Aqui você vai encontrar:
descreva o que é a ferramenta
Neste documento você encontrará o passo a passo para consultar o Plano de Contas do SetaERP e como cadastrar um novo item no plano de contas. O Plano de Contas é uma ferramenta que auxilia na organização e categorização das informações econômico-financeiras da organização, ou seja, esta ferramenta estabelece um padrão para o registro das operações de entrada e saída e a partir dele são estruturadas análises financeiras, como Demonstrativo de Resultado do Exercício – DRE e Fluxo de Caixa.
Alguns itens do plano de contas não conseguimos alterar, por quê?R.: São itens de uso padrão do sistema. Estes itens vem com as opções desabilitadas para alterações e estará marcado a opção "uso do sistema". Estes itens estão vinculados de forma padrão no sistema as principais rotinas como venda, devolução, compras e etc. Como inserir um item do plano de contas no DRE?R.: Basta selecionar o item desejado e em seu cadastro marcar a opção "Entra no DRE". Automaticamente o sistema irá marcar o campo "DRE?" Posso alterar um item do plano de contas?R.: Sim. Basta selecionar o item desejado e clicar duas vezes sobre ele ou selecionar e teclar enter e abrirá a tela do cadastro do item. Como liberamos o item do plano de contas para ser utilizado em lançamentos no caixa?R.: Selecione o item do plano de contas que deseja liberar e em seu cadastro marque a opção "Permite lançamentos no caixa". |
aqui será o manual do produto/como usar/ensinar o cliente a mexer na solução
Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta
obrigatório
Para configurar as permissões de acesso a essa ferramenta, acesso o módulo Retaguarda > Menu Configurações > Permissões de acesso > encontre o módulo 'Cadastramento dos Itens do Financeiro (Plano de Contas) e deixe marcado as caixas de seleção Acessar, Modificar, Excluir.
Acessar: Acesso a tela de cadastro dos itens do financeiro(plano de contas)
Modificar: Permite criar um novo item do plano de contas ou alterar um existente.
Também tem o módulo 'Rateio de Despesas' e deixe marcado as caixas de seleção Acessar, Modificar, Excluir.
Para acessar o Plano de Contas é necessário acessar o SetaERP no Módulo Retaguarda, em seguida Menu Financeiro e clicar na opção Plano de Contas.
A tela do Plano de Contas é baseada no DRE gerencial, portanto apresenta:
Há uma barra de pesquisa na parte inferior da tela que é possível você digitar e encontrar um plano de contas em específico |
Para incluir um item, é necessário definir onde ele será lançado, ou seja, se será uma receita, um custo variável, custo fixo, receita ou despesa não operacionais ou outro lançamento e selecionar o desejado, vá no no menu lateral e clique no botão Incluir Conta ou ALT + I.
Você pode selecionar tanto a estrutura pai como também o subtópico dessa estrutura, por exemplo. Estrutura 01 - Receita ou Estrutura 01.01 - Venda a Vista |
Assim o sistema localizará a última estrutura cadastrada do item desejada, e trará a próxima estrutura que há disponível. Como pode ser visualizado nos dois exemplos acima, no primeiro foi escolhido o item “Receitas” e como o último cadastrado foi o 01.07, na tela de inclusão o sistema já trouxe com a estrutura 01.08.
E no exemplo 2 foi escolhido o item de segundo nível “Imposto sobre vendas” de custos variáveis, como o último cadastrado foi o 02.05.04, na inclusão foi apresentada a estrutura 02.05.05.
Na nova tela há os campos:
Código: Fica desabilitado por padrão, pois esse código será informado automaticamente pelo sistema quando clicar no botão 'Salvar'.
Estrutura: É a estrutura de organização do plano de contas com seus tópicos e subtópicos.
Descrição: É o nome dado ao item do plano de contas
Movimento: É o tipo de movimento que esse item irá ter no sistema, pode ser entrada, saída ou ambos.
Instruções: É um campo livre, que pode ser utilizado para orientar o usuário de quando ele deverá utilizar o item. Para deixar registrado uma instruções de utilização deste item, ou seja, caso haja dúvidas sobre a utilização ou mesmo para quais casos devem ser utilizado este item no plano de contas, basta acessá0lo e verificar a instrução registrada.
Fórmula DRE: Caso necessitem que um determinado item do plano de contas realize um determinado calculo e assim leve para o DRE somente o resultado do mesmo, basta inserir o cálculo neste campo. É possível inserir uma fórmula, assim como no Excel utilizando C de código + número do código do item e a operação desejada, como soma, divisão, subtração ou multiplicação, para que seja apresentado calculado automaticamente no relatório de DRE.
No exemplo abaixo foi utilizada a fórmula (C183+C184+C185)/2, assim ao utilizar o imposto teste, será somado Cofins sobre venda que é o código 183, portanto C183, a ICMS sobre vendas, que é o código 184 e PIS sobre vendas código 185 e o resultado será dividido por 2.
Regra de rateio: Logo abaixo, é possível selecionar alguma regra de rateio já cadastrada no sistema, clicando na seta que fica logo em frente a regra de rateio, no próximo tópico veremos como criar regras de rateio.
Competência: É onde definimos quando os títulos vinculados a este item do plano de contas entrarão contabilmente nas receitas ou despesas da empresa. Será possível também escolher a competência do item, lembrando que pode ser data de vencimento, mês anterior ao vencimento e data de emissão.
Ainda na tela tem as seguintes caixas de seleção:
OBS: Lembrando que também deve estar marcado no parâmetros Globais da empresa na aba Financeiro a opção "Habilita auditoria de comprovantes". |
Quando clicar no botão OK o item cadastrado fica no final da lista. Basta sair da tela de plano de contas e entrar novamente que o item cadastrado fica na estrutura hierárquica. |
O rateio é utilizado para a separação dos custos entre os elementos que participaram da movimentação de entrada ou saída de dinheiro da empresa. O rateio pode ser realizado entre:
Assim utilizando regra de rateio não é necessário inserir vários títulos a pagar ou a receber, ao inserir a regra de rateio no título o sistema faz esta divisão de valores para cada empresa ou centro de custo.
Para criar uma regra de rateio é preciso localizar o item desejado na listagem, logo é fundamental que o item já esteja cadastrado.
Para criar uma regra de rateio é preciso localizar o item desejado na listagem, logo é fundamental que o item já esteja cadastrado.
Importante: Para que seja possível a criação de uma regra de rateio, o item obrigatoriamente deverá ser cadastrado com a movimentação AMBOS. |
Após localizar o item desejado, com a movimentação ambos, é necessário selecioná-lo com um clique e selecionar o botão Regra do Rateio do lado esquerdo da tela, caso a movimentação esteja diferente de ambos, o botão de regra de rateio ficará desativado.
Clique no botão Regra de Rateio
Editar regras de rateio:
11. O botão 'Editar' na tela oferece a possibilidade de modificar uma regra existente no sistema. Ao selecionar essa opção, você pode fazer ajustes nos valores, porcentagens ou qualquer outra configuração relacionada à regra de rateio.
Excluir regras de rateio:
12. O botão 'Excluir' na tela permite remover uma regra específica do sistema. Ao clicar nesse botão, a regra selecionada será permanentemente eliminada do conjunto de regras de rateio. Isso é útil para remover regras que não são mais necessárias ou relevantes para a gestão financeira da empresa
O sistema permite que eu exclua uma regra que está vinculada a um título que já foi baixado?
13. Se a regra já estiver vinculada a algum título, não é possível excluí-la. Nesse caso, o sistema apresentará uma mensagem informando sobre essa impossibilidade.
Além disso, ao editar a regra, lembre-se de que essa edição se aplicará somente aos próximos títulos que utilizarem essa regra. Os títulos já vinculados com outros valores e/ou porcentagens não serão afetados pela alteração.
No campo do Filtro tem o botão Empresa ou Centro de Custo
Descrição: É o nome do Rateio que será usado pelo usuário.
Desativar: É um botão de seleção que ao ser marcado torna a regra de rateio desativada.
Seção do Centro de Custo
Código: Número que identifica o código do centro de custo
Descrição: É o nome dado ao centro de custo
Valor/Qtd: É o valor que o centro de custo selecionado receberá
% (Aprox): Insira uma porcentagem que representa quanto o centro de custo irá custear
O primeiro passo para a criação da regra de rateio será selecionar o tipo de rateio, se será por empresa ou centro de custos, ao clicar em qualquer uma das opções serão apresentadas as empresas e centros de custos já cadastrados no sistema.
Clicando em Centro de Custo será possível editar ou desativar os centros de custos já cadastrados ou incluir um novo.
Tanto clicando em Novo ou ALT + N ou Editar ou ALT + E, será necessário inserir ou editar a Descrição do centro de custos e clicar em Salvar ou ALT + S. E clicando no checkbox Desativar, o centro de custos será desativado. Além disso, você pode editar um Centro de Custo já existente clicando no botão Editar e para sair da tela, clique em Fechar
Após definir se o rateio será por empresa ou centro de custos, as empresas e centros de custos cadastrados serão apresentados com os seus devidos códigos, descrições e espaço para inserir o valor aproximado ou % que cada um será responsável. Bastará inserir o valor ou percentual desejado.
Em Ajuda poderão ser cadastradas orientações e anotações importantes, para possíveis consultas, como por exemplo orientações de quando utilizar a regra de rateio selecionada.
Como na inclusão de um título no sistema, seja a pagar ou a receber, é possível selecionar o item do plano de contas que melhor se encaixa a movimentação que foi efetuada, há relatórios que podem ser agrupados e ordenados pelo item do plano de contas.
Como por exemplo, a listagem de títulos a pagar e a receber em aberto ou baixados, ou o resumo de títulos a pagar ou a receber em aberto ou baixados, dentro de um determinado período.
Para acessá-los é necessário acessar o Módulo Retaguarda do SetaERP, Menu Financeiro ou Relatórios, opção Títulos a pagar ou Títulos a receber.
No primeiro exemplo abaixo foi tirada uma listagem de títulos a pagar em aberto (relatório 1) com competência no mês de abril, agrupados pelo item do plano de contas.
No segundo exemplo, foi utilizado o mesmo filtro nos títulos a pagar, mas dessa vez escolhendo o relatório 2 - Resumo de Títulos a Pagar.
Observe no DRE com competência no mês de abril, constam os custos fixos apresentados nos relatórios de títulos a pagar do mesmo período, alvará no valor de R$ 2.000,00 e telefone celular R$ 3.000,00, para acessar o DRE é necessário acessar no Módulo Retaguarda do SetaERP, Menu Relatórios, opção Demonstração do Resultado – DRE.