Visão Geral

Atualmente, promoções de frete tem sido um grande diferencial para o aumento da chance de conversão de carrinho. Que tal poder gerar esse tipo de promoção dentro do próprio Linx Omni? Além de alterar Preço de Frete, que tal também poder alterar Prazo de Frete e Transportadora de acordo com inúmeras condições disponíveis no processo de cotação de frete?

O presente documento tem como objetivo a apresentação de como o Linx Omni pode ajudar a alavancar suas vendas com Regras Inteligentes de Frete.

Benefícios

A funcionalidade apresenta alguns benefícios:

Funcionamento

Em Regras Inteligentes de Frete, é possível criar "ações" que modificam a cotação e criar "condições" que parametrizam essas modificações.

AÇÕES: Correspondem as modificações realizadas no preço, prazo e/ou transportadora da cotação.

Para as ações Fixar o valor do frete e Fixar o tempo de entrega, foi criada a flag:

Essa flag permite priorizar o valor original do frete (tempo e custo) quando for inferior ao definido na regra.


Disponivel em: 20/05

Atualização: Expansão de Condições para a Ação "Fixar o valor do frete"

A ação "Fixar o valor do frete" agora suporta novas condições que permitem maior flexibilidade na criação de regras. Além das condições já existentes (Preço do carrinho, Canal de vendas, Modalidade de frete e Range de CEP), também passam a ser aceitas:

✅ Essas condições podem ser combinadas entre si, permitindo configurações mais robustas e aderentes às estratégias logísticas do cliente


CONDIÇÕES: Correspondem aos critérios utilizados para que uma ação seja executada.

📘Observações

No cadastro das condições para cada ação, temos os comportamentos abaixo.

Dependência entre condições

Dependência entre variáveis cadastradas nas condições

Configurações de Produto

❗️Importante

Essas configurações irão alterar as cotações de frete. Por este motivo recomendamos que seja feita uma homologação fora do ambiente de produção.

Primeiramente, se faz necessário criar uma nova regra no produto, conforme Vídeo 1. Neste, temos exemplos de regras criadas com suas respectivas ações e condições.

Conforme explicado anteriormente, existem duas condições de agrupamentos de SKU:

📘Observações

No comportamento das ações e condições, temos os comportamentos abaixo.

Exemplos

1 - Decréscimo de 15% do valor do frete para todas as faixas de CEP das transportadoras X e Y.
2 - Acréscimo de 15% para todas as faixas de CEP das transportadoras X e Y.
3 - Fixar o valor de R$ 50,00 para a categoria de geladeira para o estado de SC nas transportadoras X e Y.
4 - Adicionar 2 dias úteis do tempo de entrega da transportadora X em todas as faixas de CEP com duração de uma semana.
5 - Fixar em 10 dias úteis a entrega para a cidade de SP na transportadora X durante o mês de maio.
6 - Se a transportadora X for menor em até 10% que a 2ª Transportadora mais barata, ignorar X e seguir com a 2° opção.
7 - Excluir peso cubado superior a 100m³ das faixas de CEP do Sudeste na transportadora X
8 - Excluir a categoria notebook para as faixas de CEP de SP da transportadora X.
9 - Para a Modalidade Ship To Store, excluir todas as transportadora X e Y quando o valor do carrinho for menor do que R$ 50,00.
10 - Aplicar frete grátis para as faixas de CEP do Sudeste quando as entregas forem oriundas da Filial SP e Filial RJ.
11 - Decréscimo de 10 reais do valor do frete para todas as faixas do Nordeste quando o valor do frete for maior do que R$ 30.
12 - Informe no checkout da cotação que falta 10 reais para ter frete grátis no carrinho (em desenvolvimento).

Oportunidades - Checkout do carrinho

As ações aplicadas poderão ser mostradas por qualquer plataforma de Ecommerce a partir de informações que disponibilizamos no response da cotação do nosso produto, conforme detalhamento abaixo.


{
  "groups": {
    "groupName": {
      "shipment": {
        "37fdd8f5-58b5-4db2-8552-767214a676f9": {
          "id": "e723b115-f8f1-4cf3-89a0-2bed51ea34dd",
          "method": "Envio próprio",
          "methodId": "222",
          "price": 0,
          "time": 7,
          "utilDays": 5,
          "beforeRules": {
            "totalDays": 8,
            "utilDays": 5,
            "price": 5,
          },
          "deliveryEstimatedDate": "2023-03-01",
          "fulfillments": {
            "F1": {
              "appliedRules": {
                "originalTotalPrice": 16.08,
                "originalTotalTime": 15,
                "originalRecessDays": 2,
                "originalUtilDays": 5,
                "rules": [
                  {
                    "id": "Black Friday Rule",
                    "action": [
                      {
                        "name": "decreaseFreightCost",
                        "value": 5,
                        "isPercentage": false
                      }
                    ]
                  }
                ]
              }
            }
          }
        }
      },
      "shipmentExceptions": [
        {
          "message": "No delivery packages available to this freight method, because a freight rule",
          "freightRuleId": 20,
          "methodId": "fm1",
          "methodName": "ECONOMIC",
          "items": [
            {
              "skuId": "s1",
              "freightRuleRestriction": true,
              "totalRequested": 1
            },
            {
              "skuId": "s2",
              "freightRuleRestriction": false,
              "totalRequested": 1
            }
          ]
        }
      ]
    }
  }
}


CampoDescrição
[bloc.shipment.rs]
{
.price
Preço com a aplicação das Regras Inteligentes de Frete
[bloc.shipment.rs]
{
.time
Tempo com a aplicação das Regras Inteligentes de Frete
[bloc.shipment.rs]
{
.utilDays
Dias úteis com a aplicação das Regras Inteligentes de Frete
[bloc.shipment.rs]
{
.beforeRules.totalDays
Tempo antes da aplicação das Regras Inteligentes de Frete
[bloc.shipment.rs]
{
.beforeRules.utilDays
Dias úteis sem a aplicação das Regras Inteligentes de Frete
[bloc.shipment.rs]
{
.beforeRules.price
Preço antes da aplicação das Regras Inteligentes de Frete
[bloc.shipment.rs]
{
.deliveryEstimatedDate
Estimativa da data de entrega com a aplicação das Regras Inteligentes de Frete
[bloc.F1.appliedRules.originalTotalPricePreço do fulfillment antes da aplicação das Regras Inteligentes de Frete
[bloc.F1.appliedRules.originalTotalTimeTempo do fulfillment antes da aplicação das Regras Inteligentes de Frete
[bloc.F1.appliedRules.rules[].idId/nome da regra que foi aplicada no fulfillment
[bloc.F1.appliedRules.rules.action[].nameAção que foi aplicada no fulfillment
[bloc.F1.appliedRules.rules.action.valueValor da ação que foi aplicada no fulfillment
[bloc.F1.appliedRules.rules.action.isPercentageIndica se o campo "value" representa uma porcentagem ou valor completo
[bloc.shipmentExceptions[].freightRuleIdRegra que causou a Exception
[bloc.shipmentExceptions[].itemsItens que não puderam ser atendidos
[bloc.shipmentExceptions[].items[].freightRuleRestrictionIndica se o item foi o responsável por ativar a regra que causou a Exception

Quando não houverem regras, o beforeRules, assim como o appliedRules, virão como um objeto vazio: beforeRules: {}.

O beforeRules se refere a somatória dos valores do appliedRules e o maior prazo entre eles, pois o appliedRules é a nível de fullfillment e o beforeRules a nível de shipment.
O appliedRules passa a retornar também as propriedades originalRecessDays e originalUtilDays referente aos dias úteis e de recesso antes da aplicação da regra no fullfillment.