1 Conceito

A rotina de Faturamento permitirá ao usuário realizar o faturamento dos lançamentos financeiros realizados no sistema, possibilitando maior controle financeiro. O faturamento é a soma dos valores das vendas emitidas em determinado período comercial, em um documento único.

2 Requisitos

Para utilizar as rotinas de faturamento será necessário configurar as permissões de acesso no módulo Gerencial.

3 Configurações

Para executar as rotinas de faturamento, será necessário realizar algumas configurações no módulo Gerencial, que serão descritas nos capítulos a seguir.


3.1 Permissões de Acesso

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > aba Configurações, a seguir lista das permissões disponíveis:


Conforme exemplo a seguir: 



3.2 Plano de Contas

Para funcionamento das rotinas de faturamento parcelado será necessário incluir contas no plano de contas do sistema. Para isto, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Plano de Contas.

A tela a seguir será exibida:


 
 Esta tela possui os botões:

 Nos capítulos a seguir serão descritas as configurações das contas a serem criadas no plano de contas.

Para incluir a conta Faturamento Parcelado, selecionar a conta Ativo > Valores a Receber > Faturas a Receber e clicar no botão Novo.



Preencher os campos:

Habilitar as opções Aceitar lançamentos, Controlar pendências e Ativar programação.

Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.

3.2.2 Parcelamento Notas a Prazo

Para funcionamento das rotinas de faturamento parcelado será necessário configurar contas para formas de pagamento a prazo que serão faturadas. Para finalidade de demonstração, utilizaremos a conta Parcelamento Notas a Prazo, referente a forma de pagamento Notas a Prazo.

Para incluir a conta, selecionar a conta Ativo > Valores a Receber > Faturas a Receber e clicar no botão Novo.


Preencher os campos:

Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.

3.3 Motivos de Movimentação

Para executar as rotinas de faturamento parcelado será necessário configurar um motivo de movimentação. Para isto, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Motivos de movimentação, a tela a seguir será exibida:


Preencher os campos:

Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações. 

3.4 Política Comercial

No cadastro de clientes, será possível incluir políticas comerciais que permitirão definir configurações de venda, como cadastro de formas de pagamento, regras de preço, desconto entre outros.

 Para utilizar as rotinas de faturamento, será necessário configurar os vencimentos das contas de clientes. Para configurar, acessar o menu Cadastros > Clientes > aba Política Comercial

3.4.1 Grupo de Pessoas

A configuração do vencimento no cadastro do Grupo de Pessoas é a maneira mais rápida e fácil de configurar o faturamento. As configurações definidas no grupo serão padrão para todos os clientes pertencentes ao mesmo. Caso existir uma configuração específica para o cliente, ela será considerada, ignorando a configuração do grupo. Para configurar o vencimento acessar o menu Cadastros > Grupos de pessoas > aba Vencimentos

3.5 Bancos

O cadastro dos bancos será utilizado para controlar as movimentações de cheque, troco, depósitos e cobrança. Acessar o menu Cadastros > Tabelas > Bancos

3.6 Contas Correntes

As contas correntes deverão ser cadastradas para que o sistema possua maior controle de movimentações, tais como: cheque troco emitido, cheques emitidos para pagamento, boletos a serem gerados e custódia de cheques. Para cadastrar a conta corrente acessar o menu Cadastros > Tabelas > Contas Correntes.

3.7 Instruções Bancárias

Os dados cadastrados em Instruções Bancárias serão impressos no corpo do boleto bancário, como instruções. Acessar o menu Cadastros > Tabelas > Instruções Bancárias para criar uma nova instrução a ser utilizada nos boletos. 

3.8 Portadores

Para utilizar cobranças bancárias através do sistema, será necessário cadastrar portadores no sistema. Os portadores serão configurados como Carteira, Depósito bancário ou Boleto bancário. Para cadastrar acessar o menu Cadastros > Tabelas > Financeiro > Portadores. Será exibida a tela conforme imagem a seguir: 



3.9 Faturamento por Regime Especial

Na rotina de faturamento será possível emitir as notas fiscais de faturamento de filiais da mesma UF (Unidade Federativa) da matriz em nome da matriz, agrupando todos
 os dados em uma única nota. Desta forma, não será mais possível emitir as notas fiscais de faturamento pela filial, somente pela matriz. Para filiais de UF diferentes da matriz, o processo será de cada empresa emitir suas próprias notas fiscais. Para configurar esta rotina, acessar o módulo Gerencial > Configurações > Gerais. A tela a seguir será exibida:



Habilitar a opção Utilizar regime especial para notas fiscais de faturamento, a tela a seguir será exibida:



Informar no campo, a mensagem que será impressa no DANF-e da nota fiscal de faturamento.

Após informar o campo, clicar no botão Confirmar.

Para correto funcionamento desta rotina será necessário que a sincronia entre matriz e filiais esteja ativa. 

3.10 Configuração Envio de E-mail 

Em Gerencial > Configurações > Gerais na guia Financeiro é possível configurar para que o sistema realize o envio de fatura por e-mail, selecionando as opções:


É possível também realizar a configuração para que o envio de e-mail de faturamento seja enviado em cópia oculta para o e-mail de origem, através do Gerencial > Configurações > Parâmetros > Empresas - guia Configurações, conforme imagem:


4 Funcionalidades

A rotina de faturamento permitirá ao usuário realizar o faturamento dos lançamentos financeiros realizados no sistema, possibilitando maior controle financeiro. Para executar as rotinas acessar o módulo Gerencial > Financeiro. As opções deste menu serão detalhadas nos próximos capítulos.

4.1 Gerar Faturas

Para realizar a geração de faturas acessar a rotina Financeiro > Contas a Receber > Geração de Faturas. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os filtros:

O filtro Tipo cliente permitirá selecionar as opções:

O filtro Tipo vencto. permitirá selecionar as opções:

O filtro Nota Fiscal permitirá selecionar a opção:

O filtro Agrupamento permitirá selecionar as opções:

O filtro Ordenar permitirá selecionar a opção:

Esta tela possui os botões:



Esta tela possui os botões:

Ao clicar no botão Confirmar será exibida a tela conforme imagem a seguir, de acordo com os filtros selecionados:



Esta tela possui os botões:

  

Esta tela possui os campos:

A aba Composição exibirá os títulos que fazem parte da fatura. Será possível marcar ou desmarcar documentos da relação.



A aba Cobrança possui os campos:

A aba Opções permitirá marcar as opções:



A aba Histórico exibirá a relação de observações e histórico conforme imagem a seguir:


 
 

A aba Observações permitirá incluir informações sobre o faturamento e possui a seguinte opção:




Será exibida a tela conforme a imagem a seguir:



 

Esta tela possui os botões:

Clicar no botão Fechar para fechar a tela de Detalhamento de fatura.


Clicar no botão Sim para gerar os boletos para cobrança. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Clicar no botão OK para confirmar a mensagem. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Clicar no botão Sim caso desejar iniciar a rotina de impressão de boletos, o sistema disponibilizará os boletos para impressão. 

Após imprimir os boletos, clicar no botão Fechar, para fechar a tela de Impressão de Boletos

Após selecionar as notas, clicar no botão Registrar e imprimir. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Clicar no botão Sim para confirmar a geração das notas fiscais.




Caso desejar enviar as notas fiscais eletrônicas, o sistema enviará as notas fiscais para o sistema da SEFAZ e retornará a tela de Geração de Nota Fiscal de Faturamento. Após enviar as notas, clicar no botão Fechar, para fechar a tela, após a seleção será aberta a Nota Fiscal para impressão

Será exibida a tela de Regras de faturamento, caso desejar gerar mais faturas.

4.2 Gerar Boletos

O sistema permitirá realizar a geração dos boletos após o faturamento, para isso acessar a rotina Financeiro > Contas a Receber > Geração de Boletos. 

Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os filtros:

A opção Exibir faturas que possuem boletos rejeitados e cancelados permitirá exibir as faturas que possuem boletos cancelados ou rejeitados, vinculados as mesmas.

Após preencher os filtros, clicar no botão Confirmar, o sistema disponibilizará a relação dos boletos para gerar. Após selecionar as faturas clicar no botão Gerar boletos, os boletos então serão gerados.

4.3 Imprimir Boletos

Após gerar os boletos será possível realizar a impressão dos mesmos, para isso acessar a rotina Financeiro > Contas a Receber > Impressão de Boletos. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os filtros:

A guia Opção permitirá habilitar as opções:

Após preencher os filtros clicar no botão Confirmar. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


 

Esta tela possui os botões:


A guia Principal possui os campos:

A guia Instruções possui os campos:

A guia Mensagem exibirá as observações cadastradas na instrução bancária.

Ao clicar no botão Fatura, será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os campos:

Esta tela possui os botões:

Após selecionar os boletos a serem impressos, clicar no botão Registrar boletos, o sistema questionará se deseja imprimir os boletos, conforme imagem a seguir:



Ao clicar no botão Sim será impresso o boleto em formato .pdf.

Após a impressão o sistema questionará se deseja gerar os boletos selecionados, o boleto será gerado e será exibida novamente a tela de Impressão de Boletos.

4.4 Gerenciar Boletos

Será possível gerenciar as informações relacionadas aos boletos, além de permitir editar, excluir e incluir boletos bancários que não estejam ligados às faturas geradas pelo sistema. Com isso poderá ser realizado o lançamento de boletos para qualquer receita e não apenas àquelas provenientes do faturamento de contas no Linx Postos AutoSystem®. Para utilizar esta rotina acessar o menu Financeiro > Contas a Receber > Gerenciamento de Boletos.

Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os filtros:

O filtro Opção possui as opções:

Após preencher os filtros, clicar no botão Confirmar. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os botões:

Ao clicar no botão Novo, será exibida a tela conforme imagem a seguir: 


 
Esta tela possui os campos:

A opção Multa permitirá selecionar:

A opção Juros de Mora permitirá selecionar:

A opção Desconto permitirá selecionar as opções:

No campo Mensagem serão exibidas as observações cadastradas na instrução bancária. Após preencher os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

4.5 Remessa de Cobrança

Os arquivos de remessa que serão enviados para o banco, poderão ser gerados pelo Linx Postos AutoSystem®. Para utilizar a rotina, acessar o menu Financeiro > Contas a Receber > Remessa de Cobrança. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os campos:

Após informar o campo portador, a guia Conteúdo da Remessa será preenchida.

Após conferir os dados, clicar no botão Confirmar.

O sistema exibirá a tela conforme imagem a seguir:

Caso desejar visualizar o relatório da remessa. Será gerado um relatório conforme imagem a seguir:



A remessa de cobrança gerará um arquivo .REM.


4.6 Retorno de Cobrança

Após enviar o arquivo de remessa, o banco emitirá o arquivo de retorno e o sistema permitirá a importação dos dados, realizando as baixas automaticamente. Para utilizar a rotina, acessar o menu Financeiro > Contas a Receber > Retorno de Cobrança. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os campos:

Após preencher os campos, clicar no botão Confirmar para importar o arquivo de retorno.

4.7 Cancelar Remessa

Após enviar a remessa o sistema possibilitará o cancelamento da mesma, gerará um novo arquivo para o banco com a instrução de cancelamento. Para isso, acessar o menu Financeiro > Contas a Receber > Cancelamento de Remessa.

A tela a seguir será exibida:

 
Esta tela possui os campos:

Após informar o portador, verificar as informações e clicar no botão Confirmar o mesmo será cancelado.


4.8 Instruções e Ocorrências

As instruções dos boletos enviados para a remessa poderão ser alteradas através do menu Financeiro > Contas a Receber > Instruções e Ocorrências. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os campos:

No campo Instruções/Ocorrências serão exibidas as instruções e ocorrências realizadas no boleto.

Esta tela possui os campos:

Exibirá a tela conforme imagem a seguir:



No campo Instrução será possível selecionar as opções:

Preencher o campo Vencimento e clicar no botão Confirmar para registrar a instrução.


4.9 Títulos em Carteira

A rotina títulos em carteira permitirá realizar a consulta dos boletos e títulos emitidos, de acordo com a situação e período. Para isso, acessar o menu Financeiro > Contas a Receber > Títulos em Carteira. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:




Esta tela possui os filtros:

Após preencher os campos, clicar no botão Preencher F5. O campo Resultado da consulta será preenchido conforme os filtros selecionados.

Esta tela possui os botões:

Ao clicar no botão Imprimir, será exibido o relatório conforme imagem a seguir:


5 Relatórios

Os relatórios são uma importante ferramenta para a tomada de decisões, o Linx Postos AutoSystem® possui alguns relatórios que auxiliarão no controle do faturamento. Nos próximos tópicos serão detalhados os relatórios disponíveis para estas rotinas.

5.1 Detalhar Faturas

Este relatório exibirá as faturas geradas no sistema e detalhará os documentos que foram faturados. Para visualizar este relatório acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Relatórios > Contas a receber > Detalhamento de faturas. A tela a seguir será exibida:


Esta tela possui os filtros:

O filtro Agrupar permitirá selecionar as opções:

O filtro Ordenar permitirá selecionar as opções:

O filtro Exibir permitirá selecionar as opções:

A opção Resumo por empresa permitirá exibir um resumo das faturas de cada empresa.

A opção Informações de carta frete permitirá exibir no relatório, informações referentes ao número de cartas frete.

A opção Unidade de origem permitirá exibir no relatório, a unidade de origem das faturas.

Após preencher os filtros, clicar no botão Visualizar.

O relatório será gerado conforme imagem a seguir:


5.2 Extrato de Notas e Faturas

Este relatório exibirá informações das notas e faturas de cada cliente, registradas no sistema. Para visualizar este relatório acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Relatórios > Contas a receber > Extrato de notas e faturas. A tela a seguir será exibida:



Esta tela possui os filtros:

O filtro Filtrar por permitirá selecionar as opções:

O filtro Modo permitirá selecionar as opções:

O filtro Agrupar permitirá selecionar a opção:

O filtro Ordenar permitirá selecionar as opções:

O filtro Não exibir permitirá selecionar as opções:

O filtro Exibir permitirá selecionar a opção:

Após preencher os filtros, clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado conforme imagem a seguir:


 
 

5.3 Posição de Cobrança

Este relatório exibirá as informações referentes aos valores pendentes a receber por grupo de pessoa ou conta, em determinados períodos de acordo com o filtro informado. Para visualizar este relatório acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Relatórios > Contas a receber > Posição da cobrança.

A tela a seguir será exibida:


Esta tela possui os filtros:

A opção Agrupar permitirá selecionar as seguintes opções:

A opção Ordem permitirá selecionar as seguintes opções:

A opção Exibir permitirá selecionar as seguintes opções:

A opção Filtrar por permitirá selecionar as seguintes opções:

Após preencher os filtros, clicar no botão Visualizar. O relatório será gerado conforme imagem a seguir:


5.4 Remessa de Cobrança

Este relatório exibirá as informações referentes as remessas de cobranças emitidas para o banco. Para visualizar este relatório acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Relatórios > Contas a receber > Remessa de cobrança.

A tela a seguir será exibida:


Esta tela possui os campos:


 Após preencher os filtros, clicar no botão Visualizar. O relatório será gerado conforme imagem a seguir:


5.5 Retorno de Cobrança

Este relatório exibirá as informações referentes ao retorno de cobrança do banco. Para visualizar este relatório acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Relatórios > Contas a receber > Retorno de cobrança.

A tela a seguir será exibida:



Esta tela possui os filtros:

O filtro Situação permitirá selecionar as opções:

Após preencher os filtros, clicar no botão Visualizar. O relatório será gerado conforme imagem a seguir:


5.6 Títulos em Carteira de Cobrança

Este relatório exibirá as informações referentes aos títulos em carteira de cobrança. Para visualizar este relatório acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Relatórios > Contas a receber > Títulos em carteira de cobrança. A tela a seguir será exibida:



Esta tela possui os campos:

O filtro Agrupar permitirá selecionar as opções:

O filtro Situações permitirá selecionar as opções:

Após preencher os filtros, clicar no botão Visualizar. O relatório será gerado conforme imagem a seguir:



5.7 Conciliação Bancária

Este relatório e exibirá as informações relacionadas a conciliação bancária. Para visualizar este relatório acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Relatórios > Controles Bancários > Conciliação bancária.

A tela a seguir será exibida:


Esta tela possui os filtros:

O filtro Critério data documento permitirá selecionar as opções:


A opção Não exibir permitirá selecionar a opção:

Ao clicar no botão Configurações será possível selecionar os Créditos a Compensar e os Débitos a Compensar, conforme imagem a seguir:



Após preencher os filtros, clicar no botão Visualizar. O relatório será gerado conforme imagem a seguir:


 
 

5.8 Extrato Bancário 

Este relatório exibirá as informações referentes ao extrato bancário. Para visualizar este relatório acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Relatórios > Controles Bancários > Extrato bancário.

A tela a seguir será exibida:


Esta tela possui os filtros:

Exibir observação: exibirá as observações.

O filtro Critério data documento permitirá selecionar as opções:

Após preencher os filtros, clicar no botão Visualizar. O relatório será gerado conforme imagem a seguir: