Introdução
O gerenciador de Planejamento de Compras é uma ferramenta que foi implementada no EMSys para listar as movimentações que precisam ser executadas individualmente ou por um grupo de fornecedores, possibilitando também a mensuração do tempo até a finalização com a entrega dos produtos através do pedido de compras.
Caso o parâmetro "Validar valor mínimo do Pedido de compra por Fornecedor" esteja ativo, sistema vai fazer a validação do valor da cotação e o valor informando no campo "Valor mínimo" do cadastro de fornecedor. Se o valor mínimo da cotação for menor do que o informado no cadastro de fornecedor, sistema vai exibir a mensagem "Valor Mínimo para esse Fornecedor é de: ", marcará a grid em vermelho e não usará essa cotação na apuração. |
Para ter acesso a tela acesse o menu no seguinte caminho: Gerencial → Estoque → Planejamento de Compras → Gerenciador de Planejamento de Compra
1. Antes de Clicar em pesquisar, é possível utilizar os campos (Seq. Planejamento, Tipo, Status, Período) para filtrar as movimentações.
2. Faça a busca das movimentações clicando em Pesquisar.
Após a pesquisa, o sistema irá carregar as informações de cotação que foi gerado através do planejamento de compras.
Observação: As opções (Enviar Cotação, Importar Arq. de Cotação, Apurar Cotação) o sistema permitirá utilizar somente para as cotações com Status Aberta.
Utilize está Aba para conferir os Itens que fazem parte da Cotação, também é permitido a Inclusão ou Exclusão dos Itens dentro da Cotação já gerada, deixe na Aba Itens e clique na opção , será apresentado uma nova tela para o preenchimento das informações dos itens.
Informe o Item, Unidade e as Quantidades e Clique em Confirmar.
Foi implementado está opção ao lado da aba do item a aba Arq. Enviado p/ Fornecedores que irá trazer todos os Fornecedores que foi enviado a cotação através da tela de Envio de Cotação, só será incluindo nessa lista quando marcar para enviar a cotação.
Observação: Durante o envio não é possível enviar o e-mail para o Fornecedor, por algum erro no momento de enviar, esse fornecedor não irá cair na lista.
Será apresentado novos campos e Status se o Fornecedor já retornou a cotação ou não com o seguinte Status:
Para fazer a importação do arquivo, clique na opção Importa Arq. de Cotação, o sistema vai considerar as informações inseridas no arquivo como por exemplo o Preço.
Aba Cotação é preenhida de duas formas:
Quando Importar os Dados de Cotação do Fornecedor, o sistema fará o preenchimento de todos os campos conforme as informações do Arquivo. Todas as linhas ficarão com a cor verde.
Para importar o Arquivo clique na opção: , será apresentado a seguinte tela.
Seleciona a Opção novamente , depois faça a busca do arquivo conforme o caminho que ele está salvo em seu computador e clique em Abrir.
Após este processo clique em Confirmar, o arquivo será importado com sucesso.
Implementada rotina que traz os dados da ultima nota de entrada na tela de apuração da Cotação para exibir no grid do item os seguintes campos:
Com isso ao fazer a apuração da cotação, sistema vai trazer as informações de sequência da ultima nota, valor unitário da ultima nota, diferença entre a cotação atual e a ultima nota do item e a porcentagem da diferença, para facilitar analise dos usuários que utilizam do sistema EMSys. |
Antes de apurar é possível fazer uma analise das cotações, abrir tela de análise para mostrar os itens por fornecedor, possibilitando que o usuário tenha uma visão macro de todos os itens agrupados por fornecedor e com esquema de cores comparando os mesmos itens pelo preço. O usuário pode fazer a marcação dos itens com a melhor opção de compra para gerar o pedido.
Ao confirmar os itens desejados, a tela será fechada e o usuário deverá seguir no fluxo de apuração, sendo que:
Ao selecionar algum item, o mesmo vai considerar o valor para realizar a apuração.
Ao clicar em "Análise" o sistema vai abrir uma nova tela.
Selecione os itens e clique em Confirmar.
Nesta Aba é possível visualizar os pedidos de compras vinculados ao Planejamento de Compras gerado, será apresentado os itens na parte inferior, e o status para acompanhar até aprovação do mesmo.
Quando clicar na opção , selecionar os fornecedores na tela que será aberta, e confirmar o Envio do arquivo, será gerado um pedido de compras onde o fornecedor fará a separação e envio dos produtos. Nesta Aba é possível visualizar todas as informações do Pedido de compras.
Após toda analise e importação, é hora de apurar a cotação clique na opção .
A cotação será finalizada, a cor da linha que estava Preta no campo Cotação, será alterada para Verde e o Status Finalizada gerando o pedido de compras.