1 Conceito

Contas a receber são os lançamentos pendentes dos clientes, o recebimento de clientes é uma das principais necessidades de funcionamento de um sistema. A seguir serão detalhadas todas as características dessa função no Linx Postos AutoSystem®.

2 Requisitos

Para utilizar as rotinas de Contas a Receber será necessário realizar algumas configurações no módulo Gerencial.

3 Configurações

As configurações para funcionamento das rotinas de Contas a Receber devem ser realizadas no módulo Gerencial e serão descritas nos próximos capítulos.

3.1 Permissões de Acesso

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > aba Configurações, a seguir a lista das permissões disponíveis:

Conforme exemplo a seguir:



3.2 Plano de Contas

Para funcionamento das rotinas de contas a receber será necessário incluir contas no plano de contas do sistema. Para isto, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Plano de Contas.
A tela a seguir será exibida:



Selecionar a conta Ativo > Valores a Receber e clicar no botão Novo, será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Nesta tela informar os campos:

Na aba Opções habilitar a opção:

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.
Para mais informações referentes ao cadastro do plano de contas, acessar o Manual de Cadastros, página 82.

3.3 Motivos de Movimentação

Para executar as rotinas de contas a receber, será necessário criar motivos de movimentação. Para isto, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Motivos de movimentação. Clicar no botão Novo. A tela a seguir será exibida:



Nesta tela informar os campos:

Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.


3.4 Configurar Conta Corrente

Cada conta corrente deverá ser cadastrada, dessa forma o sistema terá um maior controle das movimentações. Para realizar o cadastro, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Tabelas > Financeiro > Contas Correntes.
A tela a seguir será exibida:



Esta tela possui os botões:

Para adicionar novas contas, clicar no botão Novo. A tela a seguir será exibida:

A guia Informações possui os campos:

Na aba Plano de Contas, informar as contas para que sejam realizadas as operações financeiras corretamente. Nesta aba será necessário informar a conta no campo Conta Custódia de Cheques para que a rotina de custódia de cheques funcione corretamente.

A opção Criar automático permitirá selecionar as opções:

Esta aba possui os campos:

Na aba Impressão de Documentos será necessário configurar o modelo de impressão de cheques, a impressão de boletos e o tipo de impressora que será utilizada para impressão.

Conforme imagem a seguir:


A aba Intercâmbio de Informações será utilizada nos serviços de título em carteira, custódia de cheques e conciliação bancária via extrato de conta corrente. Nesta aba será necessário marcar a opção Custódia de cheques. Possui os seguintes campos:

Conforme imagem a seguir:


Será disponibilizada os campos para seleção em Relação de serviços de intercâmbio de informações: títulos em carteira de cobrança, custódia de cheques e conciliação bancária via extrato de conta corrente.


Após realizadas as configurações clicar no botão Confirmar.

3.5 Configurar Produto

Para funcionamento das rotinas de Contas a Receber será necessário possuir a aba Fiscal configurada no cadastro do produto. Para realizar a configuração, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Produtos > aba Fiscal. A tela a seguir será exibida:



4 Funcionalidades

Contas a receber são os lançamentos pendentes dos clientes, o recebimento de clientes é uma das principais necessidades de funcionamento de um sistema. A seguir serão detalhadas as rotinas presentes no menu Contas a Receber.

4.1 Contas a Receber

Na rotina Contas a Receber será possível verificar as informações das contas a receber dos clientes, para utilizar esta rotina acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Contas a Receber > Contas a Receber.
A tela a seguir será exibida:


Esta tela possui os filtros:

O filtro Situação permitirá habilitar as opções:

Após informar os filtros, clicar no botão Confirmar. A tela a seguir será exibida:


Esta tela possui os botões:



Após selecionar os campos desejados, clicar no botão Confirmar. Esta tela possui o botão Utilizar padrão, para que sejam exibidos os campos padrões.

A rotina Contas a receber possui três abas:





4.1.1 Lançar Contas a Receber

Para lançar contas a receber de forma manual, clicar no botão Nova.



A tela a seguir será exibida:



Selecionar o motivo de movimentação desejado, que neste exemplo seria Notas a Prazo, e clicar no botão Confirmar. A tela a seguir será exibida:



Esta tela possui os campos:

Esta tela possui os botões:



Nesta tela será possível adicionar ou excluir centros de custo. Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar – F5 para registrar as alterações.



Esta tela possui os campos:

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar o lançamento.
Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.


Ao selecionar os títulos desejados na aba A Receber, clicar no botão Baixar.



A tela a seguir será exibida:



No painel Conta a Receber serão exibidas as contas a receber selecionadas. Esta tela possui o botão:

Esta guia possui os campos:

A guia Formas de recebimento exibirá as formas de recebimento utilizadas. Esta guia possui os botões:

Para adicionar uma forma de recebimento, clicar no botão Adicionar. A tela a seguir será exibida:



Selecionar a forma de recebimento desejada. Dependendo da forma selecionada, a tela será diferente. Ao selecionar a forma Dinheiro, a tela a seguir será exibida:



Esta tela possui os campos:

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar o recebimento.
Após informar as formas de recebimento, clicar no botão Confirmar para realizar a baixa.


Botão Contas

Também é possível realizar o recebimento por meio do botão Contas no módulo Gerencial, ou por meio do menu Financeiro > Movimentação de Contas. A tela a seguir será exibida:



Esta tela possui os filtros:

Após preencher os filtros, clicar no botão Confirmar
Será exibida a seguinte tela:



Para realizar lançamentos ou baixas clicar no botão Novo. A tela a seguir será exibida:



Selecionar o motivo de movimentação, e clicar no botão Confirmar. Neste exemplo foi utilizado Baixa de Notas Adm.

A tela a seguir será exibida:



Esta tela possui os filtros:

Após preencher os filtros, clicar no botão Próximo. A tela a seguir será exibida:



No painel Relação dos lançamentos encontrados, selecionar os lançamentos desejados e clicar no botão Próximo. A tela a seguir será exibida:  



Na tela do Assistente selecionar a conta para entrada do valor baixado e preencher os campos:

Após preencher os campos, clicar no botão Concluir. A mensagem a seguir será exibida:



Clicar no botão Sim para confirmar a baixa dos lançamentos selecionados. 
O sistema realizará a baixa dos lançamentos, e será possível retornar a tela inicial do assistente ao clicar no botão Início.

4.1.2 Baixa Contas a Receber

Após utilizar os filtros apresentados no item 4.1, selecionar os títulos desejados na aba A Receber. Em seguida clicar no botão Baixar.



A tela a seguir será exibida: 



Na guia Conta a Receber serão exibidas as contas a receber selecionadas. Esta tela possui o botão: 

Esta guia possui os campos: 

A guia Formas de recebimento exibirá as formas de recebimento utilizadas. Esta guia possui os botões: 

Para adicionar novas formas de recebimento, clicar no botão Adicionar. A tela a seguir será exibida: 



Selecionar a forma de recebimento desejada, dependendo da forma selecionada, a tela será diferente. Ao selecionar a forma Dinheiro, a tela a seguir será exibida: 



Esta tela possui os campos: 

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar o recebimento.


Caso a forma de recebimento selecionada seja cheque, a tela apresentada será a seguinte:



Esta tela possui os campos:

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar o recebimento. 


4.2 Renegociação de Títulos

A rotina de Renegociação de Títulos e Apropriação de Juros permitirá renegociar os títulos pendentes dos clientes aplicando juros mensais, ou até mesmo um valor fixo para as parcelas. Os juros serão contabilizados em uma conta especifica e serão contabilizados na conta padrão de juros somente após a baixa dos títulos.
Para mais informações referentes a rotina, acessar o Manual Renegociação de Títulos e Apropriação de Juros.

4.3 Geração de Faturas

A rotina de Geração de Faturas, permitirá gerar faturas de títulos a receber. 

4.4 Geração de Boletos

A rotina de Geração de Boletos, permitirá gerar boletos de faturas geradas anteriormente. 

4.5 Impressão de Boletos

A rotina de Impressão de Boletos, permitirá realizar a impressão de boletos gerados. 

4.6 Gerenciamento de Boletos

A rotina de Gerenciamento de Boletos, permitirá gerenciar todos os boletos gerados. 

4.7 Remessa de Cobrança

A rotina de Remessa de Cobrança, permitirá gerar os arquivos que serão enviados para o banco.

4.8 Retorno de Cobrança

A rotina de Retorno de Cobrança, permitirá importar os dados do arquivo de retorno emitido pelo banco. 

4.9 Cancelamento de Remessa

A rotina de Cancelamento de Remessa, permitirá o cancelamento de arquivos de remessas gerados. 

4.10 Instruções e Ocorrências

A rotina de Instruções e Ocorrências, permitirá vincular instruções e ocorrências dos boletos gerados.

4.11 Títulos em Carteira

A rotina de Títulos em Carteira, permitirá realizar a consulta dos boletos e títulos emitidos, de acordo com a situação e período.

4.12 Receitas e Despesas Programadas

A rotina de Receitas e Despesas Programadas permitirá maior controle das receitas ou despesas fixas, além de gerar um histórico. Serão criadas regras de receitas e despesas, baseados nessas regras, os lançamentos serão realizados. Para utilizar esta rotina, acessar Financeiro > Contas a Receber > Receitas e Despesas
Programadas. A tela a seguir será exibida:



Esta tela possui os botões:

Após informar os filtros, clicar no botão F5 – Filtrar e as informações serão exibidas.
Esta tela possui as abas:





4.12.1 Lançar Despesas e Receitas

Para lançar despesas ou receitas, clicar no botão Novo. A tela a seguir será exibida:



Esta tela possui as opções:

Ao selecionar a opção Receita conciliada, a tela a seguir será exibida:



Esta tela possui os campos:

A opção Tipo valor possui os filtros:

A guia Opções permitirá selecionar:

Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.
As opções Receitas automáticas e Receitas conciliadas possuem os mesmos campos.
Ao selecionar a opção Despesa conciliada, a tela a seguir será exibida:



Esta tela possui os filtros:

A opção Tipo valor possui os filtros:

A guia Opções permitirá selecionar:

Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.
As opções Despesas automáticas e Despesas conciliadas possuem os mesmos campos.

4.12.2 Conciliar Receitas e Despesas

Ao selecionar a receita ou despesa na aba Conciliáveis, clicar no botão Conciliar. A tela a seguir será exibida:



Esta tela possui os campos:

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar o lançamento.

4.13 Depósito de Cheques

A rotina de Depósito de Cheque permitirá automatizar o processo de envio dos cheques em um determinado dia para o banco. A rotina permitirá a conferência através da leitura do CMC7 (Caracteres Magnéticos Codificados em 7 Barras) de cada cheque, onde o usuário poderá verificar se todos os cheques que estão sendo enviados para o banco são realmente "bons" para a data em questão. Para utilizar esta rotina acessar o menu Financeiro > Contas a Receber > Depósito de Cheques. A tela a seguir será exibida:



Está tela possui os filtros:

A opção Listar somente cheques de caixas conferidos, permitirá listar apenas os cheques de caixas em que já passaram por conferência.

A opção Após incluir possui os filtros:

Após informar os filtros, clicar no botão Confirmar. A tela a seguir será exibida:



Na lista, os cheques que não possuírem o CMC7 estarão marcados com a cor amarela. Para os demais, que possuírem o CMC7, o sistema não aplicará marcação.

Apenas será permitida a geração de arquivo para o banco, se os cheques possuírem CMC7.

Esta tela possui os botões:

Após selecionar os cheques a baixar, preencher os campos:

Clicar no botão Confirmar, para realizar as baixas.
Após confirmar a mensagem a seguir será exibida:



Caso a opção Gerar arquivo para o banco esteja selecionada, será exibida a tela a seguir:



Selecionar o diretório onde será alocado o arquivo para o banco e clicar no botão Confirmar. A tela a seguir será exibida:



Ao selecionar OK o relatório Depósito de cheques será exibido:



A seguir imagem do arquivo gerado:


4.14 Custódia de Cheques

Esta rotina permitirá gerar o arquivo de remessa para o banco quando utilizada a custódia de cheques. É um serviço de guarda dos cheques recebidos pela empresa, evitando possível risco de roubo, incêndio ou extravio. Para utilizar esta rotina acessar o menu Financeiro > Contas a Receber > Custódia de Cheques. A tela a seguir será exibida:



A custódia de cheques está disponível apenas para os bancos: Bradesco, Banco do Brasil e Banrisul.


Esta tela possui os filtros:

A opção Listar somente cheques de caixas conferidos, permitirá listar apenas os cheques de caixas em que já passaram por conferência.
Após informar os filtros, clicar no botão Preencher lista, serão exibidos os cheques de acordo com os filtros informados.


Serão exibidos apenas os cheques que possuírem CMC7.


A guia Relação de Cheques possui os botões:

Selecionar os cheques desejados e informar os filtros:

Possui a seguinte opção:

Possui os campos:

Clicar no botão Gerar Arquivo, a mensagem a seguir será exibida:



Os arquivos que serão gerados possuirão o seguinte padrão de título:
custodia_ddmmaaaa_hhmmss, conforme tela a seguir:



4.15 Conciliação de Cartões

O módulo Conciliação de Cartões permitirá uma conferência automatizada das informações relacionadas as transações de cartões de débito e de crédito, bem como despesas e acertos realizados em seu extrato da operadora.
Para mais informações referentes a rotina, acessar o Manual Conciliação de Cartões.

5 Relatórios

Os relatórios são uma importante ferramenta para a tomada de decisões, o LINX Postos AutoSystem® possui alguns relatórios que auxiliarão no controle das contas a receber.


5.1 Clientes em Atraso

Exibirá informações referentes a conta, vencimento, dias em atraso, valor e saldo para os clientes devedores. Para visualizar este relatório acessar o menu Financeiro > Relatórios > Contas a Receber > Clientes em atraso.
A tela a seguir será exibida:




A opção Modo permite selecionar as seguintes opções:

A opção Agrupar permite filtrar por:

O filtro Tipo vencimento permitirá filtrar por tipo de vencimento, diário, semanal, decendial entre outros.
O filtro Tipo cliente permitirá selecionar as opções:

Após selecionar os filtros desejados clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, conforme imagem a seguir:



5.2 Contas a Receber por Cliente

Exibirá as informações referentes as contas a receber por cliente. Quando informada a empresa, o campo juros ao dia é preenchido automaticamente com base no cadastro da empresa, podendo também ser editado. Para visualizar este relatório acessar o menu Financeiro > Relatórios > Contas a Receber > Contas a Receber por Cliente.
A tela a seguir será exibida:




A opção Agrupar possui os filtros:

A opção Ordenar possui os filtros:

A opção Tipo pessoa possui os filtros:

O filtro Clientes permitirá selecionar as opções:

Na guia Contas será possível selecionar a conta desejada:

Após selecionar os filtros desejados clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, conforme imagem a seguir:



5.3 Contas a Receber por Forma de Pagamento

Exibirá informações referentes a contas a receber, separando as informações por formas de pagamento. Para visualizar este relatório acessar o menu Financeiro > Relatórios > Contas a Receber > Contas a receber por forma de pagamento.
A tela a seguir será exibida:




A opção Exibir possui os filtros:

O filtro Nome completo da forma de pagamento permitirá exibir o nome completo das formas de pagamento.
Após selecionar os filtros desejados clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, conforme imagem a seguir:


5.4 Contas Recebidos

Exibirá as informações referentes aos documentos que foram recebidos pelo posto, com a opção de filtrar por empresa geradora do documento ou do título. Para visualizar este relatório acessar o menu Financeiro > Relatórios > Contas a Receber > Contas recebidas.
A tela a seguir será exibida:



Possui os seguintes filtros:

A opção Agrupar possui os filtros:

A opção Filtrar por possui os filtros:

A opção Conta destino possui os filtros:

O filtro Tarifa bancária permitirá que não seja exibida a tarifa bancaria no relatório.
Após selecionar os filtros desejados, clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, conforme imagem a seguir:



5.5 Extrato de Clientes

Exibirá as informações referentes as movimentações de cada cliente de forma analítico e sintética em formato de extrato, auxiliará na identificação e controle dos valores a receber e recebidos da empresa. Para visualizar este relatório acessar o menu Financeiro > Relatórios > Contas a Receber > Extrato de clientes.
A tela a seguir será exibida:



Esta tela possui os filtros:

O filtro Modo possui as opções:

O filtro Agrupar possui as opções:

A opção Exibir possui os filtros:

Após selecionar os filtros desejados clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, conforme imagem a seguir:



5.6 Extrato de Contas a Receber

Exibirá as movimentações realizadas nas contas a receber da empresa em formato de extrato de contas, podendo restringir a consulta por pessoa, grupo ou conta, ou ainda de acordo com a situação do documento. Para visualizar este relatório acessar o menu Financeiro > Relatórios > Contas a Receber > Extrato de contas a receber.
A tela a seguir será exibida:


Possui os filtros:

A opção Agrupar possui os filtros:

A opção Ordenar possui os filtros:

A opção Exibir possui os filtros:

A opção Quebrar página por pessoa permitirá realizar a quebra de página por pessoa.

Após selecionar os filtros desejados, clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, de acordo com o modelo selecionado, em PDF ou CSV.
A seguir imagem do PDF:


5.7 Extrato de Contas a Receber por Cliente

Exibirá as movimentações realizadas nas contas a receber do posto em formato de extrato de contas, podendo restringir a consulta por pessoa, grupo ou conta, como também por status de documento. Para visualizar este relatório acessar o menu Financeiro > Relatórios > Contas a Receber > Extrato de contas a receber por cliente.
A tela a seguir será exibida:


Possui os filtros:

A opção Agrupar possui os filtros:

A opção Ordenar possui os filtros:

A opção Exibir possui os filtros:

A opção Quebra página por pessoa permitirá realizar a quebra de página por pessoa.
Após selecionar os filtros desejados, clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, de acordo com o modelo selecionado, em PDF ou CSV.
A seguir imagem do PDF:


5.8 Pendências por Responsável

Exibirá as informações referentes as pendências dos clientes, permitindo visualizar o histórico do cliente e saldo devedor. Para visualizar este relatório acessar o menu Financeiro > Relatórios > Contas a Receber > Pendências por responsável. Conforme imagem a seguir:



Possui os filtros:

A guia Opções possui os filtros:

Após selecionar os filtros desejados clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, conforme imagem a seguir:


5.9 Recebimentos

Exibirá as informações referentes aos documentos de contas a receber, que foram recebidos pelo posto. É possível verificar estas informações de forma analítica ou sintética, podendo restringir por movimentos não recebidos no banco ou caixa. Para visualizar este relatório acessar o menu Financeiro > Relatórios > Contas a Receber > Recebimentos.
A tela a seguir será exibida:


Possui os filtros:

A opção Modo possui os filtros:

A opção Agrupar possui os filtros:

A opção Exibir possui os filtros:

Após selecionar os filtros desejados, clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, conforme imagem a seguir:



5.10 Receitas e Despesas Programadas

Exibirá as informações referentes ao controle de receitas e despesas fixas geradas. Para visualizar este relatório acessar o menu Financeiro > Relatórios > Contas a Receber > Receitas e despesas programadas.
A tela a seguir será exibida:


Possui os filtros:

O filtro Agrupar permitirá selecionar a opção:

O filtro Tipo permitirá selecionar as opções:

O filtro Exibir permitirá selecionar a opção:

Após selecionar os filtros desejados, clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, conforme imagem a seguir:



5.11 Saldo Devedor de Clientes

Exibirá as informações referentes ao saldo devedor dos clientes. Para visualizar este relatório acessar o menu Financeiro > Relatórios > Contas a Receber > Saldo devedor de clientes.
A tela a seguir será exibida:



Possui os filtros:

A opção Modo possui os filtros:

A opção Agrupar possui os filtros:

A opção Exibir possui os filtros:

Após selecionar os filtros desejados, clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, conforme imagem a seguir:



5.12 Valores Recebidos Referentes a Outro Posto

Exibirá as informações referentes aos valores recebidos referentes a outros postos. Para visualizar este relatório acessar o menu Financeiro > Relatórios > Contas a Receber > Valores recebidos referentes a outro posto.
A tela a seguir será exibida:



Possui os filtros:

A opção Tipo possui os filtros:

Possui a opção Mostrar apenas baixas realizadas no caixa permitirá exibir apenas as baixas que foram realizadas através do módulo Caixa.
Após selecionar os filtros desejados clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, conforme imagem a seguir:


5.13 Vencimentos de Cartões

Exibirá de forma analítica e sintética as movimentações realizadas nas contas de cartões. Para visualizar este relatório acessar o menu Financeiro > Relatórios > Contas a Receber > Vencimento de cartões.
A tela a seguir será exibida:



Possui os filtros:

A opção Modo possui os filtros:

A opção Agrupar possui os filtros:

A opção Ordenar permitirá selecionar a ordem em que as informações serão exibidas.

A opção Exibir possui os filtros:

O filtro Considerar possui a opção:

Na guia Lista de empresas, será possível selecionar a empresa desejada.

Após selecionar os filtros desejados clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, conforme imagem a seguir:



5.14 Vencimentos de Cartões Dia a Dia

Exibirá as movimentações realizadas nas contas de cartões. Para visualizar este relatório acessar o menu Financeiro > Relatórios > Contas a Receber > Vencimento de cartões dia a dia.
A tela a seguir será exibida:



Possui os filtros:

O filtro Opção possui as opções:

Após selecionar os filtros desejados, clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, conforme imagem a seguir:


5.15 Inadimplência

Exibirá as informações referentes a inadimplência dos clientes, tendo uma visão analítica ou sintética, nesta será possível visualizar a porcentagem da evolução com base na data de referência. Para visualizar este relatório acessar o menu Financeiro > Relatórios > Contas a Receber > Inadimplência.
A tela a seguir será exibida:



Possui os filtros:

A filtro Modo possui as opções:

O filtro Agrupar possui a opção:

O filtro Exibir possui as opções:

O filtro Gráfico evolução possui as opções:

O filtro Vencidos + permitirá selecionar os dias corridos em que o título está vencido. Será necessário informar os dois primeiros campos.
Após selecionar os filtros desejados clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, conforme imagem a seguir:


5.16 Transações de TEF

Exibirá as informações referentes as transações de TEF. Para visualizar este relatório acessar o menu Financeiro > Relatórios > Transações de TEF

A tela a seguir será exibida:



Possui os filtros:

A opção Modo possui os filtros:

A opção Agrupar possui os filtros:

A opção Ordem possui os filtros:

A opção Status possui os filtros:

Após selecionar os filtros desejados clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, conforme imagem a seguir: