O módulo de Metas visa garantir o controle total das metas da farmácia, permitindo cadastrar e analisar as metas anuais/mensais da farmácia e seus colaboradores, por produto, seção, condição de pagamento e entre outras.
Para melhor funcionamento deste programa recomendamos configurar a exigência de senha do colaborador na hora da venda, evitando desta forma parcerias no cumprimento das metas, para essa configuração acesse o programa Parâmetros da empresa, localizado em Parâmetros > Parâmetros > Vendas e marque a opção Pedir senha do vendedor ao iniciar a venda.
Figura 01: Configurações de senha
O programa Cadastro de Metas está localizado em Lançamentos > Metas, no primeiro acesso o sistema realiza o processamento do histórico de dados dos últimos 02 anos, para comparativos e formação das metas, este processo pode demorar dependendo do volume de dados a processar.
Para compreender o funcionamento do programa de metas no sistema, se faz necessário entender o cadastro de metas e a análise destas. Para isso disponibilizamos outros dois manuais.
O primeiro apresenta o funcionamento do programa MTA001 - Cadastro de Metas, nele consta informações de como cadastrar metas para a farmácia, podendo esta ser divida por grupos principais, laboratórios, tipos de produto entre outros. O cadastro de metas no Linx Farma Softpharma é de múltipla escolha, onde a farmácia pode trabalhar com metas para filial, vendedor, por grupo/tipo/laboratório, conforme desejar.
Figura 01 - Cadastro de metas
Após o cadastramento das metas é possível acompanhar seus resultados através do programa MTA002 - Análise de Metas. Nele é possível executar uma rápida a análise das metas através de tabelas comparativas e gráficos.
Figura 02: Análise das metas
No programa Análise de Metas, caso queira que a visualização sejam somente das metas para vendedores, desmarque a guia 01.
Quando configurada metas para gerentes, é extremamente importante a realização de Troca de turno, para que as vendas sejam contabilizadas corretamente.
Outra configuração importante para o adequado gerenciamento de metas, se refere a configuração de feriados, para que o rateio de valores a serem atingidos diariamente sejam calculados de forma correta.
Alguns outros relatórios podem ser utilizados para obter informações de histórico de vendas para o cadastro das metas. Dentre eles: