Através da rotina de Devolução de Compras (Fácil) é possível gerar uma nota fiscal de devolução, que tem por objetivo anular os efeitos de uma operação anteriormente praticada, seja devolução total ou parcial de mercadorias. Assim, na devolução de compra, a empresa recebe a mercadoria, realiza a entrada no estoque e posteriormente a devolve ao fornecedor, em virtude de irregularidades constatadas nas mercadorias ou mesmo nas condições negociadas.
Neste cenário , ao realizar a devolução, o fornecedor pode conceder um crédito pelo valor dos produtos devolvidos, para que a loja possa usar posteriormente para pagar uma fatura já existente ou mesmo uma nova compra.
No Microvix, é possível gerar este crédito através da rotina de Devolução de Compras (Fácil), seguindo os passos abaixo:
Configuração
Em Suprimentos > Estoque > Devolução de Compras Fácil (Novo) > Configurações (ícone da engrenagem), selecione a opção:
Gerando o crédito
Em Suprimentos > Estoque > Devolução de Compras Fácil (Novo), após inserir os itens e clicar em "DEVOLVER", na tela onde são listados todas as informações e totais para conferência, você deverá selecionar de qual forma deseja realizar a devolução:
Detalhe do botão com opções de devolução
Ao optar por "Devolver e Gerar Crédito", caso a conta "Crédito com o fornecedor (65)" não esteja configurada, o sistema usará a mesma regra da devolução sem crédito. E os lançamentos contábeis de impostos (ICMS, etc.) permanecerão inalterados, independentemente da geração de crédito.
Após finalizar a devolução com crédito, o sistema mostrará uma mensagem confirmando a geração do crédito, incluindo:
Como consultar Créditos?
Caso necessário, é possível consultar o histórico de créditos do Fornecedor. Para isso acesse:
Extrato do fornecedor: acessando Adm./Financeiro > Contas a Pagar > Relatórios > Extrato de Fornecedor.
Informações financeiras do fornecedor: acessando CRM > Clientes/Fornecedores > Informações Financeiras Pagar > "Total de créditos (Fornecedores)".
Extrato de fornecedor
Histórico de créditos
Este relatório apenas retornará informações caso o fornecedor possua faturas em seu nome. |
A utilização de crédito pode ser realizada através da Baixa de Faturas - Contas a Pagar.
Ao realizar a baixa de faturas a pagar, será apresentada uma opção para que Créditos recebidos de um fornecedor, onde será apresentado o saldo dos créditos disponíveis e poderá ser informado o valor de créditos a descontar para realizar o pagamento da fatura.
Acessando a RotinaAcesse Adm./Financeiro > Gestão Financeira, e clique na aba Contas a Pagar. Então faça o filtro para encontrar a(s) fatura(s) a ser(em) baixada(s), selecione a(s) fatura(s) encontrada(s), e clique no botão "BAIXAR", para abrir a tela de Baixa de Faturas. Também é possível baixar várias faturas de uma só vez, basta selecionar as desejadas. Abrindo a tela de Baixa de Faturas, as faturas selecionadas estarão listadas individualmente: Na tela de Baixa de Faturas, em casos onde a empresa permite o uso de Adiantamentos e Créditos de outros fornecedores do mesmo grupo, matriz ou filial e caso o cliente/fornecedor possua faturas de adiantamento para uso, existirá a coluna "Pagar com". Além disso, essa coluna somente é exibida se os parâmetros necessários para Adiantamento/Crédito de Fornecedores estejam habilitados e houver ao menos um fornecedor ou CNPJ vinculado. Nesta coluna, existe o ícone que será habilitado apenas em casos em que o fornecedor ou CNPJ vinculado possuir crédito, pois o crédito que o fornecedor em questão possuir será utilizado no pagamento. Detalhe da coluna "Pagar com"
Após, clique no ícone de "Crédito", para ser aberta a tela de Crédito de Fornecedores: Tela de Crédito de Fornecedores com os parâmetros habilitados Casos onde o fornecedor da fatura não possua vínculo, deverá informar o valor a descontar de acordo com o crédito disponível, desde que o valor informado no campo "A descontar (R$)" não seja maior que o valor disponível e que o total descontado não exceda o valor da fatura a ser baixada. E caso o fornecedor da fatura possua vínculo com outros CNPJs, será exibido a soma dos créditos do fornecedor da fatura + o crédito dos fornecedores vinculados ao fornecedor da fatura. O valor informado também não poderá ser maior que o valor disponível e o total descontado não deverá exceder o valor da fatura a ser baixada. Após determinar os valores a serem descontados, clique em "Salvar". Detalhe do valor de crédito descontado
No fim da página, existirá o campo "Caixa/Banco". Ele será habilitado para definir a conta fluxo apenas em casos onde os valores de créditos sejam menores que o valor da fatura. Para finalizar o processo, selecione também a "Data da Baixa" e clique no botão "Baixar": Baixa Parcial de faturas com Crédito de FornecedoresQuando selecionada apenas uma fatura, após a definição de crédito, será exibida a opção de "Baixa Parcial". Para isso, após clicar em "Baixar", na tela seguinte basta habilitar o botão "Pagamento Parcial" e definir o valor parcial que será pago. Detalhes da baixa parcial de uma fatura Após definir entre valor total ou parcial, clique no botão "Baixar", para finalizar o processo.
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O crédito poderá ser utilizado também em uma nova entrada, para tanto acesse Suprimentos > Estoque > Entrada de Compras (Manual) informe os dados da nota e os produtos normalmente, na página de "Dados e Valores da Nota" será possível definir o valor de crédito que será inserido.
Crédito na Entrada de Compras
Ao informar o valor a ser utilizado no pagamento, o sistema irá ratear esse valor nos créditos disponíveis, utilizando sempre os mais antigos e apresentará na página o campo de créditos a movimentação com os créditos, exibindo o código, saldo, valor utilizado e o saldo restante do crédito.
Movimentação de crédito
Ao finalizar, o sistema exibirá o valor que foi utilizado de crédito.
Nota de entrada finalizada com crédito
Atualmente não é possível usar o crédito na rotina de Entrada XML (NF-e)