O objetivo desse guia é orientar os estabelecimentos nos procedimentos de cadastro de cliente Pessoa Jurídica (CNPJ) na retaguarda, quando o estabelecimento possui integração com a funcionalidade que permite recuperar as informações de uma empresa através do seu CNPJ. As informações são exatamente as mesmas informações retornadas pelo site da Receita Federal Brasileira, e funciona como um facilitador de cadastro pois todos os campos obrigatórios serão automaticamente importados.
“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
> = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.
Possuir retaguarda em versão 11.30.000.
Possuir permissão de acesso ao menu Cadastro -> Estabelecimento -> Clientes.
Possuir ambiente configurado para permitir a consulta pública de CNPJ.
IMPORTANTE: Caso tenha dúvidas se o seu estabelecimento já está configurado entre em contato com o nosso time de suporte ou com o time de serviços que está realizando a sua implantação. |
Para cadastrar um novo cliente deve ser realizado o acesso ao menu Cadastros → Estabelecimentos → Clientes, e clicar no função <Incluir>
Informe o CNPJ, UF e Inscrição Estadual do cliente que será cadastrado e clique em "Verificar".
Será exibido alerta ao usuário caso os dados cadastrais sejam obtidos através da consulta publica de cadastro:
Os dados obtidos serão carregados nos campos específicos:
IMPORTANTE: A configuração Emitir Somente NF-e no PDV quando habilitada indicará que PDV só poderá emitir documento fiscal do tipo NF-e (mod 55) para o cliente cadastrado na retaguarda.
Caberá ao usuário revisar os dados e finalizar o processo de cadastro e <SALVAR>
Caso seja informado somente o CNPJ também será realizado a verificação do CNPJ na base centralizada na Sefaz. Nesse caso o usuário deverá informar o tipo de Contribuinte que está informando ou preencher a Inscrição Estadual:
ONDE: Contribuinte isento é a pessoa Jurídica que realiza atividades sujeitas ao ICMS e está dispensado ou proibido de possuir uma inscrição estadual, e Não contribuinte é a pessoa física ou jurídica que está desobrigada a possuir uma inscrição estadual por não contribuir com o ICMS. Confirme com seu cliente o enquadramento que ele pertence para realizar o cadastro.
IMPORTANTE : A inscrição estadual não é retornada junto aos demais dados cadastrais dos clientes CNPJ, e necessário sempre que o estabelecimento preencha manualmente essa informação quando o cliente que está em processo de cadastro, ou informe como Isento ou não contribuinte de ICMS conforme o enquadramento do cliente. |
Para alterar o cadastro de um cliente, você deverá acessar a guia "Pesquisar Cliente", onde constam os clientes já existentes. Você poderá utilizar os dados disponíveis na tela de pesquisa ou utilizar os filtros para refinar a pesquisa que será realizada.
Selecione aquele que será alterado e clique no botão "Alterar"
Realize as alterações necessárias no cadastro do cliente e clique em "Salvar" para efetivar as alterações ou em "Cancelar" para abortar a operação.
Para excluir um cliente, você deverá acessar a tela "Pesquisar Cliente", onde constam os clientes já existentes. Você poderá utilizar os dados disponíveis ou utilizar os filtros para refinar a pesquisa que será realizada. Selecione aquele que deseja excluir.
O sistema irá verificar se é permitida a exclusão do cliente. Se sim, será exibida uma mensagem solicitando a confirmação da exclusão. Confirmar clicando no botão "OK" ou em "Cancelar" para abortar a operação. Caso não seja permitida a exclusão, será apresentada mensagem informando que não é permitido realizar a operação.
Atenção! Excluir um cliente que possui débitos pendentes não é permitido, porém, você pode torná-lo inativo para compras a faturar e/ou bloqueá-lo. Para tanto, na aba "Dados Financeiros", utilize as opções: “Inativar fatura” e/ou marque a opção ‘Bloqueado" e informe o motivo no grupo de informações: "Bloqueio / Desbloqueio".
No cadastro de cliente na retaguarda além dos campos obrigatórios existem campos de preenchimento opcional, nesse tópico iremos explicar os demais campos que são apresentados no cadastro de cliente pessoa física:
Em "Dados do Cliente - ", constam as opções:
Para os estabelecimentos que utilizam o módulo de consignado/Comodato quando selecionado um cliente que possui observações vinculadas ao cadastro a informação será exibida também dentro do pedido do cliente para visualização.
Em Endereços Adicionais é possível cadastrar novos endereços de entrega ou cobrança para um determinado cliente, sendo que os novos endereços cadastrados serão listados somente na guia Operações → Consignado/Comodato para seleção durante o cadastro de um novo pedido.
Os campos CEP, Endereço, Bairro, Cidade e Estado devem ser preenchidos caso o operador deseje incluir no cadastro do cliente um endereço adicional.
Será exibido um alerta caso o usuário clique em <incluir> antes de preencher os campos obrigatórios e clique em incluir no endereço adicional.
Após o preenchimento dos dados obrigatórios (Endereço, Bairro, CEP, Cidade e UF) a inclusão do novo endereço adicional será listado em uma tabela e será necessário <Salvar> as alterações para que o novo endereço conste incluído no cadastro.
Em "Dados Financeiros" são informados os dados referentes ao status do cliente (se está bloqueado ou não), a "Descrição do Motivo", a utilização de faturas e CTF (Controle Total de Frota). Caso a opção “Utiliza Fatura” seja marcada, o sistema permitirá o registro das configurações necessárias para controle da venda faturada.
A Venda a Faturar exige:
● Dias para vencimento após a emissão da fatura: com base no nº de dias informado neste campo, o sistema irá definir a data de vencimento da fatura ao gerar a mesma.
Na guia "Contatos" deverão ser informados os dados para contato com o cliente, como por exemplo: telefone, e-mail, etc. O preenchimento das informações apresentadas nessa guia é opcional.
Na guia "Autorizados", são cadastradas as informações referentes às pessoas autorizadas a comprar em nome do cliente titular. Para cliente Jurídico, é obrigatório ter no mínimo um “Autorizado” ativo, para que o mesmo possa fazer compras a faturar nos PDVs. Para pessoa Física, não é obrigatória a inclusão de autorizado(s).
Para adicionar um autorizado, clique no botão <Nova Linha>
Preencha o campos desejados, sendo que é obrigatório informar o nome ou a placa do autorizado e para que o mesmo esteja habilitado para comprar a faturar, seu status deve ser "Ativo".
Na guia "Lista de Preços" são associadas as regras de descontos que serão aplicadas ao realizar venda para o cliente (caso o cliente tenha desconto ao comprar no estabelecimento). O cadastro de listas de preços deverá ser realizado em Cadastros > Produtos > Listas de Preços.
Outra guia com preenchimento opcional de suas informações é a guia "Contas Bancárias", onde são cadastradas as informações das contas bancárias utilizadas pelo cliente.
Na guia "Histórico", o sistema exibe para consulta o histórico referente às movimentações de bloqueios e desbloqueios do cliente.
Através da aba Anexos é possível anexar arquivos de imagens ao cadastro do cliente, permitindo informar uma descrição escolher um arquivo para adicionar e informar o tipo de documento que está sendo inserido: Comprovante de Residência, Documentos de identificação ou Outros.
Após inserido o arquivo será listado na guia anexos todos os arquivos já inseridos no cadastro de cliente. Não existem limitações para inclusões de arquivos no sistema, desta forma a retaguarda permite mais de um arquivo vinculado ao cadastro.
Caso necessário é possível excluir um arquivo anexado ao cadastro