No sistema há duas formas de identificar se para determinado cliente há restrições de vendas à prazo ou cheque, sendo elas: Bloqueado e Suspenso. Durante a venda o sistema consulta se há títulos pendentes para o cliente, então:


Bloqueado

O cliente é sinalizado como bloqueado quando o mesmo possuí títulos em atraso, durante as vendas a prazo e cheque o sistema apresentará uma mensagem informativa ao usuário, porém permite vender mediante senha de liberação, e na consulta de clientes o mesmo é destacado com uma bolinha vermelha antes do nome.

Abaixo segue as telas de consulta de clientes e vendas para clientes que estão com seu status como bloqueado.


Suspenso

A suspensão de um cliente ocorre quando há devolução de cheques, durante as vendas a prazo e cheque o sistema apresentará uma mensagem ao usuário e não permite continuar a venda, e na consulta de clientes é destacado com uma bolinha preta antes do nome.

Abaixo segue as telas de consulta de clientes e vendas para clientes que estão com seu status como suspenso.


Configurações

Convênio

Para que sejam bloqueadas as vendas para determinado convênio quando houver títulos vencidos, deverá preencher o número de dias que será permitido vendas após o vencimento, após esse período os clientes vinculados ao convênio terão a situação alterada para bloqueado.

Esse campo está localizado no programa Cadastro de Convênios (Cadastros > Convênios) na aba Convênio > Movimentação > Quantos dia(s) para bloquear após o vencto?.


Cadastro de clientes

Para bloquear ou suspender o cliente manualmente o usuário poderá fazer através do Cadastro de Clientes, localizado no menu Cadastros > Clientes, essa configuração é realizada por convênio.

No Cadastro de clientes, deverá pesquisar pelo cliente desejado, e após acessar a aba Vincular Convênios selecionar o convênio para o qual será bloqueado/suspenso e clicar em Editar, desta forma os campos estarão abertos para manutenção, no campo "Situação" poderá escolher se o cliente está "Bloqueado" ou "Suspenso", e então deverá clicar em Aplicar para que as alterações sejam realizadas nos cadastros.


Cadastro de colaboradores 

Quando o sistema estiver parametrizado para que os controles de liberação seja utilizada a senha do colaborador, deverá ser configurado no cadastro do colaborador para que ele tenha permissão para efetuar liberações de clientes.

A configuração de controle de liberações, é realizada através do programa Parâmetros > aba Controle de Filial no campo "Controle de Liberação".