1 Conceito


O menu Cadastros possui uma grande importância na utilização do sistema, permitindo o controle de funcionários, clientes, fornecedores, dentre outros. Os cadastros seguem uma sequência de código na ordem crescente, independentemente do tipo. Isso ocorre porque o cadastro é unificado. Assim, caso seja cadastrado um cliente com o código 3, o próximo cadastro terá o código 4, independentemente do tipo, seja funcionário, cliente, fornecedor e/ou empresa.

2 Requisitos


Para que as rotinas de Cadastros funcionem corretamente será necessário possuir o Linx Postos AutoSystem® instalado e devidamente configurado e gerenciar as configurações a seguir:

3 Configurações


Para utilizar a rotina de Cadastros será necessário configurar as Permissões de Acesso dos usuários no módulo Gerencial. Estas configurações serão descritas abaixo:

3.1 Permissão de Acesso

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de acesso, acessar Gerencial > Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > aba Configurações, conforme imagem a seguir:


Nesta aba, poderão ser configuradas as permissões de Incluir, Alterar, Excluir e Visualizar no registro dos Cadastros.

Na rotina: Gerencial > Configurações > Usuários > Grupo de usuários, foi criada a permissão “Consulta de CEP”:

4 Funcionalidades


O menu Cadastros possui grande importância na utilização do sistema. Neste menu serão registrados as principais informações necessárias para o correto funcionamento do Linx Postos AutoSystem®. A seguir estes cadastros serão detalhados.

4.1 Clientes

O cadastro de Clientes fornecerá uma maior organização, possibilitando o controle de seus vencimentos, contas a pagar, consumo, vendas realizadas, faturamento via banco e e-mail.

Para cadastrar um Cliente, acessar Gerencial > Cadastros > Clientes, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:


Nesta tela, a guia Identificação permitirá registrar as principais informações do cliente. Esta guia possui os campos:


Marcar a opção Inativo fará com que o cliente se torne inoperante, no entanto, seus dados continuarão cadastrados no sistema.

4.1.1 Dados Cadastrais

A aba Dados Cadastrais tem como objetivo cadastrar os dados de contato, dados adicionais e endereço do cliente. Esta aba possui outras três abas que serão descritas nos próximos capítulos.

4.1.1.1 Principal

A aba Principal permitirá cadastrar informações de contato como endereço, telefones, contatos eletrônicos, dentre outros.
Esta aba possui os campos:


Ao marcar a opção Órgão Público o cliente passa a ser considerado um órgão público.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

4.1.1.1.1 Consulta de CEP

A consulta de CEP é uma nova funcionalidade disponível a partir da versão 3.3.1.88.

Essa consulta presente em diversas rotinas, irá facilitar o cadastro e/ou atualização de usuários, podendo ser feita de duas formas:

Cenário 1: Possui o CEP e não possui o endereço.

Neste cenário, ao informar o número do CEP no campo e clicar no botão “Consultar CEP”, irá trazer e preencher os campos cidade, UF, logradouro e bairro.

Cenário 2: Possui o endereço mas não possui o CEP

Quando os campos bairro, logradouro e cidade, com pelo menos três caracteres, estiverem preenchidos e ao clicar em “Consultar CEP”, o sistema retorna  o restante dos dados e preenche o CEP conforme as informações inseridas nesses campos, ou apresentará uma lista com os possíveis CEP para a escolha do operador.


4.1.1.2 Dados Adicionais



A aba Dados Adicionais permitirá registrar dados adicionais dos clientes, como por exemplo: naturalidade e filiação, conforme imagem a seguir:
Nesta aba, a guia Naturalidade possui os campos:


A guia Filiação possui os campos:


A guia Gestor de Conta possui o campo:


A guia Outros possui os campos:


Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

4.1.1.3 Endereço de Cobrança



A aba Endereço de Cobrança permitirá cadastrar informações para facilitar a cobrança do cliente, conforme imagem a seguir:
Nesta aba, a guia Endereço de Cobrança possui os campos:


A guia Cartões de Crédito possui as opções:


Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

4.1.2 Referências



A aba Referências tem como objetivo cadastrar informações de pessoas/empresas que foram indicadas pelo cliente para confirmar as informações fornecidas. Estas podem ser informações de pessoas conhecidas, lojas, bancos, empresas onde trabalhou ou até mesmo de um sócio. Tais referências poderão ser verificadas no módulo Caixa, clicando no botão Consultar Cliente.


4.1.2.1 Pessoal/Comercial



A aba Pessoal / Comercial permitirá cadastrar as referências de pessoas conhecidas pelo cliente, um vizinho ou parente por exemplo, conforme imagem a seguir:
Nesta aba, a guia Informações possui os botões:


Esta guia possui os campos:


Após adicionar as referências, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

4.1.2.2 Bancárias

A aba Bancárias permitirá cadastrar informações referentes a um banco que o cliente possui conta por exemplo, conforme imagem a seguir:


Nesta aba, a guia Informações possui os botões:


Esta guia possui os campos:


Após adicionar as referências, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

4.1.2.3 Profissionais

A aba Profissionais somente será exibida quando o cliente for pessoa física. Esta aba permitirá cadastrar os dados da empresa onde o cliente trabalha, conforme imagem a seguir:



Nesta aba, a guia Informações possui os botões:


Esta guia possui os campos:


Após adicionar as referências, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

4.1.3 Mensagens

A aba Mensagens tem como objetivo cadastrar recados, observações e instruções operacionais para o cliente. Possui quatro abas que serão descritas nos próximos capítulos.

4.1.3.1 Observações


A aba Observações permitirá inserir um texto com informações relevantes para o cadastro do cliente. Este campo é de livre preenchimento, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os campos:


Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

4.1.3.2 Recados


A aba Recados permitirá cadastrar recados que serão exibidos no fechamento da venda. Um recado poderá ser exibido quando uma determinada placa for informada ou para todas as vendas realizadas para o cliente, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os botões:


Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:


Esta tela possui os campos:


Ao marcar a opção Permanente este recado será exibido sempre que o usuário informar o número da placa, cadastrada no recado, no fechamento de uma venda.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações e retornar à aba de Recados.
A aba Recados possui os campos:


Após cadastrar os recados, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

4.1.3.3 Instruções Operacionais



A aba Instruções Operacionais permitirá cadastrar informações para cobrança, conforme imagem a seguir:
Informar a Instrução Operacional no campo em branco.
Esta aba possui os botões:


Ao clicar no botão Lista de tags para formatação, a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a aba Geral exibirá tags de formatação, permitindo alterar o tamanho do texto e/ou colocá-lo em negrito, itálico, dentre outros.



A aba Cores exibirá tags referentes à cor do texto, permitindo escolher entre 6 cores diferentes, conforme imagem a seguir:


A aba Tipos de fonte exibirá tags referentes à fonte do texto, permitindo escolher entre 4 fontes diferentes, conforme imagem a seguir:



A aba Tamanhos de fonte exibirá tags referentes ao tamanho do texto, permitindo alterá-lo dependendo da necessidade, conforme imagem a seguir:
Abaixo segue um exemplo de uma instrução formatada utilizando as tags:

Consulta da tela de tags:

Para iniciar, basta escolher a formatação de sublinhado ou vermelho. No exemplo abaixo, a formatação escolhida foi sublinhado:
Exemplo: <u><span foreground='red'>Não aceitar pagamento após 30 dias do vencimento</span></u>

Neste exemplo, foi escrita a primeira parte da formatação sublinhado <u>, a primeira parte da formatação vermelho <span foreground='red'>, o texto a ser impresso, a segunda parte da formatação vermelho </span> e por último a segunda parte da formatação sublinhado </u>.



Ao clicar no botão Visualizar mensagem a seguinte mensagem será exibida:
Após cadastrar a instrução operacional, clicar no botão Salvar na tela de cadastro de cliente para registrar as informações.

4.1.3.4 Negociações Comerciais

A aba Negociações Comerciais permitirá inserir um texto com informações relevantes para o cadastro do cliente. Este campo é de livre preenchimento, conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os campos:


Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.


4.1.4 Política Comercial

A aba Política Comercial tem como objetivo cadastrar as formas de pagamento, regras de preço, desconto, dentre outras configurações relacionadas às movimentações de venda. Esta aba é composta por várias outras abas que serão descritas a seguir:

4.1.4.1 Venda

A aba Venda permitirá cadastrar todas as informações referentes ao fechamento de venda no módulo Caixa, conforme imagem abaixo:



Nesta aba, a guia Informações para venda possui os campos:


Esta guia possui as opções:


A guia Configurações para e-mail das Vendas possui o campo:


Esta guia possui as opções:


Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

4.1.4.2 Nota Fiscal



A aba Nota Fiscal permitirá cadastrar o e-mail para envio de notas fiscais eletrônicas, conforme imagem a seguir:
Nesta tela, a primeira guia Nota Fiscal Eletrônica possui o campo:


A guia seguinte também possui o campo E-mail, porém, este campo será exclusivo para clientes do módulo TRR.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

4.1.4.3 Contas

A aba Contas permitirá cadastrar quais contas serão exclusivas para este cliente, assim como a configuração do vencimento, faturamento e limite de pendências, conforme imagem a seguir:



Nesta aba, a guia Contas de valores a receber configuradas para o cliente possui os botões:


Ao marcar a opção Enviar e-mail sobre atraso de pendências financeiras será enviado e-mails ao cliente informando-lhes quando estes possuem pendências financeiras com o estabelecimento.
Esta guia possui os campos:


A guia Entrega de faturas possui os campos:

Ao clicar no botãAdicionar, a tela a seguir será exibida:




Nesta tela, a guia Informações possui o campo:


A aba Limites / Vencimentos permitirá adicionar os detalhes da conta, limite de crédito e de pendência, vencimentos e prazos. Lembrando que ao configurar a conta nesta sessão, o sistema verificará os dados no momento da venda, verificando se o cliente possui saldo ou não. Em casos positivos, o vencimento configurado nesta aba será aplicado automaticamente na finalização da venda.
Nesta aba, a guia Limites possui os campos:


Marcar a opção Exibir informações sobre limite de crédito e saldo disponível no fechamento da venda permitirá visualizar as informações do limite de crédito e o saldo disponível da conta durante o fechamento da venda.
A guia Vencimentos possui os campos:


Marcar a opção Nota fiscal de venda obrigatória tornará a emissão da nota fiscal de venda obrigatória.
Ao clicar no botão Simular vencimentos será exibida uma simulação das configurações de vencimento realizadas.


Importante: os resultados das simulações de vencimentos são individuais, ou seja, cada aba gera um resultado, onde os dados informados numa aba não terão impacto na outra. Sendo a aba Limites/Vencimentos para documentos (lançamentos que podem ser faturados) e a aba Faturamento para as faturas.


A guia Geral possui as seguintes opções para marcação:

A aba Faturamento permitirá configurar as opções de faturamento através de 3 outras abas, conforme imagem a seguir:



Marcar a opção Faturar lançamentos, para habilitar os campos de faturamento.
Nesta tela, a aba Principal possui os campos:


A aba Opções permitirá realizar as configurações de faturamento, boleto, nota fiscal, dentre outras, conforme imagem a seguir:


Esta aba possui as opções:


A aba Parcelamento permitirá configurar o parcelamento dos títulos em aberto, conforme imagem a seguir:



Marcar a opção Parcelar lançamentos para que os campos desta aba sejam habilitados.
Esta aba possui os campos:


A aba Faturamento Automático permitirá configurar o faturamento automático dos títulos, conforme imagem a seguir:


Marcar a opção Ativar faturamento automático, para habilitar os campos de faturamento.

Nesta tela, a aba Principal possui os campos:


Na aba Opções possui os campos a serem habilitados:


Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.
Clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de clientes para registrar as informações.

4.1.4.4 Regras de Preço



A aba Regras de Preço permitirá cadastrar regras para cada cliente ou grupo de clientes. Tais regras concederão descontos e/ou aplicarão um valor fixo a determinados produtos ou grupos de produtos, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os botões:


Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:

Nesta tela, a guia Informações possui os campos:


Marcar a opção Utilizar em venda com fidelidade para que a regra também seja aplicada em vendas que contenham produtos com pontuação fidelidade.
A aba Preços possibilitará definir descontos, acréscimos ou preços fixos diferenciados para determinados produtos ou grupos de produtos. Esta aba possui os botões:


Esta aba possui os campos:


Na aba Condições será possível configurar os requisitos aos quais as regras de preço serão aplicadas. Esta aba possui várias outras abas que podem ser configuradas conforme os exemplos a seguir:

 


Na aba Empresa, selecionar em quais empresas a regra será aplicada, conforme exemplo a seguir:
Esta aba possui o botão:



Na aba Cliente, adicionar os clientes que serão vinculados a esta regra, conforme exemplo a seguir:
Esta tela possui os botões:



Na aba Consumidor, adicionar os consumidores que serão vinculados a esta regra, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:



Na aba Forma de pagamento, selecionar para quais formas de pagamento a regra será aplicada, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui o botão:


Na aba Gr. empresa adicionar os grupos de empresa que serão vinculados a esta regra, conforme imagem a seguir:


Na aba Gr. cliente adicionar os grupos de cliente que serão vinculados a esta regra, conforme imagem a seguir:


Na aba Gr. crédito adicionar os grupos de crédito que serão vinculados a esta regra, conforme imagem a seguir:




Na aba Grupos de usuário, ao marcar a opção Regra de preço restrita – somente os grupos de usuários selecionados abaixo terão permissão para utilizar a regra de preço a ser cadastrada, conforme imagem abaixo:



Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

4.1.4.5 Regras Preço Grupo

A aba Regras Preço Grupo exibirá todas as regras de preço vinculadas ao grupo, ao qual o cliente pertence, conforme imagem a seguir:



Esta aba não permitirá alterações, sendo somente para visualização. Para adicionar e/ou gerenciar uma regra de preço por grupo, acessar o capítulo Regras de Preço, criar uma regra e vincular a um grupo de cliente.

4.1.4.6 Crédito

A aba Crédito permitirá configurar o limite de crédito do cliente, definindo um padrão e um conceito, conforme imagem a seguir:


Esta aba possui os campos:


4.1.4.7 Entrega Futura


A aba Entrega Futura permitirá cadastrar uma venda antecipada de combustível e controlar as quantidades vendidas no módulo Caixa, para conferir com a quantidade comprada antecipadamente pelo cliente. Segue imagem da aba:



Para mais informações de como utilizar esta rotina, acessar o Manual de Entrega Futura.

4.1.4.8 Banco


A aba Banco permitirá adicionar informações os Bancos que este cliente utilizará e mais tarde será vantajoso na rotina de Baixa Liquidez, utilizada no bloqueio de emissão de boletos bancários para clientes que não possuem permissão para realizar cobranças bancárias, conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os botões:

Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:


Nesta tela, a guia Regras para Banco Cobrança possui os campos:


Marcar a opção Bloqueado fará com que o boleto bancário não possa ser emitido para este banco.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar – F5 para registrar as informações.
Para informações sobre a rotina de Baixa Liquidez, acessar o Informativo Baixa Liquidez.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

4.1.5 Frota

A aba Frotas tem como objetivo controlar quais serão os veículos que poderão abastecer ou mesmo para ter um controle da quantidade de litros que um determinado veículo gasta em um determinado período. As configurações desta aba serão descritas a seguir:

4.1.5.1 Veículos

A aba Veículos permitirá cadastrar veículos, vinculados a uma determinada frota, para o cliente a ser cadastrado, conforme imagem a seguir:


Marcar a opção Vendas apenas para placas cadastradas para o sistema efetuar venda apenas para clientes com veículos que possuam placa cadastrada nesta aba.

Esta aba possui os botões:


Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:

Nesta tela, na guia Informações do veículo serão cadastradas as informações principais do veículo. Esta guia possui os campos:


A aba Configurações permitirá utilizar opções para efetuar o fechamento da venda ao cliente.
Nesta aba, a guia Opções possui as opções:


A guia Restrições possui as seguintes opções:


Caso uma restrição seja selecionada, no campo Motivo do bloqueio informar o motivo do veículo estar bloqueado.

Na aba Combustíveis, na guia Combustíveis para abastecimento será possível marcar os combustíveis que poderão ser vendidos para o veículo, conforme imagem a seguir:




A guia Informações possui os seguintes campos:


A aba Produtos permitirá informar quais produtos ou grupos de produtos poderão ser vendidos para o veículo a ser cadastrado, conforme imagem a seguir:



Esta aba possui os botões:


O campo Tipo exibirá a inicial correspondente ao Produto ou Grupo de Produto adicionado para este veículo.


A aba Limites permitirá restringir a quantidade de abastecimentos, quantidade de litros e/ou valor máximo permitido a ser vendido para este veículo, conforme imagem a seguir:



Nesta tela, a guia Limites de venda possui os campos:


O botão Ajuda exibirá uma breve descrição desta tela.


A aba Grupo exibirá os grupos cadastrados anteriormente, conforme imagem a seguir:


A guia Grupo de veículos permitirá habilitar os grupos cadastrados para esta frota, para que obedeça as restrições configuradas nas abas anteriores. Para cadastrar um Grupo de veículo, acessar o capítulo 4.1.5.3 Grupos.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

4.1.5.2 Motoristas

A aba Motoristas permitirá cadastrar motoristas que serão vinculados a uma determinada frota, conforme imagem a seguir:



Esta aba possui os botões:

Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:


A guia Identificação possui os campos:


Na aba Configurações a guia Acesso possui os campos:


A opção Visualizar senha permitirá que a senha seja visualizada ao digitar.
A guia Restrições possui as opções:


Caso uma restrição seja selecionada, no campo Motivo do bloqueio informar o motivo do veículo estar bloqueado.

A aba Limites permitirá restringir a quantidade de abastecimentos, de litros e/ou valor máximo permitido a ser vendido para este motorista, conforme imagem a seguir:



Nesta tela, a guia Limites de venda possui os campos:

O botão Ajuda exibirá uma breve descrição desta tela.

A aba Informações permitirá cadastrar informações bancárias, conforme imagem a seguir:



Nesta tela, a guia Informações, possui os campos:


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

4.1.5.3 Grupos

A aba Grupos permitirá cadastrar grupos de veículos, possibilitando a restrição de compras e abastecimento por grupo, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:


Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:


Nesta tela, a guia Informações possui os campos:


Após incluir os veículos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.
Após cadastrar os grupos de veículos, clicar no botão Salvar na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

4.1.6 Conveniados

A aba Conveniados tem como objetivo cadastrar conveniados vinculados ao cliente, sendo possível vincular também motoristas a este cadastro, conforme imagem a seguir:


 
Esta tela possui os botões:

Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:


Nesta tela, a guia Identificação possui os campos:


A aba Principal possui os campos:


A aba Configurações permitirá configurar as opções de acesso do conveniado a ser cadastrado, conforme imagem a seguir:


Nesta aba, a guia Acesso possui os campos:


A guia Opções possui as opções:


A guia Restrições possui as opções:


Ao marcar uma das duas opções anteriores, no campo Motivo do bloqueio, informar o motivo do conveniado estar bloqueado.

A aba Motoristas permitirá vincular motoristas ao conveniado, conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os botões:


Após realizar o cadastro, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.

4.1.7 Propriedades Rurais

A aba Propriedades Rurais tem como objetivo cadastrar propriedades rurais que serão integrados com o EMSys Gestão.

Esta tela possui os botões:

Ao clicar na opção adicionar, uma tela de cadastro será apresentada para preenchimento das informações:

Na aba de Identificação, temos os campos:

Na guia Dados Cadastrais, temos os campos:

A flag "Utilizar os dados da propriedade rural na emissão da nota fiscal" será habilitada de forma padrão.

É de extrema importância que a flag "Produtor Rural"  disponível em  Gerencial > Cadastros > Clientes > guia Dados Cadastrais > subguia Principal esteja ativa para a edição ou cadastro, caso esteja desativada, a guia aparecerá, porém os botões estarão inativos para qualquer edição.

                                             Exemplo Flag Ativa                                                                                                    Botões Ativos 

                              Exemplo Flag Desativada                                                                                                         Botões Inativos



Para mais informações do Cadastro de Propriedade Rural, clique aqui.

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

4.1.8 Identificações

A aba Identificações tem como objetivo cadastrar identificações referentes a códigos de barras ou códigos RFID associados ao veículo, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:

Ao clicar no botão Adicionar a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Informações para Identificação possui os campos:


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.
Após inserir as identificações necessárias, clicar no botão Salvar na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

4.1.9 Fidelidade

A aba Fidelidade tem como objetivo cadastrar cartões de acumulação de pontos que o cliente possui, a tela exibirá a lista de todos os cartões cadastrados até o momento, conforme imagem a seguir:




Nesta tela, a guia Cartões fidelidade do cliente possui os botões:


Na guia Opções, possui os campos para seleção:


Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:


Esta tela possui os botões:


Nesta tela, a guia Identificação possui os campos:


Esta guia possui as opções:


Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

4.1.10 WEB


A aba WEB tem como objetivo cadastrar o nome de usuário e senha para acesso ao módulo WEB. Nesta aba serão realizadas as principais configurações do módulo WEB, conforme imagem a seguir:



Nesta aba, a guia Acesso possui os campos:


Marcar a opção Mostrar senha para visualizá-la.
Na guia Sessões visíveis no Módulo WEB serão configuradas as permissões de acesso do cliente.
Para mais informações de como configurar o módulo WEB, acessar o Manual Módulo WEB.

4.1.11 Anexo


A aba Anexo tem como objetivo armazenar os anexos no cadastro de cada cliente. Ao configurar um anexo na matriz, o mesmo apenas será exibido na filial após a sincronia, conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os botões:

Ao clicar no botão Adicionar a tela a seguir será exibida:


Nesta tela, a guia Informações do anexo possui os campos:


Ao clicar no botão Visualizar o anexo será exibido na tela.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.
Após inserir os anexos necessários, clicar no botão Salvar na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

4.1.12 Consultas

A aba Consultas tem como objetivo consultar as vendas, contas a receber e consumo do cliente em um determinado período. As configurações desta aba serão descritas a seguir.

4.1.12.1 Vendas

A aba Vendas permitirá consultar as vendas efetuadas pelo cliente, conforme imagem a seguir:



Esta aba possui o filtro:


Esta aba possui o botão:


Os campos apresentados na tabela são:


Abaixo da tabela será exibido o totalizador Total de vendas no período que exibirá o valor total de vendas registradas no período informado.

4.1.12.2 Contas a Receber

A aba Contas a Receber permitirá consultar as contas a receber, em aberto, do cliente, conforme imagem a seguir:


Os campos apresentados na tabela são:


Abaixo da tabela será exibido o totalizador Total de vendas no período que exibirá o valor total de vendas registradas no período informado.

4.1.12.3 Consumo

A aba Consumo exibirá os produtos consumidos pelo cliente, conforme imagem a seguir:

Esta aba possui o filtro:


Esta aba possui o botão:


Os campos apresentados na tabela são:


Abaixo da tabela será exibido o totalizador Total de vendas no período que exibirá o valor total de vendas registradas no período informado.

4.1.12.4 Entrega Futura


A aba Entrega Futura permitirá consultar todas as compras, efetuadas no módulo Caixa, que utilizaram como forma de pagamento uma movimentação de Entrega Futura, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os filtros:


Esta aba possui os botões:


Os campos apresentados na tabela são:


O totalizador, Quantidade total no período exibirá a quantidade total vendida para o cliente em questão, ou seja, exibirá a soma dos valores contidos no campo Quantidade.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

4.2 Fornecedores

O cadastro de Fornecedores possibilitará cadastrar empresas para fornecimento de materiais, serviços terceirizados, facilitando entradas de notas. Ao informar o código do fornecedor no sistema, os dados do mesmo automaticamente serão registrados na rotina de nota, sem que seja necessário redigir o endereço do fornecedor a cada nota de entrada.

Com as informações dos fornecedores cadastradas será possível, ainda, realizar o controle de contas a pagar por fornecedor, assim como as notas que já foram faturadas e pagas a ele.
Para cadastrar um Fornecedor, acessar Gerencial > Cadastros > Fornecedores, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:


Nesta tela, a guia Identificação possui os campos:


Marcar a opção Inativo fará com que o fornecedor permaneça inoperante, no entanto, seus dados continuarão cadastrados no sistema.

4.2.1 Principal

A aba Principal tem como objetivo cadastrar os dados principais e complementares do fornecedor a ser cadastrado.

A guia Dados do Fornecedor possui os campos:


Após informar os dados principais do fornecedor, clicar em Salvar para registrar as informações.

4.2.2 Produto



A aba Produto tem como objetivo cadastrar os produtos que já foram fornecidos pelo fornecedor em questão, conforme imagem abaixo:
Esta tela possui os botões:


Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Informações possui os campos:


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.
Ao retornar à tela de cadastro de Fornecedores, clicar no botão Salvar para registrar os produtos adicionados.

4.2.3 Referências Bancárias

A aba Referências Bancárias tem como objetivo tem como objetivo cadastrar as contas bancárias que o fornecedor possui, conforme imagem a seguir:



Nesta aba, a guia Informações possui os botões:


Esta guia possui os campos:


Após incluir as contas bancárias do fornecedor, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de fornecedores, para registrar as informações.

4.3 Funcionários

O cadastro de Funcionários fornecerá uma maior organização, possibilitando cadastrar dados importantes referentes ao funcionário. Este cadastro permitirá cadastrar informações pessoais, profissionais e bancárias.

Para cadastrar um Funcionário, acessar Gerencial > Cadastros > Funcionários, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:




Nesta tela, a guia Identificação possui os campos:

Empresa: selecionar, para qual empresa, o funcionário será contratado. Este campo será exibido apenas quando houver mais de uma empresa cadastrada. Empresas poderão ser cadastradas em Configurações > Parâmetros > Empresas.
Marcar a opção Inativo fará com que o funcionário permaneça inoperante, no entanto, seus dados continuarão cadastrados no sistema.

4.3.1 Dados Principais

A aba Dados Principais permitirá cadastrar as informações pessoais e para contato do funcionário. Esta aba possui os campos:

4.3.2 Informações Adicionais

A aba Informações adicionais permitirá cadastrar as informações adicionais do funcionário. Por exemplo: Conta Bancária, Grau de Escolaridade, dentre outros, conforme imagem abaixo:


Nesta aba, a guia Informações bancárias possui os campos:


A guia Outras informações possui os campos:


A guia Naturalidade possui os campos:


A guia Filiação possui os campos:

4.3.3 Cartões RFID

A aba Cartões RFID permitirá cadastrar os cartões para realizar a liberação das bombas de combustíveis e assim efetuar o abastecimento, conforme imagem abaixo:



É possível adicionar um novo cartão, através do Gerencial > Cadastros > Tabelas > Venda > Tipos de Identificação, após o cadastro é possível vincular nesta aba.




Clicar no botão Salvar na tela de cadastro de funcionários para registrar as informações.

4.4 Grupos de Pessoas

O cadastro de Grupos de pessoas permitirá realizar um conjunto de regras a serem aplicadas aos clientes de maneira rápida, não sendo necessária a configuração para cada cliente separadamente.

Quando o Linx Postos AutoSystem® é instalado, o grupo de pessoas já vem com quatro grupos cadastrados como padrão, são eles: empresa, funcionários, fornecedores e clientes. Cada cliente cadastrado obrigatoriamente será vinculado a um grupo de pessoas.

Para cadastrar um Grupo de pessoas, acessar Gerencial > Cadastros > Grupos de pessoas, conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os botões:


Nesta aba, a guia Informações do Grupo de Pessoa possui os campos:


Marcar a opção Utilizar nome reduzido na pesquisa de clientes deste grupo para que, ao Procurar os clientes deste grupo no sistema, o nome a ser exibido, seja o Nome Reduzido do cliente ao invés do Nome Completo.

4.4.1 Venda

A aba Venda tem como objetivo cadastrar as informações referentes às vendas e faturamento realizados para os clientes pertencentes ao grupo. Cada grupo poderá ter uma tabela de preço ou uma tabela de faturamento configurada.


Esta aba possui os campos:



A aba Venda possui as opções:


Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

4.4.2 Vencimentos

A aba Vencimentos tem como objetivo configurar quais serão as contas exclusivas que o grupo de pessoas utilizará, assim como a configuração do vencimento, faturamento e limite de pendências, conforme imagem a seguir:


Esta aba possui os botões:


Marcar a opção Enviar e-mail sobre atraso de pendências financeiras para que um e-mail seja enviado para os membros deste grupo cada vez que estes tenham alguma pendência financeira.
Ao clicar no botão Adicionar, a tela de Vencimento por Conta será exibida. Esta tela permitirá cadastrar limites, vencimentos e faturamento para os membros do grupo. Para mais informações de como cadastrar um vencimento por conta, acessar o capítulo 4.1.4.3.
Após incluir os vencimentos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de grupos de pessoas, para registrar as informações.

4.4.3 Pessoas

A aba Pessoas tem como objetivo, relacionar as pessoas cadastradas no sistema, que foram vinculadas ao grupo de pessoa em questão, conforme imagem a seguir:



Esta aba possui o botão:

4.4.4 Políticas de Preço

A aba Políticas de Preço tem como objetivo registrar regras de preço, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:


Ao clicar no botão Adicionar, a tela de cadastramento das Regras de Preço será exibida. Esta tela permitirá cadastrar regras de preço, condições e os grupos de usuários que poderão utilizá-la. Para mais informações de como cadastrar uma regra de preço, acessar o capítulo 4.1.4.4.

4.4.5 Restrições de Venda

A aba Restrições de Venda tem como objetivo registrar restrições de venda, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:

Ao clicar no botão Adicionar, a tela de cadastramento das Restrições de Venda será exibida. Esta tela permitirá cadastrar regras de restrição de venda, condições, os grupos e subgrupos de produtos que poderão utilizá-la.

Após configurar a tela de Grupos de pessoas, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

4.5. Produtos

O cadastro de Produtos permitirá cadastrar as informações específicas de cada mercadoria para que seja possível controlar a grande entrada e saída destas. O cadastro dos produtos ocorre de forma rápida e simples, podendo vincular os mesmos a um grupo de produtos ou ainda cadastrar seu código de barras.

Para cadastrar um Produto, acessar Gerencial > Cadastros > Produtos, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:


Nesta tela, a guia Identificação possui os campos:


Marcar a opção Inativo fará com que o produto permaneça inoperante, no entanto, seus dados continuarão cadastrados no sistema.

4.5.1 Principal

A aba Principal tem como objetivo cadastrar os dados principais da mercadoria, por exemplo: fornecedores, quantidades, preços, dentre outros.



Esta aba possui os campos:


Quando houver mais de uma empresa cadastrada, os dados da guia a seguir são levados em consideração quando não houver diferenciação de preço na aba Empresa.
A guia Informações comuns a todos os postos da rede, mencionada acima, possui os campos:


Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

4.5.2 Fiscal

A aba Fiscal tem como objetivo cadastrar os principais dados fiscais do produto. É de suma importância que os dados informados estejam corretos, caso contrário, o sistema poderá apresentar divergências entre o Sintegra (Sistema Integrado de Informações sobre Operações

Interestaduais com Mercadorias e Serviços) e os demais relatórios fiscais, conforme imagem a seguir:



Nesta aba, a guia Informações possui os campos:


4.5.2.1 Tributação

Um produto somente será registrado no sistema e poderá ser vendido se a sua Tributação for informada. Caso tenha alguma dúvida referente à tributação de determinado produto, verificar na nota fiscal de compra, ou procurar um contador para melhor instruí-lo.

Esta aba possui o campo:


Nesta aba, a guia Tributação por estado e Cliente possui os botões:



Ao clicar no botão Adicionar, será possível configurar uma Tributação diferenciada de um estado para o outro, conforme imagem a seguir:
Nesta tela, a guia Informações possui os campos:


Ao informar os campos da Tributação, clicar no botão Confirmar para incluir a tributação ao cadastro do produto.
Após informar os campos na aba Fiscal, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

4.5.2.2 CFOP

A aba CFOP será responsável pelo cadastro do Código Fiscal de Operações e Prestações referentes à cada natureza de operação. O cadastro do CFOP será necessário para vendas dentro e fora do estado, conforme imagem a seguir:


A aba Venda permitirá vincular os CFOPs ao produto. Esta aba possui os botões:

Ao clicar no botão Adicionar a tela a seguir será exibida:


Nesta tela, a guia CFOP possui os campos:


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

A aba Conta SPED permitirá vincular um CFOP à conta SPED deste produto, conforme imagem a seguir:



Esta aba possui os botões:

Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:



Nesta tela, a guia Parâmetros possui os campos:


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.
Após incluir as contas SPED, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de produtos, para registrar as informações.

4.5.2.3 CST PIS/COFINS

Na aba CST Pis/Cofins serão informados os dados do CST (Código de Situação Tributária) PIS/Cofins de entrada e saída, que serão utilizados na geração do arquivo SPED PIS/Cofins, conforme imagem abaixo:


Nesta tela, na aba Pis/Confins, a guia Entrada possui os campos:


A guia Saída possui os campos:


Caso haja a necessidade de diferenciar os CST por empresa informar na aba PIS/Cofins por Empresa.

Na aba Pis/Cofins por Empresa será possível diferenciar as configurações por empresa, conforme imagem a seguir:




Esta aba possui os botões:


Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:



Nesta tela, a guia Parâmetros possui o campo:


As guias Entrada e Saída possuem as mesmas configurações que a aba Pis/Cofins. Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de produtos, para registrar as informações.

4.5.2.4 IPI

Na aba IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) será possível informar os CST (Código de Situação Tributária) de entrada e saída e a alíquota IPI do produto. Estes dados serão utilizados na emissão de nota fiscal de venda para calcular o IPI na nota, conforme imagem a seguir:


Esta aba possui os campos:


4.5.2.5 Escala Industrial

Na aba Escala Industrial é possível cadastrar um produto cuja produção seja em escala não relevante, deverá ser selecionada a opção Produção em Escala Não Relevante e informado o CNPJ do fabricante do produto, o qual será obrigatório.


4.5.2.6 Tributação Histórico

Nesta aba é possível realizar o registro ou a exclusão de Tributação Histórico, conforme imagem abaixo:


Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de produto, para registrar as informações.

4.5.3 Empresa

A aba Empresa tem como objetivo diferenciar as informações por empresa e irá exibir todas as empresas cadastradas, possibilitando selecionar a empresa desejada e configurar cada uma delas de acordo com as informações exibidas da última movimentação. Esta aba apenas será exibida quando houver mais de uma empresa cadastrada no sistema, conforme imagem a seguir:


Nesta aba, a guia Informações por empresa possui o botão:


Esta guia possui os campos:


Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

4.5.4 Estoque

A aba Estoque exibirá os depósitos aos quais o produto possui vínculo e permitirá configurar informações como contas, lote e fatores de conversão, conforme imagem a seguir:



Nesta tela, a guia Informações possui os campos:


Esta guia possui as opções:


Esta guia possui o botão:


4.5.4.1 Depósito

A aba Depósito possui a guia Informações por depósito, onde serão exibidos os depósitos, vinculados ao produto, e informações relevantes do produto. Nesta aba selecionar o depósito que deseja configurar e definir as quantidades Padrão, Mínimo e Máximo do produto no estoque. Também será possível definir se o produto poderá ou não ser movimentado em um determinado depósito, conforme imagem a seguir:



4.5.4.2 Lote

A aba Lote exibirá os lotes cadastrados na entrada da nota fiscal. Exibirá informações como: o nome do lote, a data de entrada, a data de validade e a quantidade disponível, conforme imagem a seguir:



Esta aba possui a legenda:


4.5.4.3 Fatores de Conversão

A aba Fatores de Conversão permitirá realizar o fator de conversão que é um índice utilizado para converter a unidade interna da empresa para a unidade do fornecedor e vice-versa. A seguir imagem da aba:



Esta tela possui os botões:


Para adicionar um fator de conversão, basta clicar no botão Adicionar, escolher uma unidade de medida e clicar no botão Confirmar. Ao retornar à aba Fatores de Conversão, clicar no campo fator e informar o índice desejado.
Caso o sistema não possua a unidade de medida necessária para a conversão, acessar o cadastro de Unidades de Medida em Cadastros > Tabelas.
Após incluir os fatores de conversão, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

4.5.5 Fornecedor

A aba Fornecedor permitirá cadastrar as empresas que já forneceram este produto para o posto, assim como informações fiscais referentes ao produto e o código utilizado pelo fornecedor, conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os botões:

Ao clicar no botão Adicionar a tela exibirá os campos para preenchimento:



Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para incluir o fornecedor.
Após incluir os fornecedores, clicar no botão Salvar na tela de cadastro de produtos para registrar as informações.

4.5.6 Informações

A aba Informações tem como objetivo cadastrar as informações de uso do produto. Essas informações são utilizadas principalmente quando o produto é utilizado na troca de óleo, conforme imagem a seguir:


Esta aba possui os campos:


Marcar a opção Produto destacado como especial no relatório de venda de produtos caso seja necessário que o produto seja destacado em um campo especial do relatório de venda de produtos.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

4.5.7 Composição

A aba Composição tem como objetivo cadastrar produtos compostos por matérias-primas. Estes são produtos que possuem mais de um produto vinculado à sua formação, como um sanduíche ou uma bebida.


A venda de um produto composto é realizada da mesma forma que um produto comum, a diferença está no controle do estoque. No caso do produto composto é feito o controle da matéria-prima que o compõe, e não do produto em si. Tendo como exemplo um sanduíche composto de pão, presunto e queijo, será controlado o estoque do pão, presunto e queijo, e não do sanduíche.


4.5.7.1 Matéria-Prima

O sistema oferece uma característica específica para produtos que são feitos dentro do próprio estabelecimento. A aba Matéria-Prima permitirá cadastrar as matérias-primas que farão parte do produto principal, conforme imagem abaixo:

O cadastro de matéria prima do produto composto poderá ser diferenciado por empresa, quando necessário, mas não perdendo a característica original de um cadastro único para todas as empresas.

A partir das versões 3.3.1.55 e 3.2.6.124, será possível cadastrar uma composição única para todas as empresas e, caso exista a necessidade de diferenciação em uma unidade, o usuário poderá selecionar aquela unidade buscando no campo Empresa e fazer o ajuste necessário, seja removendo itens, alterando quantidade ou até mesmo adicionando novos itens que serão aplicados apenas para a empresa selecionada.

Esta guia possui os campos:


Caso sejam feitas composições próprias para filiais específicas, ao alterar a composição geral, esta alteração não será aplicada àquela filial específica que já possuía composição.



A guia Produtos para composição possui os botões:



Após clicar no botão Adicionar e selecionar a matéria-prima desejada, será possível configurar o campo:


Após incluir as matérias-primas desejadas, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Sempre que for feita qualquer alteração na composição, seja na geral ou específica de alguma filial, deve-se pressionar o botão Salvar, para que as alterações sejam gravadas. 


4.5.7.2 Complementos

A aba Complementos permitirá cadastrar produtos que serão complementos do produto principal, conforme imagem abaixo:



Nesta aba, a guia Produtos complementares possui os botões:


Para incluir algum produto como complemento do produto final, basta clicar no botão Adicionar.
Após incluir os complementos desejados, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

4.5.7.3 Obs. Preparo

A aba Obs. Preparo permitirá cadastrar as observações, descrições e/ou instruções de preparo do produto, conforme imagem a seguir:


Nesta aba, a guia Observações para preparo do produto possui os botões:


Para incluir uma observação ao produto, basta clicar no botão Adicionar.
Após incluir as descrições desejadas, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

4.5.8 Pontos

A aba Pontos tem como objetivo realizar as configurações referentes à pontuação deste produto, conforme imagem a seguir:



Para habilitar a opção desejada e permitir informar os campos para cada produto, será necessário acessar as configurações do módulo Fidelidade em Gerencial > Configurações > Módulos > Fidelidade > Configurações.
A aba Pontos possui as opções:


Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.


4.5.9 Opções

A aba Opções tem como objetivo realizar as configurações de reajustes de preços, entrada e venda do produto informado, conforme imagem a seguir:



Nesta aba, a guia Reajuste de preço na Entrada de Mercadorias possui o campo:



Marcar a opção Permitir reajustar automaticamente para o menor preço reajustará o preço automaticamente, buscando sempre o menor preço, de acordo com a margem de lucro informada.
A guia Entrada de Notas Fiscais possui a opção:


A guia Geral possui a opção:


Após marcar as opções desejadas, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

4.5.10 Inforlub

A aba Inforlub permitirá que as informações dos produtos sejam exportadas para o Inforlub.


 

4.5.11 CheckApp

A aba CheckApp permitirá que as informações dos produtos sejam exportadas para o CheckApp.

4.5.12 Consultas

A aba Consultas permitirá realizar consultas relacionadas às movimentações dos produtos e às movimentações por estoque.


4.5.12.1 Movimentação

A aba Movimentação permitirá verificar todas as movimentações do produto, como aferição, consumo, entrada, inventário, dentre outras. As operações Aferição e Medição são de uso exclusivo dos combustíveis.


Nesta aba, a guia Filtro possui os campos:


Ao clicar no botão Preencher, uma relação das movimentações filtradas será exibida na guia Movimentações.

4.5.12.2 Entradas

A aba Entradas permitirá controlar a entrada de produto cadastrado no estoque, conforme imagem a seguir:


 

Nesta aba, a guia Última Compra exibirá as informações da última entrada efetuada.
A guia Filtro possui os campos:


Ao clicar no botão Preencher, uma relação das movimentações filtradas será exibida na guia Notas Fiscais de Entrada.
O campo Total exibirá a soma do valor total de cada movimentação exibida.

4.6 Kit de Produtos

Para chamar a atenção dos clientes alguns postos optam por fazer ou comprar kit de produtos para vender. Pensando nisto o Linx Postos AutoSystem® implementou o cadastro de Kit de produtos que permitirá cadastrar kits de produtos de forma rápida e eficaz.

Para cadastrar um Kit de produtos, acessar Gerencial > Cadastros > Kit de produtos, conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os botões:


A guia Identificação possui os campos:


Marcar a opção Inativo fará com que o kit de produtos permaneça inoperante, no entanto, seus dados continuarão cadastrados no sistema.


A venda de um kit de produtos é realizada da mesma forma que um produto comum, a diferença está no controle do estoque. No caso do kit de produtos é feito o controle de estoque dos produtos que o compõe, e não do kit em si. Tendo como exemplo um kit contendo um pão de queijo, uma água e um chocolate, será controlado o estoque do pão de queijo, da água e do chocolate, e não do kit.


4.6.1 Principal

A aba Principal permitirá cadastrar o grupo e o preço do kit de produtos.


Esta tela possui os campos:


A guia Informações comuns a todos os postos da rede possui o campo:


Marcar a opção Vendedor Obrigatório obrigará o usuário a informar o vendedor no fechamento da venda.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

4.6.2 Empresa

A aba Empresa será exibida apenas quando houver mais de uma empresa cadastrada. Esta aba tem como objetivo diferenciar os preços de cada estabelecimento, conforme imagem a seguir:


Esta aba possui o campo:


Para diferenciar os preços, clicar no estabelecimento desejado, informar o campo Preço venda e garantir que a coluna Diferencia foi marcada.
Após informar o preço de venda, clicar no botão Salvar para que o valor informado seja vinculado ao estabelecimento selecionado.

4.6.4 Estoque

A aba Estoque tem como objetivo exibir todos os depósitos vinculados ao kit de produtos, conforme imagem a seguir:


Os Depósitos poderão ser vinculados ao kit de produto conforme capítulo 4.7.3 e 4.9.

Para definir a quantidade Padrão, Máxima e Mínima do produto no estoque, basta clicar duas vezes em cima de cada campo e digitar o valor desejado. Marcar a coluna Movimenta indicará que o depósito selecionado permitirá movimentação do kit em questão.

A opção Permitir estoque negativo permitirá escolher entre Sim, Não ou utilizar a Regra do grupo.

Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

4.6.4 Produtos

A aba Produtos permitirá incluir os produtos que farão parte do kit de produtos, conforme imagem a seguir:


Na guia Produtos do Kit será possível alterar o valor da coluna Quantidade para configurar quantos produtos de cada, o kit terá.
Após incluir os produtos necessários, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de kit de produtos, para registrar as informações.

4.6.5 Informações

A aba Informações tem como objetivo realizar a inserção de informações sobre a aplicação e o produto.

4.6.6 Pontos

A aba Pontos tem como objetivo realizar as configurações referentes à pontuação deste kit de produtos, conforme imagem a seguir:



Esta aba possui as mesmas configurações da tela de cadastro de Produtos, para mais informações de como configurar esta aba, acessar o capítulo 4.5.8.


4.6.7 Imagem

Na aba Imagem é possível inserir uma imagem em formato PNG para que assim, facilite a visualização do cliente.



Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

4.7 Grupos de Produtos

O cadastro de Grupos de produtos facilita o gerenciamento das opções de estoque, movimentações de depósitos e reajustes de preços.
Para cadastrar um Grupo de produtos, acessar Gerencial > Cadastros > Grupos de produtos, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:


A guia Principal possui os campos:

4.7.1 Subgrupos

A aba Subgrupos tem como objetivo vincular subgrupos ao grupo a ser cadastrado, proporcionando melhor organização aos produtos.

Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida: 


Nesta aba, a guia Relação de Subgrupos possui os botões:

Nesta tela, a guia Informações possui os campos:


A guia Comanda Eletrônica permitirá vincular uma comanda eletrônica a cada subgrupo. Esta guia poderá ser configurada conforme capítulo 4.7.6.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para incluir o subgrupo ao grupo e retornar a tela de cadastro de Grupos de produtos. Clicar no botão Salvar para registrar as informações.

4.7.2 Fiscal

A aba Fiscal permitirá configurar o CFOP do grupo de produtos. Esta aba influenciará nos produtos vinculados apenas quando estes produtos não tiverem CFOPs já configurados em seus cadastros, conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os botões:


Ao clicar no botão Adicionar a tela a seguir será exibida:

Nesta tela, a guia CFOP possui os campos:


Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

4.7.3 Estoque

A aba Estoque exibirá todos os depósitos que possuem vínculo com o grupo de produtos, conforme imagem a seguir:


Nesta tela, a guia Informações possui os campos:


Na guia Depósitos que podem movimentar produtos deste grupo, será exibido os depósitos vinculados ao grupo de produtos. Nesta aba será possível definir se o produto poderá ou não ser movimentado em cada depósito.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

4.7.4 Produtos

A aba Produtos exibirá todos os produtos que pertencem ao grupo de produtos, conforme imagem a seguir:


Esta aba possui o botão:

4.7.5 Pontos

A aba Pontos é exibida apenas quando o posto possui o módulo Fidelidade instalado e se o módulo estiver configurado para a geração de pontos. Nesta aba será possível configurar as informações referentes à geração de pontos e resgate de produtos, conforme imagem a seguir:



Esta aba possui os campos:


Para configurar quais das opções estará habilitada nesta aba, acessar Gerencial > Configurações > Módulos > Fidelidade > Configurações, e prosseguir conforme Manual Módulo Fidelidade, capítulo Geração.
Após configurar a aba Pontos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

4.7.6 Comanda Eletrônica

A aba Comanda Eletrônica permitirá vincular uma comanda eletrônica a um dos postos previamente cadastrados e selecionar qual impressora será utilizada, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:

Ao clicar no botão Adicionar a tela a seguir será exibida:


Nesta tela, a guia Informações possui as opções:


Esta guia possui os campos:


Para mais informações de como cadastrar uma Comanda Eletrônica, acessar o Manual Comanda Eletrônica.

4.7.7 Opções

A aba Opções permitirá realizar algumas configurações referentes aos grupos de produtos, conforme imagem a seguir:


Esta aba possui as opções:


4.7.8 Inforlub

Esta aba permitirá realizar exportar os produtos deste grupo para o Inforlub, conforme imagem a seguir:


4.7.9 CheckApp

Esta aba permitirá realizar exportar os produtos deste grupo para o CheckApp, conforme imagem a seguir:


Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

4.8 Tabelas de Preço

As tabelas de preço são utilizadas para diferenciar preços em determinados produtos ou grupos de produtos. Estas tabelas poderão ter vínculos no cadastro do cliente, grupo de pessoas, motivos de movimentação e regras de preços, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:


Nesta tela, a guia Principal possui os campos:


4.8.1 Regras da Tabela de Preço

A aba Regras da Tabela de Preço poderá ter preços diferenciados de duas maneiras: a primeira seleciona o produto ou grupo de produto e informa o preço, e a segunda faz um reajuste para todos os produtos na mesma proporção.

Ao marcar a opção Reajustar preço dos seguintes grupos e produtos configurar os botões:


Ao selecionar um produto, grupo ou subgrupo de produtos, preencher os campos:


Ao marcar a opção Reajustar preços de todos os produtos, informar o percentual de desconto ou acréscimo no campo Percentual de reajuste.

4.8.2 Condição Especial

A aba Cond. Especial exibirá condições de preços especiais baseadas na forma e percentual de troco. Essas regras somente serão aplicadas automaticamente pelo sistema na rotina de Negociação de Venda do módulo Caixa tecla de atalho N, conforme imagem a seguir:


Esta aba possui os campos:


Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

4.9 Depósitos e Tanques

O Linx Postos AutoSystem® permitirá realizar o cadastro de Depósitos e tanques de combustíveis, permitindo controlar seu estoque.
Para cadastrar um Depósito ou Tanque, acessar Gerencial > Cadastros > Depósitos e tanques, conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os seguintes botões:


A guia Informações sobre o depósito possui os campos:


A guia Grupos de produtos autorizados neste depósito será exibida apenas quando nenhum combustível for selecionado. Esta guia possui os botões:


Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

4.10 Bombas

As Bombas são responsáveis pela captação de combustível dos tanques de armazenamento, são alimentadas eletricamente, possuem um ou dois lados e podem ser monitoradas remotamente com a utilização de um concentrador. Pensando nisto foi implementado no módulo Gerencial do Linx Postos AutoSystem®, uma forma de cadastrar estas bombas de forma rápida e sem dificuldade.

Para cadastrar uma Bomba, acessar Gerencial > Cadastros > Bombas, conforme imagem a seguir:

Esta tela possui os seguintes botões:

Ao clicar no botão Novo a tela a seguir será exibida:



Nesta tela, a guia Informações possui os campos:


A guia Lacres possui os botões:


Ao clicar no botão Adicionar a tela a seguir será exibida:


Nesta tela, a guia Informações possui os campos:


Após informados os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações. Ao retornar a tela de cadastro de bombas, clicar no botão Confirmar para concluir o cadastro da bomba.

4.11 Bicos de Combustível

Os Bicos de combustível aparecerão na tela de caixa, possibilitando a baixa do abastecimento, a partir do momento em que eles forem cadastrados e configurados no sistema.

Para cadastrar Bicos de combustível, acessar Gerencial > Cadastros > Bicos de combustível, conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os botões:


O campo Empresa permitirá filtrar, por empresa, os bicos de combustível cadastrados. 

Ao clicar no botão Adicionar a tela a seguir será exibida:


Nesta tela, a guia Informações possui os campos:


Esta guia possui a opção CTF, marcar esta opção caso o bico utilize o CTF (Controle Total de Frotas);
Após informados os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

4.12 Plano de Contas

O Plano de contas é a base contábil do sistema, todos os lançamentos dependem de sua configuração. Toda a parte de contabilidade pode ser configurada através do plano de contas.

Para cadastrar os Planos de contas, acessar Gerencial > Cadastros > Plano de contas, conforme imagem a seguir:

A tela do plano de contas possui quatro contas pais, são elas:

Esta tela possui os botões:

Para criar uma conta, selecionar uma conta pai e em seguida, clicar no botão Novo. A tela a seguir será exibida:


Nesta tela, a guia Principal possui os campos:


Marcar a opção Imprimir fará com que um relatório seja impresso com as informações da conta em questão.

4.12.1 Opções

Esta aba possui as opções:


4.12.2 Limite

A aba Limite permitirá cadastrar o limite de crédito para a conta em questão, conforme imagem a seguir:



Nesta aba, a guia Limites de crédito para clientes não cadastrados no sistema possui os campos:


Marcar a opção Exibir informações sobre limite de crédito e saldo disponível no fechamento da venda fará com que o sistema informe o limite de crédito e o saldo disponível no fechamento da venda caso esta conta seja utilizada.

4.12.3 Contas RFB

A aba Conta EFD ICMS/IPI permitirá cadastrar tipo de conta, conforme imagem a seguir:

Esta aba contém os campos:


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

4.13 Centros de Custo

As rotinas de Centros de custo foram desenvolvidas para possibilitar o vínculo dos centros de custos nos lançamentos contábeis. Nos lançamentos em conta o sistema identificará o vínculo configurado ou não nos motivos de movimentação, passível de alteração dos centros ou rateio, mediante permissão de usuário.

Esta implementação facilitará o rateio e dividirá o mesmo entre os devidos centros de custos indicando o percentual do item em relação ao valor da nota.

Para mais informações referentes a esta rotina, acessar o Manual Centro de Custos.

Após informados os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

4.14 Motivos de Movimentação

Todos os lançamentos realizados no sistema possuem um Motivo de movimentação. Estes são utilizados para creditar e debitar saldos, nas contas configuradas, de acordo com a contabilidade. Há vários tipos de motivos de movimentação: formas de pagamento via caixas e bancos, formas de baixa, movimentação de cheque-troco, faturamentos, vendas, dentre outros.

Para cadastrar um Motivo de movimentação, acessar Gerencial > Cadastros > Motivos de movimentação, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:


Nesta tela, a guia Principal possui os campos:


Marcar a opção Inativo fará com que o motivo de movimentação se torne inoperante, mas continue cadastrado no sistema.

4.14.1 Forma Pagamento

A aba Forma Pagamento permitirá realizar configurações referentes ao motivo de movimentação relacionados a pagamentos.

Nesta aba, a guia Forma de pagamento possui os campos:


Esta guia possui as opções:


A guia Vencimento possui os campos:


Ao clicar no botão Simular uma tela com a simulação dos vencimentos será exibida na tela para consulta.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar na tela de cadastro de Motivos de movimentação para registrar as informações.

4.14.2 Troco

A aba Troco será habilitada apenas se o segundo campo Tipo movto estiver com a opção Forma pagamento marcada. Segue abaixo imagem da aba:


Para que as configurações desta aba sejam habilitadas, marcar a opção Permitir troco para vendas efetuadas com esta forma de pagamento.
Nesta aba, a guia Configurações de Troco possui os campos:


Na guia Formas de troco permitidas será exibida uma lista com todas as formas. Por padrão, todas as formas estarão marcadas para serem utilizadas na forma de troco, com a opção de desmarcá-las.



Esta guia possui os campos:

Esta guia possui a opção de clicar no botão de ajuda para maiores informações. Ao clicar neste botão, a imagem a seguir será exibida:
Após informar os campos, clicar no botão Salvar na tela de cadastro de Motivos de movimentação para registrar as informações.

4.14.3 Campos

A aba Campos designa quais serão os campos que aparecerão nos lançamentos, quais serão de preenchimento obrigatório e quais não serão exibidos, conforme imagem a seguir:


Nesta aba, a guia Configurações para o lançamento possui opções que poderão aparecer nos lançamentos: Conta, Documento, Valor, Vencimento, Pessoa e Observação. Esta guia possui as opções:


Por padrão todas os campos estarão marcados como Não validar, com a opção de desmarcá-los.
A guia Campo Documento possui opções para a geração de documentos ao final de cada venda. Esta guia possui as opções:


Esta guia possui os campos:


Esta aba possui a opção Solicitar dados do consumidor ao realizar lançamento, esta opção será utilizada para lançamentos onde não há um cliente cadastrado, mas deseja-se ter os dados do consumidor (chamado de Pessoa Simples). Ao marcar esta opção, o botão Dados a solicitar será habilitado.
Ao clicar no botão Dados a solicitar, a tela a seguir será exibida:



Ao marcar a opção Exibir, o campo selecionado será exibido nos lançamentos, no entanto, o seu preenchimento não será obrigatório. Ao marcar a opção Requerido, o campo selecionado será exibido nos lançamentos e seu preenchimento será obrigatório.
Clicar no botão Confirmar para registrar os Dados a solicitar e retornar à tela de Motivos de movimentação.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

4.14.4 Informações

A aba Informações possui opções referentes ao documento a ser gerado a partir do motivo cadastrado, conforme imagem a seguir:


Esta aba possui os seguintes campos:


A guia Cartão possui os campos:


Esta guia possui as opções:


A guia Outras Informações possui as opções:


Após configurar a aba Informações, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

4.14.5 Vínculos

A aba Vínculos permitirá vincular os motivos de movimentação para que estes sejam lançados automaticamente pelo sistema, baseando o valor no lançamento financeiro principal, conforme imagem a seguir:


Esta aba possui os botões:


Ao clicar no botão Adicionar a tela a seguir será exibida:



Nesta tela, a guia Informações do Motivo Vinculado possui os campos:


Após configurar a aba Vínculos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

4.14.6 Documentos

A aba Documentos exibirá todos os documentos que poderão ser emitidos a partir do motivo em questão, permitindo marcar os documentos a serem emitidos. Exibirá também os relatórios criados na unificação de relatórios, desde que estes estejam no formato .doc, conforme imagem a seguir:



Após configurar a aba Documentos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

4.14.6.1 ECF/TEF

A aba ECF / TEF permitirá registrar informações TEF referentes ao layout, aos dados a serem impressos na impressora fiscal e ao motivo de movimentação que estiver vinculado a um módulo TEF, conforme imagem a seguir:


Esta aba possui os campos:


Esta aba possui as opções:



No campo Layout do Cupom Não Fiscal Vinculado será exibido o texto do layout a ser impresso no cupom fiscal. Clicar no botão Exibir lista de campos disponíveis para visualizar os campos disponíveis e selecionar os campos desejados, conforme imagem a seguir:
Após configurar a aba ECF / TEF, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

4.14.7 Políticas de Preço

A aba Políticas de Preço permitirá criar regras de preço para o motivo de movimentação em questão. As regras criadas serão exibidas nesta aba, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:


Para informações referentes às regras de preço, acessar o capítulo 4.1.4.4.
Após configurar a aba Políticas de Preço, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

4.14.8 Empresas

A aba Empresas tem como objetivo indicar quais empresas utilizarão o motivo de movimentação em questão e controlar a numeração dos documentos evitando duplicidade. Esta aba somente será exibida quando houver mais de uma empresa cadastrada no sistema. Empresas poderão ser cadastradas em Configurações > Parâmetros.

4.14.8.1 Movimentação

Para que a aba Movimentação seja habilitada, será necessário marcar a opção Selecionar as empresas em que este motivo de movimentação poderá ser utilizado. Após marcá-la, basta selecionar as empresas desejadas, conforme imagem a seguir:


4.14.8.2 Contador Automático

Para que esta aba seja habilitada, será necessário marcar a opção Gerar automaticamente número do documento na aba Campos.



A aba Contador automático permitirá configurar o prefixo e o contador dos documentos, por empresa, tornando o controle da numeração de documentos mais segura e evitando assim duplicidade nos lançamentos, conforme imagem a seguir:

Para cadastrar um Prefixo e um Contador, basta clicar na coluna desejada e informar os valores.

Após configurar a aba Empresas, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

4.14.9 Instruções

A aba Instruções permitirá configurar as informações para cobrança que serão exibidas no caixa, conforme imagem a seguir:


Nesta aba, a guia Instruções Operacionais possui os botões:


Para mais informações sobre como configurar esta aba, acessar o capítulo 4.1.3.3.
Após configurar a aba Instruções, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

4.15 Mensagens

Para facilitar a comunicação entre a retaguarda e o módulo Caixa, foi implementada no Linx Postos AutoSystem® a aba Mensagens onde cada mensagem cadastrada no sistema será apresentada para o caixa.

Para cadastrar uma mensagem, acessar Gerencial > Cadastros > Mensagens, conforme imagem a seguir:


Nesta tela, a guia Localizar mensagem possui os filtros:


Após informar os filtros, clicar no botão Atualizar – F5 e a lista será preenchida de acordo.
Esta tela possui os seguintes botões:


Ao clicar no botão Nova, a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Mensagem possui os campos:


A guia Usuário possui os botões:

Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os botões:


Ao informar o campo Usuário, apenas o usuário informado será adicionado. Também será possível selecionar os usuários, na aba Usuário, após retornar à tela de cadastro da mensagem
Após configurar a mensagem, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.