Nesse manual você encontrará um passo a passo de como fazer o cadastro dos clientes, de forma simplificada e completa no CAIXA FÁCIL.
O cadastro do cliente é o coração do relacionamento com o cliente, pois a partir dele poderão ser criadas ações para fidelização e ações para gerar novas vendas.
O cadastro simplificado pode ser utilizado para fazer um cadastro rápido, apenas com algumas informações básicas. Com um cadastro simplificado você consegue efetuar uma venda no dinheiro e no cartão.
Já o cadastro completo, como o próprio nome já diz, é utilizado para operações mais complexas, que muitas vezes envolvem risco financeiro, como por exemplo o crediário.
1. CADASTRO SIMPLIFICADO
-Para fazer um cadastro simplificado, no CAIXA FÁCIL, acesse a aba 2. Cliente e clique na escrita em azul que fica na parte inferior da tela “Tecle F5 para incluir ou editar cadastro” ou pressione a tecla F5 no seu teclado ou ainda, digite o CPF ou CNPJ e aperte a tecla ENTER ou utilize o atalho CTRL+A.

-O mais indicado é digitar o CPF ou CNPJ e apertar a tecla ENTER, pois o sistema buscará no histórico de sua loja ou rede se este cliente realmente não está cadastrado, caso não esteja abrirá uma tela informando que o cliente não possui cadastrado e solicitando se você deseja realiza-lo, bastará clicar sim, e a tela de cadastro de clientes simplificado será exibida.

-No CAIXA FÁCIL, bastará clicar na escrita em azul que fica na parte inferior “Tecle F5 para incluir ou editar cadastro” ou F5 no teclado.
-No retângulo branco na parte inferior da tela, será possível pesquisar o cliente, pelo nome, CPF, data de nascimento, código, entre outros dados. Após digitar a informação escolhida para pesquisa, tecle ENTER e localize o cliente na listagem.
-Clique no botão F4-Abrir, ou pressione F4 no teclado ou utilize o atalho ALT + A.
-Assim, será aberta a tela de cadastro simplificado novamente.
-Para adicionar uma foto do cliente, clique no quadrado branco que fica na parte superior da tela de cadastro. Será possível tirar uma foto do cliente com webcam ou importar da galeria do computador.
-Se precisar remover a foto depois de adicioná-la, clique com o botão esquerdo do mouse sobre a foto.

-Se precisar cadastrar mais de um endereço do cliente, clique na segunda opção do lado esquerdo da tela, "Mais Endereços" ou ALT + M.
-Adicione um novo clicando em F3-NOVO ou F3 no teclado e siga as mesmas instruções da inserção de endereço nas informações complementares.
-Ao finalizar a edição bastará clicar em SALVAR ou ALT + S e prosseguir com a venda.
-Observe que abaixo do fechar tem a data em que foi realizado o cadastro do cliente e a data da última edição feita no cadastro.
2. CADASTRO COMPLETO
-O cadastro completo do cliente possui campos que não existem no cadastro simplificado. Esse cadastro deve ser utilizado quando se quer adicionar mais informações do cliente, e principalmente quando a loja utiliza crediário, pois as análises de crediário serão feitas baseadas nesses dados.
-Para fazer um cadastro completo de cliente no CAIXA FÁCIL, clique no ícone Cc (Cadastro de Clientes) que fica no canto esquerdo da tela.

-Ou expandir o menu clicando nos três risquinhos que fica no canto superior esquerdo da tela e depois clicar em CADASTRO DE CLIENTES, ou ainda, utilizar o atalho ALT + C.

-Nas três opções abrirá a tela de Cadastro de Cliente, clique em F3-NOVO ou F3 no teclado.
-Digite o CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica) e o nome ou razão social do cliente. Em seguida clique em CONTINUAR ou ALT + O.
-Além da inserção de um novo cadastro existe mais algumas opções que podem ser feitas e que serão explicadas no decorrer deste manual. Mas iniciaremos com a inserção de um novo cadastro.

-Esta tela terá os dois campos que têm no cadastro simplificado, com algumas informações a mais e a ordem um pouco diferente, além disso terá também as abas Profissional/Pessoal, Referências, SCPC e Crediário.
-Na primeira categoria, INFORMAÇÕES PRINCIPAIS, os seguintes campos deverão ser preenchidos:

-Na aba ENDEREÇO solicitará as seguintes informações:

-Na aba PROFISSIONAL/PESSOAL, serão solicitadas as seguintes informações:

-Na aba REFERÊNCIAS, serão solicitadas informações bancárias e como o próprio nome já diz, referências.

-A penúltima aba diz respeito ao SCPC.

-E a última aba refere-se ao CREDIÁRIO.

-Para analisar o comportamento do cliente e assim poder aumentar ou diminuir o crédito rotativo dele, quando essa análise é feita manualmente, você pode clicar em ANALISAR COMPORTAMENTO.
-Na tela de comportamento do cliente, serão exibidas as informações dele, como número de compras realizadas desde o cadastro na empresa, total comprado, total devolvido, data da última compra, informações da maior compra, informações financeiras do cliente e do cônjuge, como: média de atrasos, maior antecipação, saldo em aberto, limite disponível e status do SCPC.

-Clicando em FINANCEIRO, do lado esquerdo da tela, ou ALT + F, é possível consultar todos os títulos do cliente, independentemente de estar em aberto ou baixado (pago).
Para visualizá-los é necessário utilizar o filtro da lateral esquerda, de acordo com o que se pretende consultar, se é um título a receber ou a pagar, se está com o status aberto, baixado ou atrasado.
É possível visualizar também um resumo do crediário, deixando selecionado a opção CREDIÁRIO logo abaixo do filtro de status, com o valor total que tem em aberto no crediário, seja proveniente de vendas de produtos ou consertos que sejam cobrados do cliente, total vencido e valor de juros, conforme estipulado nas configurações globais.
Se a opção CARTÃO/CONV., estiver habilitada, mostrará os títulos em que o cliente realizou compra utilizando cartão de crédito ou débito ou convênio e o seu status (baixado ou em aberto) dependerão do controle de cartões que deve ser realizado pelo módulo RETAGUARDA.
E a opção CHEQUE segue a mesma lógica do CARTÃO/CONV. Ao final, fica um resumo utilizando as informações dos três campos, CREDIÁRIO, CARTÃO/CONV e CHEQUE, independente de estarem marcadas ou não, para que o usuário consiga ter uma visão geral do comportamento financeiro do cliente pesquisado.
Após realizar análise do financeiro do cliente, é possível clicar em ANÁLISE CREDIÁRIO para que o sistema gere uma ocorrência de análise e assim fique registrado quando foi efetuada a última análise.

Depois de analisar o comportamento do cliente, é só clicar em CANCELAR, ALT + C ou ESC, para voltar a tela anterior.
Na aba CREDIÁRIO, ainda é possível LIBERAR CRÉDITO ADICIONAL, mas esta função está disponível apenas para o CAIXA CREDIÁRIO.
Exemplo:
O cliente tem um crédito inicial liberado de R$ 150,00, mas tem R$ 100,00 em aberto no crediário de uma compra anterior, assim ele tem apenas R$ 50,00 disponível para uma nova compra. Porém, ele quer comprar um produto de R$ 100,00, assim é necessário liberar um crédito adicional de R$ 50,00 para que ele consiga fazer todo o pagamento no crediário.
Para liberar este crédito adicional é preciso clicar no botão LIBERAR CRÉDITO ADICIONAL que fica abaixo da análise de comportamento ou clicar ALT + L.
A tela de liberação de crédito adicional apresentará um resumo dos títulos a vencer, e no campo Crédito Adicional será possível informar o valor adicional que será liberado para o cliente, mas lembre-se, esse valor será válido APENAS para a PRÓXIMA COMPRA.
Para que o valor permaneça sempre no cadastro do cliente, é necessário utilizar a função crédito rotativo, informando o valor total de crédito que o cliente tem na loja.
Entrada (% / R$): Defina se o cliente precisará dar uma entrada em dinheiro na compra, para poder utilizar esse crédito adicional. Se precisar, coloque aqui esse valor, em Percentual no primeiro campo OU em reais no segundo.

Ao finalizar, clique em F8-SALVAR ou F8 no teclado e abrirá uma tela de impressão, para que se for necessário imprimir o comprovante deste crédito adicional liberado para o cliente.
Conforme mencionado anteriormente, é possível realizar outras ações, além do cadastro, na tela inicial do CADASTRO DE CLIENTES.

Clicando em F4-ABRIR, F4 no teclado ou ALT + A, é possível abrir um cadastro para editá-lo.
O botão VINCULADAS, é utilizado para permitir que um cliente compre no crediário de outro, para isso é necessário que o dono do crediário que será utilizado para compra, peça para que o seu cadastro seja vinculado ao de outro cliente no SETA. Também pode ser utilizado para inserir os filhos como vinculados e utilizar em filtros nos relatórios.
Para adicionar pessoas vinculadas, acesse o Cadastro de Clientes, pesquise pelo cliente dono do crediário, dê um clique sobre o cliente e clique em VINCULADAS ou ALT + U.
Na tela de VINCULADAS é possível:
Preencha os dados da pessoa e clique em Salvar. Caso tenha informado cônjuge ao criar o cadastro do cliente, é possível importar o cadastro do cônjuge para o vinculado também, clicando em IMPORTAR CÔNJUGE ou ALT + I.
A opção seguinte da tela principal de CADASTROS DE CLIENTES, é Documentos, que pode ser acessado clicando no botão DOCUMENTOS ou ALT + D.

Nesta tela poderão ser inseridos ou excluídos os documentos digitalizados dos clientes, como comprovantes de renda, residência, documentos pessoais e autorizações, como a que pode ser impressa na tela VINCULADAS.
Para inserir os documentos, escolha o tipo de documento desejado e clique no quadrado branco localizado abaixo do espaço para escolher o tipo de documento, ao clicar, será possível tirar uma foto ou escolher algum documento salvo no computador.
Depois de inserir os documentos é só clicar em SALVAR ou ALT + S.
A próxima opção da tela de CADASTRO DE CLIENTES, é Mais Endereços, nela será possível inserir um ou mais endereços além do endereço principal já cadastrado durante a inclusão do cadastro.
Basta clicar em Novo, e abrirá uma tela para a inclusão do novo endereço, será possível colocar uma descrição também, para identificar de quem ou a que se refere este endereço.

Na opção OCORRÊNCIAS, será possível visualizar as ocorrências geradas, seja no atendimento ao cliente, análise de crédito ou motor de relacionamento e gerar uma nova ocorrência.
Na tela de ocorrência, será apresentada a listagem de ocorrências, para visualizá-las detalhadamente bastará clicar uma vez sobre a ocorrência desejada e nelas estarão registrados os comentários colocados, operações realizadas, bem como data e horário em que foram realizadas.

A opção seguinte é FINANCEIRO, que pode ser acessado por ALT + F, também. E é a mesma tela que abre no cadastro do cliente quando é clicado em ANALISAR COMPORTAMENTO – FINANCEIRO.
Além dos filtros para visualização dos títulos explicados na parte de inclusão do cadastro, é possível realizar mais algumas operações, como visualizar a venda, combinar nova data de pagamento, acessar o histórico de pagamentos do crediário, imprimir a listagem de títulos ou só os títulos selecionados.
Desta forma, caso o cliente queira combinar o pagamento de parcelas em atraso, bastará clicar uma vez no título e apertar a tecla ESPAÇO no teclado para marcar este título, clicar em COMBINAR e inserir a nova data acordada com o cliente, por fim clicar em F8-COMBINAR ou F8 no teclado.
Clicando em VENDA ou ALT + V, é possível visualizar o espelho da venda selecionada.
Em PAGAMENTOS ou ALT + M, é possível visualizar todo o histórico de pagamentos do cliente.
Utilizando o botão IMPRIMIR, imprimirá a listagem de títulos e IMPRIMIR SELECIONADO, como o próprio nome já diz, imprimirá a listagem dos títulos que forem selecionados, clicando com o espaço do teclado.

Em COMPORTAMENTO, é apresentada a mesma tela de ANALISAR COMPORTAMENTO do cadastro do cliente. Assim, conforme descrito no passo a passo da inserção de um novo cadastro, é possível visualizar um resumo do cliente, quantas compras fez, valor total comprado, valor total devolvido, resumos de crediário, entre outras informações.
Além disso é possível acessar o financeiro e realizar uma análise de crediário do cliente, gerando uma ocorrência.

Em VENDAS, serão listadas todas as compras efetivadas pelo cliente, conforme legenda do canto inferior esquerdo da tela, os diferentes tipos de vendas serão destacados por cor, sendo preto para venda regular, ou seja, aquela venda iniciada e finalizada, podendo o pagamento ter sido efetivado em dinheiro, cartão, cheque ou crediário.
As devoluções ficarão com a escrita em preto e com um sinal de menos ( - ) em frente ao valor da compra.
Em cinza ficarão as vendas pendentes, aquelas que foram iniciadas em um pré-vendas, mas ainda não foi finalizada.
Vermelho, as vendas canceladas, ou seja, aquelas que por algum motivo tiveram que ter sido estornadas.
Condicionais baixadas ficarão em verde e condicionais pendentes, aquelas que ainda falta o cliente devolver, em amarelo.
Com um clique é possível selecionar a venda, assim do lado direito da tela ficará os detalhes da compra, como vendedor, condição de pagamento, e informações dos produtos da compra selecionada.
Clicando em Imprimir Pedido, será impresso um espelho da venda e consultar pedido, será possível visualizar em tela o espelho da venda, podendo editar a venda, conforme descrito no manual de vendas baixadas.

O botão DESATIVAR, desativa o cadastro do cliente selecionado, assim este cadastro não aparecerá mais na listagem de clientes.

O botão ETIQUETAS, gera etiquetas de endereço do cliente, para serem impressas posteriormente, acessando RETAGUARDA – RELATÓRIOS – IMPRESSÃO DE ETIQUETAS DE ENDEREÇO.
Logo em seguida é apresentada a opção IMPRIMIR A FICHA, clicando nesta opção é possível imprimir a ficha do cliente, conforme preenchido em seu cadastro, com uma declaração de que as informações preenchidas são reais e que informará a empresa caso tenha alguma alteração e logo abaixo um espaço para que o cliente possa assinar.

A opção FICHA EM BRANCO, trará esta mesma ficha de cadastro, sem nenhuma informação preenchida, para que o caixa ou cliente possa preencher.

A opção IMPRIMIR CARTÃO, possibilita a impressão de cartões, caso a loja trabalhe com este recurso.
Por fim, o botão IMPRIMIR DOCUMENTOS, o qual possibilita imprimir documentos previamente pré-estabelecidos no módulo RETAGUARDA – CONFIGURAÇÕES – DOCUMENTOS.
Clicando em F8 - IMPRIMIR ou F8 no teclado será impresso o documento padrão. Clicando no botão IMPRESSORA, será possível selecionar em qual impressora será impresso este documento padrão.

E clicando em EDITAR, é possível realizar a edição do documento padrão antes de realizar a impressão, inserindo os dados pessoais do cliente, por exemplo.

E assim como as demais telas do Seta para fechar, basta clicar em FECHAR ou pressionar a tecla ESC no teclado.
Editado por | Data |
Hillary Lapas e Katiéli Vanessa Fritz | 07/05/2020 |