1- Por que fazer a configuração de e-mail no ClinicWeb? A configuração de e-mail é essencial para a comunicação interna da sua unidade. É através dela que a sua caixa de e-mails é integrada ao sistema. Essa integração viabiliza a comunicação direcionada aos pacientes, o envio de resets de senha para funcionários, disparos automáticos de mensagens, entre outras funcionalidades. Ao realizar a configuração de e-mail você garante a conectividade correta entre o sistema e os servidores de e-mail, autenticação segura, envio confiável de mensagens e recebimento eficiente de respostas. |
2- Como fazer uma configuração de e-mail? 1) Acesse menu Administrativo → Configurações → Configuração de E-mail. 2) Informe os seguintes dados:
3) Após o preenchimento de todas as informações, selecione a opção "Meu servidor requer autenticação", assim o sistema vai habilitar os campos "Usuário para autenticação" (onde você deve informar o seu e-mail) e "Senha para autenticação" (onde você vai informar a senha de acesso desse e-mail). 4) Clique em "Salvar". |
3- Como configurar uma conta Gmail? 1) Para configurar uma conta Gmail é necessário fazer o preenchimento das seguintes informações:
2) Clique em "Salvar". |
4- Como configurar uma conta Outlook (Hotmail)? 1) Para configurar uma conta Outlook (Hotmail) é necessário fazer o preenchimento das seguintes informações:
2) Clique em "Salvar". |
5- Como configurar uma conta Yahoo? 1) Para configurar uma conta Yahoo é necessário fazer o preenchimento das seguintes informações:
2) Clique em "Salvar". |
6- Como configurar uma conta de domínio próprio? 1) Para configurar uma conta de domínio próprio, por exemplo: email@meudominio.com.br, é necessário ter as seguintes informações em mãos:
2) Após o preenchimento dessas informações, clique em "Salvar". |
7- O que fazer quando meu e-mail possui Autenticação em 2 fatores (2FA)? Como utilizar as senhas de aplicativo?
1) Antes de gerar a senha de aplicativo, verifique se a autenticação de dois fatores (2FA) está ativada na sua conta de e-mail. 2) Para gerar uma senha de aplicativo (Gmail): 2.1) Acesse sua conta Google e clique em sua foto de perfil, no canto superior direito. 2.2) Selecione Gerenciar sua Conta Google. 2.3) No menu lateral, clique em Segurança. 2.4) Role até a seção Login no Google e verifique se a Verificação em duas etapas está ativada. 2.5) Na mesma seção, clique em Senhas de aplicativo. 2.6) Faça login novamente se solicitado. 2.7) No menu suspenso, selecione Outro (nome personalizado), e insira um nome para identificar essa senha (ex.: "CW - Envio de E-mails"). 2.8) Clique em Gerar. Uma senha será exibida na tela. 2.9) Copie essa senha de aplicativo gerada (não a senha da conta de e-mail). Cole no campo "Senha para Autenticação" no CW e siga com as configurações de acordo com o passo a passo acima. 3) Para gerar uma senha de aplicativo (Outlook): 3.1) Acesse sua conta da Microsoft e vá para as Configurações de Segurança Avançadas. 3.2) Certifique-se de que a Verificação em duas etapas está ativada. 3.3) Na seção Senhas de aplicativo, clique em Criar uma nova senha de aplicativo. 3.4) Uma senha será exibida na tela. 3.5) Copie essa senha de aplicativo gerada (não a senha da conta de e-mail). Cole no campo "Senha para Autenticação" no CW e siga com as configurações de acordo com o passo a passo acima. 4) Para gerar uma senha de aplicativo (Yahoo): 4.1) Acesse sua conta Yahoo, clique no seu nome ou ícone de perfil e selecione Informações da conta. 4.2) Clique em Segurança da conta. 4.3) Verifique se a opção Verificação em duas etapas está ativada. 4.4) Na seção Senhas de aplicativo, clique em Gerar uma senha de aplicativo. 4.5) Uma senha será exibida na tela. 4.6) Copie essa senha de aplicativo gerada (não a senha da conta de e-mail). Cole no campo "Senha para Autenticação" no CW e siga com as configurações de acordo com o passo a passo acima. |