Manual Renave Usados. |
Produto | Linx DMS/Apollo |
---|---|
Menu | Veículos > Integração > Renave > Usado |
Data |
|
Autor | Distribuição Linx DMS |
Área | P&D DMS |
Pré-requisitos
|
Como já é de seu conhecimento, o RENAVE nasceu em 2015 e vem sendo maturado por todas as partes envolvidas e, neste momento, o processo está passando por uma fase importantíssima e que necessita da interação de sua equipe de tecnologia com o SERPRO. O SERPRO é o prestador de serviços de tecnologia do DENATRAN e o responsável por toda a criação do Sistema RENAVE. |
Esse módulo está disponível nesse momento apenas para as concessionárias dos estados ES, que utilizam o Linx DMS e que tenham efetuado a sua contratação. |
Para funcionamento em seu primeiro acesso, devemos escolher qual ambiente será usado para envio dos dados ao Renave. Existem dois ambientes, o de homologação para testes, e o de produção. Alguns estados não tem ambiente de homologação, devemos utilizar o ambiente produção. Também devemos definir o certificado digital para cada filiais com sua senha. Menu: Configuração > Cadastros > Empresas e Revendas > Parâmetros > Renave
Para o envio dos veículos para o Renave, os campos em destaque na tela abaixo devem estar preenchidos, caso algum deles não esteja preenchido não é possível realizar o envio para o Renave. Menu: Oficina > Ficha de Seguimento > Manutenção O menu de acesso ao Renave Usado é: Veículos >Integração>Renave>Usado. Ao acessar esta opção você terá as seguintes funcionalidades:
Nessa aba se o veículo já estiver devidamente cadastrado e com os campos preenchido na ficha de seguimento, basta apenas informar a placa e clicar em pesquisar para realizar a consulta de aptidão, caso não tenha os campos necessários como Placa, Renavam, Número CRV e Tipo CRV são liberados para uma pesquisa manual.
Nessa aba temos duas sub abas, veículo terceiro (Compra de um veículo de terceiro para a concessionária) e veículo próprio (Veículos que já se encontram em nome da Concessionária e o mesmo deseja inserir no Renave para efetuar a saída pelo Renave quando vendido), o que diferencia uma da outra é a propriedade do veículo. Veículo que se encontra em propriedade de um cpf ou cnpj, diferente da revenda de origem de entrada.
Após clicar em SOLICITAR na entrada Veículo Próprio é criado o "ID Renave" e o veículo passa a ter o estoque com Status de Solicitado. Nesse momento abrirá uma janela para Importar ATPV. Deve-se enviar ao Renave a assinatura com reconhecimento de firma autenticada do ATPV feita pelo vendedor, caso não tenha em mãos para realizar o envio, poderá ser enviado atrás do botão Enviar ATPV. A assinatura é enviada pelo estabelecimento clicando em carregar e selecionando a ATPV desejada e após clicando em Upload ou então é enviada pelo cidadão vendedor utilizando o app da Carteira Digital de Trânsito (CDT).OBS: Na entrada em estoque não é preciso definir o tipo de assinatura que será enviada na sequência.
1- Após envio da ATPV, é possível gerar o Termo de Entrada, com isso deverá solicitar ao Despachante para seguir com a abertura do processo junto ao Detran do Estado, e recolhimento de todas as taxas necessárias.
Nessa aba é onde informamos a saída do veículo da concessionária. Saída Pendente Caso não queira utilizar esse filtro basta clicar diretamente no botão Solicitar Saída no menu a direita que ele abre a Aba Solicitar Saída.
Nessa aba foi centralizado as operações no menu a direita Termo de Entrada e Saída, ATPV, Autorizar Trans., CRLV, Numero de Seg CRV, Cancelamento de Entrada e Saída.
Nessa aba nos encontraremos as sub abas Consultar Transferência, Autorizar Saída de Transferência Estabelecimento, Entrada de transferência entre filiais e Entrada de transferência entre estabelecimentos. - Autorizar Saída de Transferência Estab. Sub aba utilizada para realizar as autorizações entre estabelecimentos. Informar a placa e pesquisar ele busca todas as informações necessárias. Após clicar no botão AUTORIZAR.
Nesta aba permite realizar consultas dos Estados da Autorização e realizar o Envio de Chave quando a entrada for realizada pelo CNPJ destino. REGRA DE ENVIO DE CHAVE: Autorização com Status CRIADA e Situação Estoque FINALIZADO.
Sub aba utilizada para realizar entrada em nosso estoque vindo de uma filial. Para isso ele precisa já estar cadastrado na filial de destino, só devemos informar a Placa e CNPJ Origem e clicar em pesquisar, os campos obrigatórios são carregado automaticamente, conferir as informações. Após isso basta clicar em transferir.
Nessa sub aba recebemos o veículo que foi autorizado a transferência para dar entrada em nosso estoque em um estabelecimento de raiz CNPJ diferente. Para isso ele precisa já estar cadastrado no estabelecimento de destino, aí devemos informar todos campos obrigatórios, Placa, Nota, Série, Cnpj Origem e o CPF do Operador e clicar em pesquisar. Após isso clicar em transferir.
Conteúdo do pacote
|
Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br. |