1 Conceito

Este guia mostrará a integração do PDV Linx Empório POS com a plataforma de promoções da Pit Stop.

O Pit Stop é um dos maiores estabelecimentos de vendas de cervejas e bebidas do Brasil, e agora apresenta um programa de fidelidade para seus clientes, o Clube Pit. Para participar basta o cliente se cadastrar, acumular recompensas em cashback na compra de bebidas e reverter em voucher para descontos em compras na loja. 

2 Pré-requisitos

Para o funcionamento da integração entre o PDV com a plataforma Pit Stop é necessário atender aos seguintes requisitos:

Este módulo liberará duas funcionalidades no PDV: 

3 Fidelidade 

Esta funcionalidade permite que os clientes cadastrados no Clube Pit, acumulem recompensas em Cashback no CPF a cada compra realizada nas lojas Pit Stop. 

3.1 Venda com Recompensa em Cashback no CPF

Para acumular cashback no CPF do cliente é muito simples. Basta iniciar uma venda de produto, escolhendo qualquer forma de pagamento.  


Após escolher a forma de pagamento, no momento da finalização da venda, será apresentada a mensagem para informar o CPF que deseja pontuar ou realizar um pré-cadastro via telefone, conforme mostra a imagem abaixo.


Caso o cliente não possua cadastro no Clube Pit, a seguinte mensagem será apresentada. 


Após fechar a mensagem, o operador deverá preencher o campo Telefone para se cadastrar com o código de área + número de celular do cliente. Neste momento o PDV irá comunicar novamente com o webservice do Pit Stop criando um pré-cadastro que poderá ser validado posteriormente pelo cliente com a confirmação do cadastro no site da promoção.  


Na sequencia será emitido o comprovante de venda com as informações do programa de fidelidade ao final do cupom, informando que o cashback gerado nesta venda, estará temporariamente armazenado aguardando a conclusão do cadastro. 


Quando o cliente já possui cadastro no Clube Pit, ao informar o CPF e clicar em será realizada a comunicação com o webservice do Pit Stop para gerar o cashback na conta vinculada ao CPF do cliente. Ainda nesta tela, ao clicar em  ou não informar o CPF e pressionar o botão Confirmar ou Fechar, a venda continuará sem ativar o programa de fidelidade não gerando cashback. 


Com o cadastro completo no site da promoção, as informações apresentadas no cupom serão mais detalhadas, informando o nome do cliente, dígitos iniciais e finais do CPF, cashback gerado na compra e o total de cashback acumulado na conta do cliente. 



Importante!

Para que o cadastro ao Clube Pit seja efetivado, no PDV ao realizar o pré-cadastro através do número de celular informado, o operador deve informar ao cliente que dentro de instantes será enviado um SMS com o link de acesso ao site do Pit Stop para finalização do cadastro.

SMS enviado ao cliente

Quer acessar o site da promoção? Clique aqui

4 Promoções

Com o valor de cashback acumulado nas compras, o cliente poderá gerar vouchers, no site da promoção Pit Stop, para utilizar como descontos nas próximas compras realizadas nas lojas físicas Pit Stop. 


Voucher gerado no site Pit Stop


4.1 Venda com Voucher

A utilização do voucher na venda pode ser acionada via botão  no canto inferior direito da tela de caixa do PDV ou através da tecla de atalho Z.


Será apresentada a mensagem abaixo com o campo digitável para aplicar o voucher com descontos na venda.


Na sequência, basta informar o voucher no campo de preenchimento e clicar em Confirmar para aplicá-lo a venda. 



Ao inserir o voucher será realizada uma nova consulta no webservice do Pit Stop, validando todos os produtos do carrinho e retornando com o cálculo do desconto a ser aplicado no total da venda. Neste momento o webservice faz apenas a consulta do voucher, ou seja, caso a venda seja cancelada nesta etapa o voucher ainda estará disponível para ser utilizado. 


Caso o voucher já tenha sido utilizado em outra venda, a mensagem abaixo será exibida.


Caso o operador tente adicionar um novo voucher em uma venda que já possua um voucher atrelado a ela, a mensagem abaixo será exibida, reforçando que só poderá ser aplicado um voucher por venda. 


Após a finalização da venda com o voucher aplicado, será emitido o comprovante de venda com as informações de desconto. Logo após o valor total dos itens, conforme indicado com a seta, aparecerá o valor total do desconto aplicado e no rodapé, mais abaixo também indicado, as informações da promoção e o desconto aplicado ao item.



4.2 Cancelamento da Venda com Voucher

Será possível realizar o cancelamento de uma venda já efetuada, conforme legislação da SEFAZ, sem perder o voucher já utilizado.

Ao realizar o cancelamento da última venda, por exemplo, será realizado o estorno do voucher utilizado nela, deixando o mesmo disponível para ser utilizado novamente. 


Solicitação de cancelamento


Cancelamento realizado


Iniciando a venda e aplicando o mesmo voucher da venda cancelada 


O PDV fez a consulta no webservice da Pit Stop e retornou com o desconto aplicado no total da venda. 


Lembrando que o cancelamento da venda será realizado de acordo com a legislação de cada estado.

4.3 Desconto Manual na venda com Voucher


Durante a venda no PDV será possível aplicar um desconto manual no item e na sequencia utilizar o voucher obtendo desconto no total da venda. 


Adicionar o produto e aplicar o desconto manual no campo Desconto % ou Desconto $.


Observar que o desconto foi aplicado ao item, conforme imagem abaixo.


Aplicar o voucher na venda. Neste momento em que a comunicação com o webservice do Pit Stop é realizada, o PDV envia as informações do item já com o desconto manual aplicado. 


Verificar que foi mantido o desconto do item e aplicado também, ao valor total da venda, o desconto promocional do voucher. 


Ao finalizar a venda, será emitido o comprovante de venda com o total de descontos aplicados e ao final do cupom, indicado com a seta, a informação da promoção Pit Stop com o valor do desconto detalhado.