O Estoque Certo é um aplicativo de gerenciamento de Estoque mobile, disponível nos sistemas operacionais Android e IOS. Esta ferramenta permite recursos como:
Leitura do código de barras através da câmera do dispositivo;
Leitura do código de barras através de leitor externo;
Para utilizar a rotina de integração com o App Estoque Certo, é necessário seguir os seguintes requisitos:
Para realizar a integração com o Estoque Certo, será necessário efetuar algumas configurações, tanto no módulo Gerencial quanto no próprio aplicativo, conforme descritas a seguir:
Após instalar o aplicativo Estoque Certo em seu dispositivo móvel, será preciso identificar o serial do dispositivo, localizado no rodapé da tela, junto com a versão:
Exemplo de Serial
Para copiar o número, basta clicar no serial, isto facilitará a inclusão do número nas configurações do HUB Estoque Certo.
É necessário fazer a inclusão do serial de todos os dispositivos que utilizarão o aplicativo. |
As configurações no módulo Gerencial devem ser feitas acessando o menu Configurações > Módulos > Integração Estoque Certo. Na tela de Configuração - Estoque Certo, a opção de Comunicação deve estar como Local:
No painel Relação de dispositivos (imagem acima), clicar no botão "+" e preencher as informações dos campos Serial do seu celular (o número serial do celular pode ser encontrado ao abrir o App Estoque Certo, na parte inferior da tela) e a Porta, que deve ser a mesma informada no App Estoque Certo, conforme exemplo abaixo:
Ao clicar no botão Confirmar, uma mensagem será demonstrada informando que a configuração do dispositivo foi salva com sucesso:
Retornando à tela principal de Configuração, clicar no botão Salvar:
Em seu computador, criar um atalho do aplicativo "main”, localizado na pasta "autosystem", para a área de trabalho:
Neste atalho, clicar com o botão direito do mouse e acessar as Propriedades do arquivo. No campo Destino informar o caminho “–estoquecerto” e clicar no botão OK.
Este processo deve ser executado toda vez que for utilizar o Estoque Certo. |
Após configurar o HUB Estoque Certo e incluir o serial do dispositivo, abra-o e daremos início às configurações clicando no botão Vamos lá:
Na tela de Conexões, clique no botão "+" do canto superior direito, para criar uma nova conexão:
Na tela para Cadastrar nova conexão, preencha os seguintes campos:
Na sequência, habilite a opção Ativar Conexão Local e forneça as informações de Endereço do Servidor (informar o endereço de IP da máquina que iniciou o serviço HUB Estoque Certo) e a Porta do Servidor (informar a porta configurada no Hub Estoque Certo), conforme exemplo acima.
A porta é configurável no HUB Estoque Certo e será necessário verificar o firewall da máquina para garantir que a entrada por essa porta esteja liberada, assegurar que o dispositivo esteja conectado ao Wi-Fi e que o tráfego na rede do serviço esteja liberado. Caso tenha dúvidas se está na mesma rede, realize um "Ping" da máquina para o dispositivo, para garantir que estão na mesma rede. |
Após os preenchimentos dos campos, clicar no botão Salvar.
As informações de Endereço e a Porta do servidor podem ser verificadas juntamente com o TI ou Suporte da sua empresa. |
Com o serviço rodando, abra o App Estoque Certo e selecione a conexão desejada:
Na tela de Conexões podemos criar uma ou mais conexões para a empresa ou rede. Cada conexão salva e armazena separadamente seus dados.
Ao limpar os dados do aplicativo ou do celular todas configurações e contagens não enviadas serão perdidas. |
Não é permitido remover uma conexão que tenha contagem armazenada sem envio. |
Caso os passos anteriores estejam corretos, será apresentada a tela para efetuar o Login e a Senha do aplicativo. Lembrando que essa tela aparecerá apenas se estiver marcada a opção “Habilitar a solicitação de usuário e senha no login”.
Para acessar o aplicativo quando com a opção "Habilitar a solicitação de usuário e senha no login" estiver marcada, será necessário estar logado em uma rede Wi-fi. |
Quando a opção “Habilitar a solicitação de usuário e senha no login” não estiver marcada no HUB Estoque Certo, o aplicativo apresentará uma lista de colaboradores, obrigando a seleção de um colaborador que está realizando a contagem neste dispositivo:
Além de permitir a seleção de um colaborador da lista, a pesquisa também pode ser efetuada pelo nome do colaborador, conforme exemplo acima.
Serão listados os colaboradores associados à empresa logada e os que não possuem associação com empresas. |
Selecionando um colaborador
Na tela principal do aplicativo é possível realizar todas as operações, além de efetuar as configurações.
No canto superior direito da tela temos um botão que indica quando o usuário está conectado (on-line) ao serviço HUB Estoque Certo. Caso o usuário esteja off-line, é possível “forçar” a conexão clicando sobre o botão, e, se estiver seguindo os passos anteriores ele voltará a ficar on-line:
No menu principal do aplicativo, o botão Consulta permite consultar os produtos e absorver algumas informações sobre o item.
Na tela de Consulta de Produtos é possível ver mais detalhes sobre um item, basta clicar nele para a consulta on-line.
A pesquisa pode ser feita pelo nome, código interno ou até mesmo pelo código de barras do produto. Caso prefira, a pesquisa de um produto também pode ser realizada através da função “câmera” do aplicativo, no ícone localizado ao lado da barra de pesquisa, conforme imagem abaixo:
Informações sobre o estoque e a última compra serão apresentados somente se o usuário estiver on-line. |
No menu principal do aplicativo, o botão Receber Carga é responsável por atualizar a carga de produtos novos.
Recomenda-se realizar uma carga de dados sempre que iniciar uma contagem. |
Quando acessamos uma conexão pela primeira vez, a carga é feita de forma automática. O tempo de recebimento e armazenamento dos dados dependerá do dispositivo e da rede do estabelecimento. Pode ser feita a qualquer momento, inclusive com a contagem em andamento serão atualizado os itens caso tenha um cadastro novo ou alguma alteração em cadastro.
Ao clicar na opção será aberta a tela para Sincronizar Dados, que permite a visualização de informações da última sincronização:
A opção Verificar Logs da Sincronização mostra os dados vindos do HUB Estoque Certo. No canto inferior direito do aplicativo temos o botão para Sincronizar os Dados, que permite realizar uma nova carga de dados.
No menu principal do aplicativo, é possível efetuar as configurações do recurso. Para isto, clicar no botão Opções e em seguida em Configurações, para ter acesso a mais informações:
Para acessar a tela de Configurações é preciso ter um código de acesso (para gerar uma senha a regra é: Código de acesso = ANO – MÊS – DIA).
Após inserir a senha será possível acessar a tela de Configurações. Esta tela possui as seguintes opções:
Aba Gerais
Na aba Gerais temos as seguintes opções:
Aba Câmera
A aba Câmera possui as opções:
Aba Leitor Externo
A aba Leitor Externo possui as opções:
Para dar início às contagens do estoque, clicar no botão Iniciar Contagem, localizado no menu principal do aplicativo:
Caso haja uma contagem em andamento, o botão será demonstrado com o nome de Continuar Contagem. |
Na tela do Grupo de Produtos é possível selecionar o modo da realização da contagem, sendo ela de uma maneira geral selecionando a opção Todos ou também por Grupo. Esta tela somente será disponibilizada caso tenha sido habilitada a opção Inventário por Grupo de Produtos, nas configurações:
Também é possível selecionar qual o local de Estoque para realizar a contagem, para os casos em que se tem "mais um depósito”. Esta opção será solicitada caso a empresa possua mais de um depósito.
Na tela principal da Contagem, temos as seguintes opções:
Ao selecionar esta opção, a câmera do dispositivo será aberta para a captura do código de barra dos produtos. É preciso obter permissão do dispositivo para acessar a câmera. Nesta opção são validadas as seguintes configurações:
Ao selecionar esta opção, é possível efetuar a pesquisa dos produtos manualmente, selecionar o produto na tela ou efetuar a pesquisa pelo nome, código interno ou código de barras do produto, localizado ao lado da barra de pesquisa. Também existe a opção para “ler” o código de barras do produto através da câmera do dispositivo.
No centro da tela será demonstrada a informação atualizada do Último Produto que foi efetuado a contagem. Ao lado do produto está localizado o botão Editar, que permite a edição do último item contado:
Para verificação dos demais itens da contagem ou mesmo a edição de um item anterior pode ser efetuada na opção "Detalhes".
Na tela de Detalhes da Contagem pode-se verificar e selecionar os itens contados ou mesmo pesquisar pelo item utilizando o nome, código interno ou código de barras do item. Ao clicar em um item, podemos obter algumas informações como a quantidade contada. Caso seja necessário, é possível ajustar esta quantidade clicando no botão Editar ou excluir o item da contagem clicando em Remover.
Na tela de acompanhamento de contagem podemos verificar as quantidades contadas e as quantidades em estoque atual para cada produto, agilizando e melhorando o gerenciamento. Basta selecionar os produtos para verificar as informações. Também é possível acompanhar na lista os itens que ainda não foram contados de acordo com o grupo ou depósito selecionado no início da contagem.
Para o envio das coletas, clicar no botão Enviar Coleta, localizado no menu principal do aplicativo:
Na tela de Enviar Contagens ficam todas as contagens efetuadas que ainda não foram enviadas. Ao selecionar uma coleta, pode-se obter as informações que foram selecionadas na inicialização da contagem. Nesta tela também temos as seguintes opções:
Para exportar um arquivo selecione a opção Exportar da rotina de envio de contagens e no app o tipo de comunicação para o envio. Será enviado um arquivo no formato "txt" com o código do produto inventariado e a quantidade informada, separados por ";" (ponto e vírgula).
O arquivo exportado não pode ser utilizado para a rotina de Inventário do AutoSystem, onde homologamos a comunicação direta do app com o serviço do AutoSystem. |
Exemplo de envio do arquivo gerado no App para o PC
Voltando ao módulo Gerencial, acessar o menu Estoque > Inventário, selecionar a opção Registrar inventário através do coletor de dados e clicar no botão Próximo para prosseguir:
Após, no campo Modelo selecionar a opção de Estoque Certo, e definir os Inventários logo abaixo:
Na tela de Inventário informar os filtros desejados e clicar no botão Coletar produtos e, na sequência em Registrar inventário:
Após confirmar registro, uma mensagem de operação concluída será demonstrada na tela:
Ao clicar no botão Sim, pode-se visualizar o relatório de produtos que foram inventariados:
A partir deste momento, ao consultar o produto no aplicativo, o estoque estará informado:
Caso alguma informação seja alterada no AutoSystem, será necessário realizar uma sincronização de dados. |
Para efetuar a sincronização dos dados, na página inicial do aplicativo será necessário clicar no botão Receber Carga e na tela de sincronização clicar no botão que se encontra no canto inferior, conforme exemplo abaixo: