O que é a ferramenta? 

A ferramenta Pedidos de Compra, tem o objetivo de registrar os pedidos de compras realizados com os fornecedores. Desta forma, essa rotina irá gerar informações para conferências físicas, relatórios de curva abc de pedidos e previsões de fluxo de caixa. 

Neste manual, você aprenderá como realizar tal lançamento e também como realizar as consultas necessárias.

Manual de uso da ferramenta

A ferramenta ‘Pedidos de Compra’ tem o objetivo de registrar os pedidos de compras realizados com os fornecedores, e com essa rotina gerar informações para conferências físicas, relatórios de curva abc de pedidos e previsões de fluxo de caixa.

Como configurar as permissões de acesso

Primeiramente, para acessar a ferramenta ‘Pedidos de Compra’, é necessário que o grupo de permissão do usuário logado tenha permissão liberada. Para liberar essa permissão, acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Configurações e clique na opção Permissões de Acesso.
Selecione o Grupo de Usuários que deseja liberar, e marque as opções necessárias no Módulo Pedidos de Compras:

Para configurar as permissões de acesso a essa ferramenta, acesso o módulo Retaguarda > Menu Configurações > Permissões de acesso.

Acessar: Acesso a tela de pedidos de compras onde é possível ver detalhadamente um pedido, listar os pedidos existentes, clonar, imprimir a listagem, etiquetas, o pedido, também uma guia de conferência e lançar uma conferência.
Modificar: Permite criar ou alterar um pedido de compras existente.
Excluir: Ao entrar no pedido, habilita a opção de excluir.
Relatórios: Acesso aos relatórios de pedidos de compra(Retaguarda>Relatórios>Pedidos)
Conferência: Acesso às telas de conferência dos pedidos e conferência unificada dos pedidos.

1. CRIAR UM PEDIDO DE COMPRA

 

Para criar um pedido de compra, acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Compras e clique na opção Pedidos de Compra.



Clique na opção F3-Novo.



Serão habilitados os campos para preenchermos com as informações do pedido:

 

Ainda nas informações principais: 

Lembrando que, Logo abaixo tem as abas: Produtos e Totais Pagamentos.

Na aba Produtos tem uma grade com as colunas Produto, Cor, Quant, unitário, ipi, Total.

Clique no botão Adicionar Item.



Será aberta a tela para a inclusão de itens. 


Aqui você pode criar um F3-Novo produto, caso seja um produto novo que ainda não está cadastrado no sistema (para adicionar um novo produto você pode olhar o manual sobre Cadastro de Produtos). 


Mas caso o produto já esteja cadastrado, você pode digitar o código dele no campo Código ou clicar na lupa para pesquisar pela descrição ou referência (nesse último caso, se usar a lupa, ao encontrar o produto, dê um duplo clique sobre ele para que o sistema o carregue nessa tela):



Ao informar um produto, você deverá preencher os campos que estão identificados em vermelho na foto abaixo. 

 Além desses campos, é preenchido os campos Descrição, Cor, Departamento, Grupo, Subgrupo, Unitário, Ipi%, Valor Total, Preço Venda (Esses campos já são preenchidos automaticamente quando você cadastra ou encontra algum produto e carrega na tela)

Ao preencher todas essas informações, clique em Adicionar para que o produto seja adicionado ao pedido.



Após clicar em Adicionar, o sistema permanecerá nessa tela para que você possa adicionar mais produtos ao pedido. Quando adicionar todos, é só clicar em Fechar.

 

Ainda na tela de inclusão de itens, você pode fazer mais algumas ações: 

 

Depois de adicionar todos os itens do pedido e fechar essa tela, o sistema carregará os produtos na tela principal do pedido.

Nessa tela você pode conferir os produtos, e se precisar editar alguma informação do produto, é só dar um duplo clique em cima do produto desejado, será aberta a tela de inclusão de itens, altere o que for preciso e clique em Adicionar.

Nessa tela também, você pode remover um produto do pedido, para isso, basta dar 1 clique em cima do produto e clicar em Remover Item.



Para finalizar, você pode validar os totais e lançar a previsão de pagamento (se não quiser adicionar a previsão de pagamento, não é obrigatório). 


Clique na aba Totais e Pagamentos.


Nessa tela temos os campos Itens/Peças, Valor dos Produtos, Valor do IPI, Frete, Valor Total.

Você pode adicionar um Desconto %Ajustes (+/-) e Frete para esse pedido. Pode também adicionar alguma observação sobre o pedido:



Na tabela, você pode adicionar uma previsão de pagamento, adicione conforme o exemplo mostrado na tela (em quantas vezes: 2*, 3*, 4*.. ou em dias: 30,60,90 dias) e clique em Calcular. 

O sistema dividirá o valor das parcelas e adicionará os vencimentos, você pode alterar esses dados se for necessário.


Essas parcelas serão criadas no seu Financeiro Títulos a pagar, como uma previsão de pagamento e assim entrarão no seu fluxo de caixa. 



Ao finalizar o preenchimento dos dados, clique em F5-Salvar.


1.1. MENU AUXILIAR NO PEDIDO DE COMPRA 

Além de alterar os dados do pedido, você ainda tem algumas opções na lateral esquerda:

 



 

Ao clicar em Imprimir Etiquetas, é exibida a tela de impressão com todos os produtos e quantidades pedidas. 

Clique em Imprimir para fazer a impressão, ou Fechar para voltar a tela anterior.



 

 


2. COMO PESQUISAR OS PEDIDOS DE COMPRA JÁ CRIADOS?

 

Agora que já criamos o pedido de compra, podemos fazer algumas ações com ele, como imprimir o pedido, clonar, excluir e outras ações que veremos abaixo.

 Para abrir o pedido, acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Compras e clique na opção Pedidos de Compra.

Para abri-lo, se você souber o código do pedido, pode digitá-lo no campo Código e pressionar ENTER

Ou então pode clicar na opção F4-Abrir.



Será apresentada uma tela onde você pode filtrar o pedido de compra que deseja. Os filtros possíveis são:

 

Após informar os filtros desejados, é só clicar em F8-Filtrar e o sistema carregará em tela os pedidos.

São mostradas as informações nas colunas Fornecedor, Data, Previsão, Entrega, Status, Itens, Valor, Código, Loja, OK e no final temos um totalizador do total de itens e do Valor.



Nessa tela você pode fazer as seguintes ações:

 

 

 

 

 


 



Após exportar o pedido para edição, ele será carregado na tela de Pedidos de compras (imagem abaixo) e nela você pode editar todas as informações do pedido, como previsão, dados para faturamento e entrega, representante e fornecedor, transportadora e tipo do frete.


Pode também alterar dados e quantidades dos itens que estão no pedido, como também adicionar mais itens ou remover itens.


A opção Totais e Pagamentos também pode ser alterada se necessário.



Importante: