Configuração de Pagamentos para TEF

Através desta rotina será possível realizar o cadastro de adquirentes e planos de pagamentos para vendas realizadas no Venda Fácil através da SmartPOS.


Permissão de Usuário

  • A permissão "Planos de pagamento/Configurar pagamentos" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Cadastros Auxiliares deve estar marcada;


Para utilizar a rotina de cadastros de adquirentes e planos de pagamento, acesse Faturamento > Cadastros Auxiliares > Configurar pagamentos.


Configurar pagamentos


As adquirentes já cadastradas serão exibidas no topo da página através de abas.


Adquirentes cadastros


Para cadastrar uma nova adquirente clique em "+ Adquirente", deverão ser preenchidas as seguintes informações:

Grupo Identificação

  • Rede Autorizada: deve ser selecionada a rede autorizada da adquirente;
  • CNPJ: deve ser inserido o CNPJ da adquirente. Caso já exista um cadastro no CRM, os dados serão carregados automaticamente;
  • Razão Social: deve ser inserida a razão social correspondente a adquirente;
  • Apelido: deve ser inserido um apelido para a adquirente, este será exibido na aba apresentada na página inicial da rotina.

Grupo Endereço

  • CEP;
  • Logradouro;
  • Número;
  • Complemento;
  • Bairro;
  • Cidade;
  • UF;

Grupo Contato

  • Telefone;
  • Celular;
  • Email;

Cadastro da adquirente


Após inserir todas as informações, clique em Salvar. A adquirente salva ficará visível no topo da página.


Configuração dos Planos

Após o cadastro da adquirente, é necessário realizar a configuração do plano de pagamento. Eles poderão ser: cartão de crédito, débito e/ou voucher.

  • Empresa: deve ser selecionada a empresa que terá o plano configurado. Serão exibidas as empresas para as quais o usuário possui permissão;
  • Empresa(s) p/ replicar: permite replicar as configurações do plano para outras empresas. Serão exibidas as empresas para as quais o usuário possui permissão.


Configuração dos planos


Após selecionar a empresa, deve ser indicado o tipo de plano de pagamento que será configurado.


Plano de pagamento selecionado


Valor Mínimo Parcela

Deve ser definido o valor mínimo permitido de cada parcela. Além do valor, o usuário poderá definir quantas parcelas estarão disponíveis. Para adicionar mais parcelas ou exclui-las, basta utilizar as opções:  ou .


Para os planos de cartão de débito e voucher não será permitido adicionar mais de uma (1) parcela.


Após inserir o valor da primeira parcela, é possível clicar sobre o ícone  para que o valor seja replicado automaticamente para as demais parcelas.

Acréscimo/Desconto

Será possível definir um valor de acréscimo ou desconto de cada parcela em porcentagem. Caso o valor seja de desconto, insira o valor acompanhado do o sinal de negativo ( - ).


Acréscimo e desconto


Para replicar o mesmo valor do acréscimo ou desconto em todas as parcelas, basta clicar sobre o ícone .

Prazo Recebimento

Nesta coluna será definido o prazo para o recebimento de cada parcela. Este prazo será definido em dias após a venda ter sido efetuada. Ao defini-lo para a primeira parcela e clicar sobre o ícone , o prazo das outras parcelas será calculado automaticamente de acordo com os dias inseridos na primeira parcela. Por exemplo: se o prazo da primeira parcela for em 30 dias, a segunda será em 60 dias, a terceira em 90 dias e assim por diante.


Prazo para o recebimento das parcelas

Taxa Qualquer Bandeira

Será possível definir uma taxa de cobrança da adquirente para qualquer bandeira do cartão. Ao inserir o valor percentual será possível replicá-lo através do ícone .


Taxa para qualquer bandeira


Caso o usuário queira definir a taxa de cobrança para uma bandeira específica, basta selecionar o botão  e em seguida selecioná-la.


Seleção de uma bandeira


Após selecionar a bandeira, uma nova coluna será adicionada para inserir o valor percentual da taxa. Clicando sobre o  replicá-lo em todas as parcelas. Para excluir a bandeira, clique em .


Taxa para bandeira selecionada


Para cartão de débito e voucher as configurações serão as mesmas, porém para uma única parcela.


Configuração de débito e voucher


Realizadas todas as configurações, basta clicar em Salvar.


Configuração salva


  • Os planos de pagamento configurados nesta rotina não serão exibidos em Faturamento > Cadastros Auxiliares > Planos de Pagamento. Assim como os planos cadastrados em "Planos de Pagamento" não serão exibidos nesta rotina.
  • Os planos de pagamento configurados nesta rotina serão exibidos apenas nas vendas efetuadas pelo Venda Fácil no SmartPOS.



Para configurar os planos acesse: Faturamento > Cadastros Auxiliares > Configurar Pagamentos. Para as adquirentes que possuem a rede autorizadora Linx Pay Hub serão exibidas as opções de cartão de crédito, débito, voucher e link de pagamento. 


Configurar planos para link de pagamento


  • Empresa: deve ser selecionada a empresa que terá o plano configurado. Serão exibidas as empresas para as quais o usuário possui permissão;
  • Empresa(s) p/ replicar: permite replicar as configurações do plano para outras empresas. Serão exibidas somente as empresas para as quais o usuário possui permissão.

Após selecionar a empresa, deve ser indicado o tipo de plano de pagamento que será configurado.


Plano de pagamento selecionado


  • Para que a opção “Link de Pagamento” esteja visível para configuração, é necessário que a adquirente da Linx Pay Hub esteja selecionada. Clique em "+Adquirente" e selecione a opção "172 - Linx Pay Hub" no campo "Rede Autorizada".


Selecionar rede autorizada


  • Para realizar a alteração de uma adquirente, clique em “+ADQUIRENTE” e informe o CNPJ, assim serão carregadas as informações para alteração.


Valor Mínimo Parcela

Deve ser definido o valor mínimo permitido de cada parcela. Além do valor, o usuário poderá definir quantas parcelas estarão disponíveis. Para adicionar mais parcelas ou exclui-las, basta utilizar as opções:  ou .


Para os planos de cartão de débito e voucher não será permitido adicionar mais de uma (1) parcela.


Após inserir o valor da primeira parcela, é possível clicar sobre o ícone  para que o valor seja replicado automaticamente para as demais parcelas. 

Prazo Recebimento


Nesta coluna será definido o prazo para o recebimento de cada parcela. Este prazo será definido em dias após a venda ter sido efetuada. Ao defini-lo para a primeira parcela e clicar sobre o ícone , o prazo das outras parcelas será calculado automaticamente de acordo com os dias inseridos na primeira parcela. Por exemplo: se o prazo da primeira parcela for em 30 dias, a segunda será em 60 dias, a terceira em 90 dias e assim por diante.

Prazo para o recebimento das parcelas


Taxa Qualquer Bandeira

Será possível definir uma taxa de cobrança da adquirente para qualquer bandeira do cartão. Ao inserir o valor percentual será possível replicá-lo através do ícone .


Taxa para qualquer bandeira


Caso o usuário queira definir a taxa de cobrança para uma bandeira específica, basta selecionar o botão  e em seguida selecioná-la.


Seleção de uma bandeira


Após selecionar a bandeira, uma nova coluna será adicionada para inserir o valor percentual da taxa. Clicando sobre o  replicá-lo em todas as parcelas. Para excluir a bandeira, clique em .


Taxa para bandeira selecionada


  • Somente será possível alterar as configurações de link de pagamento, caso não exista nenhuma pré-venda em aberto com o plano que será alterado;
  • A primeira parcela das vendas a crédito e débito não terão seu valor validado;
  • Na opção de link de pagamento, não será possível configurar acréscimos ou descontos;
  • Os planos configurados a partir do link de pagamento serão gravados como "Não TEF".