O objetivo deste guia é orientar nos procedimento de configuração e utilização da retaguarda Empório integrada com o VTEX Tracking, uma solução da VTEX voltada ao monitoramento de entregas, agendamentos e criação de rotas. A nova funcionalidade de integração com o Tracking está disponível para os pedidos realizados ou recebidos através do modulo de consignado/Comodato.
A criação de rotas de serviços de entrega e coleta deve ser monitorada por: https://app.vtextracking.com/BOAccountBase/LogOn
“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
→ = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.
Para utilizar a integração no Empório é necessário a configuração do parâmetro para indicar que seu estabelecimento utiliza Integração com Tracking, através do menu cadastros → Sistema → Configurações Gerais na guia Pedidos e Comodato.
Após marcar o checkbox e salvar as configurações será necessário realizar as parametrizações de usuário e senha no cadastro de empresa.
Quando o estabelecimento estiver parametrizado é necessário informar no cadastro de empresa o usuário e senha do estabelecimento no Vtex tracking.
Para realizar a configuração acesse Cadastros → Estabelecimentos → Estabelecimentos, selecione o estabelecimento:
Após selecionar o estabelecimento desejado, clique em <Alterar> na empresa desejada.
Na guia Conf. Vtex Track deve ser informado o usuário e a senha recebidos do time da Vtex Tracking e salvar as alterações
O botão <Testar Conexão> serve para validar se o usuário e senha digitadas pelo usuários foram preenchidos de forma correta, quando as informações preenchidas estiverem corretas será exibido o alerta de conexão validada com sucesso.
As lojas integradas com o tracking já constam com usuário e senha que foi definido para a integração da Retaguarda, Não sendo necessário altera-lo. O acesso ao Vtex Tracking e se necessário a recuperação de senha estão disponíveis no link: https://app.vtextracking.com/BOAccountBase/LogOn. Entre em contato com seu consultor AMBEV para receber seu usuário e senha de acesso ao tracking, |
Os franqueados do CBE que já utilizam a integração com o Tracking devem remover o token das configurações da loja para não ocorrer duplicidade de integração dos pedidos quando ocorrer a ação de Faturar na Vtex dos pedidos de origem site.
Para retirar o basta o franqueado acessar seu admin VTEX, em aplicativos, localizar App VTEX Tracking e ou digite Loja de aplicativos na barra de busca no topo da página.
Assim a integração direta VTEX <> VTEX Tracking é desativada, e a integração da Retaguarda com o Tracking será a única habilitada.
Em 06/02/2025 a Vtex desativou automaticamente em todas as lojas ativa a integração do tracking, conforme solicitado pela AMBEV e foi realizado o processo de integração da retaguarda com o empório, Em caso de dúvidas sobre o procedimento contate nosso time de suporte. |
No menu de Consignado/Comodato quando habilitada a integração com o Tracking para pedidos que constem com frete Entregue da loja ou Terceiros será possível enviar a integração da entrega ou recolha. O Processo poderá ser realizado pelo pedido individualmente ou em lote pela tela de pesquisa de pedidos.
A Integração com o Tracking individualmente por pedido é realizada através da guia Faturamento, clicando no botão<INTEGRAR TRACKING> do pedido desejado.
O usuário deve escolher entre integrar: SOMENTE ENTREGA, SOMENTE RECOLHA ou ENTREGA E RECOLHA e <Confirmar>
As informações de Horário de entrega e recolha do pedido serão enviadas conforme constarem informadas no pedido,
No painel administrativo do Vtex Tracking constará na aba Serviços e agendamento os detalhes da Entrega e da Recolha/Coleta.
IMPORTANTE : Quando for transmitido uma recolha/coleta constará no campo NF a numeração da nota fiscal de venda vinculada ao pedido, junto com a letra R. No campo descrição constará o tipo de serviço que foi integrado (Recolha ou Entrega)
Nos detalhes do serviço integrado as informações enviadas pela retaguarda podem ser consultadas ou editadas pelo usuário, caso necessário:
Ao clicar em detalhes será possível consultar dados do cliente, data e hora do agendamento, número do pedido e número da nota fiscal vinculado ao pedido integrado.
IMPORTANTE: Quando for integrado um pedido com status confirmado, pendente de faturamento das notas fiscais será exibido no campo NF/OS o valor ZERO.
Através da pesquisa de pedidos é possível realizar a transmissão de pedidos em lote para o Tracking, após realizar a seleção dos filtros de pesquisa desejados basta marcar os pedidos que se deseja integrar. A tela irá contabilizar quantos pedidos estão sendo integrados e o usuário precisará indicar o que deseja integrar:
Após basta selecionar se deseja enviar: SOMENTE ENTREGA, SOMENTE RECOLHA ou ENTREGA e RECOLHA
Caso os pedidos filtrados já tenham sido enviados para o Tracking será exibido alerta ao usuário para ele decidir se deseja reenviar as integração,
Ao clicar em <Sim, continuar> basta escolher o tipo de integração desejada e clicar em confirmar.
Na opção mais filtros foi incluída a opção Status de integração com o Tracking:
Opções disponíveis:
No filtro de pedidos pendentes de integração a coluna de status constará com ícone vermelho:
Nos estabelecimentos integrados constará as colunas Int; Tracking, Status Tracking, Botão <Integrar Tracking> e status de integração, onde: