Desenvolvimento Millen-32085_21125_29893_29717 – Integração Correios – Rastreio via API Rest
Release 104
Versão 5
Autor Jaciara Silva
Nome do Processo: Expedição
Motivação
Possibilitar a consulta de rastreio das entregas realizadas por meio da integração entre o e-Millennium e a empresa de Correios, utilizando a nova tecnologia disponibilizada, que possibilita maior agilidade e rapidez nos processos de consultas. Também serão integrados os serviços de cálculo de frete, consulta de CEP, impressão de etiquetas de embarque (com ou sem solicitação de retirada).
O serviço poderá ser utilizado por uma filial única ou por várias filiais da empresa ao mesmo tempo, desde que devidamente configuradas no sistema, com seus usuários e as respectivas senhas.
Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.
1) Para liberação dos serviços contratados com os correios, o cliente deverá acessar a plataforma e logar com seu usuário e senha (para utilização da integração dos Correios api, deve-se solicitar novo usuário e senha aos Correios, além de realizar o procedimento de geração de token para, posteriormente utilizar no e-Millennium, pois não se trata do usuário e senha do serviço anterior). Deve-se conferir, também, se os serviços de postagem foram liberados, ex: Sedex e Pac, para que sejam listados no e-millennium e possam ser realizadas as configurações; 2) Antes da instalação do módulo, deve-se garantir não haver números de objeto ("numero_objeto") gerados pelo Sigep relacionados ao sistema e todos os embarques cadastrados no e-Millennium devem estar com o status "Concluído". |
Treinamento Online
Acesse, também, o treinamento online sobre o processo disponível no Linx Academy:
Home (plusoftedtech.com.br)
Instalação dos executáveis
Para usuários que utilizam em seu ambiente a versões entre 5.95 até 5.104.2, antes mesmo da instalação do módulo específico para integração com a Api dos Correios, é necessário executar o instalador "B5CorreiosAPI.exe", que pode ser baixado através do link:
B5CorreiosAPI.exe.
Com o ambiente preparado, deve-se prosseguir com a instalação do módulo de integração com os Correios "Millenium!gf_correios_api.minst", seguida de sua devida configuração.
Após realizar o download do instalador B5CorreiosAPI.exe, localize-o no diretório respectivo e realize uma cópia para qualquer diretório do Servidor.
OBS: Se você não tiver acesso ao servidor, solicite ao administrador de sua rede ou entre em contato com o time de Suporte da Linx
Preparação para Ambientes com Versões entre 5.95 e 5.104.2
IMPORTANTE! Para ambientes com versão 5.104.3 ou superior, este processo não será necessário, podendo-se realizar o processo a partir da instação do módulo de integração com a Api dos correis diretamente. Clique aqui para acessar diretamente o processo de instalação do módulo.
Localize o instalador B5CorreiosAPI.exe e, antes de iniciar a execução, desative o "Broker" do ambiente do servidor.
ATENÇÃO! Este passo deve ser realizado de forma programada, pois, com o serviço do Broker desativado, o sistema não terá suas funcionalidades disponíveis.
Execute o aplicativo da instação:

Clique em "Avançar" para prosseguir:

Confirme o diretório de instalação:

Acompanhe a progressão do processo:

Após a finalização da instalação, reative o serviço do Broker no ambiente do Servidor.
Instalação do Módulo de Integração com Api dos Correios
Acesso o diretório "...\Wts\Modules" e localize o instalador do módulo "Millenium!gf_correios_api.minst" e execute-o.

Aguarde o progresso da instalação:

Após a confirmação da instalação do módulo, seu ambiente estará apto para que sejam iniciadas as configurações necessárias:

Configuração e Utilização da Integração
Em Utilitários\Administrador\Configurações Gerais\Correios API:
Em Logística, incluir os cadastros de:
Preenchimento automático pelo CEP
No cadastro de clientes do e-Millennium, ao consultar o CEP via Web, alguns campos do endereço serão preenchidos pelo próprio sistema, agilizando a tarefa de preenchimento dos dados do cliente.
Em Vendas\Cadastros\Clientes:
Após teclar Enter, o sistema fará a consulta no servidor dos correios utilizando os dados informados e preencherá automaticamente os campos:
Busca Automática de Serviço
Para que o sistema liste automaticamente todos os serviços disponíveis para a empresa, é necessário ter um contrato de prestação junto ao Correios.
Atenção! Não serão listados todos os serviços que os Correios oferecem, na tela serão listados somente aqueles que a empresa tem contratados.
Em Logística\Estoque\Cadastros:
Geração de Dígito de Etiqueta
A numeração poderá ser gerada manualmente, como veremos a seguir, e informada no embarque do pedido de venda, ou poderá ser enviada pelo correio no momento do faturamento do pedido - no entanto, a numeração também possa ser gerada automaticamente, conforme configuração.
Em Logística\TMS\Cadastros\Sequência de Números dos Correios:
Filial (este campo não é de preenchimento obrigatório, porém se a empresa tiver contratação de serviços com os correios por filial, seria interessante selecionar a filial, para que fique vinculada ao número gerado)
Tipo de Frete
Número Inicial
Número Final
Inclusão de pedido de venda com frete dos correios
Em Vendas\Pedido de Venda:
Na tela também é possível visualizar o valor do frete por produto e um histórico dos valores enviados pelo gateway, clicando no botão Memória de Cálculo.
Faturamento do pedido de venda informando número de rastreio para consulta
Durante a operação de faturamento, é possível realizar a emissão e impressão da etiqueta de transporte do pedido; também é possível consultar a numeração das etiquetas de embarque diretamente no site dos correios.
Para que isso ocorra, será necessário configurar o evento para que sejam realizadas a geração e impressão da etiqueta, além da consulta ao site:
OBS: Na rotina de Expedição de Pré-Faturamento, o evento utilizado também deverá ser configurado caso seja desejado que as etiquetas sejam emitidas e impressas por este processo.
Atenção! Para que a numeração das etiquetas seja feita durante a movimentação, não pode haver numerações geradas manualmente.
Em Venda\Movimentações, ao faturar o pedido de venda:
Inclusão de Embarque
Em Logística\Expedição\Embarque:
Incluir Embarque;
Na guia Geral, preencher os campos da tela;
Na guia Itens do Embarque, selecione as notas a serem incluídas no embarque e efetive.

Rastreio SRO
Após o status dos embarques estarem atualizados para CONCLUÍDOS, eles serão enviados para os correios e poderão ser rastreados pela empresa ou pelo cliente.
Em Vendas\Pedido de Venda: