1. Conceito

Este guia tem por objetivo orientar o usuário em como operar no sistema a integração com a Scanntech.

Conforme está mencionado no site da Scanntech:
"A Scanntech é uma empresa que fornece inteligência de dados para o varejo, permitindo otimizar operações e promover interações com consumidores. O Clube de Promoções da Scanntech é uma plataforma que possibilita a execução de promoções diretamente no ponto de venda (PDV) em mais de 22 mil lojas no Brasil. Essa solução oferece gestão centralizada de campanhas, desde criação até mensuração, assegurando que cada promoção seja aplicada de acordo com as estratégias da empresa, incluindo ações de cross-selling e visibilidade de produtos.

Para mais informações, acesse Scanntech - Clube de Promoções."

Quando um site nosso estiver integrado com a Scanntech, o CNPJ configurado irá receber as promoções da Scanntech, o estabelecimento poderá visualizar, aceitar e rejeitar uma promoção. As promoções aceitas serão sincronizadas com o PDV, e ao realizar uma venda de promoção Scanntech, ela irá subir para a retaguarda, apresentar em um relatório específico de promoções e poderá visualizar o envio das vendas para Scanntech.

1.1 Glossário

“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
 > = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.

2. Premissas


É necessário que o cliente entre em contato com Scanntech faça o seu cadastro e a sua liberação.  Em caso de dúvidas quanto as parametrizações do seu ambiente contate o nosso time de suporte.


2.1 Configurações Gerais

Para utilizar esta funcionalidade na retaguarda é necessário ativar parâmetros de módulos.

É necessário ativar o menu via parâmetro. Caso tenha dúvidas entre em contato com o suporte.


2.1 Configurações de Estabelecimento

Acesse o menu: Cadastro > Estabelecimento > Estabelecimento, selecione o CNPJ a ser configurado com a integração com a Scanntech, acesse a aba: <Assinatura Sellin / Sellout> e no campo <Integrações> selecione a opção <Scanntech-Sellout> ou <Scanntech>, e preencha os campos obrigatórios:

Este cadastro tem que ser realizado em todos os CNPJs que possuírem integração com ScannTech de forma individual. Para inativar a integração de um CNPJ específico com a Scanntech, basta excluir o registro de assinatura da Scanntech na tabela, conforme exemplo abaixo.



2.2 De → para de formas de pagamento

A Scanntech entende os tipos de formas de pagamento diferente do que é utilizado pelo nossa Retaguarda nesse caso é necessário realizar um de →para . Ao enviar os dados das vendas para a Scanntech é realizado o seguinte de → para.

  1. 9 = Efetivo, para os tipos linx: pix e dinheiro
  2. 10 = Crédito, para os tipos linx: Crédito
  3. 11 = Cheque, para os tipos linx: Cheque 
  4. 12 = Vale (ticket refeição), para os tipos linx: vale e ticket 
  5. 13 = Débito, para os tipos linx:  Débito

Quando ativado o módulo da Scanntech você verá o novo campo "Scanntech" nas formas de pagamento (menu: Cadastro > Financeiro > Formas de Pagamento). 

Para as formas de pagamento que são tidas como "Registro Interno" (formas padrão do nosso sistema) nós já realizamos este cadastro de forma automática. Contudo caso queira cadastrar uma nova forma de pagamento, para utilizar no seu PDV, o estabelecimento deve seguir esta regra para realizar os deparas, para que as informações cheguem corretas lá na Scanntech.


3. Funcionalidades

3.1 Gerenciamento de Promoções


O novo menu Operações > Promoções Scanntech, é a principal tela do módulo da Integração com a Scanntech. Nele temos algumas operações disponíveis:


Todas as informações/descrições mostradas neste menu, são informações originadas na plataforma da Scanntech. Caso tenha algum erro de dado e necessite realizar ajuste, o usuário terá que entrar em contato com Scanntech e solicitar o ajuste por lá. Depois de Ajustar é só clicar em <buscar promoções> que os dados serão atualizados.







Exemplo da Imagem:

  1. Ao lançar o item  6x7896079500175 no cupom, será pago apenas 5, ou seja, o sexto sairá por 0,00. O preço do produto neste caso é o preço que está no cadastro do produto. O valor final da promoção vai ser = 5*7896079500175( Preço do cadastro de produtos).
    1. Se eu lançar o item 3x7897511400237 + 3x7896079500175 no cupom, a promoção não será aplicada.
  2. Na imagem acima, não tem limite de quantas vezes a promoção pode ser aplicada em um cupom.


3.2 Aplicações das Promoções no PDV

Ao realizar as vendas no Caixa, quando são lançados os produtos que contemplam a promoção ativada no sistema de Retaguarda, será aplicado o desconto quando finalizar a inserção dos itens no cupom. Portanto, ao lançar cada item, será feito uma consulta validando se o produto foi aceito no sistema de Retaguarda.



Guia da Funcionalidade no PDV: https://share.linx.com.br/x/rKEkI

3.3 Relatório de Promoções

Para visualizar as promoções vendidas no PDV, acesso o menu: Relatórios > Vendas Promoção Dinâmico.


As promoções da Scanntech serão mostradas neste relatório com a Origem venda  =  "Scanntech"




3.4 Monitoramento de Envios

Para que a Scanntech consiga gerar as pontuações da sua plataforma para cada CNPJ, é necessário que eles recebam as vendas e promoções realizadas. Desta forma desenvolvemos um novo menu chamado  "Monitoramento de Integrações" que fica no caminho: Operações > Ferramentas > Monitoramento de Integrações.

Neste menu o usuário conseguirá visualizar os envios das vendas para a Scanntech.


A tabela de resultados abaixo mostrar mostrar totalizadores e vendas por dia, desta forma o relatório é no formato horizontal, além de outras informações.

Caso o estabelecimento possua mais de uma integração de envio de vendas/sellout configurada no menu: cadastro > estabelecimento > estabelecimento > Assinatura Sellin/Sellout, será possível visualizar o envio destas vendas para a integração específica de acordo com a integração selecionada no filtro "Ambiente".

No filtro ambientes + este menu, só é possível visualizar o envio de Vendas/Sellout, Sellin/recebimento de informações não é possível.



Ao passar o mouse em cima do circulo de cada dia, o sistema irá mostrar informações de totalizadores de vendas por dia. Se clica em cima do circulo o sistema irá abrir uma tela que mostrar informações de do envio de cada venda de forma individual.

As cores dos círculos representam os status dos envios das vendas: 

  • Com sucesso = Verde. Enviou as vendas com sucesso para o seu destino.
  • Pendente = Amarelo. Pendente de envio das vendas para o seu destino.
  • Em processamento = Azul. Está em processamento o envio de vendas para o seu destino.
  • Com falha = Vermelho. Tem falhas no envio de vendas para o seu destino.


Ações de Envios:



Imagem1 - Informações dos totalizadores de vendas por dia


Imagem2 - Informações do envio de vendas de forma individual