Este documento tem como objetivo detalhar as atualizações no Linx UX referentes às obrigações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Nesse tópico detalhamos a nova tela de Gestão LGPD e processo de Anonimização de dados de titulares, conforme abaixo:
Para mais funcionalidades dentro do tema LGPD, verifique as soluções Linx no Reshop LGPD. |
A tela Gestão LGPD concentra todas as necessidades de tratamento para as solicitações de titulares, como: relatórios, anonimização de dados, exportação e integração.
Para acessar a tela Gestão LGPD, siga o seguinte caminho:
Ou, busque por Gestão LGPD no campo de busca do menu lateral do Linx UX.
A tela Gestão LGPD faz a busca pelo cliente nos cadastros de Cliente Varejo e Cliente Atacado, e traz algumas funcionalidades como:
| A tela Gestão LGPD não está disponível para todos os perfis de usuários. O Acesso à tela e suas informações é disponível apenas para perfil de Franqueador, dentro do ambiente administrativo, no módulo LGPD. |


Para atender os processos de LGPD, o Linx UX permite realizar a anonimização de dados de cliente varejo e atacado cadastrados na base de dados, sempre que solicitado pelo titular dos dados (consumidor). O processo de anonimização/revogação do cadastro do titular pode ser realizado pelo Linx UX ou pelo Reshop LGPD.
Listamos algumas opções para iniciar a anonimização de dados de cliente:
Abaixo, um exemplo de como ficam os dados de um cliente que solicitou a anonimização:
Para realizar o processo de anonimização em lote é necessário clicar no botão na guia Gestão de Titulares na tela Gestão LGPD para fazer download do arquivo modelo para planilha de importação.

Preencha a planilha modelo com as informações que serão anonimizadas em lote e faça a importação do arquivo na tela.
O processo de consentimento dos dados é realizado pelo titular dos dados a partir do Reshop LGPD. |
O processamento dos dados solicitados para anonimização segue o seguinte fluxo no Linx UX:
Localize o cliente atacado para anonimização.
Com o dado pessoal (CPF, e-mail, ID Cliente Atacado, ID Cliente Varejo) localize o cadastro de cliente varejo para a bandeira informada na chamada;
O mesmo cliente pode estar cadastrado em mais de uma das bandeiras. Por isso a escolha de anonimização considera a bandeira, uma vez que o titular dos dados pode solicitar a anonimização na bandeira X, mas querer manter seus dados na bandeira Y. |
A tela de Gestão LGPD, mencionada acima, pode apresentar o mesmo cliente mais de uma vez. Isto pode ocorrer caso haja cadastro do cliente da mesma bandeira, porém advindos de Grupos Econômicos distintos ou cadastrado como cliente varejo e/ou atacado. |
Para conhecimento, abaixo reunimos as informações que serão anonimizadas:
Após o processamento realizado, o usuário poderá verificar o retorno das solicitações, conforme exemplo abaixo:
• Status:
• Log:
Após a execução do processo, o UX grava o log com a solicitação, regra LGPD, data hora, e mensagem com o que foi e/ou não foi anonimizado. No log consta os dados dos documentos que não permitiram a anonimização e a previsão para anonimização dos dados.