O Menu Estoque permitirá realizar as operações referentes à movimentação de estoque através do módulo Caixa.
Através deste menu será possível realizar o lançamento de notas fiscais de entrada de produtos, efetuar transferências de produtos, registrar inventários, registrar aferições de combustíveis e realizar devoluções de mercadorias.
Para utilizar as rotinas do menu Estoque será necessário configurar as permissões de acesso no módulo Gerencial.
As configurações para funcionamento das rotinas do menu Estoque, devem ser realizadas no módulo Gerencial e serão descritas nos próximos capítulos.
As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > aba Configurações, a seguir lista das permissões disponíveis:
Conforme exemplo a seguir:
Caixa – Menu Estoque
Para realizar as operações de estoque será necessário cadastrar no sistema, naturezas de operação, conforme será descrito nos capítulos a seguir.
As naturezas serão cadastradas através do módulo Gerencial > Cadastros > Tabelas > Fiscal > Natureza de Operação. A tela a seguir será exibida:
Para informações referentes ao cadastro, acessar o Manual Cadastros de Tabelas.
Para efetuar a emissão de notas fiscais no momento da devolução de aferição, será necessário cadastrar naturezas de operação de Devolução de Aferição.
Na tela de Natureza de Operação, clicar no botão Novo e preencher os campos conforme imagem a seguir:
Preencher os campos:
Para efetuar a emissão de notas fiscais de uso e consumo, será necessário cadastrar naturezas de operação de Uso e Consumo.
Na tela de Natureza de Operação, clicar no botão Novo e preencher os campos conforme imagem a seguir:
Preencher os campos:
Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar.
Para funcionamento da rotina de Uso e Consumo, será necessário configurar contas no Plano de Contas do sistema, através do módulo Gerencial > Cadastros > Planos de Contas.
Será exibida a tela conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:
Selecionar a conta Despesas > Despesas Operacionais e clicar no botão Novo, será exibida a tela conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os campos:
Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.
Para mais informações referentes as rotinas do plano de contas, acessar o Manual de Cadastros.
Para executar a rotina de Uso e Consumo, será necessário criar motivos de movimentação. Para isto, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Motivos de movimentação. Clicar no botão Novo. A tela a seguir será exibida:
Para mais informações referentes ao cadastro de motivos de movimentação, acessar o Manual de Cadastros.
Será necessário criar um motivo de movimentação para a entrada de uso e consumo. Após clicar no botão Novo, preencher os campos:
Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.
Será necessário criar um motivo de movimentação para a saída de uso e consumo. Após clicar no botão Novo, preencher os campos:
Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.
Será possível realizar a configuração de centro de custos para este motivo de movimentação, para isso acessar o Manual Centro de Custos.
Para utilizar a rotina de Uso e Consumo será necessário realizar algumas configurações no módulo Gerencial. Para isso acessar Configurações > Gerais guia Venda e guia Fiscal. A tela a seguir será exibida:
Nesta tela habilitar as opções:
Ao habilitar a opção Habilitar movimentação financeiras de uso e consumo no PDV, a guia Uso e consumo será exibida. Esta guia possui os campos:
Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.
O sistema permitirá realizar a configuração da conta de uso e consumo através de dois meios que serão apresentados a seguir.
Para configurar o grupo de produto, acessar o menu Cadastros > Grupos de produtos. A tela a seguir será exibida:
Para realizar o cadastro de grupos de produtos, acessar o Manual de Cadastros.
Será necessário acessar a aba Estoque e configurar o campo Uso / Consumo. Conforme imagem a seguir:
Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.
Para configurar o produto, acessar o menu Cadastros > Produtos. A tela a seguir será exibida:
Para realizar o cadastro de produtos, acessar o Manual de Cadastros. Será necessário acessar a aba Estoque e configurar o campo Uso / Consumo.
Conforme imagem a seguir:
Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.
O Menu Estoque permitirá realizar as operações referentes à movimentação de estoque através do módulo Caixa.
Através deste menu será possível realizar o lançamento de notas fiscais de entrada de produtos, efetuar transferências de produtos, registrar inventários, registrar aferições de combustíveis e realizar devoluções de mercadorias.
A rotina de devolução de venda permitirá realizar devoluções de vendas realizadas no módulo Caixa. Quando efetuada uma venda para um cliente, e este por algum motivo desejar realizar a devolução dos produtos, será utilizada esta rotina.
Para executar, acessar o módulo Caixa > menu Caixa (F10) > Estoque > Devolução de Venda.
A tela a seguir será exibida:
Para informações referentes à rotina de devolução de venda, acessar o Manual Devolução.
A aferição de bombas serve para validar se a quantidade de combustível indicada na bomba está correta. É realizada regularmente, de forma que nem o cliente e nem o proprietário do posto sejam prejudicados com erros de medição. É realizada do seguinte modo:
Após a verificação, o combustível da aferição é devolvido ao tanque e por esse motivo não gera movimentação financeira ou alteração no estoque.
Ao realizar uma aferição, no módulo Caixa, será exibido um abastecimento na tela, conforme imagem a seguir:
A representação será exibida como um abastecimento qualquer, para registrar o abastecimento como uma aferição, acessar o menu Caixa (F10) > Estoque > Aferição
Esta tela possui o campo:
Na guia Lista de abastecimentos pendentes selecionar o abastecimento pendente para registrar como aferição.
Esta tela possui os botões:
Após realizar as configurações, clicar no botão Concluir. A tela a seguir será exibida:
Clicar no botão Sim para confirmar o registro da aferição. A tela a seguir será exibida:
Após os registros das aferições, podem ocorrer devoluções de combustível para o tanque. No momento da devolução, o combustível da aferição é devolvido ao tanque e dessa forma não gera movimentação financeira ou alteração no estoque.
A devolução de aferição apenas será realizada quando for emitido cupom fiscal da aferição e somente para estados em que a lei exige. No módulo Caixa o registro será realizado através da rotina do menu Caixa (F10) > Estoque > Aferição > Devolução de aferição. A tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os filtros:
Após informar os campos, clicar no botão Preencher lista.
Na guia Aferições pendentes serão exibidas as aferições pendentes. Selecionar as aferições desejadas e clicar no botão Confirmar – F5. A tela a seguir será exibida:
Clicar no botão Sim para confirmar a devolução da aferição.
Selecionar a Natureza de Operação de Devolução de Aferição e clicar no botão Confirmar.
O sistema emitirá a nota fiscal e finalizará a devolução da aferição.
A rotina de Entrada do módulo Caixa, permitirá efetuar o registro das notas fiscais de entrada no sistema. Para isto, acessar o menu Caixa (F10) > Estoque > Entrada > Registrar nota de entrada. A tela a seguir será exibida:
Para informações referentes ao registro de notas de entrada, acessar o Manual Entradas.
Para informações referentes às notas fiscais, acessar o Manual Notas Fiscais.
A rotina de medição de tanques permitirá efetuar o registro das medições no sistema. Isto poderá ser feito através do módulo Caixa > menu Caixa (F10) > Estoque > Medição de tanque > Registrar medição. A tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os campos:
Após informar os campos, clicar no botão Próximo. A tela a seguir será exibida:
Esta tela exibirá os campos:
Após conferir os campos, clicar no botão Concluir.
Caso a diferença percentual estiver acima da tolerância permitida pela legislação, o sistema exibirá uma mensagem.
Após realizar a conferência dos dados, ao clicar no botão Concluir, o sistema exibirá a tela conforme imagem a seguir:
Clicar no botão Sim para confirmar a medição de tanques. A tela a seguir será exibida:
Ao confirmar a mensagem, a tela a seguir será exibida:
A rotina de transferência permitirá registrar no sistema a transferência de produtos entre depósitos. Este tipo de transferência poderá ser realizada entre depósitos de mesma empresa, e entre depósitos de empresas distintas (entre filiais por exemplo).
Para executar a rotina acessar o módulo Caixa > menu Caixa (F10) > Estoque > Transferências > Transferência entre depósitos. A tela a seguir será exibida:
Para informações referentes a transferência de produtos entre depósitos acessar o Manual Transferências.
A rotina de Consumo permitirá realizar o lançamento de consumo de combustíveis para uso em geradores de energia ou pela frota do posto e, portanto, será necessário o registro destes consumos para questões gerenciais e fiscais. Esta rotina permitirá lançar os produtos que foram consumidos pela empresa, gerando ao final do lançamento, uma nota fiscal de consumo. Nestes casos, o próprio estabelecimento será tanto o emitente quanto o destinatário da nota de consumo.
Para executar a rotina acessar o módulo Caixa > menu Caixa (F10) > Estoque > Consumo > Registrar nota de consumo. A tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os campos:
A aba Itens possui os botões:
Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os campos:
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para adicionar o produto à relação.
Na aba Observações, será possível adicionar observações referentes ao consumo.
Após preencher os campos e adicionar os produtos, clicar no botão Confirmar – F5 para registrar a operação de consumo.
Caso a rotina tenha sido configurada conforme descrito no capítulo 3.5, o sistema realizará a movimentação financeira.
As rotinas de Desagregação de Produtos poderão ser utilizadas na seguinte situação:
As rotinas de Desagregação de Produtos foram desenvolvidas para atender ao requisito XXXVIII-A do PAF-ECF.
A rotina de gerenciamento de desagregação de produtos permitirá editar, excluir e gerar notas fiscais das desagregações.
Para executar a rotina, acessar o módulo Caixa > menu Caixa (F10) > Estoque > Desagregação de produto > Gerenciar desagregação. A tela a seguir será exibida:
Para informações referentes ao gerenciamento de desagregações, acessar o Manual Desagregação e Reclassificação de Produtos.
Para lançar uma desagregação de produtos, acessar o módulo Caixa > menu Caixa (F10) > Estoque > Desagregação de produto > Lançar Desagregação. A tela a seguir será exibida:
Para informações referentes a rotina de lançamento de desagregações, acessar o Manual Desagregação e Reclassificação de Produtos.
A rotina de reclassificação de produtos será utilizada quando forem fabricados produtos a partir de outros produtos. Por exemplo um sanduíche, ele é um produto composto por pão, queijo e presunto.
Assim, teremos dois produtos de fabricação própria, onde aquele que não controlar estoque será produzido no momento da venda e o que controla o estoque é produzido antes de realizar a venda. É importante frisar que a composição também deve movimentar os mesmos depósitos.
A rotinas de Reclassificação de Produtos foram desenvolvidas para atender ao requisito XXXVIII-A do PAF-ECF.
A rotina de gerenciamento de reclassificação de produtos permitirá editar, excluir e gerar nota fiscal das reclassificações realizadas.
Para gerenciar a reclassificação de produtos acessar o módulo Caixa > menu Caixa (F10) > Estoque > Reclassificação de produtos > Gerenciar reclassificação. A tela a seguir será exibida:
Para informações referentes ao gerenciamento de reclassificações, acessar o Manual Desagregação e Reclassificação de Produtos.
Para lançar uma reclassificação de produtos, acessar o módulo Caixa > menu Caixa (F10) > Estoque > Reclassificação de produtos > Lançar reclassificação. A tela a seguir será exibida:
Para informações referentes a rotina de lançamento de reclassificações, acessar o Manual Desagregação e Reclassificação de Produtos.