Contexto: Saiba como acessar a plataforma D-TEF Web e suas principais funções como consultar transações (Relatório analítico), emissão de relatório, Consulta NSU e manutenções de vendas pendentes.
|
PINPAD: Maquininha utilizada para inserir/aproximar cartão. |
Guia tutorial
1.1 Acesse o link do portal D-TEF Web fornecido no e-mail de boas vindas ou clique aqui para ser direcionado.
Caso você não tenha acesso ao portal D-TEF WEB, solicite através do e-mail: [email protected], com as seguintes informações:
|
1.3 Insira o e-mail e senha do usuário cadastrado. Posteriormente clique em "Entrar".
2.1 A resolução de pendências serve para o cliente ou analista verificar se existe alguma venda pendente no dia ou no período desejado. Selecione a opção "Pendências", depois "Resolução".
2.2 Ao abrir a tela abaixo, siga as instruções a seguir:
2.2.1 Insira o CNPJ do cliente e selecione o nome do estabelecimento em questão;
2.2.2 Coloque o período desejado no campo de data (o relatório de vendas pendentes é limitado ao período máximo de 30 dias corridos);
2.2.3 Clique em pesquisar para gerar o relatório.
2.3 Na tela de resolução, irá aparecer um compilado das transações que não foram concluídas, ficando com o status "PENDENTE", dentro do período selecionado.
As vendas que ficam pendentes geralmente ocorrem por falta de impressão do cupom fiscal, falha na comunicação com o TEF gerada por instabilidade na internet local ou falta de resposta do banco emissor, que não informou a aprovação da venda. Sendo assim, sempre realize uma investigação, para compreender se a causa raiz foi causada pelo nosso TEF, e assim seguir com o ajuste se necessário. |
2.4 Para realizar a manutenção das pendencias, selecione a opção "Manter" no campo de ação, localizado no canto direito superior da tela.
2.5 Será possível encontrar as seguintes opções:
2.6 Ao selecionar a ação desejada, clique em "Executar as ações", no canto direito inferior da tela. Aguarde a página atualizar automaticamente informando que a ação foi realizado com sucesso.
3.1 Para acessar o relatório de transações, selecione a opção "Relatórios", depois "Analítico". Está opção serve para acompanhar transações realizadas no estabelecimento.
3.2 Você será direcionado para a página abaixo, é obrigatório inserir CNPJ do estabelecimento e selecionar opções destacadas (Redes, Adquirentes, transações e período necessário). Posteriormente, basta clicar em "Gerar" no canto inferior direito da tela.
3.3 O relatório será gerado, e nele será possível identificar todos os dados das movimentações, como: status da transação, NSU, Cód. de autorização, Valor, Data, Hora, entre outras informações.
Uma das informações mais relevantes é o "Status da transação", pois indica se a transação foi concluída com sucesso ou se apresentou algum erro durante o fluxo transacional.
|
4.1 A consulta NSU serve para imprimir a segunda via do comprovante do cartão (não é o cupom fiscal) e ver as informações da transação. Para acessar está opção, clique em "Relatórios" depois em "Consulta NSU".
4.2 Insira o CNPJ do estabelecimento no campo "Loja", depois coloque a "NSU" da transação. Selecione a opção "Consultar NSU", abaixo irá aparecer os dados da transação, para acessa-lo basta clicar em cima. Dessa forma o comprovante do cartão ficará disponível para reimpressão.
Caso não tenha a NSU da transação, é só gerar um relatório analítico do dia e identifica-lo pelo valor, data e hora: |
5.1 Para transacionar com o TEF , o cliente precisar ter adquirentes cadastradas. Por padrão, o TEF sempre irá transacionar todas as bandeiras priorizando as adquirentes por ordem de cadastro. Utilize este campo para verificar a ordem e as especificidades do roteamento. Clique na opção "Configurações", depois "Roteamento Bandeiras".
5.2 Insira o CNPJ e selecione o estabelecimento.
5.3 Os detalhes do roteamento aparecerão conforme imagem abaixo. No exemplo utilizado, todas as transações do estabelecimento serão roteadas através da adquirente STONE, com exceção das bandeiras destacadas que passarão por uma adquirente especifica.
GreenCard e Nutricash irão transacionar através da adquirente REDE;
WIZEO só passará pela adquirente SODEXO;
RotaCard irá transacionar pela adquirente Rota Card;
E por fim a bandeira GoldiCard passará pela adquirente GoldiCard
Essas especificidades são necessárias, pois algumas bandeiras só transacionam por adquirentes especificas.
Se o cliente não possui adquirente cadastrada, ou deseja que uma bandeira passe por uma adquirente especifica, terá que fazer a solicitação para o nosso setor de credenciamento CAC, através do e-mail [email protected]. |
Data última atualização | Resumo do que foi atualizado | Responsável |
---|---|---|
| Material atualizado e incluído novos tópicos sobre as funcionalidades principais do D-TEF |