A rotina de Balanço é utilizada para ajustar o saldo dos produtos no sistema de acordo com o saldo físico real do estoque
Para utilizar a rotina acesse Suprimentos > Estoque > Balanço (Novo). Ao acessar a tela será possível visualizar os balanços realizados e o status de cada um.
Tela inicial
Para encontrar um balanço específico, poderá utilizar os filtros para realizar uma busca refinada.
Após definir os filtros conforme desejado, basta clicar em "Filtrar" que a busca será feita. Para cada status do processo do balanço, será possível realizar diferentes ações.
Para os balanços que estão com status de "Planejado", será permitido executar três ações: Executar, Editar ou Cancelar.
Ações do status planejado
Executar balanço
Selecionando a forma online de execução, será necessário escolher em qual seção será feito o balanço. Ao selecionar a seção, será exibido um QR Code para realizar a leitura e assim iniciar o balanço.
Escolher seção.
A próxima etapa será a leitura dos produtos pelo celular ou tablet. Veja como é simples:
A leitura do código do produto poderá ser feita pelo QR Code ou código de barras, ou manualmente digitando no campo "Produto". Para ajustar a quantidade de produtos pode inseri-la no campo "Qtde" antes da leitura ou digitação do código do produto ou código de barras AMC, ou realizar a leitura do mesmo código de acordo com a quantidade que desejar. Caso ocorra algum erro no momento da leitura, será exibida uma mensagem informando.
Após finalizar a leitura dos produtos, basta clicar em "Finalizar".
Para iniciar a execução online será necessário selecionar uma seção pendente para realizar a importação.
Execução por importação
No campo "Enviar Arquivo com" deverá definir quais serão as informações enviadas na importação: código de barras e quantidades; somente código de barras; código de barras, quantidade e lote.
Informações do arquivo
Modelos dos Arquivos | |
---|---|
Código de Barras ou Código de Produto e Quantidade | |
Somente Código de Barras ou Código de produto | |
Código de Barras, Quantidade e Lote | |
Código de Barras, Quantidade, Lote, Data Fabricação e Data de Validade |
Caso existirem produtos não cadastrados no Microvix, o sistema irá apresentar uma mensagem com os produtos e a linha do arquivo.
Divergências
Caso não tenha nenhuma divergência no arquivo, ao clicar em "Confirmar", os produtos serão identificados e ficarão na listagem para finalização do balanço.
|
Poderão ser importados arquivos com extensão .txt ou .csv. O layout do arquivo dependerá da opção escolhida e terá as seguintes opções:
Layout | Observação |
---|---|
Código do Produto e Quantidade | O código do produto poderá se repetir no arquivo enviado. O Microvix irá considerar a soma das quantidades. Esse modelo estará disponível somente em portais que a a funcionalidade "Código de Barras Alfanumérico" esteja desabilitado. |
Código de Barras e Quantidade | O código de barras poderá se repetir no arquivo enviado. O Microvix irá considerar a soma das quantidades. |
Somente Código de Produto | O arquivo poderá conter apenas o código do produto. Neste caso, o Microvix vai considerar a quantidade 1 e se no mesmo arquivo os itens se repetirem, o Microvix irá considerar a soma das quantidades. Esse modelo estará disponível somente em portais que a funcionalidade "Código de Barras Alfanumérico" esteja desabilitado. |
Somente Código de Barras | O arquivo poderá conter apenas o código de barras. Neste caso, o Microvix vai considerar a quantidade 1 e se no mesmo arquivo os itens se repetirem, o Microvix irá considerar a soma das quantidades. |
Código do Produto, Quantidade e Lote |
|
Código de Barras, Quantidade e Lote |
|
Código do Produto, Quantidade, Lote, Data de Fabricação e Data de Validade |
|
Código de Barras, Quantidade, Lote, Data de Fabricação e Data de Validade |
|
Cancelar balanço
Após selecionar um Balanço para executar e selecionar a Seção que deseja executar, na tela de conferência, caso os produtos do balanço possuam lote, serão exibidos todos os lotes do produto. O usuário então poderá selecionar a quantidade de cada lote no campo Qtde.
Quando o usuário inserir a quantidade, informar o código de barras de um produto que possua controle de lote e em seguida adicionar esse produto ao balanço, a tela de inclusão/edição de itens do balanço se comportará da seguinte maneira:
Caso o produto não possua controle de lote, as colunas de lote ficarão em branco.
Com a execução do balanço, no acompanhamento também será possível visualizar as informações do lote. Assim como na edição poderá alterar o número do lote.
Na finalização de um balanço, poderá conferir todos os dados de lote dos produtos.
Para os balanços que estão com status de "Em andamento", será permitido executar três ações: Executar, Acompanhamento ou Visualizar.
Balanço em andamento
Seções concluídas
Caso ainda tenha seção disponível, basta executar o balanço normalmente via QR Code ou selecionando "Continuar Execução do Balanço" para inserir manualmente os itens.
Executar balanço
Para inserir os itens manualmente, informe a quantidade e o código do produto.
Na coluna Ações o usuário poderá excluir o produto no ícone ou visualizar a imagem do produto no ícone . Caso um produto não possuir uma imagem principal cadastrada, não será exibida essa opção para visualização de imagem.
Executar balanço
Ao clicar em "Executar", será apresentado o processo normal de execução de um balanço.
Acompanhamento balanço
Botão
Poderá editar a quantidade dos produtos do balanço.
Editar quantidade
|
Botão
Limpará a seção e poderá executar novamente o balanço da seção em questão.
Clicando em "Finalizar", ocorrerá o direcionamento para a tela de finalização. Para retornar a tela inicial da rotina poderá clicar em "Voltar", sem finalizar o balanço. Em "Imprimir" será realizada a impressão do balanço executado. E em "Finalizar" vai terminar o processo de execução do balanço e retornar a tela inicial.
Tela de finalização
|
Cancelar balanço
Selecionando "Sim", o processo será concluído.
Para os balanços que estão com status de "Finalizado", será permitido executar duas ações: Visualizar e Estornar.
Balanço finalizado
Detalhes do balanço
Após a confirmação, o estorno será finalizado.
Estorno concluído
|
O cadastro de um balanço será necessário para situações em que o balanço não necessariamente será executado de imediato. Assim, poderá ser planejado para ser executado em algum momento posterior. Por exemplo: em uma loja com muitos produtos, pode ser executado um inventário rotativo durante uma semana, avaliando apenas óculos na segunda-feira, sapatos na terça, acessórios na quarta e assim por diante. O lançamento prévio do balanço serve para já deixar todas estas rotinas melhor organizadas, além de abrir a possibilidade futura de automatização ou execução periódica, criando os balanços a serem executados de acordo com critérios pré-estabelecidos pela franquia ou individualmente pela empresa.
Para realizar o cadastro de um balanço acesse a opção "+Novo Balanço".
Dados gerais do balanço
Para cadastrar uma nova Seção, basta digitar o nome no próprio campo. Caso a Seção digitada não exista, será sugerido o cadastro. Cadastrar nova seção Ao clicar sobre o link, será exibida uma mensagem para confirmar o cadastro. Confirmar cadastro |
Cores: informar as cores que farão parte do balanço.
Estrutura mercadológica do balanço
Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico / Consultores Linx Para alterar a legenda dinâmica da estrutura mercadológica da empresa é necessário acessar: Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Estoque > Grupo "Legenda Dinâmica". |
No menu lateral será exibido todos os grupos do cadastro, com a possibilidade de navegar de um para outro apenas clicando sobre o título, sem precisar descer pela barra de rolagem. Além disso terá o botão de "Cadastrar" para salvar o cadastro do balanço, e o de cancelar caso desejar desistir do cadastro.
Menu lateral