Visando a melhoria contínua da operação de nossos clientes, o Instore apresenta uma nova solução dentro da aplicação que busca evitar problemas operacionais no momento da preparação do envio dos pedidos shipment. Essa melhoria visa verificar e garantir que transportadoras que possuem o código de rastreio (trackingNumber) atualizado via integradores, constem no sistema antes da etiqueta de despacho ser gerada pelo usuário. 

1.1 - Explicação sobre códigos de rastreios atualizados por integradores: 

Clientes que possuem transportadoras que trabalham com códigos de rastreios próprios como por exemplo os CORREIOS, demandam para seu pleno funcionamento junto do OMS, integradores como o NIFI para realização de todo o trâmite de criação e integração do código de rastreio. Importante destacar que o código de rastreio nesses casos é de extrema importância para a geração da etiqueta de despacho no momento do manuseio do pedido, pois é o mesmo código disponibilizado para o cliente final rastrear sua entrega. 

1.2 – O que acontece atualmente?

Existe um tempo de processamento entre o faturamento do pedido e o fluxo do integrador (NIFI) acontecer, onde é feita a captura do tracking number na API do transportador e finalizado com a inserção do código de rastreio dentro do volume do fulfillment/pedido. Ao mesmo tempo em que isso acontece, pode ocorrer de o operador se deparar com o pedido já faturado no sistema e realizar a preparação da entrega através da impressão da etiqueta de despacho disponível, onde constará um código de rastreio que ainda não foi atualizado via fluxo do NIFI, ocasionando assim a geração da etiqueta com a informação incorreta que, por padrão do OMS, assume o valor do “orderId + fulfillmentId” ocasionando posteriormente problemas no despacho do volume com o transportador e acompanhamento do pedido pelo cliente final.

1.3 Solução apresentada: 

Visando sanar os problemas de geração de etiquetas incorretamente, foi adicionada uma trava dentro do Instore que irá impedir a preparação do envio para transportadoras que demandam do código de rastreio gerado via integrador enquanto o trackingNumber não estiver de acordo com o padrão esperado. Uma vez que ele for atualizado, o Instore permitirá seguir com o processo.

Essa trava será configurada pelo nosso time de relacionamento com o cliente para as transportadoras que passam pelo processo de geração de tracking por integradores.


1.3.1 Quais transportadoras irão receber a trava?

Qualquer transportadora será apta para receber as validações da melhoria, para isso devemos informar as transportadoras ao time da Linx.

Observação: Apenas os carriersId informados para o nosso time serão afetados pela configuração e a trava só irá acontecer mediante do parâmetro.

1.4 Funcionamento na prática:

A partir da habilitação do parâmetro para uma determinada transportadora, serão feitas as seguintes validações:

Cenário de exemplo:

Figura 1: Exemplo de pedido sem o trackingNumber

Conforme apresentado acima, o pedido não possui um trackingNumber, e nas configurações do cliente ativamos a solução e inserimos a transportadora 250 utilizada no pedido.

Apresentaremos a contenção do pedido dentro do Instore, que acontecerá em 2 telas:

1° Detalhe da entrega – botão “Preparar para envio” fica inacessível e um popup é apresentado informando que o trackingNumber do pedido ainda não foi gerado:


Figura 2: Detalhes da entrega - exemplo de pedido contido por não ter o trackingNumber gerado

2° Lista de preparação de entrega – Na seleção de 1 ou mais pedidos, caso algum dos pedidos seja de um transportador citado na configuração do cliente e ele atenda as regras de contenção, um popup será apresentado em tela informando que o trackingNumber do pedido ainda não foi gerado. Sendo assim o agrupamento de pedidos para preparação de entrega não poderá possuir nenhum pedido com erro.   

Figura 3: Lista de preparação da entrega - exemplo de pedido contido por não ter o trackingNumber gerado

Caso o pedido tenha seu trackingNumber atualizado corretamente pelo integrador, o mesmo deverá ser liberado imediatamente para prosseguir normalmente com preparação do envio.

Exempo de pedido já com o trackingNumber correto:

Figura 4: Exemplo de pedido com o trackingNumber correto

Validando a liberação do pedido:

Figura 5- Detalhes da entrega - botão preparar para envio disponível

Lista de preparação de entrega:

Figura 6- Detalhes da entrega - seleção de pedido sem presença de erros.

Caso precise dessa melhoria em sua operação, entre em contato com o nosso time de relacionamento com o cliente que estará disposto a apoiar nas configurações necessárias.