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Este documento tem como objetivo detalhar as funcionalidades e os requisitos da integração entre o EMSys e a VEM, parte do projeto "Retaguarda Franqueador".
A integração será realizada por meio de uma API Web Service, as informações trafegadas são:
As operações são realizadas por meio do programa IntegradorBR.exe, que coleta as informações diretamente do EMSys, sem necessidade de instalação no PDV.
Em ambientes com bases de dados Multi Empresas, apenas uma instância do IntegradorBR.exe deve ser executada em cada máquina. A transmissão das informações será realizada para todas as empresas presentes na base de dados.
Utilizar a versão do EMSys igual ou superior a 3.5.22.27.
A integração com a Vem BR é destinada apenas aos clientes que utilizam o EMSys e PDV TAC. Observação: Usuários que utilizam o EMSys com o PDV AutoSystem, a sincronização de dados deve ser ativada diretamente através do PDV AutoSystem. Nesse caso, todo o controle de cadastros, envio de vendas, compras e demais movimentos será gerido pelo AutoSystem. |
Resumo do processo a ser realizado:
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No EMSys, acesse a tela de Parâmetros de Empresa para habilitar a integração com a BR.
Vá até o Menu Sistema → Parâmetros de Empresa e, em seguida, clique na opção BR no menu à esquerda e marque a opção: "Empresa BR - Envio de Vendas e Sincronização de Cadastros - Sellin e Sellout".
Após habilitado a opção no Parâmetro de Empresa do EMSys. Abra o IntegradorBR.exe que precisa estar na pasta padrão do EMSys: C:Rezende/EMSys.
No canto superior direito clique no botão: Configurações. Entre com usuário e senha de suporte Linx.
Será aberta a tela de Configurações.
5. Marque a opção Auto Iniciar para que o monitorador seja iniciado sempre que ele estiver fechado ou que o Windows seja reiniciado.
6. Marque a opção Gravar Log Serviço para gravar o histórico de movimentação do MonitoradorBr. (Importante para identificar problemas pelo suporte).
Na Guia Token, o analista de implantação ou de suporte precisa coletar os dados com o P&D Uberlândia para informar nos campos.
Sincronização de Cadastro Padrão de Itens
A primeira sincronização de cadastros pode demorar substancialmente, visto que até o presente momento a quantidade de cadastros na VEM/BR, é por volta de 180 mil registros. A API retorna apenas 10 itens por lista a cada 2 segundos.
Cada item retornado é verificado se existe o seu cadastro corresponde no EMSys, via código de barras EAN. Se houver correspondência, o vínculo é efetuado com sucesso.
Para a primeira sincronização, não clique no botão INICIAR. Realize o procedimento de forma manual clicando na Guia Produtos → Botão Integrar.
Quando o processo finalizar, será exibido uma mensagem: Integração de Cadastro Padrão concluída com sucesso.
Após a sincronização do cadastro padrão, no cadastro de item do EMSys é possível visualizar esse vínculo, para isso acesso o Menu Gerencial → Estoque → Item → Item → Opção menu esquerdo BR.
Este vínculo não poderá ser alterado pelo usuário pois trata-se de um Cadastro Padrão. Observe que também é definido o setor ao qual o item pertence: Loja, Pista ou Serviço.
A sincronização do cadastro de promoção é realizado através da guia Promoção → Botão Integrar.
Esse processo não é demorado e pode ser realizado de forma automática ao clicar no botão INICIAR.
Ao finalizar o processo será exibido mensagem que a integração das promoções foi realizado com sucesso.
Após a conclusão desses processos o analista pode clicar no botão Iniciar e seguir com a aplicação.
A partir deste momento todas as vendas iniciadas com a data informada em Configurações serão enviadas para a VEM/BR contendo o vínculo de cadastro de itens com o EMSys. Dados de Compras, Vendas, Posição Livre, Fechamento Vendas Diárias e Fechamento de Vendas Mensal irão ser enviadas de forma automática.
Acesse o Cadastro de Item > Menu esquerdo: BR > Clique no botão Consultar Itens BR.
Nesta tela serão exibidos os itens que possuem vínculo com a BR e também itens sem vínculo (considerados Posição Livre).
Na Guia: Posição Livre são exibidos os itens sem vínculo com a BR. Na coluna Setor deverá conter o setor: Loja, Pista ou Serviços.
Selecione os itens desejados, no campo Setor selecione o setor correto e clique no botão: Atualizar Setor. Conforme demonstrado na imagem abaixo:
Esta tela é a maneira mais fácil e rápida de parametrizar o setor para os itens de Posição Livre. Acesse-a de tempo em tempo para conferir se não está faltando itens sem setor, para evitar atraso no envio das vendas para a VEM/BR. |
O usuário poderá parametrizar o setor dos itens de forma manual, acessando o cadastro de item. Menu Estoque > Item > Item.
Pesquise o item desejado e clique no menu esquerdo: BR. No campo de Posição Livre selecione o setor do Item: Pista, Loja ou Serviços. Após clique no botão: Salvar.
Se o item considerado Posição Livre não for informado o seu Setor, ao transmitir a venda, será retornado uma mensagem do servidor solicitando o preenchimento. Esta venda ficará pendente até que o setor seja informado. Exemplo da mensagem:
No IntegradorBr.exe é possível realizar consultas de todos os dados enviados para a VEM/BR. Em cada uma das guias existem filtros de pesquisas para consultas. Também é possível enviar dados de forma manual para a VEM/BR de registros que ficaram represados ou que por algum motivo precisaram ser reprocessados, seja por falha ou por solicitação da VEM / BR.
Filtre por código da empresa, período inicio e período fim e por status. Abaixo segue exemplo de vendas consultadas com status: Enviado com sucesso.
Exemplo:
Se na base de dados existir mais de uma empresa habilitada para integração BR, será exibido da seguinte forma:
Para realizar o envio ou reenvio de uma venda específica de forma manual basta selecionar os cupons (vendas) e clicar no botão ENVIAR.
É possível realizar o envio ou reenvio em lote por período fechado e por grupo de empresas. Ao clicar no botão ENVIAR LOTE é exibido a tela abaixo. Basta conferir os dados exibidos e clicar no botão enviar. Este processo pode ser demorado dependendo do período informado e quantidade de empresas.
Aqui está uma versão aprimorada do texto, com mais clareza e fluidez:
Consulte, através do Integrador, os produtos que foram integrados por período.
Esse processo pode ser demorado caso seja informado um intervalo de tempo muito longo.
Caso prefira realizar a integração manualmente, basta clicar no botão INTEGRAR. No entanto, esse procedimento não é necessário, pois a integração automática ocorrerá quando o botão INICIAR estiver ativado.
Clique no botão Pesquisar para exibir todas as promoções válidas e disponibilizadas pela BR.
Essa tela não exibe promoções antigas ou que já perderam a validade.
É possível realizar a integração de forma manual clicando no botão INTEGRAR, porém esse processo não se faz necessário devido ao processo automático ser realizado quando o botão iniciar está ativo.
Compras: Envio dos dados de notas fiscais de entrada, bem como chave, data de emissão e entrada, dados dos itens, custos e valores de impostos.
Esta guia possui os filtros por período de dados enviados, por status e é possível selecionar mais de uma empresa para consulta.
É possível realizar o envio manual de uma nota fiscal selecionando o registro e clicando no botão ENVIAR.
Fechamento Venda Diária: Quando todas as vendas do dia anterior ou dos dias anteriores (D-1) forem transmitidas com sucesso, um relatório contendo os seguintes dados das vendas daquele dia serão enviadas: Data do Movimento, Data do Envio, Setor (Pista, Loja ou Serviços), Quantidade de cupons (vendas) do dia, Valo total e Valor de Desconto consolidado.
Informe a data e se deseja selecionar mais de uma empresa serão exibidos os dados já enviados.
Será exibido também um registro de retorno que será enviado pela BR informando o cálculo do valor que ela recebeu de dados.
Se desejar enviar ou reenviar algum registro de forma manual, selecione o registro e clique no botão ENVIAR.
As vendas do mês (Sellout) devem ser transmitidas até o 5º dia do mês seguinte. Após isso, é enviado um relatório mensal à VEM, contendo as informações: mês, data de envio, setor (Loja, Pista ou Serviços), quantidade de cupons, valor total e situação das transmissões.
Filtre períodos por mês/ano e selecione os registros para envio ou reenvio à VEM e clique em ENVIAR.
A VEM/BR define que o limite de 50 posições de itens para que o cliente franqueado possa realizar vendas sem vínculo com o Cadastro Padrão.
Hoje todos os itens que não possuem vínculo com a VEM/BR serão considerados Posição Livre. No EMSys eles são identificados através do Cadastro de Item → Opção BR. Conforme imagem abaixo:
Quando existir alguma venda onde o item é considerado Posição Livre. É feito o envio dos dados desse item para a VEM/BR. Então neste momento teremos 1 item no controle da BR como Posição Livre, até o limite de 50 posições.
Todos os itens de Posição Livre devem possuir o setor: Loja, Pista ou Serviços. Ao salvar um cadastro de item que não possua o setor, será exibido uma mensagem solicitando o preenchimento correto deste campo:
Após o preenchimento correto do setor o cadastro poderá ser salvo com sucesso:
Através do Botão Consultar Item BR é possível identificar os itens considerados como Posição Livre que foram enviados à VEM/BR.
Será aberto uma nova tela para visualizar os itens, onde na Guia Posição Livre, todos os itens que houve movimento de venda e foram enviados à BR.
Conforme visto acima no tópico: Parametrizar na tela de Consulta de Itens BR, parametrize os itens que não possuem Setor informado para as Posições Livres.
É possível visualizar também itens Cadastrados vinculados à VEM/BR e Não Cadastrados (não Vinculados).
Na parte inferior o somatório de quantidade contendo a informação da quantidade de itens em cada uma das Guias.
No dia-dia enquanto o monitorador BR estiver ativo, a sincronização de cadastro padrão é realizada. Se a VEM/BR realizar o cadastro por parte deles de um item que era posição livre, o monitorador irá receber esse cadastro e irá remover automaticamente o cadastro do item no EMSys como Posição Livre e ele passará a ter vínculo de cadastro.
No EMSys após a sincronização de cadastro de promoção é importante que o usuário se atende a este cadastro.
A VEM/BR envia um encarte impresso das promoções válidas no mês. Nesta integração o cliente deverá cadastrar as promoções com códigos de barras iniciados com o código 25.
Acesse a tela do menu: Gerencial → PDV → Cadastro Promoção Mix. Note que agora é exibido um campo exclusivo da BR.
Digite o código da Promoção ou clique na lupa para consultar os cadastros válidos para o mês. Será exibido a tela abaixo. Selecione a promoção desejada para cadastro.
Se o item principal do tipo mix para a promoção não estiver cadastrado, será exibido uma mensagem em tela informando para o usuário realizar o cadastro. Clique em sim:
Será aberto a tela principal do cadastro de item. Será preenchido os seguintes dados principais do item: Descrição da promoção, código de barras e o tipo do item: Mix. Esses campos não são editáveis pelo usuário.
Exemplo:
Preencha os demais campos obrigatórios:
Feche a tela e retorne para o cadastro da Promoção Mix.
Pesquise novamente a promoção BR desejada e clique no botão Incluir:
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Relatório Estrutura Mercadológica BR
É possível visualizar as vendas (Sellout) dos itens através de um relatório que exibe os dados conforme o vínculo com a VEM/BR. Essa estrutura e hierarquia de categorias dos itens é chamado de Estrutura Mercadológica.
O relatório está disponível através do menu: Gerencial → Vendas → Relatórios → Rel. Vendas BR.
Selecione os filtros abaixo, como período inicial e final, categoria, subcategoria, analítico ou sintético e clique no botão Gerar Relatório:
Exemplo do relatório gerado:
Informações Técnicas