação


O Controle de Qualidade VW é um projeto de melhoria do processo de atendimento do Pós-vendas aplicado através do Fluxo da oficina.
O processo permite os seguintes controles:
Inclusão de informações adicionais nas Solicitações de clientes;
Inclusão de Mídias ao atendimento/ OS;
Geração de Notificações de serviços concluídos;
Controle de qualidade-CheckList de preenchimento;
Alertas automáticos conforme o status do processo de preenchimento do CheckList;
Bloqueio do encerramento da OS sem o Controle de Qualidade concluído;
Gráficos: Retrabalhos e Motivos de incidência de retrabalho.


Este processo se aplica também para o BRAVOS Mobile

Configuração


Parâmetros da Oficina
Menu: Bravos > Oficina > Parâmetros > Módulo > Aba Geral > Sub Aba Configurações.



Aba "Mobile" > Sub Aba "Checklist Controle de Qualidade"





Para completar o CheckList VW com as informações que a montadora irá disponibilizar, deverá ser executado o processo de Sincronização dos dados através da opção "Gerenciador de Licenças Mobile" que fica localizado na pasta C:\Inetpub\Linx\Services


Motivos
Menu: Bravos > Configuração > Cadastros > Motivo.


 

Cadastrar um ou mais motivos com o Tipo do Motivo: "Retrabalho de Controle de Qualidade". Esses motivos serão utilizados no processo do Checklist do Controle de Qualidade (Quando um item do Checklist for marcado como NÃO/NOK) e refletidos nos gráficos.


Utilização do Processo


Agendamento Oficina
Menu: Fluxo de Oficina > Agendamento > Agenda.
Na "Seleção de Horários" dê um duplo clique para agendar um horário na aba Agendamento > Sub Aba Solicitações do Cliente.





Fluxo Oficina > Recepção de Veículos
Aba Atendimento > Atendimento > Solicitações.


Obs.:Os itens adicionados nesta etapa, poderão ser visualizadas também no BRAVOS Mobile
Aba Atendimento > Solicitações > Solicitação Detalhada (491).



Requisição de Itens para Ordem de Serviço
Menu: Fluxo de Oficina > Execução do Serviço > Requisição (671).
Aba "Manutenção".


 

Obs.: Os itens adicionados nesta etapa, poderão ser visualizadas também no BRAVOS Mobile

Execução de Serviços > aba Atendimento > Solicitações > Solicitação Detalhada (491).


Ordem de Serviço

Menu: Fluxo de Oficina > Execução do Serviço > Ordem de Serviço (70780) > Manutenção.
Aba Atendimento > Solicitações.


Obs.:Os itens adicionados nesta etapa, poderão ser visualizadas também no BRAVOS Mobile

Aba Atendimento > Serviços


Para que a O.S. seja enviada para o processo de Checklist todos os serviços que constam nela devem ter sido encerradas.


Controle de Qualidade BRAVOS


A regra de negócios utilizada neste processo, é a mesma aplicada no BRAVOS Mobile


VW: Menu: Fluxo de Oficina > Controle de Qualidade (670) > Checklist de Qualidade.

Aba Checklist de Qualidade > Consulta.





Na grade de seleção poderão constar 2 ícones, também poderão constar 2 cores.


Aba Checklist de Qualidade > Manutenção.



Quando um item é respondido

Quadro 2 : Solicitações respondidas ficam com a linha na  cor cinza escura e a coluna Resp com Sim ou Não 

Quadro 2 : Cheklist de Revisão respondidos ficam com a linha na cor cinza escura e a coluna Resp com OK ou NOK

Quadro 2 : Itens cortesia respondidos ficam com a linha na cor cinza escura e a coluna Resp com OK ou NOK

Quadro 2 : e onde o cursor estiver fica com as letras em branco

                                                                       


Alertas do Controle de Qualidade


Tela com as mensagens de alertas gerados no processo do Controle de Qualidade.


 

Importante: Mesmo que os Itens de Teste de Rodagem estejam marcados como NÃO/NOK, e os Itens de Cortesia estejam marcados como Não se Aplica será enviado o alerta de conclusão.


Torre de Controle


VW: Menu: Painel de Monitoramento > Controle de Qualidade (670) > Checklist de Qualidade.
Painel que mostra o status das O.S. para monitoramento.



C.Q.: Coluna mostra o status do Checklist da O.S.

Gráficos


VW: Menu: Fluxo de Oficina> Gestão > Controle de Qualidade.



Ao dar duplo clique no gráfico Motivo de Incidências de Retrabalho, é apresentada a tela de listagem.



Listagem com todas O.S. que tiveram retrabalho e seus respectivos motivos.

Controle de Qualidade BRAVOS Mobile





Observação: Ao acessar o card "Controle de Qualidade", o BRAVOS Mobile já trará uma lista de O.S.

                                                       



                                                                        



Ao clicar no botão "consultar Mídia" abrirá a tela com os arquivos de mídia para consulta e inclusão de imagens.




Para concluir o Controle de Qualidade da O.S. será necessário definir todos os itens como OK. Após este processo, o campo "Status C.Q." será alterado para "concluído" e o campo "Data Final C.Q." será preenchido com a data atual.


Painel do C.Q. Mobile




Início: Data de início do período de pesquisa;
Fim: Data final do período de pesquisa;
Filtrar por: "Data de Emissão da O.S." ou "Data Prometida";
No quadro irão apresentar as seguintes colunas:



No resultado, irá trazer a listagem de itens e respostas do C.Q. da ordem de serviço que foi selecionada na busca.