Aqui você vai encontrar:
descreva o que é a ferramenta
Esse procedimento é realizado no sistema quando uma loja recebe os títulos a receber dos clientes de outra loja no seu caixa. Esses valores devem ser repassados a loja que gerou esses títulos pois foi a originária da venda. Após determinado tempo, é possível reembolsar a filial que teve seus títulos baixados em um caixa de outra filial.
manter o modelo de perguntas abaixo
Ao reembolsar uma filial, o sistema gera um título a receber na filial atual (onde você está logado) e um título a pagar na filial selecionada para reembolso. Esses títulos podem ser baixados em um momento apropriado.
aqui será o manual do produto/como usar/ensinar o cliente a mexer na solução
Essa funcionalidade permite que uma filial de uma empresa reembolse valores para outra filial que anteriormente havia baixado títulos financeiros em seu nome.
obrigatório
Para configurar as permissões de acesso a essa ferramenta, acesso o módulo Retaguarda > Menu Configurações > Permissões de acesso.
COLOCAR AQUI A TELA COM A PERMISSÃO DA FERRAMENTA
É necessário que você primeiro tenha a configuração correta no cadastro da empresa.
Acesse o retaguarda > cadastros > empresas >
Vá no campo Empresas Coligadas e insira o código da outra empresa do grupo que é possível realizar a baixa de títulos. Por exemplo, você está acessando a loja 01 e deseja que a loja 02 baixe títulos da loja 01. Então, insira o código 01,02 na loja 02 por exemplo.
Nesse momento a loja 01 pode receber títulos da loja 02 e vice-versa, para finalizar clique em Salvar.
Se deixar o campo vazio nas empresas coligadas cada empresa irá enxergar apenas o seu crediário. |
Outra configuração importante é deixar cadastrado o plano de contas corrente.
Acesse o retaguarda > financeiro > cadastro e configurações > plano de contas
Criamos um exemplo de 2 planos de contas que irá simbolizar o reembolso de recebimento e pagamentos
Eles devem estar cadastrado como movimento "ambos"
Em primeiro lugar, logue na empresa que teve seus títulos baixados em outras lojas.
Após isso para acessar a ferramenta vá em Retaguarda > Financeiro > Reembolso entre Filiais
Irá abrir uma tela para colocar o período que esses títulos foram baixados, ao filtrar o sistema automaticamente irá identificar quais empresas que baixaram esses títulos e o valor total.
Selecione a filial que deseja reembolsar os valores de volta para sua filial
O que o sistema irá fazer: Será gerado um título a receber para a filial que você estiver logado e um título a pagar para a filial que você selecionou para reembolsar. Esses títulos podem ser baixados em momento oportuno.
Como serão gerados títulos a pagar e a receber, cada um deverá ter seu item de plano de contas. Talvez quando clicar em F5 - Gerar Reembolso pode aparecer essa mensagem:
Favor, Informar nas Configurações Globis o item padrão para o reembolso |
Vamos precisar apenas informar qual será o item de plano de contas para esses títulos a pagar e a receber que serão gerados por conta do reembolso. Se a mensagem aparecer, vá no menu Configurações / Parâmetros Globais / Aba Financeiro
Procure os campos indicados:
-320 - RECEBIMENTO DE REEMBOLSO
-321 - PAGAMENTO DE REEMBOLSO
Caso não tenha, você precisa cadastrar um plano de contas com movimento 'ambos' e que precisa simbolizar esse reembolso de recebimento e pagamento. Lembrando que estamos apenas dando um exemplo |
Dê OK para salvar, saia do sistema e entre novamente para as alterações entrarem em vigor e acesse novamente a ferramenta em Retaguarda / Financeiro / Reembolso entre Filiais
Com o item de plano de contas configurado para os títulos de reembolso podemos prosseguir, ao clicar em Gerar reembolso irá aparecer a seguinte mensagem:
Reembolso Gerado com Sucesso |
O que o sistema fez nesse momento: Gerou um título a receber para a filial que gerou o reembolso (Empresa que você está logado) e gerou um título a pagar para a filial que possuía os valores para reembolsar (Empresa selecionada na tela de reembolso)
Ou seja, a outra filial deverá reembolsar sua filial, foi gerado um título a pagar para ela e um título a receber para você.
Título a receber na sua loja:
Ao logarmos na outra filial, ela possui um título a pagar provindo do reembolso que realizamos, esse título a pagar tem como beneficiário sua filial
Tanto o título a receber como a pagar poderão ser baixados em momento que for oportuno. Dessa forma os títulos financeiros que foram baixados em outra filial poderão ser reembolsados para a sua filial e o Seta identifica isso tornando esse tipo de controle financeiro bem mais prático ;) |