1. Conceito

O objetivo desse guia é orientar os estabelecimentos nos procedimentos de cadastro de cliente Pessoa Jurídica (CNPJ) na retaguarda, quando o estabelecimento possui integração com a funcionalidade que permite recuperar as informações de uma empresa através do seu CNPJ. As informações são exatamente as mesmas informações retornadas pelo site da Receita Federal Brasileira, e funciona como um facilitador de cadastro pois todos os campos obrigatórios serão automaticamente importados.

1.1 Glossário

“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
 > = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.

2. Premissas

Possuir retaguarda em versão 11.30.000. 

Possuir permissão de acesso ao menu Cadastro -> Estabelecimento -> Clientes.

Possuir ambiente configurado para permitir a consulta pública de CNPJ.

IMPORTANTE:  Caso tenha dúvidas se o seu estabelecimento já está configurado entre em contato com o nosso time de suporte ou com o time de serviços que está realizando a sua implantação.

3. Funcionalidades

3.1 Como incluir um novo cliente

Para cadastrar um novo cliente  deve ser realizado o acesso ao menu Cadastros → Estabelecimentos → Clientes, e clicar no função <Incluir>

Informe o CNPJ, UF e Inscrição Estadual do cliente que será cadastrado e clique em "Verificar".



Será exibido alerta ao usuário caso os dados cadastrais sejam obtidos através da consulta publica de cadastro:

Os dados obtidos serão carregados nos campos específicos:

IMPORTANTE: A configuração Emitir Somente NF-e no PDV quando habilitada indicará que PDV só poderá emitir documento fiscal do tipo NF-e (mod 55) para o cliente cadastrado na retaguarda.


Caberá ao usuário revisar os dados e finalizar o processo de cadastro e <SALVAR>

Caso seja informado somente o CNPJ também será realizado a verificação do CNPJ na base centralizada na Sefaz. Nesse caso o usuário deverá informar o tipo de Contribuinte que está informando ou preencher a Inscrição Estadual:

ONDE:  Contribuinte isento é a pessoa Jurídica que realiza atividades sujeitas ao ICMS e está dispensado ou proibido de possuir uma inscrição estadual, e Não contribuinte é a pessoa física ou jurídica que está desobrigada a possuir uma inscrição estadual por não contribuir com o ICMS.  Confirme com seu cliente o enquadramento que ele pertence para realizar o cadastro.


IMPORTANTE : A inscrição estadual não é retornada junto aos demais dados cadastrais dos clientes CNPJ, e necessário sempre que o estabelecimento preencha manualmente essa informação quando o cliente que está em processo de cadastro, ou informe como Isento ou não contribuinte de ICMS conforme o enquadramento do cliente.

3.2 Como alterar o cadastro de um cliente

Para alterar o cadastro de um cliente, você deverá acessar a guia "Pesquisar Cliente", onde constam os clientes já existentes. Você poderá utilizar os dados disponíveis na tela de pesquisa ou utilizar os filtros para refinar a pesquisa que será realizada.


Selecione aquele que será alterado e clique no botão "Alterar"



Realize as alterações necessárias no cadastro do cliente e clique em "Salvar" para efetivar as alterações ou em "Cancelar" para abortar a operação.


3.3 Como excluir o cadastro de um cliente

Para excluir um cliente, você deverá acessar a tela "Pesquisar Cliente", onde constam os clientes já existentes. Você poderá utilizar os dados disponíveis ou utilizar os filtros para refinar a pesquisa que será realizada. Selecione aquele que deseja excluir.

O sistema irá verificar se é permitida a exclusão do cliente. Se sim, será exibida uma mensagem solicitando a confirmação da exclusão. Confirmar clicando no botão "OK" ou em "Cancelar" para abortar a operação. Caso não seja permitida a exclusão, será apresentada mensagem informando que não é permitido realizar a operação.

Atenção! Excluir um cliente que possui débitos pendentes não é permitido, porém, você pode torná-lo inativo para compras a faturar e/ou bloqueá-lo. Para tanto, na aba "Dados Financeiros", utilize as opções: “Inativar fatura” e/ou marque a opção ‘Bloqueado" e informe o motivo no grupo de informações: "Bloqueio / Desbloqueio".



3.3 Campos opcionais do cadastro de cliente

No cadastro de cliente na retaguarda além dos campos  obrigatórios existem campos de preenchimento opcional, nesse tópico iremos explicar os demais campos que são apresentados no cadastro de cliente pessoa física:

3.3.1 Dados do cliente - Campos opcionais

Em "Dados do Cliente - ", constam as opções:



Para os estabelecimentos que utilizam o módulo de consignado/Comodato quando selecionado um cliente que possui observações vinculadas ao cadastro a informação será exibida também dentro do pedido do cliente para visualização.

3.3.2 Endereços Adicionais

Em Endereços Adicionais  é possível cadastrar novos endereços de entrega ou cobrança para um determinado cliente, sendo que os novos endereços cadastrados serão listados somente na guia Operações → Consignado/Comodato para seleção durante o cadastro de um novo pedido.

 

Os campos CEP, Endereço, Bairro, Cidade e Estado devem ser preenchidos caso o operador deseje incluir no cadastro do cliente um endereço adicional.

Será exibido um alerta caso o usuário clique em <incluir> antes de preencher os campos obrigatórios e clique em incluir no endereço adicional.

Após o preenchimento dos dados obrigatórios (Endereço, Bairro, CEP, Cidade e UF) a inclusão do novo endereço adicional será listado em uma tabela e será necessário <Salvar> as alterações para que o novo endereço conste incluído no cadastro.

3.3.3 Dados Financeiros

Em "Dados Financeiros" são informados os dados referentes ao status do cliente (se está bloqueado ou não), a "Descrição do Motivo", a utilização de faturas e CTF (Controle Total de Frota). Caso a opção “Utiliza Fatura” seja marcada, o sistema permitirá o registro das configurações necessárias para controle da venda faturada.

A Venda a Faturar exige:

●   Dias para vencimento após a emissão da fatura: com base no nº de dias informado neste campo, o sistema irá definir a data de vencimento da fatura ao gerar a mesma.


Caso o cliente não possua valor limite de crédito, deve-se marcar o campo "Crédito Ilimitado", se possuir, deve-se deixar este campo desmarcado e informar o valor de limite no campo “Limite de Crédito”. O sistema preenche automaticamente os campos "Crédito Utilizado" e "Limite Disponível', conforme as compras e pagamentos realizados pelo cliente e o seu limite de crédito. 

Observação: para clientes que estão com status ‘’bloqueado”, o PDV não permitirá que sejam realizadas vendas a faturar ou pagamentos com cheque. E no módulo de pedido não será possível selecionar o cliente para novos pedidos ou faturar seus pedidos.

3.3.3.1 Bloqueio e liberação das formas de pagamento Boleto e Credito

A opção Consignado/Comado permite que o estabelecimento defina se permite que o cliente utilize as formas de pagamento BOLETO e CREDITO  nos pedidos realizados via retaguarda no menu Operações → Consignado/Comodato. Durante novos cadastros os campos iniciam marcados, o que indica que para BOLETO ou CREDITO e possível receber pedidos.


Quando os campos estiverem desmarcados no cadastro do cliente não será possível adicionar essas formas de pagamento nos pedido.

Após ajustar o cadastro do cliente basta realizar o procedimento incluir novamente a forma de pagamento no pedido.



3.3.4 Contatos

Na guia "Contatos" deverão ser informados os dados para contato com o cliente, como por exemplo: telefone, e-mail, etc. O preenchimento das informações apresentadas nessa guia é opcional.

3.3.4 Autorizados

Na guia "Autorizados", são cadastradas as informações referentes às pessoas autorizadas a comprar em nome do cliente titular. Para cliente Jurídico, é obrigatório ter no mínimo um “Autorizado” ativo, para que o mesmo possa fazer compras a faturar nos PDVs. Para pessoa Física, não é obrigatória a inclusão de autorizado(s).

Para adicionar um autorizado, clique no botão <Nova Linha>

Preencha o campos desejados, sendo que é obrigatório informar o nome ou a placa do autorizado e para que o mesmo esteja habilitado para comprar a faturar, seu status deve ser "Ativo".

3.3.5 Lista de Preços

Na guia "Lista de Preços" são associadas as regras de descontos que serão aplicadas ao realizar venda para o cliente (caso o cliente tenha desconto ao comprar no estabelecimento). O cadastro de listas de preços deverá ser realizado em Cadastros > Produtos > Listas de Preços.

3.3.6 Contas bancárias

Outra guia com preenchimento opcional de suas informações é a guia "Contas Bancárias", onde são cadastradas as informações das contas bancárias utilizadas pelo cliente.

3.3.7 Histórico

Na guia "Histórico", o sistema exibe para consulta o histórico referente às movimentações de bloqueios e desbloqueios do cliente.

3.3.8 Anexos

Através da aba Anexos é possível anexar arquivos de imagens ao cadastro do cliente, permitindo informar uma descrição escolher um arquivo para adicionar e informar o tipo de documento que está sendo inserido: Comprovante de Residência, Documentos de identificação ou Outros.

Após inserido o arquivo será listado na guia anexos todos os arquivos já inseridos no cadastro de cliente. Não existem limitações para inclusões de arquivos no sistema, desta forma a retaguarda permite mais de um arquivo vinculado ao cadastro. 

Caso necessário é possível excluir um arquivo anexado ao cadastro