Veja nesta página: Principais rotinas do processo de nota de crédito CIAP
Objetivo
Nota de Crédito CIAP
Este artigo tem como objetivo descrever o processo da nota de crédito CIAP com o e-Millennium Go. O objetivo principal do CIAP é permitir que a empresa acompanhe e utilize os créditos de ICMS gerados na aquisição de bens destinados ao ativo permanente. Esses créditos podem ser compensados com o ICMS a recolher, contribuindo para a redução do valor a ser pago desse imposto.
Nesta Página demonstraremos a emissão de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) de crédito de Ativo permanente para apropriação do crédito mensal do CIAP de 1/48, referente ao ativo imobilizado que deverá ser emitido em seu próprio nome.
O lançado na EFD-ICMS/IPI, deverá ser no registro C100, campo 06 informando o código 08 e lançando também no registro C190 e Bloco G.
Primeiramente, a NF terá como finalidade = 3 (AJUSTE), lançando o CRT = 3 – Regime Normal, Natureza da Operação: Lançamento de Crédito – Ativo Permanente, tendo como CFOP 1.604, levaremos em consideração a Origem da Mercadoria, que no nosso Ex.= 0 “Nacional”, teremos o CST ICMS = 90 (Outros), CST IPI = 99 (Outras Saída) e CST do PIS/COFINS = 98 (Operação sem incidência de Contribuição).
Colocar em informações adicionais a expressão: "Nota Fiscal emitida para Lançamento de Crédito - Ativo Permanente – Referente ao mês ......., ano........,emitida nos termos da Portaria CAT 41/03".