Desenvolvimento Millen-15057_22482_22742 - Integração VTEX - Integrar Serviço Garantia Estendida – Ajuste na integração
Release 101
Versão 5
Autor André Mota
Nome do Processo: Integração de Vitrine para Venda de Garantia Estendida
Este novo recurso permite que o e-Millennium realize a integração entre um site de e-commerce (utilizando plataforma VTEX) e o ERP SAP para a comercialização de garantias estendias/seguros de produtos já vendidos em pedidos anteriores. Antes, a integração entre e-Millennium e plataforma possibilitava a compra de um serviço (garantia estendida/seguro) apenas quando relacionado a um produto (por exemplo: smartphone, notebook) no mesmo pedido.
O desenvolvimento foi realizado, portanto, para atender a importação e a consulta de pedidos em dois momentos distintos – na importação dos pedidos da plataforma que contêm os produtos (serviços de garantia/seguro) não atrelados a produtos acabados, sem nota fiscal; e na consulta de faturamento Assurant (seguradora): o consumidor (SAP) faz a busca dos serviços (garantia/seguro), vendidos na plataforma, importados e validados pelo e-Millennium.
Ajuste realizado
O cliente estava implantando a customização MILLEN-15057, ao tentar rodar um método específico, recebeu um erro informando que faltava um campo no banco e entrou e contato para resolvermos.
Causa/Motivo
Erro no SQL Server ao chamar, excessivamente, uma Stored Procedures ou uma Triggers, sem se obter uma finalização (chamadas recursivas), devido a versão antiga do banco de dados. O erro é provocado por uma trigger que invoca um SEQUENCE para preencher o novo campo TRANS_ID_NF da tabela PEDIDO_VENDA.
Solução
Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.
Cadastrando a vitrine do e-commerce A vitrine foi criada para que os pedidos (sem nota fiscal) sejam baixados a partir do endpoint do cliente. O endpoint é gerado automaticamente com base nas configurações padrão da VTEX e no campo Nome do cliente em Configurações Adicionais da vitrine. Siga os passos abaixo para as configurações:
Acesse a tela Lista de Vitrines pelo caminho: Produtos e Serviços > Vitrine > Vitrines;
Clique em Incluir Vitrine e crie a vitrine. Você também pode selecionar uma vitrine já existente e clicar em Copiar. Na tela Copiar, na guia Vitrine, inclua novos Código e Descrição. No campo Exportador, selecione a opção VTEX (ACTIVE);
Na seção Configuração do servidor, habilite a chave Publicar no Servidor Atual;
Na seção Integração de Pedidos, habilite a chave Importar Pedidos;
Na guia Configurações de Pedido, digite o Prefixo do Código do Pedido;
Como Tipo de Pedido, selecione o tipo criado para as vendas em sites (WEBSITE);
Clique em Executar;



Na tela Lista de Vitrines (Produtos e Serviços > Vitrine > Vitrines), busque e selecione a vitrine.
Clique em Ações/Configurações Adicionais;
Na tela Configurações VTEX (ACTIVE), guia Geral, digite o Nome do Cliente usado na integração;
Na seção Integração via Rest, inclua a AppKey e a AppToken, usadas na integração de pedidos via Rest;
Clique em Executar.


Na tela Lista de Vitrines (Produtos e Serviços > Vitrine > Vitrines), busque e selecione a vitrine;
Clique em Ações/Configurações Adicionais;
Na tela Configurações VTEX (ACTIVE), guia Assurant, associe os produtos (serviços de garantia/seguro);

Vincule o produto da vitrine com o produto no cadastro do Millennium, fazendo um ‘De/Para’.
Clique em Executar.

Configurando o cadastro de serviço
Para configurar um serviço, siga as etapas abaixo:
Importação dos pedidos VTEX
Os produtos são importados pelo método millenium_vitrine.vitrine.importar de forma automatizada. O método millenium_eco_active_vtex!mpositivo.import.processadadoscustomizados foi estendido para que os produtos (serviços de garantia/seguro, sem nota fiscal) sejam verificados, durante o processo de importação de pedidos.
A VTEX envia o pedido de venda como um item ‘convencional’. Na observação do pedido, é gravado o número de série (serial number) do produto ao qual deverá ser relacionado o serviço (seguro Assurant). Na integração, o item ‘convencional’ é removido do pedido, fazendo com que o sistema realize o tratamento apenas para o(s) serviço(s) contidos neste pedido.
Vale destacar que o sistema só aceitará os produtos/serviços que estão associados no e-Millennium (Produtos e Serviços > Vitrine > Vitrines/Ações/Configurações Adicionais/guia Assurant). Antes de executar o método millenium_vitrine.vitrine.importar, realize as configurações de importação de pedidos (ver item Parâmetros).
Consulta de faturamento Assurant
Para recuperar os pedidos importados, é preciso executar o método millenium_fv_positivo.pedido_venda.listafaturamento_assurant. Esse método será executado pelo consumidor (SAP) e retornará os pedidos que estão e não estão atrelados a notas fiscais. Os pedidos sem notas fiscais são os serviços (garantias/seguros) que foram vendidos avulsos na plataforma e irão gerar os bilhetes de seguro.
Esta implementação, portanto, acrescenta registros da movimentação do produto (serviço garantia/seguro) mesmo sem nota fiscal, por meio de um campo na tabela de pedidos que deverá receber informações referentes à fila de integração das notas fiscais. Também foi criada tabela para associar os serviços de seguro (produto acabado) da plataforma com os serviços de seguro (produto) do e-Millennium.
Atributos que poderão deixar de ser retornados na consulta da API
Como os pedidos do ‘tipo’ Assurant não são faturados pelo e-Millennium, não há o registro de nota fiscal emitido por ele. E, como o pedido é recuperado pelo SAP, tendo como parâmetro uma movimentação com nota, alguns atributos listados abaixo podem não retornar na consulta: