A Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica - NFC-e, é um projeto do governo que visa substituir o Cupom Fiscal e a Nota de Venda ao Consumidor (D1) emitidos pelo comércio varejista, e este programa permite ao usuário efetuar as vendas neste novo layout.
Localização: Lançamentos > Faturamento > Venda NFC-e
Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema Veja a legislação do PAF-ECF |
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Como funciona?
Para gerar uma venda em NFC-e acesse o programa através do menu Lançamentos > Faturamento > Venda NFC-e:

Figura 01: Vendas NFC-e
Na sequência informe o código de barras do item e a quantidade a ser dispensada. Este campo fica desabilitado quando estiver desmarcada a opção Pedir quantidade na venda no programa Parâmetros do Sistema (Parâmetros > Parâmetros > Vendas).
Através do campo % Desc deve ser informado o percentual de desconto que será aplicado no produto. Quando já houver um desconto configurado, o mesmo será carregado neste campo. Colocando o cursor do mouse sobre o ícone presente ao lado do campo, aparecerá a origem do desconto do item.
- Ao lado de cada item inserido na fita detalhe, será exibido o ícone
. Ao
clicar sobre esse indicador, será exibido uma mensagem informando qual o tipo de desconto aplicado para esse(s) produto(s) sem a necessidade de editar a venda.

Figura 02: Identificando descontos.
O campo unitário é preenchido automaticamente pelo sistema com o valor unitário do produto.
- Quando, nas parametrizações da empresa, o parâmetro "Pedir Desconto por Item" estiver marcado, será apresentado o ícone
, sinalizando que é possível alterar o valor unitário do item. - E, se para o tipo de produto do item o parâmetro "Alterar preço na venda?" estiver desmarcado, a diferença entre o preço de venda do produto e o novo valor inserido, será calculada e inserida como desconto para o item.
Na sequência deverá informar o matrícula do cliente no convênio onde a pré-venda será realizada, o usuário poderá pesquisar pelo cliente utilizando o atalho F2. Para fidelização de clientes Linx Conecta,
clique em
, para maiores informações acesse: Linx Softpharma: Vendas Linx Conecta.
Informe o código do vendedor e a forma de pagamento que será feito o registro da pré-venda. Marque o campo como Tele Entrega quando orçamento for nessa modalidade. Desta forma o sistema solicitará as informações referentes ao endereço do cliente e troco e fará a impressão do endereço de entrega dos produtos.
Quando desmarcada a tabulação 02 (vide Configurações do Usuário): permitirá substituir a forma de pagamento, ao consultar as formas de pagamento, estarão habilitadas somente as condições de pagamento disponíveis para essa venda.
As condições de pagamento que poderão ser trocadas no caixa deverão ter os mesmos percentuais de descontos (com senha, sem senha ou cobertura de oferta) configurado entre ela.
Será considerado o parâmetro "Isentar Taxa de Tele-Entrega" do convênio localizado no menu Cadastros > Convênio, na guia Parâmetros e sub-guia Vendas, ao qual o cliente esta vinculado. Dessa forma, na janela de "Informações Sobre Tele-Entrega", ao realizar a "pré-venda" para o convênio com isenção da taxa de tele-entrega logado na filial 1 e alterar para a filial 2, será recalculado a taxa de tele-entrega com o valor que estiver configurado nela. Ou seja, ao alterar alguma informação, por exemplo bairro ou a filial de entrega, onde a taxa de tele-entrega é recalculada, o sistema verificará se o convênio está configurado para isentar a taxa de tele-entrega. Se voltar para a filial 1, será recalculada a taxa de tele entrega conforme configuração da filial. |
Conforme o usuário for informando os produtos, os mesmos serão apresentados na fita detalhe (quadro do lado direito) com todos os produtos digitados com a sua quantidade e valor, inclusive o total da nota. Caso o produto tenha uma mensagem cadastrada, essa aparece na venda para o vendedor.
Nos campos de totalizadores são apresentados a somatória dos itens da venda:
- Em total bruto informa o total da compra do cliente sem os descontos dos produtos.
- Em promoção média informa o valor dos descontos dos produtos que estão em promoção.
- Informe o percentual de desconto negociado com o cliente. Este percentual somente será sob os produtos que não estão na promoção e que estejam liberados no cadastro Tipo de Produto para dar desconto.
- No campo total da compra mostra o valor final do orçamento do cliente e pode ser utilizado para efetuar arredondamento na venda. Se o vendedor optar por digitar o valor cobrado do cliente, o sistema calculará automaticamente o valor do desconto e o percentual correspondente a este desconto. Porém, este arredondamento segue algumas regras:
- Se o valor informado pelo vendedor exceder o valor total da nota, o sistema mantém o valor original.
- Se o valor informado for menor que o permitido nos parâmetros do sistema, é solicitada uma senha de liberação para desconto acima do permitido.
- Se o sistema estiver configurado nos Parâmetros da Empresa (Parâmetros > Parâmetros > aba Vendas) para arredondar somente os centavos, somente isto será permitido, uma vez que esses centavos arredondados não ultrapassem o máximo de desconto permitido para a condição de pagamento em que foi feita a venda.
- Porém, permite o arredondamento da última casa dos centavos sem informar senha e sem respeitar o teto máximo de descontos da condição de pagamento.
- Com isso, pretende-se reduzir as divergências de valores no caixa diário, vinculadas aos centavos de arredondamento em cada venda, além de facilitar e agilizar o fechamento do caixa ao final do período.
- Exemplo: Valor da venda = R$ 18,45– Neste caso o usuário poderá arredondar até 98,40 sem informar senha de liberação. Em alguns estados não é permitido o arredondamento do valor da venda.
- O número de requisição é solicitado em todas as vendas a prazo para convênios que estão configurados para exigir a requisição de compra. Este número é enviado ao convênio no fechamento do mesmo para fins de controle interno. Acesse o Cadastro de Convênios para maiores informações sobre a configuração "Pedir número requisição na venda?".
- Os campos Dólar/Peso/Guarani/Euro são exibidos somente quando o cliente configurar a cotação das moedas de câmbio nos Parâmetros da Empresa (Parâmetros > Parâmetros > Vendas). Neste caso o sistema exibe o valor total da compra do cliente já convertido para estas moedas, que são as mais utilizadas nas cidades de fronteira e no Paraguai.
Observações gerais:
Quando não houver informação do NCM no cadastro de produtos, e o item na nota for SERVIÇO será informado o valor "00", para os demais itens quando no cadastro estiver com "00000000" ou "00000001", no XML gerará como "00000000".
Para emissão de vendas através do NFC-e deverá efetuar algumas validações e configurações:
O produto "69 - NFC-e 1.0" deverá estar liberado para a farmácia, essa liberação pode ser validada no programa Manutenção de Filiais (Parâmetros > Filiais).
O Estado (UF) do cliente, deverá estar participando do projeto de emissão de NFC-e, por gentileza confirmar essa informação com a sua Contabilidade.
Possuir acesso a internet, será utilizado para comunicação da venda junto a SEFAZ.
Possuir Certificado Digital modelo A1 ou A3 (recomendamos A1), o mesmo utilizado para emissão de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), este certificado deverá ser previamente configurado no programa Manutenção de Filiais (Parâmetros > Filiais).
Possuir impressora térmica para impressões das DANFE - NFC-e, que também terá suas configurações realizadas através do programa Impressoras NFC-e, e maiores funcionalidades no programa Impressora Térmica, ambos localizados no menu Parâmetro.
A opção CTRL + O - Opções de integração é utilizada para reemitir a última NFC-e, acessar a administradora de determinado cartão/convênio, iniciar uma venda PBM, entre outros. Observamos que, quando a descrição do PBM começar com "Iniciar", significa que a comunicação com o PBM ocorrerá apenas ao final do processo de venda. Para os os demais, a comunicação com o PBM iniciará após selecioná-lo.
Para que nas vendas seja informada a quantidade 1 automaticamente, acesse no programa Parâmetros da Empresa > aba Vendas e desmarque a opção Pedir quantidade na venda.
Para bloquear os descontos de determinado tipo de produto, acesse o cadastro de Tipos de produtos e selecione o tipo desejado e desmarque a opção de:
Liberar desconto no balcão: para bloquear os produtos cadastrados neste tipo de produtos a ganhar o desconto que o vendedor efetua no ato da venda.
Liberar desconto no convênio tele entrega: para bloquear os descontos efetuados pelo vendedor no ato da venda para as vendas em clientes cadastrados como tele entregas.
Liberar desconto no cheque pré-datado: para bloquear os descontos efetuados pelo vendedor no ato da venda para as vendas feitas na forma de cheque pré-datados.
Se o sistema estiver configurado para repetir itens na venda, esse parâmetro será respeitado somente se o usuário logado no sistema desmarcar a guia 1 do programa Cupom Fiscal. Caso contrário, será sempre somado 01 (um) à quantidade do item já informado anteriormente.
O CFOP será gerado automaticamente e não poderão ser selecionados ou alterados na tela de venda. São eles: 5.102; 5.405 e 5.933;
Não será emitida venda interestadual, contudo, se vier pessoalmente um cliente (pessoa física) comprar na loja, a venda será emitida normalmente utilizando um dos CFOPs mencionados acima.
O sistema não imprimirá na impressora térmica comprovantes de Sangria, Suprimento, Controle de Caixa, Recebimentos e Confirmação de Posse. Nesse caso, deverá ser configurado para impressão em impressora paralela. A loja que utiliza o Controle de Caixa por confirmação de posse deverá mudar seu processo para Mapa de Caixa.
- Quando a filial for Gerenciada pelo PlugPharma (Parâmetro > Filiais) e na configuração PlugPharma estiver marcado o parâmetro Informar/Enviar receita sem venda vinculada, será apresentado nas telas de venda um novo ícone de atalho para a tela de Prescrição Médica Instituto de Pesquisa / Plugpharma a qual também é acessada pelo atalho CTRL + O.
- Ao inserir informações de receitas e produtos prescritos serão gravados em banco de dados para envio diário ao Plugpharma.

COMO REALIZAR VENDAS (CONDIÇÃO DE PAGAMENTO)?
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POSOLOGIA
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Vendas TEF
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Vendas Linx Conecta
Promoção Kit de Produtos / Venda Agregada
TEF POS Connect
Vendas em contingência
A Danfe NFC-e poderá ser emitida em modo offline em situações em que a loja estiver sem internet, com internet lenta ou instável, ou qualquer outro problema que impossibilite a autorização da NFC-e. Há duas formas de entrar em contingência: automática ou manual: - Automática: o Linx Farma Softpharma entra em modo de contingência automaticamente ao verificar falha de comunicação com a SEFAZ, para sair da contingência o sistema verifica a cada 5 (cinco) minutos verifica se a conexão foi restabelecida, ou acontecerá na mudança do dia (às 00:00 hs).
- Manual: para entrar em modo de contingência manual o usuário deverá pressionar o atalho F9. Quando o sistema entra em modo de contingência manual, a saída não é automática, ou seja, o usuário deverá pressionar novamente o atalho F9, ou também acontecerá na mudança do dia (às 00:00 hs).
Nas notas emitidas em contingência automática serão impressas a mensagem: "Timeout na comunicação com a SEFAZ", e serão listadas como pendentes de envio no programa Gerenciador de NFC-e (Lançamentos > Faturamento). Transmissões Depois de superado o problema técnico o arquivo XML da NFC-e deverá ser transmitido para autorização em até 24 horas (contadas a partir da hora de emissão). Dependendo do estado a transmissão deverá ser realizada num prazo menor que 24 horas. É importante consultar a SEFAZ de seu estado para garantir que o prazo seja respeitado. No entanto, se no programa Configuração de NFC-e (Parâmetros > Configuração) estiver configurado para transmitir notas emitidas em contingência e inutilizações assim que a conexão for restabelecida as notas que estiverem como pendentes de envio serão enviadas à SEFAZ. Essa transmissão é realizada somente na filial física. O envio automático será feito somente quando estiver configurado o certificado tipo A1. Para as farmácias que utilizam o A3, o usuário deverá efetuar o envio manual pelo Gerenciador de NFC-e. |
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Serviços
Cancelamentos
Diferentemente da venda ECF, o cancelamento do documento da venda NFC-e poderá ser realizado mesmo que este não seja o último. Para tanto, a NFC-e deverá ter sido transmitida à Sefaz. Conforme informa o Manual da NFC-e, o prazo de cancelamento é de até 30 minutos após a emissão da venda. Porém, no estado de MT o prazo é de 24 horas após a emissão da venda. A Receita recomenda que o cancelamento da venda seja feita somente se a mercadoria ainda não saiu da loja. Mas caberá à loja definir se efetuará o cancelamento da venda ou emitirá uma devolução de venda (retorno de cliente), emitida em NF-e (assim como é hoje para a venda ECF), que se não for a última venda não pode ser cancelada e o sistema solicita a emissão da nota fiscal de devolução. |
Informar CPF/CNPJ do consumidor
O sistema permite solicitar o CPF/CNPJ do consumidor ao finalizar a venda, para isso é necessário configurar o parâmetro para solicitar esta informação. Esta configuração é realizada em Parâmetros > Parâmetros > Vendas > Geral > Solicitar CPF/CNPJ consumidor na venda. Parâmetro para solicitar CPF/CNPJ consumidor na venda
Ao marcar esta opção, ao finalizar a venda, será solicitar o CPF/CNPJ do consumidor, com as opções: - Tipo de pessoa
- Pessoa Física (CPF) - selecionado por padrão
- Pessoa Jurídica (CNPJ)
- Número - se o cadastro do cliente selecionado já possuir esta informação, esta será carregada como sugestão, podendo ser alterado para a emissão da nota fiscal. Ao informar outro CPF/CNPJ neste campo, este será utilizado somente para a nota fiscal a ser emitida
- Ok - Utilizar o CPF/CNPJ informado. Ao utilizar este botão é obrigatório informar um CPF/CNPJ valido.
- Não informar, opção do cliente (F12) - nesta opção a nota fiscal será emitida sem o CPF/CNPJ do cliente, mesmo que haja essa informação no cadastro de cliente.
Informar o CPF/CNPJ do consumidor
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Configurações por usuário
O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o programa Cadastro de Usuários (Parâmetros > Usuários) informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa Cupom Fiscal - FAT105 e clique em . Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo: TabulaçõesAo desmarcar a tabulação 2 o campo "forma de pagamento" estará habilitado, permitindo assim a alteração da condição de pagamento. Desmarque a tabulação 3 para bloquear os campos '% desc' e '% desconto' em todos os programas de vendas. É necessário atenção ao desmarcar esta tabulação, pois gera grandes impactos nas vendas, uma vez que bloqueia os campos de descontos. Desmarque a tabulação 4 para que o usuário possa editar a pré-venda (F8) sem precisar informar senha de liberação. Desmarque a tabulação 5 para que o usuário do caixa não tenha acesso a alterar o desconto que foi negociado e informado na pré-venda pelo vendedor. Desmarque a tabulação 6 para que o usuário não tenha acesso a alterar o campo Tele entrega (marcando/desmarcando) informado na pré-venda ao finalizá-la pelo caixa on-line. Desmarque a tabulação 7 para que o vendedor não tenha acesso a atualizar os dados do cliente na venda com tele entrega. Neste tipo de venda, ao lançar informações de tele entrega diferentes das cadastradas no sistema, o mesmo solicita se deseja atualizar o cadastro do cliente de acordo com as novas informações. Desmarque a tabulação 9 para que o usuário do caixa não consiga alterar nenhuma informação da pré-venda ao finalizá-la. Com essa tabulação desmarcada a pré-venda fica totalmente engessada, não sendo possível alterar quantidades, valores, remover ou adicionar itens, etc. Na venda de produtos para o "cliente balcão" e que a farmácia utiliza o parâmetro de desconto por item, quando a tabulação 10 estiver desmarcada, o sistema trás o percentual de desconto zerado para que o vendedor possa informar. Essa opção é para que o vendedor não "veja" o percentual máximo de desconto que pode ser liberado, desta forma o vendedor vai tentando um percentual até que o sistema avise que está acima do limite. Com isso, pretende-se que a média de desconto baixe nas farmácias. Caso o percentual de descontos liberados na venda não aparecer na fita detalhe da venda para impressão e aparecer um sinal "", isso é devido ao bloqueio feito pelo *est198 guia 5 para não mostrar os descontos liberados ao cliente na consulta de produtos e na tela de vendas.
GuiasQuando proveniente do Caixa On-line, ou seja, finalização de uma pré-venda (F5), e a guia 01 estiver desmarcada solicitará a senha de liberação para poder excluir algum item digitado, observando que quando for venda direta o sistema não solicitará senha para exclusão do item. Desmarque a guia 2 para que o usuário que está finalizando a pré-venda não tenha acesso a inserir novos itens na fita detalhe. Desmarque a guia 3 para que o usuário, ao finalizar a venda, não tenha acesso a alterar o percentual de desconto de venda originado de uma pré-venda, ou seja, o desconto dado no balcão pelo vendedor será mantido. SOMENTE PARA VENDA EM CONCOMITÂNCIA. Desmarque a guia 4 para que, ao deletar um item da fita detalhe seja solicitada a senha de liberação. Desmarque a guia 5 para que o usuário não tenha acesso a reprocessar a venda no caixa, alterando as informações iniciais (F8). Desmarque a guia 6 para que, quando o usuário consultar um produto no sistema, o mesmo fique na fita detalhe. Quando essa guia está desmarcada, ao consultar um item o mesmo vai para a fita detalhe e não é mais possível fechar a tela de vendas em faturar a nota fiscal. Dessa forma o proprietário garante que o caixa precise de um supervisor para cancelar a venda, não sendo mais possível ao caixa ver o valor do produto e cobrar do cliente sem finalizar a venda.
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