Linx Microvix - Baixa de Faturas a Receber
Para acessar esta rotina, acesse o menu Adm./Financeiro > Gestão Financeira > Clique na aba Contas a Receber.
Utilize os filtros disponíveis para localizar a(s) fatura(s) que deseja baixar e após encontrar a(s) fatura(s), selecione-as e clique no botão "BAIXAR" para abrir a tela de Baixa de Faturas.
É possível realizar a baixa de várias faturas ao mesmo tempo.
Para realizar a baixa de faturas, é necessário ativar a permissão "Baixa de Faturas" no seguinte caminho: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Selecionar Usuário > Financeiro - Contas a Receber > Permissões Gerais do Grupo Financeiro - Contas a Receber.
Certifique-se de que o parâmetro esteja marcado.
É possível configurar restrições para edição e baixa de faturas no sistema:
Restringir edição de campos na baixa de faturas:
Restringir a baixa de faturas de outras empresas:
Ao abrir a tela de Baixa de Faturas, as faturas previamente selecionadas na tela anterior serão exibidas de forma individualizada em uma tabela. Cada fatura aparecerá com as seguintes colunas:

Tela de Baixa de Faturas
Se a fatura tiver sido gerada a partir de uma baixa parcial de outra fatura, um ícone será exibido na coluna Detalhes. Ao posicionar o mouse sobre esse ícone, serão mostradas informações relacionadas à fatura de origem conforme a imagem abaixo.
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Detalhe sobre a fatura de origem
Abaixo da lista de faturas existe um totalizador que soma separadamente as colunas Valor, Juros, Multa, Protesto, Desconto, além de calcular a soma total de todas as faturas. Isso permite uma visão geral dos valores envolvidos.
Quando for selecionada apenas uma fatura para a realização da baixa, o campo Caixa/Banco exibe a conta fluxo vinculada à fatura. É possível alterá-la manualmente, se necessário.
Mas se forem selecionadas mais de uma fatura, este campo virá vazio, sendo possível definir manualmente, uma conta de Caixa/Banco (Conta Fluxo), onde será registrado o recebimento dessas faturas selecionadas.
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Por padrão, o campo exibirá a data atual (do dia). No entanto, é possível alterar a data manualmente, seja digitando no campo ou selecionando uma nova data usando o calendário que aparece ao clicar no campo.

Detalhe da configuração da data de baixa
Depois de revisar e confirmar que todos os dados estão corretos, clique no botão "BAIXAR" para finalizar o processo. Isso irá concluir a operação de baixa das faturas selecionadas, registrando o pagamento ou o recebimento das mesmas no sistema.
Após revisar os dados, será preciso escolher se a baixa será total ou parcial das faturas selecionadas.
Baixa de valor total da(s) fatura(s) selecionada(s)

Baixa de valor parcial do total da(s) fatura(s) selecionada(s)
Baixa Parcial de Faturas com Rateio Ao realizar uma uma baixa parcial de uma fatura, o sistema, além de gerar uma nova fatura automaticamente com o valor restante e permitir definir um novo vencimento, o sistema mantém o critério de rateio da fatura original. Critérios de Rateio:
Ou seja, ao criar o uma nova fatura automaticamente, o sistema aplica os mesmos percentuais de rateio, recalculando os valores proporcionalmente.
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Após definir entre valor total ou parcial, clique no botão "Baixar", para finalizar o processo.
Após concluir a baixa das faturas, seja de forma individual ou em lote, você terá a opção de fazer o download dos dados das faturas em uma planilha.
Ao clicar em "SIM", será feito o download de um arquivo .xlsx (planilha Excel) contendo as seguintes informações das faturas: Vencimento, Valor, Juros, Multa, Protesto, Taxa Adm. Cartão, Desconto, Caixa/Banco e Data da Baixa.
Mensagem para download de faturas baixadas
Planilha com dados da(s) fatura(s) baixada(s)
Na baixa de faturas, quando houver faturas definidas com a forma de pagamento "cartão", a coluna "Taxa Adm. Cartão (R$)" estará disponível na tela e somente estas faturas terão o campo disponível para edição.
Detalhe do campo "Taxa Adm Cartão (R$)" numa fatura definida como forma de pagamento "Cartão"
Se o parâmetro estiver desmarcado:
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Ao clicar na botão dos 3 pontinhos , na parte inferior da tela e selecionar a opção "Anotações", será aberta a tela "Inserir Anotações".
Nessa tela, será possível:
Essas opções permitem gerenciar as anotações de forma prática durante o processo de baixa das faturas.

Inserir anotações a partir da tela de Baixa de Faturas
Para mais informações, acesse: Inserir Anotações - A Receber.
Ao clicar na botão dos 3 pontinhos , na parte inferior da tela e selecionar a opção "Anexos", será aberta a tela "Inserir Anexo".
Nessa tela, será possível:

Inserir anexos, a partir da tela de Baixa de Faturas
Para mais informações, acesse: Inserir Anexo em Faturas - A Receber.
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