Implementação do controle de empenho (Orçamento) através do módulo Gestão de Compras. |
Produto | Linx DMS |
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Menu | Gestão de Compras |
Controlar o Orçamento(Empenho) por Origem (Despesa) e Departamento / Empresa - Filial. Os pedidos de empenho são utilizados para verificar se existe verba disponível no orçamento e para reservar esses valores, impedindo que sejam gastos em processos subsequentes. Após a criação de um Pedido de Empenho a verba ficará Alocada para Origem / Departamento. Os pedidos de empenho podem ser gerados nos seguintes processos do DMS:
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Este documento aplica-se a todas as concessionárias que utilizarem o controle de Empenho. |
Configuração1 - Habilitar a Gestão de Empenho.Menu Gestão de Compras > Parâmetros > Empresa Revenda > Aba Geral. Habilitar o flag "Utiliza Controle Orçamentário/Empenho". Figura 1 : Gestão de Compras > Parâmetros > Geral > Aba EmpenhoInforme o campo Origem de Consumo Padrão, se desejar que as solicitações de compra de consumo sejam gravadas automaticamente com esta origem por 'default'. Figura 2 : Gestão de Compras > Parâmetros > Geral > Aba Empenho2 - Configurando as Origens de Pagamento.No Linx DMS acessar o menu Financeiro > Cadastros > Origem de Pagamento > Aba Empenho Figura 3: Financeiro > Cadastros > Origem de Pagamento > Aba Empenho.Nessa aba temos os seguintes parâmetros que deverão ser configurados de acordo com a utilização da Origem.
Habilitando essa opção a origem será visualizada nos filtros do Gestão de Compras para seleção.
Habilitando essa opção, ao incluir uma solicitação de compra o pedido de empenho será criado automaticamente, ficando disponível para aprovação. Caso o fornecedor não for informado na capa da solicitação, será utilizado como 'Fornecedor Padrão' a Própria Empresa/Revenda, sendo necessário a alteração do fornecedor no ato do recebimento da nota fiscal.
Habilitando essa opção é possível verificar se existe verba disponível no orçamento para essa origem.
Habilitando essa opção é possível gerar um pedido de empenho através do Menu Linx DMS > Financeiro > Lançamentos > Títulos a Pagar.
Habilitando essa opção é possível através dos lançamentos manuais movimentar verbas entre as origens.
Habilitando essa opção é possível selecionar qual Orçamento que será utilizado para determinada despesa, desde que a situação do Orçamento for "Aprovada" Orçamento em Aberto ou Finalizado , não poderá ser utilizado.
Habilitando essa opção será obrigatório informar um veículo e despesa para prosseguir com a abertura da solicitação de compra. 2.1 - Configurando as Origens no Cadastro do Material.Para utilização de uma origem específica na compra de um item, é necessário no cadastro do material informar qual origem deverá ser utilizada Ao cadastrar uma solicitação de compra com origem diferente da informada no cadastro do item, será exibido a mensagem "Esse item não pode ser solicitado para a origem informada." No Gestão de Compras acessar o menu Gestão de Compras > Cadastros > Materiais de Consumo. Figura 2.1 Gestão de Compras > Cadastros > Materiais de Consumo3 - Cadastrando um Orçamento.Acesse o Menu Gestão de Compras > Cadastros > Orçamento. O orçamento possui as situações:
.1.Clique na Opção "Incluir" para cadastrar um Orçamento. 2.Informe a Descrição. 3.Informe o Período de Vigência para o Orçamento ( Prazo Inicial e Prazo Final). 4.Clique para Gravar. Após criado a 'capa' do Orçamento é necessário cadastrar os Departamento / Origem e os valores. Clique no botão "Incluir" na lateral direita da tela. Será apresentado os campos que deverão ser preenchidos:
Após informado os campos clique no botão "Gravar". Para inserir uma nova origem, clique no botão "Incluir". Figura 4: Gestão de Compras > Cadastros > Orçamento
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Se o Aprovador não estiver cadastrado no "Centro de Custo" / Alçadas, ele não visualizará os Pedidos de Empenho para Aprovação. |
No cadastro da Origem no Menu Financeiro > Cadastros > Origem de Pagamento > Aba Empenho, deve estar habilitado a opção " Utilizar Fluxo Automático do Gestão de Compras para a Geração do Pedido?", caso contrário deverá ser realizado o fluxo manual de cadastro de solicitação de compra → aprovação → cotação → aprovação e geração do pedido.
Ao criar uma solicitação de compra o Usuário deverá informar o Departamento e a Origem em que será gerado o Pedido de Empenho. Após a confirmação da Solicitação de Compra, para itens que não possuem controle de estoque, será verificado se existe saldo disponível para a origem/departamento a cotação será enviada para aprovação gerencial. A alçada está vinculada ao departamento informado na capa da Solicitação de Compra. Após a Aprovação Gerencial da Cotação será criado um Pedido de Empenho para a Origem/Departamento Informado. No momento da geração do empenho o valor do pedido de empenho sai da reserva do orçamento e vai para o valor já empenhado.
Ao final do processo de compra o Pedido de Empenho será finalizado no momento da conferencia da Nota Fiscal pelo Gestão de Compras.
Acessar o menu Gestão de Compras > Gestão de Materiais
Clique no botão Incluir.
Informe Departamento, Origem, Fornecedor e clique em Gravar.
Para demais despesas de Veículos , Informe também os filtros Veículo e Despesa.
A aprovação de uma solicitação de despesa onde a origem não movimenta empenho deve ser feita através de Aprovação > aba Solicitações. |
Ao selecionar uma origem com o parâmetro habilitado em seu cadastro "Obrigatório Informar um Veículo na Solicitação de Compra, será obrigatório informar o veículo, para prosseguir com o cadastro.
Após o cadastro da solicitação de despesa de veículo, será possível visualizar o valor solicitado no custo do veículo, em:
Linx DMS > Veículo > Consulta/Relatórios > Custo do Veículo > aba Simulação de Venda , O valor pode ser visualizado através do botão 3 - Despesas/Receita.
Será aberto a tela para seleção do item para pedido de empenho.
Informe Material, quantidade e clique em OK.
A solicitação ficará com a situação pendente para enviar para aprovação.
Clique na Opção "Enviar para Aprovação".
A solicitação ficará com a Situação " Aguardando Aprovação Gerencial".
Se o Aprovador não estiver cadastrado na Política de Alçadas, ele não visualizará os Pedidos de Empenho para Aprovação. |
Acessar o menu Gestão de Compras > Gestão de Materiais > Aba Aprovação.
Selecione a Solicitação que deseja e clique em "Aprovar" ou "Reprovar". Caso reprove o pedido de empenho, a solicitação é finalizada com a situação "Aprovação Rejeitada".
Ao clicar em Aprovar, será exibido uma tela em que é necessário informar de qual Orçamento o valor será utilizado, lembrando que será exibido somente os Orçamentos com a situação "Aprovado", independente do período de vigência.
Caso o valor da Solicitação for maior que o disponível no Saldo do Empenho, será exibido uma mensagem " Valor Solicitado é Maior que o Disponível no Orçamento", é necessário 'Reprovar' o Pedido de Empenho, a Solicitação volta para o Solicitante com a situação "Aprovação Rejeitada."
Logo após será visualizado em tela o Pedido de Aprovação de Empenho que poderá ser impresso ou enviado para o e-mail do solicitante.
Informe os filtros necessários e clique em Pesquisar.
Selecione o pedido de empenho para visualização e clique no botão "Reimpressão".
Será visualizado os dados do pedido de empenho aprovado e após finalizar a visualização é possível encaminhar por e-mail.
O processo da geração do pedido de empenho é Automático, ao efetuar a troca do fornecedor informado para outro fornecedor que emitente da Nota Fiscal é necessário envio para nova aprovação gerencial. |
Para troca do fornecedor :
Acesse o aba Cotação > Pedido, com o botão direito do mouse clique em "Fornecedor de Faturamento", em seguida clique no botão " Incluir " e "Todos os Materiais Selecionados".
Busque pelo Fornecedor emitente da Nota Fiscal e clique em OK.
Deve-se aguardar novamente a aprovação para efetuar a entrada da nota fiscal.
Acessar o menu Gestão de Compras > Gestão de Materiais > Aba Conferência
Clique no botão " Receber Nota Fiscal".
Importante: No processo de Recebimento de Nota Fiscal para a Gestão de Empenho deve ser utilizada a opção 'Tipo de Conferência' por 'Nota'.
Selecione o xml para Notas Fiscais de Mercadoria ou clique na seta ao lado do Botão "Importar XML", para incluir os dados Manualmente ( Notas Fiscais de serviço que não possuem xml, cupons fiscais, etc.).
Na opção do 'Tipo de Conferência' por 'Nota', que deve ser utilizada no recebimento de notas de pedidos de Empenho, será exibido o campo 'Valor Conferido'. Caso o valor do pedido seja diferente do valor recebido na Nota Fiscal (com ou sem xml) deverá ser informado neste campo o valor a ser conferido com a nota fiscal. Lembrando que este campo somente poderá ser alterado para um valor a menor.
Caso este valor seja alterado, será exibida mensagem e a diferença será retornada para o orçamento (departamento/origem) utilizado na aprovação desta solicitação.
1 – Quando o valor da NF recebida é MAIOR do que o valor aprovado no Empenho, através da Solicitação de Compra, como proceder:
Ao gravar a Nota Fiscal será exibida uma mensagem a tela do Recebimento de Nota Fiscal no Gestão de Compras:
“Valor aprovado no Empenho é menor que o valor informado na Nota Fiscal.
Para continuar é necessário solicitar uma nova aprovação gerencial de Empenho. Cadastre uma nova solicitação de empenho e cancele o pedido de empenho anterior.”
Deverá ser cadastrado uma nova solicitação de compra com o valor igual ao emitido na nota fiscal e enviado para aprovação gerencial. Após aprovação poderá retornar ao recebimento da NF e efetuar a entrada selecionando os dois pedidos referentes a compra.
O pedido de empenho anterior deverá ser cancelado e o valor empenhado retorna disponível para o Orçamento / Origem / Departamento. A Solicitação de Compra ficará com a situação "Cancelada".
Para cancelar acesse a aba Cotação > Pedido e clique em "Cancelar Pedido > Cancelar Todo Processo".
2- Quando o valor da NF recebida é MENOR do que o valor aprovado no Empenho, através da Solicitação de Compra, como proceder:
Será exibida uma mensagem na tela do Recebimento de Nota Fiscal no Gestão de Compras:
“Valor aprovado no Empenho é MAIOR que o valor informado na Nota Fiscal. Deseja efetuar o recebimento parcial do Pedido?
Caso SIM, seguimos o fluxo de recebimento Parcial (em caso de mercadoria) de Nota Fiscal de Entrada, e o pedido fica consolidado aguardando a próxima nota fiscal.
Caso NÂO, a diferença de valor é devolvida a devida Origem de Empenho.
Caso o item recebido é SERVIÇO, não existe recebimento parcial e o valor é estornado ao Orçamento.
3- Quando o valor da NF recebida é IGUAL do que o valor aprovado no Empenho, através da Solicitação de Compra, o fluxo segue normal e a Nota Fiscal é gravada com sucesso.
Para CONCLUIR o recebimento da Nota Fiscal , é necessário acessar o Linx DMS > Faturamento > Notas Fiscais > Notas Fiscais de Despesa.
Acesse o Menu Gestão de Compras > Sugestão de Compras.
Esse processo é realizado pelo Comprador que irá gerar uma cotação que será enviada para Aprovação Gerencial.
Somente será visualizado nesse processo itens que possuem controle de estoque.
Nesse processo não existe a movimentação do saldo do empenho, essa movimentação será realizada no consumo do item.
Necessário informar no cadastro do material o campo Qtd Mínima, você pode filtrar pelos itens que estão abaixo do nível de segurança, clicando no parâmetro “Buscar materiais de consumo com quantidade disponível menor que o mínimo.” |
Ao gerar a solicitação de compra, acesse a aba do comprador, busque pelas solicitações com status "Aguardando Cotação" e dê sequencia ao fluxo padrão de compras do Gestão.
Cadastre a cotação, informe os fornecedores e envie a melhor cotação para aprovação.
Essa cotação estará disponível para aprovação na aba do Aprovador > Cotação.
1. Clique para incluir o fornecedor (pode –se selecionar 1 ou mais). conforme demonstrado abaixo. (Figura 21.3).
2. Informe o Valor unitário e clique em salvar. (Figura 21.4).
3. Acesse a aba de Aprovação, selecione a melhor cotação e envie para o aprovação gerencial. (Figura 21.5).
Figura 21.3: Gestão de Compras > Aba Cotação
Figura 21.4: Gestão de Compras > Aba Cotação
O aprovador deverá acessar a Aba Aprovação e a Sub Aba Cotação.
Será exibido os dados da cotação.
O aprovador pode aprovar ou reprovar a cotação.
O gerente responsável pelo departamento informado na tela do Sugestão de Compras, deverá aprovar a compra, nesse caso NÃO ENVOLVE O EMPENHO! |
Após aprovado o comprador pode gerar o pedido de compra e enviar ao fornecedor.
Na aba Cotação, pesquise por Cotação Aprovada.
Será exibido todas as cotações aprovadas pelo gerente.
Selecione a cotação desejada e abra a aba Pedidos.
Selecione a revenda e clique para Gerar Pedido.
Aparecerá a mensagem “Continuar Geração do Pedido”, Clique em Sim.
O pedido é gerado com Situação “Aberto”.
A situação do pedido mudará para consolidado, e nesse momento pode acessar a tela de conferência e efetuar o Recebimento da Nota fiscal de Entrada.
Acesse a aba de Conferência e clique em Receber Nota Fiscal.
Caso tenha o xml da nota fiscal, você pode clicar para selecionar o local do arquivo e clicar para importar XML.
Será preenchido com os dados do fornecedor, nesse momento você deverá clicar em Procurar Pedido.
Após selecionar o pedido clique em selecionar.
Informe a ‘transação’. Essa informação é obrigatória.
Será exibido os dados do Materiais do Pedido e os dados dos Materiais informados no xml.
Caso não tenha o xml, clique na seta ao lado do botão Importar XML e clique em Incluir Manualmente.
Informe o Fornecedor, Número da Nota, Série, Transação e selecione o pedido.
Após conferir os itens, clique para Gravar Nota.
Será exibida a Mensagem “Nota Fiscal Gravada com Sucesso.”
Após efetuado o recebimento pelo Gestão de Compras, deverá seguir o processo e realizar o recebimento fiscal dessa nota pelo módulo fiscal do Linx DMS.
Para concluir o recebimento fiscal da Nota Fiscal de Entrada.
Acesse o Menu Apollo > Faturamento > Notas Fiscais > Notas Fiscais de Despesa.
Clique para “Selecionar o Pedido Material de Consumo” .
Será aberto uma tela para selecionar o pedido.
Após selecionar o pedido, clique em “Confirmar’.
Será exibido todas as informações alimentadas no Gestão de Compras > Conferência.
Informe os campos necessários como datas, modelo de NF, verifique a aba Total de Itens.
Após validar todas as informações, clique em Gravar.
Nesse momento é gerado um título a pagar no financeiro de acordo com a condição de pagamento informada.
Segue o fluxo padrão do Apollo.
Para requisição dos itens em estoque deverá ser cadastrada uma solicitação de compra, informando o origem e departamento.
Será gerado um pedido de empenho para o consumo desses itens.
Os itens deverão possuir saldo em estoque e custo médio informado , para que seja realizada a movimentação do saldo de Empenho. Caso o item não possua nenhuma compra cadastrada no sistema, pode ser feito o ajuste manual. Acesse Gestão de Compras > Ajuste de Quantidades, preencha o campo Custo Total e clique em "Ajustar". Para ajuste de quantidade clique em Maior ou Menor e informe a Quantidade e clique em "Ajustar". |
Acesse Menu Gestão de Compras > Solicitação de Materiais.
Ao incluir uma solicitação, caso o item possua saldo em estoque, será criado uma solicitação de empenho que deverá ser enviada para aprovação.
Após a aprovação do pedido de empenho, o status da solicitação ficará como Requisitado e o item poderá ser entregue através da tela de Entrega, seguindo o fluxo normal e geração de romaneio de entrega.
Ao abrir uma ordem de serviço interna, verificamos o saldo de Empenho da Origem, e criamos no gestão de compras uma solicitação de compras e enviamos para aprovação gerencial, após aprovada a solicitação de compra é encerrada e o Pedido de Empenho Aprovado.
Acesse o Menu Linx DMS > Oficina > Ordem de Serviço > Manutenção.
Os títulos incluídos manualmente no Financeiro , deverão ter seu Empenho Aprovado no Gestão de Compras, e após a Aprovação a Solicitação de Empenho é Finalizada.
É possível visualizar nesse relatório todas as movimentações realizadas por Orçamento / Origem e Consultar o Status dos Pedidos de Empenho Em aberto e Finalizados.
Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br. |