Introdução

O sistema de Automação Ipiranga permitirá gerenciar o Cadastro padrão importado pela Ipiranga. Serão importados para o sistema as informações dos cadastros de Funcionários, Grupos de pessoas, Produtos, Kit de produtos e Grupo de produtos.
Para informações referentes aos demais cadastros, acessar o Manual Cadastros Geral.
Para utilizar o menu de Cadastros do sistema juntamente com as informações da Ipiranga será necessário efetuar a integração dos dados importados com o banco de dados da Automação Ipiranga e configurar as permissões necessárias.


1 Configurações

As permissões de acesso e configurações necessárias para utilizar o sistema de Automação Ipiranga serão descritas a seguir.


1.1 Permissões de Acesso

As permissões de acesso poderão ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário, acessar Gerencial> Configurações> Usuários> Grupos de Usuários> aba Configurações, conforme imagem a seguir:

A seguir, lista das permissões disponíveis:

1.2 Integração de Dados

A Integração de Dados será necessária para o correto funcionamento das rotinas de cadastro do sistema de Automação Ipiranga.



1.3 Configuração dos Arquivos



Todas as movimentações realizadas no módulo Caixa da Automação Ipiranga deverão ser enviadas para a Ipiranga.
O sistema possibilitará o envio destas informações através do menu Configurações. Para que a exportação destas informações seja possível, algumas configurações serão necessárias.
O acesso à tela ao lado será restrito aos funcionários da Linx Sistemas no momento da implantação.
Para acessar esta tela, acessar Gerencial> Configurações> Módulos> Ipiranga> Configurações e a imagem acima será demonstrada.
Nesta tela será informado quais itens que serão exportados e habilitados para uso nas empresas, lembrando que será possível utilizar apenas alguns fatores de negócio da Ipiranga por empresa. Ex: a empresa UM não irá trabalhar com o negócio Pista, será utilizado apenas o Troca de Óleo e Conveniência em quanto na empresa DOIS utilizará Pista e Conveniência.
As informações de configuração de multi empresa estarão disponíveis apenas na empresa matriz, sendo ela a única a realizar a importação do cadastro padrão e sincronizando as informações para as demais empresas da rede. 


1.4 Configurações do IdentFID

Para que a informação do VIP que realizou o abastecimento seja exibida no abastecimento correspondente será necessário configurar um equipamento específico que efetua a liberação dos abastecimentos. Este equipamento foi produzido pela Companytec e é chamado de IdentFID

As configurações do IdentFID deverão ser feitas no módulo Configuração da Estação, no módulo Gerencial nas configurações da Automação de Bicos e no cadastro de Funcionários (VIPs).

Para configurar a Estação, acessar a aba Leitores RFID, conforme imagem a seguir:



Na guia RFID concentrador informar os campos:

Na guia Modo de Conexão selecionar a opção Integrado com a automação de bombas.
Na guia Leitor Local informar os campos:

Ainda neste módulo, na aba Aparência marcar a opção Exibir lista de pendência dos bicos em uma janela separada. Esta informação deverá ser marcada em todos os caixas para que apresente o frentista que liberou a bomba, caso contrário, não irá apresentar.

Abaixo segue imagem da aba:



E por último, no módulo Gerencial acessar Configurações> Automação de Bicos> Configurar, e marcar a opção Controlar automação RFID conforme imagem a seguir:



2 Funcionalidades

Após as configurações terem sido feitas, as informações do cadastro Ipiranga estarão disponíveis na Automação Ipiranga. O menu Cadastros possui grande importância na utilização do sistema e seu correto uso será essencial para o funcionamento da Automação Ipiranga. A seguir alguns destes cadastros serão detalhados.


2.1 Funcionários

O cadastro de Funcionários da Automação Ipiranga permitirá cadastrar as informações pessoais e bancárias dos VIPs (Vendedores Ipiranga) contratados em cada estabelecimento. Este cadastro fornecerá uma maior organização, possibilitando cadastrar dados importantes referentes aos funcionários.
Para que o cadastro dos VIPs esteja sempre atualizado, o sistema irá exibir uma mensagem mensalmente lembrando-os de atualizar o cadastro. Apenas funcionários com perfil de acesso ao sistema poderão realizar inclusões/alterações no cadastro dos VIPs.

Para cadastrar um VIP, acessar Gerencial> Cadastros> Funcionários, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:

Nesta tela, a guia Identificação possui os campos:


Marcar a opção Inativo fará com que o VIP se torne inoperante, mas continue cadastrado no sistema.
O sistema validará os campos Nome e CPF. Caso o usuário altere o nome de um VIP, o sistema irá automaticamente apagar o CPF. Esta precaução visa evitar o reaproveitamento de códigos, assim, novos VIPs nunca serão registrados com o CPF de outra pessoa.


2.1.1 Dados Principais

A aba Dados Principais permitirá cadastrar as informações pessoais e para contato do funcionário. Esta aba possui os campos:

O sistema permitirá a venda de produtos locais, exceto para as franquias de lubrificação (Jet Oil e Jet Oil Motos). Os produtos serão distribuídos da seguinte forma:

Os Caixas AM/PM poderão ser abertos apenas por VIPs associados ao Negócio Conveniência. Para configurar os PDVs, acessar Gerencial> Parâmetros> Caixas Ponto de Venda e configurar o campo Negócio na aba Configurações, conforme imagem a seguir:



Isto fará com que, no fechamento da venda, o campo Vendedor seja preenchido automaticamente, no entanto este campo permitirá alteração. O preenchimento do campo Vendedor será obrigatório. Neste campo, informar o VIP que realizou a movimentação durante o fechamento da venda no Caixa da Conveniência, conforme imagem a seguir:




Somente os VIPs associados ao Negócio correspondente aos produtos vendidos poderão ser selecionados. Esta característica foi implementada já que, em alguns casos, o estabelecimento possui somente um PDV para pista e conveniência. Produtos de pista, por exemplo, somente poderão ser associados a um VIP de Pista. Neste caso o bloqueio não será por PDV.
A venda cruzada de produtos será permitida no sistema, respeitando a legislação vigente. A Conveniência poderá vender todos os produtos, Conveniência, Pista e Troca de Óleo. A Pista poderá vender os produtos da pista e da Jet troca de óleo. Já a Troca de Óleo poderá vender apenas os produtos da própria troca de óleo.
A venda cruzada somente será permitida caso os negócios (Conveniência, Pista e Troca de Óleo) possuam o mesmo CNPJ e a mesma Inscrição Estadual. Qualquer outra situação não citada anteriormente não será autorizada pelo sistema.

No módulo Caixa da Pista, o sistema exibirá, ao lado de cada linha de abastecimento, o funcionário que realizou o abastecimento, conforme imagem a seguir:



Lembrando que para que esta informação seja exibida, no cadastro de Funcionários (VIPs) deve ser inserido a identificação RFID do VIP e as configurações do equipamento IdentFID devem ser realizadas conforme capítulo 1.4.


2.1.2 Informações Adicionais 

A aba Informações Adicionais permitirá cadastrar as informações adicionais do VIP. Por exemplo: conta bancária, escolaridade, dentre outros, conforme imagem a seguir:



Nesta aba, a guia Informações bancárias possui os campos:

A guia Outras informações possui os campos:

A guia Naturalidade possui os campos:

A guia Filiação possui os campos:

Clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de funcionários para registrar as informações.


2.2 Grupos de pessoas

O cadastro de Grupo de pessoas permitirá criar um conjunto de regras a serem aplicadas aos clientes, funcionários, fornecedores e empresas de maneira rápida, não sendo necessária a configuração para cada pessoa separadamente. Quando o sistema Automação Ipiranga é instalado, o cadastro de Grupos de pessoas já vem com quatro grupos cadastrados como padrão, são eles: empresa, funcionários, fornecedores e clientes. Cada cliente cadastrado obrigatoriamente será vinculado a um grupo de pessoas.

Para cadastrar um Grupo de pessoas, acessar Gerencial> Cadastros> Grupos de pessoas, conforme imagem a seguir:




Esta tela possui os botões:

Nesta aba, a guia Informações do Grupo de Pessoa possui os campos:

Marcar a opção Utilizar nome reduzido na pesquisa de clientes deste grupo para que, ao Procurar os clientes deste grupo no sistema, o nome a ser exibido seja o Nome Reduzido do cliente ao invés do Nome Completo.


2.2.1 Venda

A aba Venda tem como objetivo cadastrar as informações referentes à venda e faturamento realizados para as pessoas pertencentes ao grupo. Cada grupo poderá ter uma tabela de preço ou uma tabela de faturamento configurada.
Esta aba possui os campos:

Esta aba possui as opções:

Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.


2.2.2 Vencimentos

A aba Vencimentos tem como objetivo configurar quais serão as contas exclusivas que o grupo de pessoas utilizará, assim como a configuração do vencimento, faturamento e limite de pendências, conforme imagem a seguir:

Esta aba possui os botões:

Marcar a opção Enviar e-mail sobre atraso de pendências financeiras para que um e-mail seja enviado para os membros do grupo que tiverem alguma pendência financeira. 

Ao clicar no botão Adicionar, a tela de Vencimento por Conta será exibida. Esta tela permitirá cadastrar limites, vencimentos e faturamento para os membros do grupo. Para mais informações de como cadastrar um vencimento por conta, acessar o manual Cadastros - Geral, capítulo Contas.
Após incluir os vencimentos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de grupos de pessoas, para registrar as informações.


2.2.3 Pessoas

A aba Pessoas tem como objetivo relacionar os membros do grupo de pessoa em questão, conforme imagem a seguir:



Esta aba possui o botão:


2.2.4 Políticas de Preço

A aba Políticas de Preço tem como objetivo registrar regras de preço para os membros do grupo de pessoas em questão, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:

Ao clicar no botão Adicionar, a tela de cadastramento das Regras de Preço será exibida. Esta tela permitirá cadastrar regras, condições e os grupos de usuários que poderão utilizá-la. Para mais informações de como cadastrar uma regra de preço, acessar o manual Cadastros - Tabelas, capítulo Regras de Preço.


2.2.5 Restrição de Vendas



A aba Restrição de Vendas tem como objetivo restringir venda de determinados produtos através de uma forma de pagamento. Ex: No cadastro de João, é proibido realizar vendas de cigarros quando a forma de pagamento Cartão de Credito for utilizada. Será realizado a configuração de restrição no cadastro de João para que nenhuma venda de cigarros seja permitida dentro destas condições.

Ao clicar no botão Adicionar, a tela de cadastramento da Restrição de Vendas será exibida. Esta tela permitirá cadastrar restrições, condições e os grupos de usuários que poderão utilizá-la. Para mais informações de como cadastrar uma restrição de venda, solicitar o manual desta rotina para as devidas configurações.
Após configurar a tela de Grupos de pessoas, clicar no botão Salvar para registrar as informações.


2.3 Produtos

O cadastro de Produtos permitirá cadastrar as informações específicas de cada mercadoria para que seja possível controlar a grande entrada e saída destas. O cadastro dos produtos ocorre de forma rápida e simples, podendo vincular os mesmos a um grupo de produtos ou ainda cadastrar seu código de barras.

Para cadastrar um produto, acessar Gerencial> Cadastros> Produtos, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:

Ao cadastrar um novo produto no sistema, este verificará se este produto já existe na tabela da Ipiranga através do Código de barras. Em caso positivo, o produto será exibido na tela e o sistema sobrescreverá os códigos. Os campos já preenchidos serão bloqueados e apenas os campos que inicialmente estavam em branco poderão ser modificados.

Para mesclar um produto Ipiranga a um produto cadastrado na Automação Ipiranga, basta abrir o cadastro do produto que se deseja associar e em seguida clicar na aba Distribuidora. Ao selecionar o produto Ipiranga, a seguinte mensagem será exibida:



Para concluir a associação, clicar no botão Sim, inserir as informações necessárias e clicar no botão Salvar para registrar o produto no sistema.
Quando um produto local for substituído por um dos produtos Ipiranga uma alteração de códigos ocorrerá e todas as movimentações deverão ser migradas para o produto Ipiranga (compras, vendas, outras movimentações, estoque, inventário, dentre outras).

Ao selecionar a aba de Distribuidora, será apresentado:



É possível ainda realizar a busca de produtos através do botão (...), localizado à direita da tela, e será apresentado a seguinte imagem:



É apresentado:

Também é apresentado 3 abas caso seja matriz, se for filial, a aba empresa não é demonstrada:



Na aba Principal é apresentado informações referentes ao Grupo, SubGrupo, Fabricante, Tipo do produto e do Negócio, Especificação (somente para produtos Jet Oil), Data bloqueio de venda, Data bloqueio de compra e Unidade Medida. Estes, são informações referentes ao cadastro da Ipiranga e não podem ser alterados.



Na aba Composição será apresentado informações da composição do produto, caso seja um produto composto. É demonstrado os códigos, os produtos que compõem e a quantidade disponível para composição. Ex: um sanduiche natural composto por pão, salame e queijo.



Na aba Empresa são apresentadas informações do produto por empresa. É demonstrado o código, nome da empresa, preço referência (sugerido) e a revista.
Uma vez que o produto cadastrado teve seu vínculo efetuado a algum código do cadastro padrão da Ipiranga, não será possível realizar a mudança desta informação. É necessário realizar a padronização com o máximo de atenção.
Na tela de Cadastro de Produtos, a guia Identificação possui os campos:

Marcar a opção Inativo fará com que o produto se torne inoperante, no entanto, seus dados continuarão cadastrados no sistema.
O sistema fará uma validação, a cada atualização, conferindo se algum produto Ipiranga já associado ao estabelecimento veio com data de bloqueio cadastrada. Em caso positivo, o produto será inativado do sistema, conforme exemplo a seguir:



Os produtos cadastrados apenas no estabelecimento não serão alterados.


2.3.1 Principal

A aba Principal tem como objetivo cadastrar os dados principais da mercadoria, por exemplo: fornecedores, quantidades, preços, dentre outros.
Esta aba possui os campos:

Quando houver mais de uma empresa cadastrada, os dados da guia a seguir são levados em consideração quando não houver diferenciação de preço na aba Empresa.
A guia Informações comuns a todos os postos da rede, mencionada acima, possui os campos:

Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.


2.3.2 Fiscal

A aba Fiscal tem como objetivo cadastrar os principais dados fiscais do produto. É de suma importância que os dados informados estejam corretos, caso contrário, o sistema poderá apresentar divergências entre o Sintegra (Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços) e os demais relatórios fiscais, conforme imagem a seguir:



Nesta aba, a guia Informações possui os campos:

2.3.2.1 Tributação

O sistema permitirá o registro de um produto somente se a sua Tributação for informada. Caso tenha alguma dúvida referente à tributação de determinado produto, verificar na nota fiscal de compra, ou procurar um contador para melhor instruí-lo.
Esta aba possui o campo:

Nesta aba, a guia Tributação por estado possui os botões:

Ao clicar no botão Adicionar, será possível configurar uma Tributação diferenciada de um estado para o outro, conforme imagem a seguir:



Nesta tela, a guia Informações possui os campos:

Ao informar os campos da Tributação, clicar no botão Confirmar para incluir a tributação no cadastro do produto.
Após informar os campos da aba Tributação, clicar no botão Salvar para registrar as informações.


2.3.2.2 CFOP

A aba CFOP será responsável pelo cadastro do Código Fiscal de Operações e Prestações referentes a cada natureza de operação. O cadastro do CFOP será necessário para vendas dentro e fora do estado, conforme imagem a seguir:



A aba Venda permitirá vincular os CFOPs ao produto. Esta aba possui os botões:

Ao clicar no botão Adicionar a tela a seguir será exibida:



Nesta tela, a guia CFOP possui os campos:

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

A aba Conta SPED permitirá vincular um CFOP à conta SPED deste produto, conforme imagem a seguir:



Esta aba possui os botões:

Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida.



Nesta tela, a guia Parâmetros possui os campos:

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.
Após incluir as contas SPED, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de produtos, para registrar as informações.


2.3.2.3 Pis/Cofins

Na aba CST Pis/Cofins serão informados os dados do CST (Código de Situação Tributária) PIS/Cofins de entrada e saída, que serão utilizados na geração do arquivo SPED PIS/Cofins, conforme imagem abaixo:



Nesta tela, na aba Pis/Confins, a guia Entrada possui os campos:

A guia Saída possui os campos:

Caso haja a necessidade de diferenciar os CST por empresa informar na aba PIS/Cofins por Empresa.

Na aba Pis/Cofins por Empresa será possível diferenciar as configurações por empresa, conforme imagem a seguir:



Esta aba possui os botões:

Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:



Nesta tela, a guia Parâmetro possui o campo:

As guias Entrada e Saída possuem as mesmas configurações que a aba Pis/Cofins. Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para incluir o CST.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de produtos para registrar as informações.


2.3.2.4 IPI

Na aba IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) será possível informar os CST (Código de Situação Tributária) de entrada e saída e a alíquota IPI do produto. Estes dados serão utilizados na emissão de nota fiscal de venda para calcular o IPI na nota, conforme imagem a seguir:



Esta aba possui os campos:

Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de produto, para registrar as informações.


2.3.3 Empresa

A aba Empresa tem como objetivo diferenciar as informações por empresa e irá exibir todas as empresas cadastradas, possibilitando selecionar a empresa desejada e configurar cada uma delas de acordo com as informações exibidas da última movimentação. Esta aba apenas será exibida quando houver mais de uma empresa cadastrada no sistema, conforme imagem a seguir:



Nesta aba, a guia Informações por empresa possui o botão:

Esta guia possui os campos:

Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.


2.3.4 Estoque

A aba Estoque exibirá os depósitos aos quais o produto possui vínculo e permitirá configurar informações como contas, lote e fatores de conversão, conforme imagem a seguir:



Nesta tela, a guia Informações possui os campos:

Esta guia possui as opções:

A Automação Ipiranga verificará diariamente se as informações enviadas pela Ipiranga ainda permitem a entrada de notas fiscais para o produto assim como as vendas deste. No caso da Ipiranga bloquear a entrada, a opção Permite compra estará desativada. No entanto, a movimentação de estoque ainda será permitida, contanto que faça com que a quantidade do produto diminua até chegar a 0 (zero).
Esta guia possui o botão:


2.3.4.1 Depósito

A aba Depósito possui a guia Informações por depósito, onde serão exibidos os depósitos vinculados ao produto e informações relevantes do produto. Nesta aba selecionar o depósito que deseja configurar e definir as quantidades Padrão, Mínimo e Máximo do produto no estoque. Também será possível definir se o produto poderá ou não ser movimentado em um determinado depósito, conforme imagem a seguir:



2.3.4.2 Lote

A aba Lote exibirá os lotes cadastrados na entrada da nota fiscal. Exibirá informações como: o nome do lote, a data de entrada, a data de validade e a quantidade disponível, conforme imagem a seguir:



Esta aba possui a legenda:


2.3.4.3 Fatores de Conversão

A aba Fatores de Conversão realizará conversões de medida. O índice é utilizado para converter as unidades da empresa e do fornecedor, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:

Para adicionar um fator de conversão, basta clicar no botão Adicionar, escolher uma unidade de medida e clicar no botão Confirmar. Ao retornar à aba Fatores de Conversão, clicar no campo fator e informar o índice desejado.
Caso o sistema não possua a unidade de medida necessária para a conversão, acessar o cadastro de Unidades de Medida em Cadastros> Tabelas.
Após incluir os fatores de conversão, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

2.3.5 Fornecedor

A aba Fornecedor permitirá cadastrar as empresas que já forneceram o produto para o posto, assim como informações fiscais referentes ao produto e o código utilizado pelo fornecedor, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:

Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:



Nesta tela, a guia Informações possui os campos:

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para incluir o fornecedor.
Após incluir os fornecedores, clicar no botão Salvar na tela de cadastro de produtos para registrar as informações.


2.3.6 Informações

A aba Informações tem como objetivo cadastrar as informações de uso do produto. Essas informações são utilizadas principalmente quando o produto é utilizado na troca de óleo, conforme imagem a seguir:



Esta aba possui os campos:

Marcar a opção Produto destacado como especial no relatório de venda de produtos caso seja necessário que o produto seja destacado em um campo especial do relatório de venda de produtos.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.


2.3.7 Composição

A aba Composição permitirá cadastrar Produtos compostos por matérias-primas. Estes são produtos que possuem mais de um produto vinculado à sua formação, como um sanduíche ou uma bebida. Ao abrir um dos Produtos Compostos enviados pela Ipiranga, o sistema poderá exibir a mensagem a seguir:



Esta mensagem sempre será exibida quando algum dos produtos Ipiranga, que serão vinculados ao produto final, ainda não foram associados à Automação Ipiranga. Neste caso, o usuário deverá procurar os produtos informados na tela acima, salvá-los no sistema e só assim, abrir o produto final novamente.


2.3.7.1 Matéria-Prima

O sistema oferece uma característica específica para produtos que são feitos dentro do próprio estabelecimento. A aba Matéria-Prima permitirá vincular os produtos que farão parte do produto final, conforme imagem abaixo:



Esta aba possui o campo:

A guia Produtos para composição possui os botões:

Após clicar no botão Adicionar e selecionar a matéria-prima desejada, será possível configurar o campo:

Ao abrir um dos produtos importados pela Ipiranga, algumas opções de configuração não estarão disponíveis, conforme imagem a seguir:



A guia Produtos para composição apenas exibirá os produtos vinculados ao produto final, no entanto, o usuário ainda poderá indicar se algum dos produtos vinculados serão opcionais.
Após configurar as informações necessárias, clicar no botão Salvar para registrar as informações.


2.3.7.2 Complementos

A aba Complementos permitirá cadastrar produtos que serão complementos do produto principal, conforme imagem abaixo:



Nesta aba, a guia Produtos complementares possui os botões:

Para incluir algum produto como complemento do produto final, basta clicar no botão Adicionar.
Após incluir os complementos desejados, clicar no botão Salvar para registrar as informações.


2.3.7.3 Obs. Preparo

A aba Obs. Preparo permitirá cadastrar as observações, descrições e/ou instruções de preparo do produto, conforme imagem a seguir:



Nesta aba, a guia Observações para preparo do produto possui os botões:

Após incluir as descrições desejadas, clicar no botão Salvar para registrar as informações.


2.3.8 Pontos

A aba Pontos tem como objetivo realizar as configurações referentes à pontuação deste produto, conforme imagem a seguir:



Para habilitar a opção desejada e permitir informar os campos para cada produto, será necessário acessar as configurações do módulo Fidelidade em Gerencial> Configurações> Módulos> Fidelidade> Configurações.
A aba Pontos possui as opções:


Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.


2.3.9 Opções

A aba Opções tem como objetivo realizar as configurações de reajustes de preços, entrada e venda do produto informado, conforme imagem a seguir:



Nesta aba, a guia Reajuste de preço na Entrada de Mercadorias possui o campo:

Marcar a opção Permitir reajustar automaticamente para o menor preço reajustará o preço automaticamente, buscando sempre o menor preço, de acordo com a margem de lucro informada.
A guia Entrada de Notas Fiscais possui a opção:

A guia Geral possui a opção:

Após marcar as opções desejadas, clicar no botão Salvar para registrar as informações.


2.3.10 Consultas

A aba Consultas permitirá realizar consultas relacionadas às movimentações dos produtos e às movimentações por estoque, conforme imagem a seguir:



2.3.10.1 Movimentação

A aba Movimentação permitirá verificar todas as movimentações do produto, como aferição, consumo, entrada, inventário, dentre outras. As operações Aferição e Medição são de uso exclusivo dos combustíveis.
Nesta aba, a guia Filtro possui os campos:

Ao clicar no botão Preencher, uma relação das movimentações filtradas será exibida na guia Movimentações.



2.3.10.2 Entradas

A aba Entradas permitirá controlar a entrada de produtos cadastrados no estoque, conforme imagem a seguir:



Nesta aba, a guia Última Compra exibirá as informações da última entrada efetuada.
A guia Filtro possui os campos:

Ao clicar no botão Preencher, uma relação das movimentações filtradas será exibida na guia Notas Fiscais de Entrada.
O campo Total exibirá a soma do valor total de cada movimentação exibida.


2.4 Kit de produtos

O cadastro de Kit de produtos permitirá vincular diversos produtos a um kit de forma rápida e eficaz. A Automação Ipiranga também permitirá acessar os kits importados pela Ipiranga através da integração e atualização do Cadastro Padrão.
Para cadastrar ou consultar um Kit de produtos, acessar Gerencial> Cadastros> Kit de produtos, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:

Ao cadastrar um novo kit na Automação Ipiranga, o sistema verificará se este kit já existe na tabela da Ipiranga através do Código de barras. Em caso positivo, o produto será exibido na tela e o sistema sobrescreverá os códigos. Os campos já preenchidos serão bloqueados e apenas os campos que inicialmente estavam em branco poderão ser modificados.
Para mesclar um kit Ipiranga a um kit cadastrado no sistema, basta seguir as mesmas instruções do cadastro de Produtos, no capítulo 2.3.
A guia Identificação possui os campos:

Marcar a opção Inativo fará com que o kit de produtos se torne inoperante, mas continue cadastrado no sistema.
O sistema fará uma validação, a cada atualização, conferindo se algum dos kits Ipiranga associados ao estabelecimento não foi mais encontrado nos arquivos Ipiranga durante a atualização. Caso não seja encontrado, o kit será desativado do sistema. Os kits cadastrados apenas no estabelecimento não serão alterados.


2.4.1 Principal

A aba Principal possui os campos:

A guia Informações comuns a todos os postos da rede possui os campos:

A opção Vendedor Obrigatório não possuirá finalidade nos postos Ipiranga, já que por padrão, o preenchimento do campo Vendedor na tela de Caixa será obrigatório. 

Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.


2.4.2 Empresa

A aba Empresa será exibida apenas quando houver mais de uma empresa cadastrada. Esta aba tem como objetivo diferenciar os preços de cada estabelecimento, conforme imagem a seguir:



Esta aba possui o campo:

Para diferenciar o preço de venda de alguma empresa, habilitar a opção da coluna Diferencia. O usuário também poderá informar o preço de cada empresa, clicando na coluna Pr.Venda e informando o valor desejado.
Após configurar esta aba, clicar no botão Salvar para registrar as informações.


2.4.3 Estoque

A aba Estoque tem como objetivo exibir todos os depósitos vinculados ao kit de produtos, conforme imagem a seguir:



Os Depósitos poderão ser vinculados ao kit de produto conforme descrito no manual Cadastros - Geral, capítulos Grupos de produtos> Estoque e Depósitos e Tanques.
Para definir a quantidade Padrão, Máxima e Mínima do produto no estoque, basta clicar duas vezes em cima de cada campo e digitar o valor desejado. Marcar a coluna Movimenta indicará que o depósito selecionado permitirá movimentação do kit em questão.
A opção Permitir estoque negativo permitirá escolher entre Sim, Não ou utilizar a Regra do grupo. O kit de produtos só poderá ser vendido se a opção Permite venda estiver selecionada, até mesmo para as empresas que já estão marcadas como Permite venda na aba Empresa, como visto no capitulo anterior.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.


2.4.4 Produtos

A aba Produtos permitirá incluir os produtos que farão parte do kit de produtos, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:

Na guia Produtos do Kit será possível alterar o valor da coluna Quantidade para configurar quantos produtos de cada o kit terá.

Ao abrir um dos kits enviados pela Ipiranga, todas as configurações da aba Produtos serão bloqueadas. Esta aba será apenas para consulta, conforme imagem a seguir:



2.4.5 Pontos

A aba Pontos tem como objetivo realizar as configurações referentes à pontuação deste kit de produtos, conforme imagem a seguir:



Esta aba possui as mesmas configurações da tela de cadastro de Produtos, para mais informações de como configurar esta aba, acessar o capítulo 2.3.8.


2.4.6 Distribuidora

A aba Distribuidora dentro do cadastro de kit de produtos irá realizar o vínculo do cadastro padrão da Ipiranga com a Automação Ipiranga. 


 

Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.


2.5 Grupo de produtos

O cadastro de Grupo de Produtos facilitará o gerenciamento das opções de estoque, movimentações de depósitos e reajustes de preços. Após a importação dos dados da Ipiranga, o sistema irá sobrescrever os códigos e descrições existentes no sistema pelos dos grupos de produtos importados. Para os casos em que os códigos importados ainda não estejam no sistema, estes serão incluídos.
A Automação Ipiranga permitirá acessar os Grupos de produtos importados pela Ipiranga através da integração e atualização do Cadastro Padrão.

Para consultar ou editar um Grupo de produtos, acessar Gerencial> Cadastros> Grupos de produtos, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:

Nesta tela, a guia Principal possui os campos:


2.5.1 Subgrupos

A aba Subgrupos exibirá todos os subgrupos, criados pela Ipiranga, que foram vinculados a um Grupo. Esta aba não permitirá alterações, sendo somente para consulta.


2.5.2 Fiscal

A aba Fiscal permitirá configurar o CFOP do grupo de produtos. Esta aba influenciará nos produtos vinculados apenas quando estes produtos não tiverem CFOPs já configurados em seus cadastros, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:

Ao clicar no botão Adicionar a tela a seguir será exibida:



Nesta tela, a guia CFOP possui os campos:

Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.


2.5.3 Estoque

A aba Estoque exibirá todos os depósitos que possuem vínculo com o grupo de produtos, conforme imagem a seguir:



Nesta tela, a guia Informações possui os campos:

Na guia Depósitos que podem movimentar produtos deste grupo, serão exibidos os depósitos vinculados ao grupo de produtos. Nesta aba será possível definir se o produto poderá ou não ser movimentado em cada depósito.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.


2.5.4 Produtos

A aba Produtos exibirá todos os produtos que pertencem ao grupo de produtos. A associação dos produtos ao grupo é realizada, no cadastro de produtos, pela Ipiranga, não sendo permitido ser alterada pelo usuário. A seguir imagem da aba Produtos:



Esta aba possui o botão:

2.5.5 Pontos

A aba Pontos é exibida apenas quando o posto possui o módulo Fidelidade instalado e se o módulo estiver configurado para a geração de pontos. Nesta aba será possível configurar as informações referentes à geração de pontos e resgate de produtos, conforme imagem a seguir:



Esta aba possui os campos:

Para configurar quais das opções estará habilitada nesta aba, acessar Gerencial> Configurações> Módulos> Fidelidade> Configurações, e prosseguir conforme manual Módulo Fidelidade, capítulo Geração.
Após configurar a aba Pontos, clicar no botão Salvar para registrar as informações. 

2.5.6 Comanda Eletrônica

A aba Comanda Eletrônica permitirá vincular uma comanda eletrônica a um dos postos previamente cadastrados e selecionar qual impressora será utilizada, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:

Ao clicar no botão Adicionar a tela a seguir será exibida:



Nesta tela, a guia Informações possui as opções:

Esta guia possui os campos:

Para mais informações de como cadastrar uma Comanda Eletrônica, acessar o manual Comanda Eletrônica - Geral. 


2.5.7 Opções

A aba Opções permitirá realizar algumas configurações referentes a grupos de produtos, conforme imagem a seguir:



Esta aba possui as opções:

Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.


2.6 Clientes

Agora na Automação Ipiranga, também é necessário realizar a configuração de qual o tipo de identificação para os clientes que compram faturado no Troca de Oleo. Isso serve para indicação de período e grupo de faturamento este cliente estará associado.

Após ativar a configuração de integração com o Jet Oil (configurações > sistemas de terceiros > Integração Jet Oil), será habilitado dentro do cadastro de clientes em Cadastros > Clientes > Politica Comercial, três tipos diferentes de identificação no momento da venda:



Ao indicar uma das três opções, o sistema utilizará a identificação selecionada para as vendas faturadas deste cliente no Jet Oil.