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Com a chegada de novos lojistas ao Microvix ERP, que usavam um sistema alternativo de vendas anteriormente, é possível migrar os dados já armazenados anteriormente (produtos, clientes, meios de pagamento, entre outros). Adicionalmente, também é possível realizar a importação do histórico de vendas, para que o lojista consulte as suas vendas de forma fácil e rápida.
Para realizar uma importação, o usuário deve acessar o caminho "ERP -> Faturamento -> Importador de Dados" e assim utilizar a tela do importador. A mesma contém a tabela de itens importados (juntamente com os dados de data, arquivo, tipo, status, entre outros), relacionado com importações já realizadas no sistema anteriormente.

Tela do Importador de Dados
Ao clicar no botão "Nova Importação", uma nova aba será aberta, permitindo que o usuário possa selecionar o tipo de importação, verificar as observações registradas na nota, e anexar arquivos em formato XLS/XLSX/XML/ZIP para serem importados. Também haverá as funções de baixar o arquivo Excel, desistir da importação, e realizar a importação iniciada pelo usuário.

Tela de importação sem anexos

Tela de importação com anexos

Tela de erro por arquivo inválido
Também há a possibilidade de verificar as ações de cada importação (clicando nos três pontos da coluna Ações). As opções permitem que o usuário possa baixar arquivos importados, registros não importados, inconsistências, e cancelar a importação que foi selecionada.
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Opções do campo ações
Será proporcionado o download do modelo Excel para a importação dos diversos dados e arquivos, contendo apenas 1 aba, onde cada linha representa 1 item/produto.
O modelo será disponibilizado para download na tela de importação, assim como as instruções devem ser mantidas durante o download.
Os campos de cada coluna do modelo Excel serão:
| Campo | Descrição | Obrigatório | Formato | Observação |
| mod | Modelo da nota fiscal | Sim | 55, 65 ou 59 | 55 NF-e, 65 NFC-e, 59 CF-e |
| CNPJ_emitente | CNPJ do emitente da nota fiscal | Sim | 14 Dígitos | Sem pontos e traços |
| chNFe | Chave do documento fiscal | Sim | ||
| serie | Série da nota fiscal | Sim | ||
| nNF | Número da nota fiscal | Sim | ||
| dEmi | Data de emissão da nota fiscal | Sim *² | dd/mm/aaaa | |
| vNF | Valor total da nota fiscal | Sim | 0,00 | |
| indFinal | Indicador de operação com consumidor final | 0 ou 1 | 0 - Operação Normal, 1 - Consumidor Final | |
| indPres | Indicador de presença do comprador | |||
| modFrete | Modalidade do frete | |||
| infCpl | Informações complementares, observações da nota | |||
| CPF_CNPJ_cliente | Documento do cliente | Sim | 11 ou 14 Dígitos | Sem pontos e traços. Para Consumidor Final informar 22222222222. |
| cProd | Código do produto no Microvix | Sim | ||
| cEAN | Código de barras do produto | Sim | 8, 12, 13 ou 14 Dígitos | |
| CFOP | Código Fiscal de Operações e Prestações | Sim | ||
| qCom | Quantidade do produto | Sim | ||
| vUnCom | Valor unitário do produto | Sim | 0,00 | |
| vDescProd | Valor do desconto do produto | 0,00 | ||
| vFreteProd | Valor do frete do produto | 0,00 | ||
| vSegProd | Valor do seguro do produto | 0,00 | ||
| vOutroProd | Outras despesas acessórias/acréscimo do produto | 0,00 | ||
| CSTICMSProd | CST de ICMS do produto | |||
| CSOSNICMSProd | CSOSN do produto - Somente para empresas do Simples Nacional | |||
| vBCICMSProd | Valor da base de cálculo do ICMS do produto | |||
| pICMSProd | Alíquota do ICMS do produto | |||
| vICMSProd | Valor do ICMS do produto | |||
| pRedBCICMSProd | Alíquota de redução de base de cálculo do ICMS do produto | |||
| CSTPISProd | CST de PIS do produto | |||
| vBCPISProd | Valor da base de cálculo do PIS do produto | |||
| pPISProd | Alíquota do PIS do produto | |||
| vPISProd | Valor do PIS do produto | |||
| CSTCOFINSProd | CST de COFINS do produto | |||
| vBCCOFINSProd | Valor da base de cálculo de COFINS do produto | |||
| pCOFINSProd | Alíquota de COFINS do produto | |||
| vCOFINSProd | Valor de COFINS do produto | |||
| vBCSTProd | Base de cálculo do ICMS ST do produto | |||
| pSTProd | Alíquota do ICMS ST do produto | |||
| vSTProd | Valor total do ICMS ST do produto | |||
| pRedBCSTProd | Alíquota de redução de base de cálculo do ICMS ST do produto | |||
| pMVASTProd | Alíquota da margem de valor adicionado do ICMS ST | |||
| vBCFCPProd | Base de cálculo do FCP (Fundo de combate a pobreza) do produto | |||
| pFCPProd | Alíquota do FCP (Fundo de combate a pobreza) do produto | |||
| vFCPProd | Valor total do FCP (Fundo de combate a pobreza) do produto | |||
| vBCFCPSTProd | Base de cálculo do FCP ST (Fundo de combate a pobreza) do produto | |||
| pFCPSTPro | Alíquota do FCP ST (Fundo de combate a pobreza) do produto | |||
| vFCPSTProd | Valor total do FCP ST (Fundo de combate a pobreza) do produto | |||
| CSTIPIProd | CST do IPI do produto | |||
| vBCIPIProd | Base de cálculo do IPI do produto | |||
| pIPIProd | Alíquota do IPI do produto | |||
| vIPIProd | Valor de IPI do produto | |||
| vPagDinheiro | Valor do somatório total de pagamento em dinheiro | *¹ | 0,00 | |
| vPagPIX | Valor do somatório total de pagamento em PIX | *¹ | 0,00 | |
| vPagCheque | Valor do somatório total de pagamento em Cheque | *¹ | 0,00 | |
| vPagCrediario | Valor do somatório total de pagamento em Crediário | *¹ | 0,00 | |
| vPagDeposito | Valor do somatório total de pagamento em depósito bancário | *¹ | 0,00 | |
| vPagCartaoCredito1 | Valor de pagamento em cartão de crédito | *¹ | 0,00 | |
| cAutCartaoCredito1 | Código de autorização usado para pagamento com cartão de crédito | |||
| tBandCartaoCredito1 | Bandeira do cartão de crédito usado no pagamento | |||
| tParcCartaoCredito1 | Quantidade de parcelas do pagamento com cartão de crédito | |||
| vPagCartaoCredito2 | Valor de pagamento em cartão de crédito | *¹ | 0,00 | Usar quando houver dois pagamentos com cartão de crédito na mesma venda |
| cAutCartaoCredito2 | Código de autorização | Usar quando houver dois pagamentos com cartão de crédito na mesma venda | ||
| tBandCartaoCredito2 | Bandeira do cartão | Usar quando houver dois pagamentos com cartão de crédito na mesma venda | ||
| tParcCartaoCredito2 | Quantidade de parcelas | Usar quando houver dois pagamentos com cartão de crédito na mesma venda | ||
| vPagCartaoDebito1 | Valor de pagamento em cartão de débito | *¹ | 0,00 | |
| cAutCartaoDebito1 | Código de autorização usado para pagamento com cartão de débito | |||
| tBandCartaoDebito1 | Bandeira do cartão de débito usado no pagamento | |||
| vPagCartaoDebito2 | Valor de pagamento em cartão de débito | *¹ | 0,00 | Usar quando houver dois pagamentos com cartão de débito na mesma venda |
| cAutCartaoDebito2 | Código de autorização | Usar quando houver dois pagamentos com cartão de débito na mesma venda | ||
| tBandCartaoDebito2 | Bandeira do cartão | Usar quando houver dois pagamentos com cartão de débito na mesma venda |
*¹ O valor vNF deverá ser igual a soma dos campos vPag. Exemplo: nVF=100,00 vPagPIX = 100,00
*² São permitidas importações de vendas com data de emissão do ano vigente e do ano anterior completo. Para clientes do ramo ótico, é permitido importar o ano vigente mais 4 anos anteriores.
Para preencher o arquivo Excel modelo, o usuário deverá:
|
Após a captura de dados em uma base do Excel (XLS/XLSX) ou em formato XML/ZIP, haverá uma tela no ERP onde será possível importar o arquivo com todos os dados necessários. Algumas regras serão levadas em consideração, sendo essas:
A seguir, o usuário verá uma tela no ERP onde será possível realizar a importação. Sua localização estará em (ERP→Aplicativos→Importador de Vendas), estando incluída também no processo efetuado no Easy Implantação. Quanto as funcionalidades, será possível fazer o download da planilha do Excel, assim como será permitido realizar importação individual de arquivos XLS/XLSX/XML/ZIP. O usuário poderá arrastar arquivos ou clicar para busca local no seu computador, e poderá também excluir o arquivo antes de importar.
Ao clicar em importar, o sistema realizará validações do arquivo importado. Ao validar e ocorrer o salvamento, diversos dados serão coletados, como identificador do arquivo, usuário, senha, entre outros.
Após a garantia das validações, leitura e importações dos arquivos e vendas para dentro do ERP, construindo a base dos relatórios. Para isso, é utilizado um robô que irá verificar validações para garantir que estão sendo inseridos os registros com veracidade, focadas no cliente, produto e emitente. O robô consegue logar suas execuções em tabela, efetuar importações baseada nas regras da Tela de Importação.
É permitido para o cliente acompanhar o processo de importações do robô e exibir em tela os erros de cada importação, fazendo assim ser possível consultar os arquivos e documentos importados no sistema, sendo de extrema importância para o cliente ter a visibilidade do processo, dado que o robô realiza as atividades em segundo plano.
Exibindo os status das importações, as informações estarão agrupadas pelo nome do arquivo importado, nas quais podem ser consultadas com a utilização do robô. Os dados a serem exibido serão:
Para cada arquivo importado será possível realizar as seguintes funcionalidades:
Para efetuar uma nova importação, o usuário deverá clicar no botão Nova Importação, e um pop-up será exibido para o usuário poder importar um arquivo, assim como uma tela onde permite baixar o arquivo no modelo Excel (XLS/XLSx), um botão para fechar o pop-up, e um botão para importar.
As formas de pagamento que são aceitas nas importações são importantes para a extração de relatórios no ERP. se baseando em um documento fiscal aceito pelo SEFAZ e fazendo a conexão entre o arquivo e os tipos de pagamento cadastrados em cada portal. Assim, é possível cadastrar os planos de pagamento e usar o código da forma de pagamento para determinar o tipo do pagamento usada no cadastro.
Um novo plano de pagamento será cadastrado na tabela de planos, validando com todos os dados disponíveis. Qualquer outra forma de pagamento recebida e não mapeada, será cadastrada como "N/A" e "Importação: Outros".
Até este ponto, o processo de importação e leitura do arquivo já terá sido feito por completo. Assim, o robô efetuará as inserções dos movimentos de vendas no ERP, para assim realizar a correta extração das informações nos relatórios do ERP. As vendas importadas constarão nos seguintes relatórios de faturamento.
Será mostrado na tela os logs de ERP e as ações efetuadas na nova tela, por meio de uma transação para a tela de logs. Essa transação deve ser listada no campo "transação" na tela "Empresa > Segurança > Pesquisar log", onde o nome da transação será "Importação de Movimentos".
Assim que estejam importadas as vendas, o cliente poderá acessar as devoluções e tentar realizar a mesma, tendo também a garantia que essa operação seja possível.