A Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica - NFC-e, é um projeto do governo que visa substituir o Cupom Fiscal e a Nota de Venda ao Consumidor (D1) emitidos pelo comércio varejista, e este programa permite ao usuário efetuar as vendas neste novo layout.


Localização: Lançamentos > Faturamento > Venda NFC-e




Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consulta de produtos e clientes
F3:Nova venda
F4:Finalizar venda
F5:Encomendas e Falteiros
F6:Consultar produtos por substância, farmacológico e terapêutico
F7:Vias adicionais do contrato de autorização de débito
F9:Modo de contingência
F10:Selecionar pessoas autorizadas
F11:Calculadora
F12:Consultar produtos com estoque positivo
ALT+NConsulta rápida de notas
ALT+MCompras por cliente
ALT+GControle de Tele Entregas
ALT+CCadastro de Clientes
ALT+TContas a Receber
ALT+PCadastro de Produtos
ALT+FSair do programa
CTRL+GAbrir gaveta de dinheiro
CTRL+PInforma posologia
CTRL+OOpções de integração




Como funciona?

Para gerar uma venda em NFC-e acesse o programa através do menu Lançamentos > Faturamento > Venda NFC-e:

Figura 01: Vendas NFC-e


Na sequência informe o código de barras do item e a quantidade a ser dispensada. Este campo fica desabilitado quando estiver desmarcada a opção Pedir quantidade na venda no programa Parâmetros do Sistema (Parâmetros > Parâmetros > Vendas).

Através do campo % Desc deve ser informado o percentual de desconto que será aplicado no produto. Quando já houver um desconto configurado, o mesmo será carregado neste campo. Colocando o cursor do mouse sobre o ícone presente ao lado do campo, aparecerá a origem do desconto do item.


Figura 02: Identificando descontos.


O campo unitário é preenchido automaticamente pelo sistema com o valor unitário do produto.

Na sequência deverá informar o matrícula do cliente no convênio onde a pré-venda será realizada, o usuário poderá pesquisar pelo cliente utilizando o atalho F2. Para fidelização de clientes Linx Conecta,  clique em , para maiores informações acesse: Linx Softpharma: Vendas Linx Conecta.

Informe o código do vendedor e a forma de pagamento que será feito o registro da pré-venda. Marque o campo como Tele Entrega quando orçamento for nessa modalidade. Desta forma o sistema solicitará as informações referentes ao endereço do cliente e troco e fará a impressão do endereço de entrega dos produtos. 

Será considerado o parâmetro "Isentar Taxa de Tele-Entrega" do convênio localizado no menu Cadastros > Convênio, na guia Parâmetros e sub-guia Vendas, ao qual o cliente esta vinculado. Dessa forma, na janela de "Informações Sobre Tele-Entrega", ao realizar a "pré-venda"  para o convênio com isenção da taxa de tele-entrega logado na filial 1 e alterar para a filial 2,  será recalculado a taxa de tele-entrega com o valor que estiver configurado nela. Ou seja, ao alterar alguma informação, por exemplo bairro ou a filial de entrega, onde a taxa de tele-entrega é recalculada, o sistema verificará se o convênio está configurado para isentar a taxa de tele-entrega. Se voltar para a filial 1, será recalculada a taxa de tele entrega conforme configuração da filial.

Conforme o usuário for informando os produtos, os mesmos serão apresentados na fita detalhe (quadro do lado direito) com todos os produtos digitados com a sua quantidade e valor, inclusive o total da nota. Caso o produto tenha uma mensagem cadastrada, essa aparece na venda para o vendedor.

Nos campos de totalizadores são apresentados a somatória dos itens da venda:

Observações gerais:


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COMO REALIZAR VENDAS (CONDIÇÃO DE PAGAMENTO)?




VENDAS TELE-ENTREGA

POSOLOGIA

VENDAS DE PSICOTRÓPICOS (CONTROLADOS)

VENDAS COM LOTES E VENCIMENTOS

Vendas PBM

Vendas TEF

Vendas com múltiplos vendedores

Instituto de Pesquisa

Vendas Plugpharma

Vendas Linx Conecta

Promoção Kit de Produtos / Venda Agregada

Vendas em contingência

A Danfe NFC-e poderá ser emitida em modo offline em situações em que a loja estiver sem internet, com internet lenta ou instável, ou qualquer outro problema que impossibilite a autorização da NFC-e. Há duas formas de entrar em contingência: automática ou manual:

  • Automática: o Linx Farma Softpharma entra em modo de contingência automaticamente ao verificar falha de comunicação com a SEFAZ, para sair da contingência o sistema verifica a cada 5 (cinco) minutos verifica se a conexão foi restabelecida, ou acontecerá na mudança do dia (às 00:00 hs).
  • Manual: para entrar em modo de contingência manual o usuário deverá pressionar o atalho F9. Quando o sistema entra em modo de contingência manual, a saída não é automática, ou seja, o usuário deverá pressionar novamente o atalho F9, ou também acontecerá na mudança do dia (às 00:00 hs).

Nas notas emitidas em contingência automática serão impressas a mensagem: "Timeout na comunicação com a SEFAZ", e serão listadas como pendentes de envio no programa Gerenciador de NFC-e (Lançamentos > Faturamento).

Transmissões

Depois de superado o problema técnico o arquivo XML da NFC-e deverá ser transmitido para autorização em até 24 horas (contadas a partir da hora de emissão). Dependendo do estado a transmissão deverá ser realizada num prazo menor que 24 horas. É importante consultar a SEFAZ de seu estado para garantir que o prazo seja respeitado.

No entanto, se no programa Configuração de NFC-e (Parâmetros > Configuração) estiver configurado para transmitir notas emitidas em contingência e inutilizações assim que a conexão for restabelecida as notas que estiverem como pendentes de envio serão enviadas à SEFAZ. Essa transmissão é realizada somente na filial física.

O envio automático será feito somente quando estiver configurado o certificado tipo A1. Para as farmácias que utilizam o A3, o usuário deverá efetuar o envio manual pelo Gerenciador de NFC-e.


Serviços

Cancelamentos

Diferentemente da venda ECF, o cancelamento do documento da venda NFC-e poderá ser realizado mesmo que este não seja o último. Para tanto, a NFC-e deverá ter sido transmitida à Sefaz. Conforme informa o Manual da NFC-e, o prazo de cancelamento é de até 30 minutos após a emissão da venda. Porém, no estado de MT o prazo é de 24 horas após a emissão da venda.

A Receita recomenda que o cancelamento da venda seja feita somente se a mercadoria ainda não saiu da loja. Mas caberá à loja definir se efetuará o cancelamento da venda ou emitirá uma devolução de venda (retorno de cliente), emitida em NF-e (assim como é hoje para a venda ECF), que se não for a última venda não pode ser cancelada e o sistema solicita a emissão da nota fiscal de devolução.

Configurações por usuário

O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o programa Cadastro de Usuários (Parâmetros > Usuários) informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa Cupom Fiscal - FAT105 e clique em . Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:

Tabulações

  • Ao desmarcar a tabulação 2 o campo "forma de pagamento" estará habilitado, permitindo assim a alteração da condição de pagamento.

  • Desmarque a tabulação 3 para bloquear os campos '% desc' e '% desconto' em todos os programas de vendas. É necessário atenção ao desmarcar esta tabulação, pois gera grandes impactos nas vendas, uma vez que bloqueia os campos de descontos.

  • Desmarque a tabulação 4 para que o usuário possa editar a pré-venda (F8) sem precisar informar senha de liberação.

  • Desmarque a tabulação 5 para que o usuário do caixa não tenha acesso a alterar o desconto que foi negociado e informado na pré-venda pelo vendedor.

  • Desmarque a tabulação 6 para que o usuário não tenha acesso a alterar o campo Tele entrega (marcando/desmarcando) informado na pré-venda ao finalizá-la pelo caixa on-line.

  • Desmarque a tabulação 7 para que o vendedor não tenha acesso a atualizar os dados do cliente na venda com tele entrega. Neste tipo de venda, ao lançar informações de tele entrega diferentes das cadastradas no sistema, o mesmo solicita se deseja atualizar o cadastro do cliente de acordo com as novas informações.

  • Desmarque a tabulação 9 para que o usuário do caixa não consiga alterar nenhuma informação da pré-venda ao finalizá-la. Com essa tabulação desmarcada a pré-venda fica totalmente engessada, não sendo possível alterar quantidades, valores, remover ou adicionar itens, etc.

  • Na venda de produtos para o "cliente balcão" e que a farmácia utiliza o parâmetro de desconto por item, quando a tabulação 10 estiver desmarcada, o sistema trás o percentual de desconto zerado para que o vendedor possa informar. Essa opção é para que o vendedor não "veja" o percentual máximo de desconto que pode ser liberado, desta forma o vendedor vai tentando um percentual até que o sistema avise que está acima do limite. Com isso, pretende-se que a média de desconto baixe nas farmácias.

  • Caso o percentual de descontos liberados na venda não aparecer na fita detalhe da venda para impressão e aparecer um sinal "", isso é devido ao bloqueio feito pelo *est198 guia 5 para não mostrar os descontos liberados ao cliente na consulta de produtos e na tela de vendas.

Guias

  • Quando proveniente do Caixa On-line, ou seja, finalização de uma pré-venda (F5), e a guia 01 estiver desmarcada solicitará a senha de liberação para poder excluir algum item digitado, observando que quando for venda direta o sistema não solicitará senha para exclusão do item.

  • Desmarque a guia 2 para que o usuário que está finalizando a pré-venda não tenha acesso a inserir novos itens na fita detalhe.

  • Desmarque a guia 3 para que o usuário, ao finalizar a venda, não tenha acesso a alterar o percentual de desconto de venda originado de uma pré-venda, ou seja, o desconto dado no balcão pelo vendedor será mantido. SOMENTE PARA VENDA EM CONCOMITÂNCIA.

  • Desmarque a guia 4 para que, ao deletar um item da fita detalhe seja solicitada a senha de liberação.

  • Desmarque a guia 5 para que o usuário não tenha acesso a reprocessar a venda no caixa, alterando as informações iniciais (F8).

  • Desmarque a guia 6 para que, quando o usuário consultar um produto no sistema, o mesmo fique na fita detalhe. Quando essa guia está desmarcada, ao consultar um item o mesmo vai para a fita detalhe e não é mais possível fechar a tela de vendas em faturar a nota fiscal. Dessa forma o proprietário garante que o caixa precise de um supervisor para cancelar a venda, não sendo mais possível ao caixa ver o valor do produto e cobrar do cliente sem finalizar a venda.