Antes de realizar a atualização de preço ABCFarma, verifique a alíquota de ICMS através do artigo Como Definir Alíquota de ICMS para a Filial

Atualização de Preços

PASSO 01 - SELEÇÃO DA LISTA

Abra o Linx Big Farma e vá até o menu Utilitários > Atualizar... > Atualização de preços e escolha a opção Atualizar preços e  clique no botão .



Figura 01 - Atualização de Preços


Selecione a opção ABCFarma e  clique  novamente em .


Figura 02 - Atualização ABCFarma


Depois de selecionar o tipo de lista ABCFarma será exibido o aviso de acordo com a Figura 03, mostrando necessidade de informar o CNPJ  e a senha cadastrados.


Figura 03 - Aviso de CNPJ e Senha Obrigatórios

Os dados de acesso são obtidos através do cadastro na própria ABCFarma.


Informe o CNPJ  e a senha cadastrados e  clique em ;


Figura 04 - Atualização

PASSO 02 - ASSOCIAÇÃO DE PRODUTOS

Nessa tela é possível verificar a quantidade dos produtos constantes na lista  escolhida (ABCFarma ou Guia da Farmácia) e também a quantidade de produtos associados com a base de dados do cliente .


Figura 05 - Produtos Associados


Caso seja necessário é possível consultar (visualizar) os produtos associados ou então associar manualmente os produtos que ainda não foram associados.

Para isso basta  clicar no botão .


Figura 06 - Visualizar/Associar Produtos


A tela virá como padrão sem informações, e pode ser utilizado filtro para visualização.

  •  - Efetuará a associação do item selecionado.
  •  - Altera a quantidade de unidades por caixa do produto selecionado.
  •  - Limpa o código associado do produto, liberando para nova associação.

 

Terminado o processo de associação  clique no botão  ou pela tecla de atalho ESC.

Selecione o botão  para ir ao próximo passo.

PASSO 03 - DEFINIR MARGEM


Com essa informação ao montar a lista do que foi alterado, será considerado dentro da margem tudo que acusar um aumento de até 10% (
dez por cento).Essa margem deve ser obtida pelos órgãos responsáveis, por exemplo, o governo informa um aumento nos medicamentos de 10% (dez por cento), então a margem deve ser informada com essa porcentagem, para que a verificação seja realizada.



Figura 07 - Definir Margem


Selecione o botão  para ir ao próximo passo.

PASSO 04 - PRODUTOS "DENTRO" DA MARGEM

Os produtos que foram encontrados dentro da margem estabelecida  no passo anterior serão agrupados nessa tela e também será possível visualizar/marcar esses produtos .



Figura 08 - Produtos Dentro da Margem


Ao  clicar no botão  será exibida a tela com os produtos marcados para alteração que estão dentro da margem estabelecida, e portanto, com uma maior segurança para atualização dos preços.


Figura 09 - Lista dos Preços que Serão Atualizados Dentro da Margem

Nessa tela os produtos já estarão marcados, portanto, o processo é invertido agora, se não quiser que algum dos produtos não seja atualizado deve-se desmarcá-lo com as teclas de seleção padrão, ou então, se quiser olhar um a um é só desmarcar todos os produtos e marcar somente os produtos desejados.


Nessa tela são exibidas informações de preços do cadastro e também dos preços da lista selecionada no Passo 01.

É possível escolher o tipo de preço de compra do cadastro para comparação .

Se tudo estiver correto feche a tela e  clique no botão .

PASSO 05 - PRODUTOS "FORA" DA MARGEM

Ao contrário do passo anterior, os produtos que estão fora da margem definida não virão marcados por padrão , pois os mesmos necessitam de uma análise para definir se realmente está correta a alteração, ou se houve algum tipo de problema, como por exemplo, unidades de caixas errada, código diferente, etc...

 


Figura 10 - Produtos Fora da Margem


A representação da quantidade de produtos FORA da margem  poderá ser visualizada na tela, e para verificar os produtos basta  clicar no botão .

Da mesma forma que na Figura 09 serão visualizados os produtos, porém sem nenhuma marcação, deixando a cargo do responsável pela atualização a análise detalhada de cada item, para posteriormente ser marcado produto a produto.

Depois de tudo conferido e realizado as devidas correções (com todos os produtos desejados marcados para alteração) feche a tela, e será retornado a tela da Figura 10 porém com a quantidade de produtos marcados não mais zerada .

Em seguida  clique no botão .

PASSO 06 - OPÇÕES DE ATUALIZAÇÃO

Neste passo será necessário definir as opções de atualização.



Figura 11 - Opções de Atualização


Na opção de atualizar preço promoção deve-se levar em consideração que ao escolher SIM os preços promocionais serão alterados e assim deverão ser consideradas a troca das etiquetas desses produtos alterados, bem como como esses produtos serão alterados, se por margem ou por desconto.

Se escolher a opção Não, não será necessário marcar nenhuma das opções na seção "Como deseja atualizar?", pois o sistema ignorará essa configuração, ou seja, não será atualizado o preço de promoção.

  • Se optar por Margem, então o percentual da margem será mantido e o percentual do desconto será ajustado para que o Preço Promocional seja atingido;

→ Será realizado a atualização do preço de promoção com base na Margem de promoção atual. Neste caso o valor da Margem de promoção será mantido e os valores de Preço de Promoção e Desconto de promoção serão atualizados.

Preço de Promoção = Preco de Compra * (1 + (Margem de Promocao / 100))

Desconto Promoção = (1 - (Preco de Promocao / Preco de Venda)) * 100

  • Se optar por Desconto então o cálculo do preço promocional manterá o percentual de desconto estabelecido no cadastro e será feito um ajuste na margem do desconto promoção.

→ Será realizado a atualização do preço de promoção com base no Desconto de promoção atual. Neste caso o valor do desconto de promoção será mantido e os valores de Preço de Promoção e Margegm de promoção serão atualizados.

Preço de Promoção = Preco de Venda - (Preco de Venda * Percentual do Desconto Promocao / 100)

Margem de Promoção = ((Preco de Promocao / Preco de Compra) - 1) * 100

PASSO 07 - TIPO DE PREÇOS DA ATUALIZAÇÃO

Defina onde serão aplicadas as alterações dos preços, se no cadastro de produtos apenas, se apenas nos preços filiais ou em ambos os registros do produto.



Figura 12 - Tipo de Preço da Atualização

PASSO 08 - RESUMO DA ATUALIZAÇÃO

Neste passo será repassado todas as escolhas feitas nos passos anteriores, apresentando um resumo do que será realizado a seguir.



Figura 13 - Resumo da Atualização


Caso seja necessário alterar qualquer informação apresentada até o momento basta  clicar no botão .

PASSO 09 - PROCESSAMENTO

A partir desse passo a atualização será realizada dentro dos parâmetros informados nos passos anteriores, basta apenas aguardar o término do processo.


Figura 14 - Atualização

PASSO 10 - CONCLUSÃO

O processo foi concluído e os preços foram alterados.



Figura 15 - Conclusão


Restaurar Preços (Avançado)

Atualização de Preços por Grupos