O objetivo desse artigo é mostrar como é realizado o Cadastro de Produtos no Linx Softpharma

A guia Produtos é utilizada para efetuar o cadastro e manutenção dos produtos/patrimônios da Farmácia.

Através do campo Tipo de cadastro é possível selecionar se é um Produto ou Patrimônio, conforme a opção selecionada o sistema apresentará os campos/abas para cadastrar as informações necessárias.

Na inclusão de um novo produto o sistema informa automaticamente o código do produto, na sequencia o usuário deverá informar o código de barras do mesmo, caso não possua deixe o campo em branco que o sistema informará automaticamente um código, além disso informe também o nome do produto e a sua apresentação.  Na alteração ou consulta o usuário pode optar pelo código interno ou código de barras do produto, além da descrição do mesmo.

Ao informar um código de barras o sistema verifica se o número informado é um GTIN (número global do item comercial) criado e administrado pela GS1, ou seja sera atribuído ao produto uma identificação única, essa estrutura poderá conter: 8, 12, 13 ou 14 dígitos.


O GTIN é o número global do item comercial, se trata de um código padrão criado e administrado pela GS1. Segundo a GS1, a identificação única do produto é garantida pela atribuição de uma estrutura numérica nomeada GTIN e é a partir deste número que é gerado o código de barras EAN13,


Quando o usuário for realizar o cadastro como código de barras principal deverá informar um código de barras com tamanho de 8, 12, 13 ou 14 dígitos o sistema fará a validação conforme as regras do GTIN.

Na sequência ao lado do campo código de barras será visualizado um ícone que indicará se o número informado passou ou não nas regras, conforme segue:

  • Quando o ícone estiver na cor verde, indica que o código informado passou nas validações das regras do GTIN.

  • Quando o ícone estiver na cor cinza, indica que o código informado não passou nas validações das regras do GTIN.


A verificação do GTIN ocorrerá no código de barras principal do produto, ou seja, pois é o código enviado para os relatórios e documentos fiscais (notas, SPED e entre outros).



Recomendamos a verificação dos cadastros dos produtos, lembrando que o código de barras principal deve ser o da menor unidade comercializável. Por exemplo, há uma caixa com 10 unidade de chocolate, e a dispensação é realizada por unidade, o código de barras a ser informado deve ser da unidade e não da caixa.


Na emissão das notas do tipo Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) e Cupom Fiscal Eletrônico – S@T o sistema verificará se o produto informado possuí o GTIN válido, ou seja:

  • Para as notas fiscais do tipo NF-e e NFC-e ao ser gerado o arquivo .XML nos campos referentes ao código de barras (cEAN e cEANTrib) quando informado um produto com: GTIN com tamanhos 8, 12, 13 e 14 no código de barras principal, será salvo o GTIN principal e se informado um GTIN inválido, será informado SEM GTIN.
  • E, para as notas fiscais do tipo S@T ao ser gerado o arquivo XML no campo referente ao código de barras (cEAN e cEANTrib) somente será salva se o código de barras e/ou GTIN for válido, e o tamanho do código de barras for: 8, 12, 13 ou 14 dígitos.


Voltar ao topo

outras funções/informações do cadastro de produtos

Ao lado do campo código de barras há o ícone e ao clicar habilitará as funções: troca de código de barras, múltiplos códigos de barras e informações auxiliares do Plugpharma.

Ao clicar em Troca de código de barras (ALT+O) o sistema possibilita a alteração do código de barras do produto que está em edição, esta opção também será possível para produtos que estão cadastrados como Imobilizado.


Voltar ao topo


Em Múltiplos códigos de barras (ALT+M): o sistema possibilita a vinculação de um novo código de barras do produto.


Voltar ao topo


Através da funcionalidade Informações auxiliares Plugpharma (ALT+P) o sistema permitirá ao usuário atualizar as informações do cadastro do produto conforme dados enviados do Plugpharma, para atualizar as informações do cadastro do produto basta marcar as opções desejadas e clicar em OK. 

Voltar ao topo


Quando o produto selecionado for vinculado a um PBM será indicado através do ícone localizado ao lado do campo Tipo de Cadastro, e ao passar com mouse sobre o ícone apresentará o nome do PBM. O vínculo dos produtos a um PBM é realizado através do programa Configurações PBM localizado em Parâmetros > Configuração PBM na aba Produtos.

Ao alterar a Descrição ou Apresentação de um item pelo cadastro de produtos, o sistema exige uma confirmação da alteração, após a seguinte solicitação: "A descrição ou apresentação do item foi alterada. No entanto, conforme ATO COTEPE 09/2008 e Guia prático SPED-EFD registro 0205, não deve ocorrer a descaracterização do item. Confirme alteração mesmo assim?"


Os produtos fracionados geralmente não possuem códigos de barras, por esse motivo são cadastrados através do código interno no lugar do código de barras ou código de barras vinculado. E na conferência de itens no Caixa Online será apresentado o código interno item.

O ao clicar no botão Tributação o cliente terá acesso ao programa Configuração Tributária por Itens localizado no menu Parâmetros.


No rodapé da tela de cadastro de produtos há as seguintes informações:


Ao final de cada cadastro de produtos novos, o sistema solicita a Conexão dos Produtos. Esta conexão é utilizada para compras com pedido eletrônico e atualização de preços por fornecedor. Para maiores informações, consultar o manual específico.

FUNCIONALIDADES

Acesse os menus abaixo para maiores informações do cadastro de produto: