O troco pay trata-se do troco digital gerado pela API Rodobank, onde o posto pode transferir os valores para uma conta específica que será usada para que a API faça transferências bancárias dos trocos para o motorista ou contratado. O sistema comporta as implementações necessárias para tratar as vendas com troco pay que foram realizadas no PDV. Quando o usuário fazer uma venda com troco pay, vai popular as novas colunas criadas no banco e gerar a despesa no momento da confirmação do caixa.
Siga os procedimentos abaixo para a configurar a Integração com Troco Pay.
Acesse os Parâmetros Empresa no EMSys:
EMSys3 > Sistema > Parâmetros Empresa > Troco Pay.
Acesse o cadastro de Forma de Pagamento através da tela:
EMSys3 > Gerencial > PDV > Forma de Pagamento > Cadastro Forma de Pagamento.
Pesquise a forma de pagamento que será utilizada na integração Troco Pay. Marque a opção Troco Pay conforme destacado na imagem abaixo:
É possível parametrizar o cliente para receber somete um tipo de troco e para agendar o pagamento caso seja um contratado.
Esse processo não é obrigatório pois ao finalizar a venda no PDV as mesmas opções serão exibidas na tela de finalização de venda.
Mas caso seja configurado a opção de troco no cadastro de pessoa no EMSys para esse motorista / contratado, somente será possível finalizar uma venda com esta opção no PDV TAC, não sendo possível o operador alterar para uma diferente deste cadastro no EMSys.
Essa opção será melhor utilizada para grandes empresas e transportadoras onde é possível ter um cadastro de Contratado para vários motoristas, por exemplo.
Para isso é preciso informar no cadastro de Pessoas (Cliente) a opção do troco no momento da venda, o código do contratado e a quantidade de Dias de Depósito.
Acesse a tela Gerencial > Pessoas > Pessoa > Pessoas > Outros > Troco Pay:
2. Se optar por opção de troco para o Contratado é necessário selecionar o cadastro de pessoa do Contratado através desta opção.
3. Se informar o campo Quantidade de Dias de Depósito, a transferência bancária será realizada pela Troco Pay na conta destino contado a partir da data da venda, em dias corridos.
Exemplo: Se a venda ocorreu no dia e foi informado neste campo quantidade de dias depósito 3, a transferência será realizada no dia .
TAC Online: Ao salvar os registros, os parâmetros são enviados automaticamente para o TAC via Web Service.
TAC Offline: Realizar a exportação de dados através do menu:
Gerencial > PDV > Exportação de Dados.
Por padrão todos os operadores cadastrados no TAC possuem permissão para finalizar venda com Troco Pay.
Porém é necessário habilitar o(s) usuário(s) que terão permissão para cancelar uma venda com transação Troco Pay. É possível habilitar todos os operadores ou somente o supervisor. Ao habilitar somente o suporte, ao efetuar o cancelamento da venda basta informar os dados de acesso do supervisor e prosseguir a liberação.
Acesse o TG3Config > Selecionar o Operador > Configurar Operador.
Na nova tela será exibido o botão Troco Pay na parte superior da tela. Clique neste botão e informe o usuário e senha do operador cadastrado no portal Troco Pay (verifique Pré-Requisito). Clique em Ok para finalizar a configuração.
O usuário e senha solicitado nesta tela deverá ser repassado pelo Troco Pay. |
No TAC possui uma tela para realizar consultas de Motorista, Contratado e transações realizadas. O acesso a cada tela é feita através dos menus abaixo:
Basta informar o CPF ou CNPJ do cliente/contratado/motorista no campo Identificação e clicar no botão pesquisar:
Ao realizar uma venda com troco, será exibido uma tela perguntando se deseja utilizar o Troco Pay:
No campo Espécie informe o valor que será repassado ao cliente em espécie. Se o valor total do troco for repassado à Troco Pay deixe esse campo com valor 0.
No campo Valor Troco Pay informe o valor que será repassado à Troco Pay.
Clique no botão OK. Uma nova tela onde será inserido o cpf/cnpj de quem irá receber o trocopay:
No campo Identificação informe o CPF/CNPJ do motorista/contratado e clique no botão pesquisar.
Na pesquisa se o motorista / contratado for encontrado, o sistema exibirá a tela abaixo contendo os dados completos do motorista/Contratado:
Se o CPF ou CNPJ do motorista / contratado não for encontrado na pesquisa, será exibido uma mensagem: Motorista / Contratado não encontrado. O operador poderá realizar o cadastro de uma nova ativação, preenchendo todos os dados na tela abaixo. Ao clicar em Ok para prosseguir, será enviado para a Troco Pay os dados desse novo cadastro. |
Após preencher e seguir com a venda, o trocopay será realizado e a venda finalizada.
Será emitido o comprovante do troco enviado à Troco Pay:
É possível consultar todas as transações realizadas com Troco Pay diretamente no PDV. Basta acessar o menu:
TAC > Administração > Troco Pay > Transações.
Opção de filtros por Status, Perído das transações ou selecionando um turno específico. Clique no botão pesquisar para exibir os dados na tela:
Hoje o Cancelamento de um Troco Pay é vinculado ao cancelamento do documento fiscal, basta realizar o cancelamento da nota que o troco pay será cancelado automaticamente.
Para realizar o cancelamento é necessário ter um operador com um usuário troco pay que tenha permissão para realizar o cancelamento.
Abra o aplicativo TG3Config na pasta padrão do TAC e acesse a opção:
TG3Config > Seleciona Operador > Troco Pay:
O cancelamento é possível ser feito completo e parcial:
A informação Quantidade de Dias para depósito será gravado na coluna dta_pagto_trocopay da tabela tab_cliente.