Como fazer a verificação se existem erros nos arquivos enviados ao SGMP da Toyota |
Esta página tem por finalidade instruir sobre o procedimento para verificar se existem erros nos arquivos enviado ao SGMP da Toyota e como corrigi-los. |
Todas as concessionárias com bandeira Toyota que fazem envios de arquivos para a Toyota pelo processo do SGMP |
Para realizar a verificação descrita nessa página, é necessário que tenha sido realizado com sucesso a configuração/instalação do processo de envio dos arquivos do SGMP |
Existem 2 maneiras de verificar se existem erros nos arquivos enviados ao SGMP da Toyota:
Verificar erros pelo FTPPara fazer a verificação de erros pelo FTP da Toyota é preciso primeiro ter os dados de usuário e senha do FTP da Toyota. Para pegar esses dados pode-se ir em Fábrica Toyota > Parâmetros na aba FTP Figura 1 - Menu Parâmetros Fábrica Toyota Nela é possível pegar o usuário de acesso ao FTP Figura 2 - Parâmetros do Fábrica Toyota Para a senha tem um padrão para a definição definido pela Toyota que pode ser usado para descobri-la. Esse padrão está no manual FTP Toyota - Regra de definição da senha do dealer para acesso ao FTP Toyota. Tendo os dados de acesso ao FTP, pode-se acessá-lo pelo explorador de arquivos do Windows digitando o endereço ftp://edi.toyota.com.br/ na barra de endereço. Figura 3 - Endereço FTP Toyota Será solicitado usuário e senha Insira os dados obtidos anteriormente Figura 4 - Tela de Login do FTP Irá abrir uma tela similar a tela abaixo Figura 5 - FTP Toyota Acesse a pasta SGMP Nesta pasta irão existir diversos tipos de arquivos sendo eles:
Figura 6 - Pasta SGMP no FTP da Toyota Figura 7 - Arquivos não processados no FTP da Toyota Figura 8 - Arquivos com ERRO de processamento Caso existam arquivos .error deve-se copiá-los para sua máquina local e abri-los com o Bloco de Notas do Windows ou algum outro editor de texto como o Notepad ++ por exemplo. Nesse arquivo estarão descritos os erros como o exemplo da imagem a baixo. Figura 9 - Arquivo de Erro SGMP Abaixo segue um exemplo de arquivo de aviso.
Verificar Erros pelo portal do SGMPPara acessar o portal do SGMP da Toyota utilize o link https://b2b.sbc.toyota.com.br/portal/home.do O portal do SMGP funciona melhor se for aberto pelo Internet Explorer ou pelo Microsoft Edge. Na tela inicial do portal do SGMP informe o login e senha disponibilizados pela Toyota Figura 11 - Tela de Login do Portal Toyota Após informar o login e a senha você será redirecionado para a página inicial do Portal Toyota. Vá em Sistemas > SGMP. (Caso o menu não apareça tente abrir o site em outro navegador, o recomendado é o Internet Explorer) Figura 12 - Página Inicial do Portal Toyota Dentro do portal do SGMP vá em Monitoramento > Relatório R4. Figura 13 - Página do SGMP Em Distribuidor, selecione a filial da qual quer verificar os envios, e em Referência selecione o período que deseja visualizar. Clique em Consultar. Figura 14 - Página de Filtros do Relatório R4 no SGMP Ao consultar, irá aparecer um relatório similar ao da imagem abaixo. Nele tem as informações de envio de todos os arquivos do SGMP. Figura 15 - Relatório R4 Caso exista algum registro com a cor laranja, pode-se clicar duas vezes no quadrado que irá baixar um arquivo CSV contendo as informações do erro. Para abrir o arquivo pode-se utilizar o Excel conforme mostrado na imagem abaixo. Figura 16 - Arquivo de Erro do SGMP em CSV aberto no Excel
|