Essa nova funcionalidade está disponível a partir da versão 3.0.10.0 - 06/05/2022. |
A partir da versão 3.0.10.X o Linx Big Farma passou por mudanças em relação a classificação fiscal dos produtos. Essa mudança tem o objetivo de deixar o máximo de informações da classificação tributária centralizado em apenas uma única tela, com isso reduzindo a dificuldade para cadastro e possíveis ajustes. O nosso controle para definir a configuração tributária aos documentos fiscais serão baseados no valor de “UF Origem” e “UF Destino”, para assim localizar a tributação do respectivo produto em uma operação estadual ou interestadual. Além desse mecanismo, ao emitir um documento fiscal, caso exista uma configuração por operação cadastrada, e ao fixar determina tributação, esse valor será considerado a todos os produtos, e caso o campo não seja preenchido, ou seja, ficando em branco para determinada operação, será aplicado a tributação interna ou interestadual do item. Isso tanto para os dados estaduais como federais. |
Logo abaixo, será descrito em detalhes as telas que foram descontinuadas, nova tela de cadastros e rotinas para definir a tributação nos documentos fiscais.
Para atender a necessidade das classificações tributárias, foi preciso melhorar algumas rotinas no Linx Big Farma, logo, com a necessidade de descontinuar algumas telas de configurações tributárias.
Serão apresentadas essas telas, mas tudo será explicado no decorrer desse artigo.
No cadastro de Grupos, acessando através do menu Cadastros > Produtos > Grupos, a aba “Substituição tributária” foi descontinuada.
Figura 01 - Aba Descontinuada no Cadastro de Grupo de Produtos |
No cadastro de Produtos, acessando através do menu Cadastros > Produtos > Produtos, na aba “Inf. Fiscais” permaneceu apenas a aba “Substituição tributária” e “Benefícios fiscais”.
Figura 02 - Alteração no Cadastro de Produtos |
Alguns campos no “Cadastro de séries” no menu Configurações > Configurações Notas Fiscais > Cadastro de Séries foram retirados, sendo os:
Figura 03 - Alterações no Cadastro de Séries |
No cadastro de filial, acessando através do menu Configurações > Filiais, na grade “Dados da filial”, aba “Dados fiscais” existia antes da versão 3.0.10.X a possibilidade de fazer vínculos de “Operação fiscal”. A partir da versão 3.0.10.X essa parametrização foi retirada e melhorada conforme será demonstrado na nova tela de “Configuração tributária – Estadual/Federal”.
Figura 04 - Configurações Filiais |
Para visualizar, cadastrar ou editar qualquer informação tributária de um respectivo item, basta acessar o cadastro do produto através do menu Cadastros > Produtos > Produtos > Inf. Fiscais e
clicar no botão
conforme destaque na Figura 02 acima.
Chegamos à grande novidade!
Diante de todos os pontos apresentados e que sofreram modificações, como a retirada de campos e opções, neste tópico será apresentado como ficou a nova configuração tributária no Linx Big Farma.
Para acessar a nova tela, basta acessar o menu Cadastros > Fiscais > Configuração Tributária – Estadual/Federal ou pelo cadastro de produto, acessando o menu Cadastros > Produtos > Produtos > Inf. Fiscais no botão “Definir/Consultar configuração tributária”.
Figura 05 -
Logo abaixo, separado por tópicos, vamos explicar cada função. Vale ressaltar que, para acessar cada opção, basta |
Nessa opção, será feito a classificação tributária estadual em operações internas ou interestaduais, tudo depende das operações que a loja realiza. De forma geral, ao incluir uma configuração tributária, será preciso preencher de forma obrigatória a "UF de Destino", visto que o valor da "UF de Origem" será retornado do cadastro da filial que está realizando a inclusão. Com base no valor da "UF Origem" e "UF Destino" será feito a o cadastro da tributação estadual ou interestadual. Uma grande novidade, é que devido o controle de “UF Origem” e “UF Destino” é possível trabalhar com lojas em estados diferentes e que estão no mesmo servidor central (se comunicando), visto que para definir uma tributação ao documento fiscal, será validado a existência da informação desde que a “UF Origem” esteja com o mesmo valor da loja emitente, e “UF Destino“ com o valor da UF do destinatário. Explicação de cada grupo e respectivos campos: → Classificação Estadual/InterestadualDentro desse grupo, será definido as principais informações, sendo para qual estado a respectiva tributação a ser cadastrada corresponde. O valor informado terá reflexo nos documentos fiscais a serem emitidos. No tópico Funcionamento das rotinas na emissão de documentos fiscais diante das modificações contém mais detalhes.
→ % PercentuaisNa configuração tributária que está sendo cadastrada/alterada, basta preencher os percentuais correspondentes ao CST/CSOSN preenchido e o estado relacionado. → % Desoneração (benefício fiscal)Nesse grupo, basta preencher para a sua respectiva UF (operação estadual) o código de desoneração e o motivo. Esse valor é por UF, então pode ser que nem todas as UF’s trabalham com o percentual desonerado a ser destacado nos documentos fiscais. → Produtos / NCM / Produto de bens ativoLogo abaixo, e por fim, existe os grupos Produtos / NCM / Produto de bens ativo. Depois de cadastrar toda a tributação, com seus respectivos códigos e percentuais, basta inserir os produtos que a respectiva tributação será aplicada na emissão de documentos ficais. O vínculo pode ser feito via produto, como também via NCM. A inclusão pode ser feita para um ou mais produtos, como também um ou mais NCM’s que compõem a configuração tributária cadastrada.
Figura 06 - Configuraões Tributárias
Figura 07 - Configurações Tributárias Edição |
Nessa etapa, ao(s) respetivo(s) produto(s) filtrado(s), será possível cadastrar as informações federais. Por ser uma informação federal, a mesma informação se aplica a todos os estados, diferente da condição estadual. Vale ressaltar que, aos itens filtrados, será possível
Figura 08 - Classificação Federal
|
Nessa etapa, ao(s) respectivo(s) produto(s) filtrado(s), será possível incluir o respectivo código de benefício fiscal, sinalizando o CST e UF que será aplicado. Ao mesmo produto, pode ser cadastro vários códigos, tudo depende do CST e UF a ser aplicado.
Figura 09 - Código Benefício Fiscal
|
A opção “Configuração por operação” representa a junção dos mecanismos que foram retirados e demonstrados no começo desse artigo, sendo a tela de “Operações fiscais”, “Vínculo da operação fiscal na filial” e “CST’s fixos no cadastro de série”. O objetivo da junção e criação é reduzir a complexidade nas amarrações de informação. Vamos entender um pouco melhor sobre a funcionalidade de cadastro... Caso exista alguma particularidade na definição de tributação em algum documento fiscal a ser emitido, como por exemplo, onde não deve ser informado configuração tributária para os respectivos produtos, mas sim uma informação fixa, será possível fazer a configuração nessa aba e selecionando a operação que será aplicada. Porém, por mais que a configuração seja criada, será aplicado os valores configurados apenas as filiais selecionadas (botão “Aplicar p/ filiais”), caso contrário, o documento fiscal será emitido com base na tributação configurada ao respectivo produto. Ao
Importante saber, que esse campo está liberado apenas as operações: Perdas e Outras Operações > Produtos.
Essa opção será passível de preenchimento apenas para a operação de: Outras Operações > Produtos, Outras Operações > Bens do Ativo e Remessa para conserto.
Essa opção será passível de preenchimento apenas quando a operação for igual a: Outras Operações > Produtos e Outras Operações > Bens do Ativo.
Importante saber que o campo não é obrigatório de preenchimento, e caso não seja preenchido nenhum valor, não irá resultar em erro na emissão e será definido a configuração tributária configura aos respectivos produtos.
Importante saber que o campo não é obrigatório de preenchimento, e caso não seja preenchido nenhum valor, não irá resultar em erro na emissão e será definido a configuração tributária configura aos respectivos produtos.
Em especial nesse grupo, será atribuído o CFOP configurado para determinado CST ou CSOSN preenchido no documento fiscal para a sua respectiva tributação conforme configurado no passo “Configuração tributária”.
O intuito da opção é reduzir cadastros por filial, para que assim, determinada operação cadastrada se aplica a uma ou mais filiais. Porém, o cadastro fica a critério do usuário.
Parâmetros: - Realiza operação fora do estado: Ao marcar este parâmetro, será permitido cadastrar o valor de CFOP para fora do estado. - Emissão própria: Ao marcar este parâmetro, ao informar o valor no campo “Tipo de operação” igual a “Entrada”, o Linx Big Farma entende que a emissão de entrada será de emissão própria, ou seja, emissão de um documento fiscal de entrada. - Desfazer CF-e duplicado: Ao marcar este parâmetro, será preenchido dados de forma automática ao cadastrar a configuração por operação. Essa opção será passível de marcação apenas se existir alguma filial no Estado do Ceará.
Ao localizar inconsistência, será retornado para o usuário a necessidade de atualização.
|
Apenas para esclarecimento, em regra geral, ao emitir qualquer documento fiscal, para localizar e definir a tributação correta, será validado o valor da “UF Origem” e “UF Destino” informado no documento fiscal.
Aos produtos informados, para definir a tributação será observado se para a UF de origem e UF de destino informado no documento possui tributação. O respectivo valor, caso entrado, será com base na configuração pelo produto, caso não exista, será com base no vínculo do NCM.
|
Na nova tela de “Configuração tributária – Estadual/Federal”, em cada aba, será possível consultar o log de alteração. Para isso, basta pesquisar a configuração ou produto desejado, selecionar. Na sequência, acesse o atalho CTRL+D ou acessando o ícone lateral |
O Linx Big Farma, diante de toda a modificação tomou o cuidado para evitar qualquer perda de informação. Logo, seguimos as seguintes premissas:
→ Existir % de tributação (aba substituição tributária) aos produtos vinculados em determinado grupo; → Caso não exista % de tributação no grupo, é observado no cadastro de produto (aba substituição tributação), e com isso feito a criação com base nos dados do item.
→ Caso não exista nenhum valor de % tributação no cadastro de grupo ou produto (aba substituição tributária), é verificado se existe valor vinculado pelo produto na "configuração tributária". → Se existir, é feito a criação via configuração tributária e observado o cadastro de produto para preenchimento do CST e CSOSN do produto; → Se não existir nada na configuração tributária pelo produto, será feito a criação da configuração com base no CST do item, isso se não existir tributação via NCM.
→ Existir configurações via NCM, porém o CST/CSOSN a ser definido será conforme os campos de percentuais. |