Visão Geral
Atualmente, promoções de frete tem sido um grande diferencial para o aumento da chance de conversão de carrinho. Que tal poder gerar esse tipo de promoção dentro do próprio Linx Omni? Além de alterar Preço de Frete, que tal também poder alterar Prazo de Frete e Transportadora de acordo com inúmeras condições disponíveis no processo de cotação de frete?
O presente documento tem como objetivo a apresentação de como o Linx Omni pode ajudar a alavancar suas vendas com Regras Inteligentes de Frete.
A funcionalidade apresenta alguns benefícios:
Em Regras Inteligentes de Frete, é possível criar "ações" que modificam a cotação e criar "condições" que parametrizam essas modificações.
AÇÕES: Correspondem as modificações realizadas no preço, prazo e/ou transportadora da cotação.
Para as ações Fixar o valor do frete e Fixar o tempo de entrega, foi criada a flag: ![]()
Essa flag permite priorizar o valor original do frete (tempo e custo) quando for inferior ao definido na regra.
Disponivel em: 20/05
Atualização: Expansão de Condições para a Ação "Fixar o valor do frete"
A ação "Fixar o valor do frete" agora suporta novas condições que permitem maior flexibilidade na criação de regras. Além das condições já existentes (Preço do carrinho, Canal de vendas, Modalidade de frete e Range de CEP), também passam a ser aceitas:
✅ Essas condições podem ser combinadas entre si, permitindo configurações mais robustas e aderentes às estratégias logísticas do cliente
CONDIÇÕES: Correspondem aos critérios utilizados para que uma ação seja executada.
Observações
No cadastro das condições para cada ação, temos os comportamentos abaixo.
Dependência entre condições
"Grupo de Produtos" e "Categoria de Produtos" possuem um comportamento de independência entre eles, ou seja, se pelo menos 1 das condições estiver contemplada no fulfillment, a ação já se torna válida.
Ex.: Considerando que as condições cadastradas são: "Grupo de Produtos" (SKU 1 e SKU 2) e "Categoria de Produtos" (SKU 3 e SKU 4). Para um fulfillment que tiver contemplando apenas o SKU 1, a ação já se torna válida.As demais condições possuem dependência entre elas, ou seja, todas as condições precisam ser atendidas para que a ação seja válida.
Ex.: Considerando que as condições cadastradas são: "Canal de Venda" (A e B) e "Transportadora" (C). Para um fulfillment que tiver contemplando a transportadora C e um canal de venda diferente do A e B, a ação ficará invalidada.Dependência entre variáveis cadastradas nas condições
As condições que envolverem Tempo, Preço, Peso cubado e Valor de carrinho, terão dependência entre variáveis para uma mesma condição.
Ex.: Considerando que a condição cadastrada seja: "Tempo de Entrega" (>2 e <10). Para uma fulfillment que tiver contemplando o "Tempo de Entrega" = 12, a ação ficará invalidada, pois este objeto deverá ser maior do que 2 e menor do que 10.As demais condições, quando cadastrado mais de uma variável, ambas possuirão um comportamento de independência entre elas, ou seja, basta uma variável estar contemplada no fulfillment que a condição já se torna válida para a ação.
Ex.: Considerando que a condição cadastrada seja: "Tipo de cotação de frete" (Envio pela loja e Retire na loja). Para uma fulfillment que tiver contemplando Envio pela loja, a ação já se torna válida.
Importante
Essas configurações irão alterar as cotações de frete. Por este motivo recomendamos que seja feita uma homologação fora do ambiente de produção.
Primeiramente, se faz necessário criar uma nova regra no produto, conforme Vídeo 1. Neste, temos exemplos de regras criadas com suas respectivas ações e condições.
Conforme explicado anteriormente, existem duas condições de agrupamentos de SKU:
Observações
No comportamento das ações e condições, temos os comportamentos abaixo.
Em uma uma regra poderá existir mais de uma ação e esta terá o seu conjunto de condições respectivas.
A validade fim de uma regra é opcional. Porém, a validade início é obrigatória.
A prioridade entre ações e regras de frete, servem para priorizar uma em detrimento de outra, caso exista conflito de ações para um mesmo fulfillment. O conflito de ação é entendido quando forem ações que atuam em um mesmo objeto (preço, prazo e/ou transportadora).
Ex.: Se uma ação com prioridade 1 for "Decréscimo no valor do frete" e uma ação com prioridade 2 ou mais for "Fixar o valor do frete", a mais prioritária será aplicada ao fulfillment. Isso porque ambas possuem o mesmo objeto de ação - preço. Lembrando que isso acontecerá apenas se a mais prioritária atender as condições respectiva da primeira ação.A ação é aplicada por fulfillment, ou seja, para o trecho que atenderá a ação.
Ex.: Se tiver cadastrada a ação "Ignorar transportadora" com a condição "Filial" (B), caso o pedido possua quebra de entrega (https://docs.linxdigital.com.br/docs/split-de-pedidos), originando um outro fulfillment oriundo da Filial C, a ação será aplicada para o fulfillment que for oriundo da Filial B, apenas.
1 - Decréscimo de 15% do valor do frete para todas as faixas de CEP das transportadoras X e Y.
2 - Acréscimo de 15% para todas as faixas de CEP das transportadoras X e Y.
3 - Fixar o valor de R$ 50,00 para a categoria de geladeira para o estado de SC nas transportadoras X e Y.
4 - Adicionar 2 dias úteis do tempo de entrega da transportadora X em todas as faixas de CEP com duração de uma semana.
5 - Fixar em 10 dias úteis a entrega para a cidade de SP na transportadora X durante o mês de maio.
6 - Se a transportadora X for menor em até 10% que a 2ª Transportadora mais barata, ignorar X e seguir com a 2° opção.
7 - Excluir peso cubado superior a 100m³ das faixas de CEP do Sudeste na transportadora X
8 - Excluir a categoria notebook para as faixas de CEP de SP da transportadora X.
9 - Para a Modalidade Ship To Store, excluir todas as transportadora X e Y quando o valor do carrinho for menor do que R$ 50,00.
10 - Aplicar frete grátis para as faixas de CEP do Sudeste quando as entregas forem oriundas da Filial SP e Filial RJ.
11 - Decréscimo de 10 reais do valor do frete para todas as faixas do Nordeste quando o valor do frete for maior do que R$ 30.
12 - Informe no checkout da cotação que falta 10 reais para ter frete grátis no carrinho (em desenvolvimento).
As ações aplicadas poderão ser mostradas por qualquer plataforma de Ecommerce a partir de informações que disponibilizamos no response da cotação do nosso produto, conforme detalhamento abaixo.
{
"groups": {
"groupName": {
"shipment": {
"37fdd8f5-58b5-4db2-8552-767214a676f9": {
"id": "e723b115-f8f1-4cf3-89a0-2bed51ea34dd",
"method": "Envio próprio",
"methodId": "222",
"price": 0,
"time": 7,
"utilDays": 5,
"beforeRules": {
"totalDays": 8,
"utilDays": 5,
"price": 5,
},
"deliveryEstimatedDate": "2023-03-01",
"fulfillments": {
"F1": {
"appliedRules": {
"originalTotalPrice": 16.08,
"originalTotalTime": 15,
"originalRecessDays": 2,
"originalUtilDays": 5,
"rules": [
{
"id": "Black Friday Rule",
"action": [
{
"name": "decreaseFreightCost",
"value": 5,
"isPercentage": false
}
]
}
]
}
}
}
}
},
"shipmentExceptions": [
{
"message": "No delivery packages available to this freight method, because a freight rule",
"freightRuleId": 20,
"methodId": "fm1",
"methodName": "ECONOMIC",
"items": [
{
"skuId": "s1",
"freightRuleRestriction": true,
"totalRequested": 1
},
{
"skuId": "s2",
"freightRuleRestriction": false,
"totalRequested": 1
}
]
}
]
}
}
} |
| Campo | Descrição |
|---|---|
| [bloc.shipment.rs] { .price | Preço com a aplicação das Regras Inteligentes de Frete |
| [bloc.shipment.rs] { .time | Tempo com a aplicação das Regras Inteligentes de Frete |
| [bloc.shipment.rs] { .utilDays | Dias úteis com a aplicação das Regras Inteligentes de Frete |
| [bloc.shipment.rs] { .beforeRules.totalDays | Tempo antes da aplicação das Regras Inteligentes de Frete |
| [bloc.shipment.rs] { .beforeRules.utilDays | Dias úteis sem a aplicação das Regras Inteligentes de Frete |
| [bloc.shipment.rs] { .beforeRules.price | Preço antes da aplicação das Regras Inteligentes de Frete |
| [bloc.shipment.rs] { .deliveryEstimatedDate | Estimativa da data de entrega com a aplicação das Regras Inteligentes de Frete |
| [bloc.F1.appliedRules.originalTotalPrice | Preço do fulfillment antes da aplicação das Regras Inteligentes de Frete |
| [bloc.F1.appliedRules.originalTotalTime | Tempo do fulfillment antes da aplicação das Regras Inteligentes de Frete |
| [bloc.F1.appliedRules.rules[].id | Id/nome da regra que foi aplicada no fulfillment |
| [bloc.F1.appliedRules.rules.action[].name | Ação que foi aplicada no fulfillment |
| [bloc.F1.appliedRules.rules.action.value | Valor da ação que foi aplicada no fulfillment |
| [bloc.F1.appliedRules.rules.action.isPercentage | Indica se o campo "value" representa uma porcentagem ou valor completo |
| [bloc.shipmentExceptions[].freightRuleId | Regra que causou a Exception |
| [bloc.shipmentExceptions[].items | Itens que não puderam ser atendidos |
| [bloc.shipmentExceptions[].items[].freightRuleRestriction | Indica se o item foi o responsável por ativar a regra que causou a Exception |
Quando não houverem regras, o beforeRules, assim como o appliedRules, virão como um objeto vazio: beforeRules: {}.
O beforeRules se refere a somatória dos valores do appliedRules e o maior prazo entre eles, pois o appliedRules é a nível de fullfillment e o beforeRules a nível de shipment.
O appliedRules passa a retornar também as propriedades originalRecessDays e originalUtilDays referente aos dias úteis e de recesso antes da aplicação da regra no fullfillment.