Bem-vindo ao EMSys Transporte, desenvolvido para gerenciar de forma eficiente todos os aspectos do transporte, desde a configuração de documentos fiscais até a criação e gerenciamento de ordens de carregamento e conhecimentos de transporte. Este manual tem como objetivo apresentar visão geral ao colaborador Linx sobre o módulo. Serão apresentados os parâmetros necessários para a utilização do sistema e as principais funções |
Para realizar a instalação do Módulo EMSys Transporte, transfira o arquivo executável EMSysTransporte.exe para a unidade Disco Local (C:) na pasta Emsys3 da máquina que receberá o processo de instalação.
Acesse: Sistema → Empresa → Transportadora
Associe o Modelo de Documento Fiscal. É importante destacar que cada tipo de transporte e situação requer um modelo de documento fiscal específico, o que garante a conformidade legal e eficiência nos processos logísticos, neste caso serão utilizados os modelos abaixo:
Acesse: Sistema → Parâmetros Empresa → Módulo TR
Menu 1:
Menu 2:
Nesta tela, é possível ajustar as configurações para o envio de e-mails, caso necessário. As principais opções incluem:
Menu 3:
Nesta tela, também é possível ajustar as configurações de envio de e-mails para diferentes partes envolvidas no processo:
Menu 4:
Menu 5:
Menu 6:
Menu 7:
Menu 8:
Acesse: Parâmetros do Sistema → Sistema → Módulos Adicionais → Transportadora.
Menu 1:
Menu 2:
Menu 3:
Menu 4:
Acesse: Pessoas → Cadastro de Pessoas.
Acessar: Veículos → Frota.
Acesse: Veículos.
É necessário o cadastro prévio de: Marca, Modelo, Tipo, Grupo, Cor, Tipo de Caixa e Tipo de Tração. Todos estes encontram-se disponíveis para cadastro no menu Veículos. |
1. Selecione Tipos, Grupos, Marcas e Modelos e insira as informações necessárias.
2. Selecione Tipo de Caixa, Tipo de Tração, Marcas de Motor e insira as informações necessárias.
3. Acesso o menu Veículos → Veículos.
Nesta tela informe os dados como Placa do veículo, Ano do veículo, Renavam (Registro Nacional de Veículos), CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), Chassi e Condutor (deve estar classificado no Cadastro de Pessoas como Motorista).
Na aba Complemento, informe os dados como Tipo de Tração, Tipo de Rodado, Tipo de Carroceria: Combustível, Frota, Cidade de Licenciamento e Representação informe o número de eixos.
Na aba Pneus:
O Conhecimento de Transporte Eletrônico (Modelo 57) é um documento fiscal eletrônico que pode substituir os seguintes documentos fiscais:
O Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) é um documento exclusivamente digital, emitido e armazenado eletronicamente, com a finalidade de documentar prestações de serviço de transporte. Sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e pela Autorização de Uso fornecida pela administração tributária do domicílio do contribuinte.
Os contribuintes do ICMS devem substituir os documentos citados acima com o CT-e:
É importante destacar que cada tipo de transporte e situação requer um modelo de documento fiscal específico, o que garante a conformidade legal e eficiência nos processos logísticos, neste caso serão utilizados os modelos abaixo:
1. Informar Validade, Condição, Tipo, Tomador, Modal, Vendedor e Origem.
2. Incluir Item/Carga:
Autorização da Emissão:
Mensagem de Sucesso:
"MD-e emitido com sucesso e autorizado pela SEFAZ."
Mensagens de Erro:
"Erro na emissão do MD-e: Verifique os dados obrigatórios ou a conexão com a SEFAZ."
8. Carta de Correção
1. O Evento Carta de Correção serve para corrigir informações de um CT-e já emitido. É permitido alterar apenas algumas informações:
2. Acessar o menu CT-e > Conhecimento de Frete no módulo Transporte.
3. Buscar o CT-e que necessita de correção.
4. Clicar em Emitir CC-e na parte superior da tela.
4. Informar os dados do evento e incluir o registro:
5. Informar as correções:
Importante: As informações sobre Grupo e Campo devem ser fornecidas pelo contador devido à diversidade no XML. Em caso de dúvidas, consulte o Manual de Orientações do Contribuinte no site http://www.cte.fazenda.gov.br/ na seção Manuais. |
O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) é um documento digital emitido e armazenado eletronicamente, que visa vincular os documentos fiscais envolvidos na operação de transporte a uma unidade de carga específica. Este documento, que possui validade jurídica garantida pela assinatura digital do emitente e pela autorização de uso concedida pela administração tributária da unidade federada, é utilizado para registrar e monitorar documentos fiscais em trânsito. O MDF-e tem como principal objetivo agilizar o registro em lote de documentos fiscais em trânsito, além de identificar a unidade de carga e outras características relevantes do transporte.
9.1. Modelo de Documento Fiscal
Acesse: Fiscal → Modelo de documento Fiscal.
Conforme mencionado anteriormente neste manual, no Menu 2. Operação de Transporte - Parâmetros, cada atividade deve possuir seu modelo de documento específico. Para a emissão do CT-e, serão utilizados os seguintes modelos:
Acesse: MDF → Manifesto.
1. Informe:
2. Selecione:
3. Na aba Documentos:
4. Na aba Condutores:
5. Na aba Carregamento:
6. Na aba Percurso:
Selecione todas as cidades por onde o veículo passará (caso as UF não sejam fronteiriças)
1. Modelo de Checklist
Acesse: Checklist → Modelo de Checklist.
2. Execução de Checklist
Acesse: Administrativo → Execução de Checklist.
Acesse: Portaria → Controle de Portaria.
1. Informar Veículo, Condutor, Data de Entrada e KM Prev. Saída.
2. O veículo só terá a saída liberada após a aprovação dos responsáveis em cada departamento.
Acesse: Portaria → Departamento → Liberação Saídas.
Acesse: Portaria → Departamento → Liberação de Veículos.
Acesse: Manutenção → Tipo de manutenção.
1. Vincular nas sub-abas produtos e serviços que serão consumidos durante a manutenção.
2. No cadastro do Tipo de Manutenção, é possível informar qual checklist deve ser preenchido na portaria.
1. Incluir Veículo, Odômetro e Mecânico.
2. Na aba Manutenção selecionar Tipo de Manutenção, Motivo da Manutenção e Tipo de Documento.
3. Se não houver produto em estoque, gerar um Pedido de Compra.
4. Se o produto estiver em estoque, gerar uma Requisição.
6. Quando o produto estiver no almoxarifado correto, o item aparecerá com o status Disponível no Estoque.
7. Com todos os itens em estoque, gerar Romaneio.
9. Se forem disponibilizados mais itens do que o necessário, é possível devolver a quantidade excedente. Informar a quantidade em Devolução nos detalhes do item.
10. Finalizar a OS. Se necessário, realizar novamente o checklist.
necessário incluir essas informações em todos os itens da OS, independentemente do tipo. |
Não é possível informar Seq. Nota e Num Nota.
1. Incluir o Tipo de Despesa em Item → Despesa. Esta opção estará disponível apenas se o cliente utilizar o módulo TR.
2. Ao devolver itens para o estoque, o sistema ajustará o valor da despesa criada.
Para veículos externos que não fazem parte da frota, é possível realizar a Ordem de Serviço por motivos específicos.
1. Incluir Veículo, Odômetro, Fornecedor e Mecânico.
2. Selecionar Tipo de Manutenção, Motivo da Manutenção e Tipo de Documento.
3. Seguir o mesmo fluxo da Ordem de Serviço Interna até o momento em que os itens são registrados no sistema.
4. Com o item em estoque, gerar uma nota de transferência informando o Destinatário.
Importante: Se os parâmetros "Bloquear Finalização de OS sem Pedido de Compra Vinculado" e "Bloquear Finalização de OS sem Nota Fiscal Vinculada" estiverem ativados, é |
A Recapagem é o processo de substituir a banda de rodagem desgastada de um pneu por uma nova. Este processo pode ser realizado de duas maneiras: a frio ou a quente.
Importante! É necessário realizar o cadastro prévio das seguintes informações: Pneu, Item Pneu, Marcas de Bandagem, Bandagens, Tipos de Borracha e Tipos de Recapagem. |
Acesse: Pneus → Recapagem → Recapagem.
1. Informar o Fornecedor, Bandagens, Marca, Tipo de Recapagem e Tipo de Borracha.
2. Selecionar os Pneus, pesquisando e incluindo-os conforme necessário.
3. Quando o pneu retornar ao estoque, incluir a nota de entrada: